Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Helga, Skittish Seer

, Comment regular icon0 comments

No Deck Tech de hoje, mostraremos a adorável porém perigosa Helga, Skittish Seer, diretamente de Bloomburrow, em um deck kindred de hidras!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Sapos, guaxinins, lontras! Bloomburrowlink outside website nos trouxe diversos animais bonitinhos para usarmos no formato mais amado de Magic. E dessa vez escolhemos uma adorável sapa para estrelar o Deck Tech de hoje!

Porém, há algo de errado... Junto dela temos... Hidras?! Isso mesmo! No Deck Tech de hoje, apresentaremos Helga, Skittish Seer em um deck de Hidras!

Comandante e Mecânica

Helga, Skittish Seer é da combinação de cores Bant Magic Symbol G Magic Symbol W Magic Symbol R, e interage com criaturas que custam 4 de mana ou mais - nos compra uma carta, nos dá 1 de vida e ganha um marcador +1/+1. Sua segunda habilidade gera mana igual ao seu poder para conjurar criaturas de custo 4 ou mais ou que tenham X em seu custo.

Ad

Com isto em mente, por que não um deck kindred de Hidras?

Loading icon

Apesar das hidras serem majoritariamente verdes, temos algumas com as cores azul e branco. Nesta construção usaremos o azul e branco como suporte e defesa para nossa agressividade, já que hidras são conhecidas por terem muitos marcadores +1/+1. As compras de carta proporcionadas por Helga junto de sua geração de mana crescente mostra grande potencial nesta lista!

E caso você não seja fã de hidras, ao final do artigo teremos uma lista alternativa direcionada a marcadores +1/+1 e criaturas versáteis de custo 4 ou mais.

Decklist Helga, Skittish Seer e Estratégia do Deck

Loading icon

Nesta construção, nossa condição de vitória principal é o dano de combate bruto. Afinal, as hidras são conhecidas por serem criaturas com potencial de serem gigantescas em Magic, então faremos jus a sua fama. Temos diversas respostas e proteções nos auxiliar na estratégia de jogo, juntamente de uma condição de vitória diferente sem envolver dano de combate!

Aceleradores

Loading icon

Sol Ring e Arcane Signet não poderiam ficar de fora - são as pedras de mana favoritas do formato! Em ramps, temos também os ramps mais usados do formato.

No custo 2, usamos Farseek, Nature's Lore, Three Visits e Rampant Growth. No custo 3, os gêmeos Kodama's Reach e Cultivate rampam e garantem nosso terreno do turno. Por fim, o mana dork Fanatic of Rhonas - um dos melhores já feitos ultimamente. Pode gerar 4 manas se controlarmos uma criatura de poder 4 ou maior, e isso é bem comum em nosso cenário. Isso sem contar sua habilidade de Eternalizar, onde gera 4 manas com seu próprio poder por virar uma ficha de zumbi preta 4/4.

Loading icon

Hidras e mais Hidras

Loading icon

E claro, não poderiam faltar hidras em um deck kindred de hidras!

Principalmente Gargos, Vicious Watcher, um dos Comandantes Hidra mais conhecidos. Gargos tem um potencial de remoção incrível com sua habilidade, além de diminuir o custo das hidras em 4 - ou seja, toda hidra entrará com pelo menos mais 4 marcadores +1/+1. Por exemplo, com Gargos em campo, uma Lifeblood Hydra entraria em campo 4/4 apenas ao pagar seu custo Magic Symbol G Magic Symbol G Magic Symbol G, e mesmo dessa forma desencadearia Helga.

Loading icon

The Goose Mother, Hydroid Krasis e Polukranos Reborn são nossas hidras mencionadas que vão além do verde. The Goose Mother traz ganho de vida e compra de cartas através da criação de fichas de comida, e sua evasão com voar a torna uma bela ameaça em potencial.

Ad

Hydroid Krasis nos compra cartas e dá vida. Assim garante fôlego em manter a engrenagem do deck e sustento com o ganho de vida, assim durarmos mais durante a partida.

Polukranos Reborn não parece muito interessante nesta face, mas ao ser transformado, a história é outra.

Polukranos, Engine of Ruin tem Reach e Lifelink, e cria fichas de hidra com Reach e fichas de hidra com Lifelink toda vez que uma hidra não-ficha morre e ao morrer também. Isto nos dá certa segurança quanto a perder nossas criaturas, principalmente em caso de uma remoção global (que pode ser conjurada por nós mesmos, se necessário!), onde todos os oponentes ficariam sem criaturas e ficaríamos com diversas fichas de hidras!

Loading icon

Temos hidras sem X em seu custo, porém compensam em sua utilidade. Whiptongue Hydra, por exemplo, lida com todas as criaturas voadores de todos os oponentes, e ganha marcadores +1/+1 para cada criatura com voar destruída dessa forma. Pode funcionar bem contra decks de anjos ou demônios, por exemplo.

Managorger Hydra pode começar pequena e até não desencadear Helga, porém quanto mais ela permanece em campo, mais forte fica. Ter Atropelar inato a torna mais forte ainda.

Thunderous Snapper desencadeia a habilidade de Helga, e também nos compra cartas em toda conjuraçõão de criatura de custo 5 ou mais - o que é bem tranquilo de ser feito em nossa construção. E por fim nas hidras sem custo X, Kalonian Hydra. Esta clássica criatura tem já conta com Atropelar, e dobra os marcadores de todas as nossas criaturas em seu ataque. Sozinha, já fica 8/8. Pode ficar muito maior com efeitos que mostraremos mais tarde, e por crescer todas nossas criaturas, garante turnos muito agressivos!

Loading icon

Agora no tema hidras com custo X, escolhemos boas criaturas nesta construção kindred. Benevolent Hydra coloca marcadores adicionais em nossas criaturas, e pode transferir seus marcadores para outras criaturas.

Goldvein Hydra lançou recentemente em Outlaws of Thunder Junction e já tem capacidade de fazer grande estrago, primeiramente por suas palavras-chave: Vigilância, ímpeto e Atropelar. Além disto, quando morre cria fichas de tesouros igual ao poder - ou seja, não nos importamos nem um pouco de perdê-la em um ataque mais ousado ou em um bloqueio.

Loading icon

Polukranos funciona muito bem com Hooded Hydra na criação de fichas, por fazer fichas de cobra 1/1 ao morrer e nos dar diversos bloqueadores e um bom campo para nos reestruturarmos.

Voracious Hydra serve como remoção ou como uma criatura realmente muito grande por dobrar seus marcadores +1/+1 no ETB, e seu atropelar a deixa mais ameaçadora. Primordial Hydra é tão ameaçadora quanto, por crescer a cada turno que passa, além de também ter atropelar.

Loading icon

Nyxborn Hydra saiu recentemente em Modern Horizons 3link outside website, e é uma carta comum com muito potencial. Tem Reach, Atropelar e Bestow - pode encantar uma criatura e quando esta morrer, o encantamento torna-se criatura. Responde remoções muito bem. Vastwood Hydra tem uma proposta semelhante ao morrer, por distribuir todos seus marcadores +1/+1 em nossas criaturas.

Ad

Loading icon

Hidras são conhecidas na mitologia por terem uma cabeça cortada e crescer o dobro no lugar. Hungering Hydra e Protean Hydra entregam isto em seu design e mecânica.

Por fim, em nossa parte destas criaturas, temos mais três hidras: Neverwinter Hydra, com capacidade de entrar bem grande graças aos resultados dos D6, além de ter Ward 4 e Atropelar. Mistcutter Hydra nos ajuda a sermos agressivos graças ao seu Ímpeto, e Genesis Hydra, que traz consigo alguma permanente não-terreno a partir das X de nosso topo, de custo igual ao X de sua conjuração.

Loading icon

Interações com Marcadores +1/+1 e Custo X

Loading icon

Como basicamente todas as hidras e a própria Comandante trabalham com marcadores +1/+1, adicionamos diversas interações com intuito de potencializar nossas criaturas.

A começar pelos dobradores de marcadores, temos Innkeeper's Talent em seu terceiro nível, Unbound Flourishing e Branching Evolution. Os três são ótimos em nossa construção, mas Innkeeper's Talent ganha os holofotes por também proteger nossas criaturas com Ward 1 em seu segundo nível. Fangs of Kalonia também cumpre a função de dobrar os marcadores +1/+1 de todas nossas criaturas em seu custo de Overload.

Loading icon

Helga oferece um bom sustento com sua habilidade de ganho de vida, porém podemos fazer melhor. Abzan Battle Priest dá lifelink para todas as criaturas com marcadores +1/+1, ou seja, quase todas nossas hidras além de Helga. Uma evasão praticamente perfeita é o que Herald of Secret Streams entrega ao deixar nossas hidras imbloqueáveis, e ao depender do estado da mesa, pode ser letal em um oponente, senão todos caso as criaturas estejam grandes o suficiente.

Loading icon

Precisamos proteger nossas criaturas, então temos proteções específicas que servem como uma luva nesta construção.

Mutational Advantage dá Hexproof, Indestrutível e previne todo o dano causado a criaturas com marcadores, e ainda prolifera. Muitos efeitos por apenas 3 manas! E no custo 3 também temos Inspiring Call, que comprar cartas e deixar nossas criaturas indestrutíveis.

Loading icon

Damning Verdict pode ser o caminho da vitória ao destruir todas as criaturas sem marcadores. Caso nenhum oponente tenha criaturas com marcadores, o caminho de nossas hidras gigantes fica livre.

E ao falar de ser agressivo, não poderíamos esquecer Surrak and Goreclaw.

Apesar de não serem hidras, dão Ímpeto e assim nos permite causar dano mais rápido. Dá evasão com atropelar, e custa 6 manas: ou seja, desencadeia nossa Comandante!

Loading icon

Ad

Simic Ascendancy é nossa condição de vitória sem causar dano. Conseguimos facilmente alcançar a marca de 20 marcadores neste encantamento do caminho da vitória. Vale ressaltar que Mutational Advantage também protege Simic Ascendancy.

Por fim, Hardened Scales aumenta a quantidade de marcadores +1/+1 e Elementalist's Palette gera muita mana. É uma pedra de mana com mecânica semelhante a de Helga, com diferença de desempenhar um pouco melhor em nosso tema de hidras por conta de seus marcadores de Charge.

Loading icon

Comprando Cartas

Loading icon

Helga oferece uma ótima compra de cartas, porém não podemos depender dela a todo momento para tal. Com isto em mente, adicionamos Beast Whisperer, com efeito semelhante de comprar cartas ao conjurar criaturas. Para desencadear compras no ETB, temos Elemental Bond e Garruk's Uprising, com adicional de dar evasão de atropelar.

Loading icon

The Great Henge também nos garante compra de cartas no ETB de nossas criaturas não-ficha, além de crescê-las, nos dar vida e ser uma pedra de mana.

Tanto Return of the Wildspeaker quanto Rishkar's Expertise podem nos comprar uma quantidade violenta de cartas ao depender de quão grande estão nossas hidras, então tome cuidado para não ter que se preocupar com Deck Over!

Por fim contamos com Rhystic Study, por proporcionar uma quantidade boa de cartas compradas a longo prazo.

Loading icon

Respostas e Diversos

Loading icon

Apesar de parecer ser quase um monocor verde, o acesso ao azul e ao branco fornecem o apoio necessário em contraste de nossa agressividade. Temos somente algumas anulações para realmente parar mágicas problemáticas.

Dovin's Veto, Arcane Denial e An Offer You Can't Refuse foram os escolhidos nesta missão de nos auxiliar em situações de emergência.

Loading icon

Já como remoções pontuais, temos acesso a boas opções: Path to Exile e Swords to Plowshares removerão criaturas, e Beast Within e Generous Gift removerão qualquer tipo de permanente que possa ser ameaçadora.

Como recursos defensivos, além dos citados nas sessões anteriores, contamos com Heroic Intervention e Teferi's Protection. São duas ótimas proteções, principalmente Teferi's Protection por proteger nossos pontos de vida.

Loading icon

Como remoções globais, usamos Austere Command por sua versatilidade, e Cyclonic Rift. Apesar de não ser uma remoção global propriamente dita, pode ser tanto um ótimo recurso defensivo contra um ataque muito agressivo ou um campo preocupante, quanto um recurso ofensivo que tira todos os bloqueadores do caminho para atropelarmos os oponentes.

Ad

E por falar em atropelar os oponentes, Overwhelming Stampede faz parte de nossa construção e garantir o dano letal. Mesmo com as hidras com grande poder e resistência, Overwhelming Stampede faz aqueles 9 ou 10 de dano tornarem-se 18 ou 20 com atropelar!

E por fim, para sermos agressivos mais rápidos ao mesmo tempo que protegemos Helga ou uma hidra importante, temos as botas Swiftfoot Boots e Lightning Greaves que garantem Ímpeto e proteção com Hexproof e Shroud, respectivamente.

Loading icon

Decklist Alternativa Helga, Skittish Seer

Loading icon

Essa é outra versão de Helga, totalmente diferente da nossa proposta apresentada neste Deck Tech. Nesta lista alternativa buscamos focar mais na habilidade de Helga e em criaturas utilitárias com custo de mana 4 ou mais.

Nem todos gostam de decks Kindred, então espero que esse público ache esta lista de Helga mais interessante.

Considerações Finais

Helga mostrou-se bem versátil, com infinitas possibilidades de construção. Particularmente nunca parei para ver o quanto essa Kindred de hidras é forte hoje em dia, e Helga entrega uma boa lista com criaturas grandes, agressivas ao mesmo tempo que proporciona uma boa compra de cartas, nos mantendo bem no jogo!

Gostou da lista? Prefere sem hidras? Sentiu falta de alguma carta? Comente!