Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander - Mayael the Anima

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, mostraremos o deck tech de uma das criaturas pioneiras do Commander: Mayael the Anima!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Jogo Magic há pelo menos 9 anos (desde minha adolescência), e em quase 100% desse período joguei Commander. Nesse tempo que joguei, uma das comandantes que eu mais pilotei foi essa Elfa incrível: Mayael the Anima, que estrela nosso deck tech de hoje.

Comandante e Mecânica

Mayael the Anima foi uma das primeiras comandantes de decks pré-construídos. Ela estreou junto de Marath, Will of the Wild. Mayael obviamente envelheceu mecanicamente conforme o tempo passou, devido ao Power Creep que o jogo teve ao longo dos anos - Jetmir, Nexus of Revels e Atla Palani, Nest Tender são exemplos de outros comandantes na combinação de cores Naya Magic Symbol R Magic Symbol G Magic Symbol W que a "substituíram" em uma proposta de um deck de criaturas.

Ad

Loading icon

Mesmo assim, a estrela deste deck tech hoje é esta Elfa cega, que chama criaturas gigantes para nos auxiliar no combate. Pagar 6 manas para tentar achar uma criatura nas primeiras 5 cartas do seu deck pode parecer muito, mas achar uma criatura enorme com um efeito bom é recompensador. Vamos mostrar como ativar essa habilidade diversas vezes e como burlar o custo das suas criaturas.

Lista Mayael the Anima e Estratégia do Deck

Loading icon

É um deck Naya em sua essência mais básica: temos criaturas absurdas, seja em poder ou em efeito, prontas para descerem a porrada em seus oponentes. No geral, a condição de vitória principal é o dano de combate, já que a ideia é conseguir trazer as criaturas o mais cedo possível.

Também existem outras fontes de dano para finalizar seus oponentes de outras formas neste deck. Vamos ao que interessa.

Aceleradores

Artefatos e Dorks

Loading icon

Usamos o kit de artefatos clássico que está incluído em quase todo deck Commander hoje em dia: Sol Ring e todos os Sinetes das nossas combinações de cores disponíveis: Boros Signet, Selesnya Signet, Gruul Signet e Arcane Signet.

Para jogadas rápidas, também usamos Birds of Paradise. Outro mana dork interessantíssimo que usamos é Gwenna, Eyes of Gaea, que, além de ser um mana dork para conjurar criaturas, suas duas manas geradas também podem ser utilizadas com a habilidade de Mayael. Sem contar que pode ser usada mais vezes caso nossa mana seja gasta para conjurar uma criatura de custo 5 ou mais.

Loading icon

Por último, mas não menos importante, temos The Great Henge. Esta carta quase sempre pode ser conjurada por pouquíssima mana, gera valor com ganho de vida, gera mana, compra cartas e buffa nossas criaturas. É quase indispensável em decks de criaturas gigantescas.

Ramps

Loading icon

Queremos acessar ao maior número de ramps no começo do jogo disponível para ativar logo a habilidade de Mayael, então usamos estes ramps de custo baixo - Farseek, Rampant Growth, Nature's Lore e Three Visits - para buscar terrenos, como o trioma Jetmir's Garden ou as Shock Lands Stomping Ground, Temple Garden ou Sacred Foundry.

Kodama's Reach, Entish Restoration e Cultivate também não ficam de fora, afinal, quanto mais acesso à mana o mais cedo possível, melhor.

Loading icon

Burlando Criaturas

Loading icon

Como não podemos depender 100% de Mayael, precisamos de alternativas que tem algum efeito parecido para conseguir passar por cima do custo alto de nossas criaturas. Por isso, usamos Quicksilver Amulet, Monster Manual // Zoological Study e Elvish Piper: todos têm uma função bem direta, que é colocar em campo uma criatura direto da sua mão por um custo baixo.

Ad

Com um efeito semelhante, também usamos Lurking Predators, e a minha favorita: Selvala's Stampede, que quase sempre conseguem causar um estrago razoável quando usadas. Por fim, temos Mirari's Wake para ter acesso a bastante mana cedo, facilitando nossa vida na hora conjurar criaturas.

Loading icon

Interações com a Comandante

Loading icon

Temos uma sessão exclusiva de cartas que ajudam Mayael: a famosa dupla Swiftfoot Boots e Lightning Greaves não podem faltar para proteger a nossa comandante.

Já para aproveitarmos que sua habilidade ativa múltiplas vezes, usamos Battlemage's Bracers e Illusionist's Bracers.

Como a cereja do bolo final, temos uma das senão a carta mais forte deste deck: Seedborn Muse. Esta musa verde possibilita uma criatura por turno de cada oponente (e também no seu, caso opte por usar Mayael) caso a habilidade de Mayael ative. É essencial que você a proteja, já que tem uma grande harmonia e sinergia com a nossa comandante.

Loading icon

Criaturas

Criaturas Defensivas

Loading icon

Um ponto legal a ser levantado é que Mayael consegue oferecer diversas ideias de construção: Eldrazi, Anjos, Dragões, Bestas, Dinossauros, o que o piloto achar mais viável. Ao longo dos anos jogando com ela, decidi ir para um lado diferente: sempre coloquei criaturas mais defensivas, que oferecessem algum tipo de proteção ou vantagem, e que atrapalhassem os oponentes de alguma forma.

Por isso, usamos cartas como Angelic Arbiter, Archetype of Endurance, Dragonlord Dromoka, Serra's Emissary, Void Winnower, Blazing Archon e Archon of Valor's Reach. Ter criaturas grandes o suficiente para incomodar os oponentes com combates doloridos e que se protegem bem e te protegem bem é essencial, já que a ideia é manter nosso campo sempre cheio. Essas criaturas têm um leve grau de Stax, mas nada que seja impossível de jogar contra.

Loading icon

Para ter ainda mais recursos defensivos, temos também Avacyn, Angel of Hope, Verdant Sun's Avatar, Sigarda, Host of Herons, Angel of Serenity e Spearbreaker Behemoth. Essas criaturas nos dão uma certa segurança: seja ganhando vida, impedindo que nossas criaturas sejam destruídas ou que nossos recursos sejam perdidos.

Um adendo é que, por conta desta quantidade de Anjos e obviamente outras cartas, usar Nykthos, Shrine to Nyx se torna viável.

Loading icon

Criaturas Recursivas

Loading icon

Ad

Não só de defesa se vive este deck - esta construção é baseada em criaturas, então estas são as criaturas restantes deste deck.

Começando pelas mais agressivas, usamos Terror of the Peaks possivelmente como uma condição de vitória para causar dano nos oponentes, Xenagos, God of Revels, Etali, Primal Storm, Etali, Primal Conqueror (vale sempre ressaltar que sua versão transformada, Etali, Primal Sickness, é possivelmente uma forma de eliminar um oponente), Gisela, Blade of Goldnight servindo tanto quanto recurso agressivo quanto defensivo, e Ghalta e Mavren, para criar cada vez mais criaturas e causar cada vez mais dano.

Loading icon

Também temos outras criaturas recursivas para engrenar melhor este deck: grandes geradores de mana, como Nyxbloom Ancient e Vorinclex, Voice of Hunger estão inclusos nesta construção.

Como remoções, temos Zacama, Primal Calamity, Terastodon e, no hardcast, Ulamog, the Infinite Gyre, que é mais usado como uma defesa contra eventuais decks de triturar.

Por fim, para gerar valor usamos Soul of the Harvest para comprar cartas e principalmente Kodama of the East Tree, que tem grande sinergia com Mayael já que pode trazer uma criatura da sua mão sempre que a habilidade de Mayael ativar.

Loading icon

Respostas e Outras Interações

Loading icon

Este é basicamente o restante deste deck. Temos as remoções pontuais - Beast Within, Generous Gift, Swords to Plowshares e Path to Exile, e também as remoções globais - Blasphemous Act e Austere Command. Obviamente, além das nossas próprias criaturas, temos outras proteções em formato de mágica, afinal, assumimos que os nossos oponentes sempre vão tentar remover o que for problemático para eles.

Por isso usamos Heroic Intervention, Boros Charm, Flawless Maneuver e Teferi's Protection: para tentar garantir que nossas criaturas eventualmente resistirão destruições globais.

Por fim, temos também Garruk's Uprising para comprar cartas, Rhythm of the Wild para possivelmente evitar anulações, Naya Charm para recuperar algum recurso perdido ou até mesmo para virar todas as criaturas de um oponente e forçar sua derrota iminente, e Triumph of the Hordes, para finalizar o jogo de vez.

Loading icon

Lista Mayael the Anima Budget

Loading icon

Esta é uma lista de Mayael the Anima bem mais barata, mas que mantém sua essência original: criaturas gigantescas. Algumas cartas das duas listas estão alinhadas, e, mesmo com a diferença de orçamentos, continua sendo um deck divertido de pilotar.

Considerações Finais

Mayael foi minha comandante favorita, e trazer uma lista que joguei por tanto tempo fisicamente (considerando essa como a lista final, já que sofreu upgrades ao longo dos anos) é bem gratificante para mim. Tenho um carinho muito grande por esta criatura, então escrever um deck tech para ela foi legal. Já tem um tempo que a aposentei, mas ela ainda tem espaço no meu coração, afinal, foi um dos decks de Commander que mais joguei em meu tempo de Magic.

Ad

Gostou desta lista? Faria um tipal de Anjos, Dragões ou Eldrazis? Ou tudo junto e misturado? Comente!