Introdução
Bloomburrow trouxe diversas e incríveis criaturas lendárias, para a felicidade dos jogadores de Commander. Tivemos um ciclo de 5 criaturas lendárias elementais monocoloridas, e hoje trabalharemos com o mar: Eluge, the Shoreless Sea estreia nosso Deck Tech da vez, com um deck de clones e grandes mágicas!
Comandante e Mecânica
Eluge, the Shoreless Sea oferece uma redução de custo de mágicas instantâneas e feitiços - e não só de mana genérica como na maioria dos casos de redução, mas como redução de custo colorido azul . Isso abre possibilidade de conjurarmos mágicas de custo X ou de custo muito alto por pouca, ou até mesmo nenhuma mana.
Ad
Com isto em mente, vamos trabalhar em uma lista de clones não-lendários, para diminuir mais ainda os custos de mana de mágicas de custo X e conjurar mágicas sem pagar nenhuma mana. Teremos turnos extras e cartas de alto custo com alta recompensa.
Eluge, the Shoreless Sea e Estratégia do Deck
Temos diversas condições de vitória, como com diversos Eluges com grande poder e resistência, dano de Comandante do Eluge original, criar diversas fichas ou matar os oponentes com dano de não-combate. Temos alguns turnos extras para colaborarem a montar estas situações favoráveis. Sem mais espera, vamos lá!
Aceleradores
Como todo bom deck de Commander da atualidade, usamos algumas pedras de mana: Sol Ring, Arcane Signet, Thought Vessel por comprarmos muitas cartas, Mind Stone e Throne of Eldraine pelo deck ser de uma única cor - com o bônus de comprar duas cartas por apenas duas manas.
Temos Sapphire Medallion como redutor de custo geral. Usamos Extraplanar Lens junto de Ilhas Nevadas para basicamente gerar mana em dobro, como forma de garantia caso não tenhamos o Comandante a todo momento em campo.
Por fim, High Tide para turnos mais absurdos em um início para meio de jogo, para nos possibilitar de conjurar mágicas mais pesadas mais rapidamente.
Clones Não-Lendários
Com o passar dos anos, Magic nos proporcionou algo que chega até a ser comum hoje em dia no formato: clones não-lendários. Isso expandiu e muito o leque de possibilidades do Commander, e em nossa lista não seria diferente. Ter múltiplos Eluge reduz ainda mais o custo das mágicas instantâneas ou feitiços - por exemplo, se tivermos 3 Eluges em campo com 8 terrenos com marcadores de Flood, é uma redução de 24 de custo total.
Logo, usamos um dos primeiros clones não-lendários da história de Magic: Sakashima the Impostor. Sua habilidade de voltá-lo para a mão possibilita colocar mais marcadores de Flood em seu ETB. Sua versão mais atual Sakashima of a Thousand Faces também foi adicionada, principalmente por quebrar a regra de lenda.
Spark Double e Auton Soldier são clones que não tem regra de lenda. Destaque para Auton Soldier, principalmente por também dar Myriad para nosso peixe. Por este motivo pode-se dizer que é o clone mais forte do deck, então sempre tenha respostas quando for usá-lo para não ser surpreendido por uma remoção dos oponentes.
Irenicus's Vile Duplication faz nossa cópia de peixe tornar-se voador, e faz este ser o alvo perfeito para outros clones - afinal, peixes gigantes voadores 6/6, 7/7 ou mais são bem ameaçadores.
Ad
Quantum Misalignment virtualmente nos dá dois clones por apenas 5 manas, caso o Rebound resolva até o turno voltar e caso Eluge continue a ser um alvo válido. E como Eluge diminui custos de mágicas instantâneas e feitiços, um Rite of Replication pode criar cinco Eluges e causar um belo estrago com uma redução de custo gigantesca.
Não poderia ficar de fora Helm of the Host, artefato este pioneiro na arte de clones não-lendários. E por fim, duas mágicas modais com ótimas outras funcionalidades além de clonar: Three Steps Ahead e Sublime Epiphany. Ambas podem servir tanto como engrenagem de clonagem, anulações, e compras de cartas - detalhe, tudo ao mesmo tempo, caso queira!
Comprando Cartas
E claro, como todo deck monocor azul, precisamos comprar muitas e muitas cartas.
Como usamos várias mágicas instantâneas em nossa construção, Wavebreak Hippocamp foi adicionado. Archmage Emeritus também entra, afinal, além dessas mágicas instantâneas, temos mais 9 feitiços, totalizando 40 instâncias de compra de carta com Archmage Emeritus.
Usamos Rhystic Study por ser uma ótima e popular carta que proporciona a compra de muitas cartas, claro, a depender de seus oponentes. Um destes no começo do jogo pode dar uma vantagem e tanto.
Aproveitamos o fato de Eluge transformar os terrenos não-básicos em ilhas, e usamos cartas de compras fortes como Flow of Ideas e Flow of Knowledge para comprar equivalente ao nosso número de ilhas. Essas cartas compram muitas de uma vez só, e nos ajudam a achar respostas e mais clones não-lendários para continuarmos a seguir nosso plano de jogo.
Como citamos anteriormente, temos algumas mágicas de custo X: Pull from Tomorrow, Stroke of Genius, Blue Sun's Zenith, Finale of Revelation e Drown in Dreams - que pode ser um finalizador ao fazer um oponente triturar o deck quase senão todo.
Ao considerarmos as possibilidades de grandes números na redução de custos e estas cartas proporcionarem comprar basicamente o deck todo, é possível adicionar cartas como Laboratory Maniac, Jace, Wielder of Mysteries ou Thassa's Oracle como possíveis finalizadores caso o piloto deseje, apesar de não termos adicionado estas 3 cartas em nossa construção.
Por fim, Frantic Search, com capacidade de ser uma "mágica positiva": se conjurada de graça com Eluge, desvira 3 terrenos graças ao seu efeito, e Sea Gate Restoration, para servir de terreno, ou
como outra ótima fonte de compra de cartas e de quebrar o limite de 7 cartas na mão.
Respostas e Utilitários
Ad
Deck monocolor azul claramente não faltariam anulações. Precisamos impedir os oponentes de atrapalharem nossa estratégia ou de fazer mágicas problemáticas para nossa linha de jogo, seja a curto ou a longo prazo - a noção de ameaça do piloto dirá quando será necessário gastar uma anulação.
De custo 2 ou menos, usamos An Offer You Can't Refuse, Negate, Arcane Denial e Counterspell. São anulações clássicas e populares no formato que cumprem muito bem seu papel. No custo 3 ou mais, usamos Rewind e diversas anulações versáteis: Archmage's Charm, Mystic Confluence e Cryptic Command, com direito a compra de cartas além de outros efeitos, e Disallow para lidar com habilidades ativadas ou desencadeadas.
Apesar de pilotarmos um deck azul, temos remoções pontuais. Afinal, não só de anulações vive o monoblue! Usamos Pongify, Reality Shift e Rapid Hybridization para lidar com criaturas, além de Resculpt para lidar com criaturas ou artefatos. São remoções de baixo custo com drawback pouco relevante se considerarmos as possíveis ameaças que o Commander pode proporcionar.
Entre algumas aspas, temos algumas remoções a nível massivo. Curse of the Swine tem potencial de exilar quase senão todas as criaturas de todos os oponentes.
Por questões de segurança, adicionamos Aetherize e Aetherspouts para lidar contra decks mais agressivos dos quais montam campo com facilidade. Cyclonic Rift se bem usado pode ser um finalizador, principalmente com um campo de 3 ou mais Eluges.
Adicionamos algumas instâncias de blink, tanto para adicionarmos mais marcadores de Flood nos terrenos com o ETB de Eluge quanto para proteger o Comandante de possíveis remoções pontuais. Essence Flux, Ghostly Flicker, Blur e a estrela do Blink: Displacer Kitten. Pela grande quantidade de mágicas de não-criatura, conseguiremos deixar todos nossos terrenos com marcadores de Flood com facilidade ao blinkarmos Eluge com Displacer Kitten com a conjuração de nossas respostas.
The Flood of Mars coloca o mesmo tipo de marcador de Flood que Eluge, logo, colabora para as reduções que Eluge proporciona, além de ser uma criatura com potencial de "estragar" criaturas dos oponentes. Neste caso é necessário cuidado, por corrermos risco de ter um marcador de Flood no Comandante e ele virar um The Flood of Mars.
Ad
Hydroelectric Specimen é outra forma de redirecionar remoções pontuais em alvos não desejados, além de ser um terreno quando necessário por ser um MDFC. E por falar em MDFC, também usamos Sink into Stupor para respostas, com total de 3 MDFC's em nossa lista.
Temos algumas jogadas bem interessantes com Archaeomancer, como com Sublime Epiphany. Podemos criar uma cópia dele com Sublime Epiphany além de usar outros modos, e voltar Sublime Epiphany para a mão com a cópia de Archaeomancer. Fora voltarmos Archaeomancer para a mão com Hullbreaker Horror ao conjurarmos qualquer mágica.
Com a grande quantidade de mágicas instantâneas e feitiços, Hullbreaker Horror fará estrago ao responder basicamente toda mágica dos oponentes, ou voltar diversas permanentes problemáticas para a mão. Copiar Hullbreaker Horror com os clones e mágicas de cópia também é uma opção de linha a ser seguida!
Por fim, temos Narset's Reversal, seja para usar em mágicas dos oponentes ou em mágicas de grande custo que conjurarmos, e Dig Through Time para procurar respostas em uma seleção de cartas dentre 7 possíveis, de modo a mantermos o gás conforme o jogo acontece.
Turnos Extras e Finalizadores
Como dito anteriormente, é possível adicionar diversas condições de vitória para grimório vazio por conta da grande quantidade de cartas que podem ser compradas. Porém, vamos falar das condições de vitória presentes em nosso Deck Tech - Psychosis Crawler é outra ótima linha de clones a se seguir, principalmente por comprarmos muito e com facilidade.
Talrand, Sky Summoner também segue como outro bom alvo de criatura a ser clonada, para criar um exército de fichas de Drake 2/2 com voar, já que temos 31 mágicas instantâneas e 9 feitiços ao todo em nossa construção. Pelo X de muitas mágicas serem bem grandes, Shark Typhoon é facilmente um finalizador ao criar enormes fichas de tubarão com voar.
E por fim, nossos turnos extras são Nexus of Fate, Time Stretch e Expropriate. Usar estes dois últimos com Narset's Reversal é praticamente uma jogada para fechar o jogo, por ser bem problemático para os oponentes - principalmente se houver uma grande quantidade de Eluges ou fichas de Drake e/ou Tubarão. A depender da altura do jogo, é bem difícil perder após ter 4 ou mais turnos extras a serem jogados.
Decklist Eluge, the Shoreless Sea Budget
Nesta versão budget, optamos por manter a mecânica de clones não-lendários, e adicionamos algumas outras condições de vitória, como Laboratory Maniac e Triskaidekaphile. Tiramos também os terrenos nevados por não usarmos Extraplanar Lens nesta versão.
Mantemos muitas das cartas citadas e cortamos apenas as de fato mais caras, com opções mais viáveis para um orçamento mais limitado, sem perder a essência de ser um bom deck controle.
Ad
Considerações Finais
Gostaria de dedicar este Deck Tech a meu amigo Alan Siqueira, pela grande ideia de Eluge com clones não-lendários! É possível ir para diversas linhas com esta base, usando diversos tipos de mágicas diferentes e divertidas. O limite é a imaginação do piloto conforme for mudando o deck!
Gostou da lista? Faria de outro jeito? Discorda de algo? Comente!
— Comments0
Be the first to comment