Magic: the Gathering

Compétitif

Guia das Mecânicas de Aetherdrift - Chama o Juiz!

, mis à jour , Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, o Juiz Antonio Faillace vai explorar as mecânicas da edição Aetherdrift, tanto novas como antigas!

Edit Article

Conhecendo a nova edição: Aetherdrift!

Olá, pessoal!

No artigo de hoje vamos conhecer as mecânicas trazidas pela próxima coleção, Aetherdriftlink outside website! Temos tanto mecânicas novas como mecânicas antigas, então não percamos tempo, que essa edição precisa de velocidade. Vamos lá!

Cycling

Agonasaur Rex
Agonasaur Rex

Cycling é uma das mecânicas antigas - e bota antiga nisso, tendo aparecido pela primeira vez láaaa atrás com a edição Saga de Urza! O fato de ainda estar sendo usada quase 30 anos depois mostra bem como é uma mecânica que tem receptividade entre os jogadores e muita funcionalidade para o jogo.

Ad

Basicamente, quando um card tem Cycling, possui uma habilidade ativada quando está na mão, que significa: pague o custo de cycling, descarte este card: compre um card. É uma forma simples de substituir um card da mão por um novo, o que ajuda em diversos aspectos de consistência, uso de silver bullets, e afins. Ainda, alguns cards - como o que mostramos, Agonasaur Rex - podem ter habilidades desencadeadas quando o cycling é utilizado, o que aumenta ainda mais seu valor.

Crew e Saddle

Hulldrifter
Hulldrifter

Bulwark Ox
Bulwark Ox

Aetherdrift é uma edição com temática de corrida, então não poderiam faltar veículos e montarias! Isso significa que temos duas mecânicas muito parecidas que retornam nessa nova edição: Crew e Saddle.

Crew X é uma habilidade ativada de cards com o tipo Vehicle. Consiste em virar algum número de criaturas para, após a resolução da habilidade, fazer com que o veículo ganhe o poder/resistência indicado no card, e com isso transformar-se em criatura - podendo fazer coisas que apenas criaturas fazem, como atacar/bloquear! O número ao lado da habilidade indica quanto poder somado é necessário entre as criaturas que você irá virar para ativar a habilidade. Não é possível virar criaturas cujo poder some menos que o número indicado para a habilidade - por exemplo, se por algum motivo você quer apenas virar suas criaturas, como uma Acrobatic Cheerleader - mas é possível virar criaturas cuja soma de poder ultrapasse o indicado no Crew. Lembre-se também que Crew pode ser ativado a qualquer momento, até mesmo no turno do oponente.

Saddle X, de forma bem similar, é uma habilidade ativada de cards com o tipo “Mount”. Os cards com Mount já são criaturas, então a ideia é que ao usar Saddle você acrescente algum tipo de bônus a ela, como indicado no card acima, Bulwark Ox. O funcionamento da habilidade em si é exatamente igual à habilidade Crew, com uma importante diferença: Saddle pode ser ativada apenas como um feitiço - ou seja, apenas no seu turno, durante uma fase principal e com a pilha vazia. Cuidado com essa parte!

Exhaust

Loot, the Pathfinder
Loot, the Pathfinder

Vamos agora a uma das novas habilidades! Exhaust é uma observação que estará em algumas habilidades ativadas de permanentes. Basicamente, uma habilidade que tem a anotação Exhaust significa que aquela habilidade só poderá ser ativada uma única vez para aquela permanente. Embora a ideia seja simples, cabem alguns lembretes:

Exhaust está ligado à ativação da habilidade, e não à sua resolução. Se você ativa um exhaust e seu oponente responde com alguma mágica ou efeito, você não pode ativar a mesma habilidade exhaust em resposta, ainda que a primeira não tenha resolvido.

Ad

Também é importante lembrar que Exhaust vai guardar a informação da ativação enquanto aquela mesma permanente ainda estiver no campo. Então, por exemplo, se você já tiver usado as três habilidades de Loot, the Pathfinder, mas de alguma forma ele sair do campo e voltar - digamos, com um Splash Portal, você poderá usar novamente todas as habilidades do card.

Speed e Start Your Engines!

Hazoret, Godseeker
Hazoret, Godseeker

Speed é a mecânica mais inovadora da edição, e considerando o quanto é um tema central para uma corrida, já sabemos que estará presente em inúmeros cards, e provavelmente integrará os arquétipos no Limitado da edição.

Similar a mecânicas que trazem um componente externo - como Dia/Noite, Masmorras, Monarca, e outras -, Speed é um indicador de um determinado status que um jogador pode adquirir. São 4 níveis, numerados exatamente de 1 a 4, sendo 1 o mais baixo e 4 o mais alto - alguns cards inclusive vão se referir a este como Max Speed.

Para auxiliar os jogadores a marcar qual nível de Speed estão, haverá um card/token próprio:

Speed 1-3
Speed 1-3

Speed 4 - Max Speed!
Speed 4 - Max Speed!

Mas como exatamente você ganha Speed? É preciso, antes de mais nada, que a pessoa jogue um card com a habilidade Start Your Engines!, como a Hazoret, Godseeker acima.

Até que você jogue algo com Start Your Engines!, sua Speed é zero. A partir do primeiro card com a habilidade, aí sim sua Speed se torna um, e você pode então começar a subir seu nível de Speed. A condição para isso é o oponente perder vida durante o seu turno, sendo que isso só desencadeia uma vez por turno.

Importante dizer que após você obter o primeiro nível de Speed, não é necessário continuar a ter um card com Start Your Engines! em campo para continuar a subir sua Speed! Você só precisa de um card que inicie a indicação - similar a como Dia/Noite só ocorre quando um card com a habilidade é usado, mas mesmo quando esse card sai da mesa, a checagem de Dia/Noite continua acontecendo no decorrer do jogo.

Vamos dar um exemplo prático com Hazoret, Godseeker. Você inicia o jogo, faz uma montanha, conjura uma Monastery Swiftspear e ataca. Seu oponente faz uma Surveil Land e passa. Você faz Hazoret, Godseeker, e agora tem Speed 1. Ataca com a Swiftspear, e com o dano, desencadeia a habilidade e sobe a Speed para 2. O oponente faz um terreno e passa. No seu terceiro turno, você ataca com a Swiftspear, mas o oponente a mata com um Go For The Throat. Você então faz um Viashino Pyromancer, causa 2 ao oponente, e com isso sobe sua Speed para 3. O oponente no terceiro turno faz um Sentinel of the Nameless City e passa. No seu quarto turno, você faz Burst Lightning no oponente, e com o dano desencadeia mais uma vez subindo a Speed para 4 - Max Speed! - e agora sua Hazoret está liberada para atacar!

Ad

Finalizando

Aetherdrift parece demonstrar bem com suas mecânicas toda a temática em torno da emocionante corrida que é o pano de fundo da história! É sempre interessante quando vemos a junção entre a parte mecânica do jogo com o flavor do jogo, e o que resulta disso costuma trazer muita diversão aos jogadores!

Espero que essa edição continue mostrando muitos cards legais e desenvolvimento das mecânicas novas!

Até a próxima, e lembre-se: se tiver dúvida, chame um juiz!