Magic: the Gathering

Deck Guide

Pioneer: Mono Red Prowess - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, abordamos o Mono Red Prowess, que se beneficiou do lançamento de Slickshot Show-Off em Outlaws of Thunder Junction para voltar ao Metagame competitivo do Pioneer!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Outlaws of Thunder Junctionlink outside website trouxe uma peça que tem ajudado a revitalizar os arquétipos agressivos vermelhos em praticamente todos os formatos competitivos, colocados de volta nos holofotes graças a Slickshot Show-Off.

Loading icon

Do Boros Heroic até as novas versões de Gruul Prowess, o card tem se mostrado um excelente motivador para jogar de Aggro no Pioneer - e um dos decks que tem retornado ao cenário competitivo desde o seu lançamento é o Mono Red Burn, agora com um total de doze magos para usar Wizard’s Lightning!

Ad

Neste artigo, analisamos o Mono Red Prowess e apresentamos um guia de Sideboard para o Metagame atual!

A Decklist

Loading icon

Essa lista segue o padrão que tenho encontrado nas Ligas do Magic Online e em partidas ranqueadas do Magic Arena onde, naturalmente, o Mono Red permanece como uma escolha sólida e comum no formato Melhor de Um.

Algumas versões abdicam de Ghitu Lavarunner e Wizard’s Lightning em prol de mais atrito com Chandra, Dressed to Kill ou para incluir Rampaging Ferocidon no maindeck para ter mais slots no Sideboard.

A versão acima é muito voltada para jogar por baixo, o que tem vantagens em relação à velocidade das partidas e o tempo que levamos para identificar o rumo que ele está tomando e se temos meios de voltar para o jogo - por outro lado, ela é mais vulnerável a um Metagame preparado para jogar melhor contra Aggro, sendo um bom Meta Call para quando o formato está voltado para jogos não-interativos e/ou partidas especificas.

Maindeck

Loading icon

Nossos magos.

Ghitu Lavarunner é fácil de habilitar nessa lista nos três primeiros turnos da partida, é um 3/3 caso jogado após Kumano Faces Kakkazan e ajuda a estabelecer pressão cedo, além de atrapalhar parcialmente a matemática de bloqueadores do oponente.

Soul-Scar Mage cresce com as nossas mágicas e ajuda nossos Burns a reduzir a resistência das criaturas do oponente de forma permanente, sendo uma ameaça complementar junto de Monastery Swiftspear.

Slickshot Show-Off é o motivo deste deck ter crescido e complementa o pacote de Magos além de ser a principal ameaça da nossa lista, capaz de vencer a partida em até dois turnos com o sequenciamento certo.

Loading icon

Monastery Swiftspear e Kumano Faces Kakkazan são nossas prioridades de ameaças para o primeiro turno e ambos interagem com a base da nossa lista, ajudando nossas criaturas a crescer e/ou aumentando o próprio poder conforme jogamos mais mágicas.

Loading icon

Nosso burn.

Play with Fire lida com ameaças pequenas e habilita o Spectacle para cards como Light Up the Stage ou Skewer the Critics, além de desencadear também o Prowess de nossas criaturas.

Wizard’s Lightning e Skewer the Critics conseguem reproduzir os efeitos de Lightning Bolt sob as condições certas, e o Mono Red tem facilidade em desencadear qualquer uma delas naturalmente durante a partida.

Loading icon

Monstrous Rage ajuda nossas criaturas a passarem por cima de bloqueadores enquanto também podemos usá-lo como um combat trick, seja para atrapalhar a matemática do oponente ou para proteger nossas criaturas de remoções de dano e/ou bloqueios de troca.

Light up the Stage nos ajuda a manter nosso fôlego, oferecendo dois cards a mais para usarmos durante dois turnos, além de interagir, por um custo baixo, com as nossas criaturas.

Ad

Loading icon

Den of the Bugbear e Ramunap Ruins nos ajudam a ter mais tração em partidas mais longas, apesar de termos apenas 20 terrenos. Elas oferecem mais alcance durante o jogo, ou até a possibilidade de jogarmos em volta de sweepers.

Spikefield Hazard é um terreno que interage com nosso plano de jogo, seja para aumentar a quantidade de mágicas conjuradas no turno ou para habilitar o Spectacle.

Sideboard

Loading icon

Mono Red é, naturalmente, um deck que tem problemas em lidar com ganho de vida. Logo, precisamos de cards para mitigar este problema.

Rampaging Ferocidon funciona melhor contra Amalia, pune o Boros Convoke por jogar muitas criaturas e também aumenta a pressão que colocamos na mesa, enquanto Roiling Vortex é melhor em jogos onde há muitas remoções do oponente, além de cair um turno mais cedo em jogo.

Loading icon

Rending Volley é uma opção para responder Amalia Benavides Aguirre e outras criaturas brancas de decks como o Humans sem muitos problemas, além de podermos usá-lo contra Spirits, Selesnya Company, entre outros.

Tears of Valakut é uma resposta pontual contra Vein Ripper, mas também pode ser utilizada contra Izzet Phoenix, Spirits, e outros arquétipos com uma quantidade relevante de criaturas voadoras.

Witchstalker Frenzy é nossa resposta padrão contra Sheoldred, the Apocalypse e lida com qualquer outra ameaça que precisemos resolver no médio prazo. Quatro manas é um custo alto em partidas com muitas remoções, mas costumamos ter, pelo menos, uma criatura em jogo para reduzir esse valor.

Loading icon

Magebane Lizard é uma peça de sideboard excelente contra Izzet Phoenix e Lotus Combo, além de lidar com outros arquétipos menos comuns no Metagame atual como o Jeskai Ascendancy.

Case of the Crimson Pulse nos ajuda a manter nosso fluxo de cards em jogos mais longos e de atrito, onde focar em velocidade será, naturalmente, respondido com remoções e sweepers.

Hazoret the Fervent nos garante mais alcance enquanto também é uma ameaça difícil de interagir, ideal para jogos contra Midrange e Control.

Guia de Sideboard

Rakdos Vampires

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Izzet Phoenix

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Abzan Amalia

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Lotus Combo

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Ad

Azorius Control

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Waste Not

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!