Magic: the Gathering

Card Highlight

Spoiler Destaque: Progenitus no Pioneer

, Comment regular icon0 comments

Progenitus chegará ao Pioneer através de um reprint em Foundations e se junta à já larga quantidade de criaturas poderosas que jogadores podem colocar em jogo com Indomitable Creativity e Transmogrify, mas vale a pena utilizá-lo ao invés de Atraxa ou Worldspine Wurm?

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

A temporada de prévias da última expansão de Magic para 2024 chegou - Foundationslink outside website marca uma nova era na filosofia de jogo conforme entramos em 2025, com mudanças essenciais inclusive na legalidade de cards entre os formatos competitivos.

Uma das primeiras prévias da expansão reveladas durante o MagicCon Vegas é uma lenda que conheci ainda no meu primeiro ano jogando MTG - uma cujo nome eu não ouvia tinha bastante tempo: Progenitus.

Loading icon

Chegando ao Standard, Progenitus também será válido no Pioneer, onde jogadores tem alguns meios de trapacear em custos de mana e colocar criaturas direto no campo de batalha com Transmogrify e Indomitable Creativity - mas será que ele, cujo principais resultados nessa categoria são com Natural Order no Legacy, tem o suficiente para competir com Atraxa, Grand Unifier?

Ad

Progenitus - Vantagens e Desvantagens com Transmogrify

Loading icon

Progenitus é uma da longa série de criaturas criadas durante a década de 2010 com habilidades absurdas e custos igualmente absurdos. Esses incluem também os Titãs Eldrazi e Blightsteel Colossus, que por si é um take de Darksteel Colossus, também reimpresso em Foundations.

Sua habilidade de Proteção contra Tudo significa, em essência, que ele não pode ser alvo de nada, bloqueado por nada e não recebe dano de nada a menos que um efeito que impeça prevenção de dano esteja ativo. Para fins práticos, ele tem o equivalente de Hexproof e não pode ser bloqueado. Progenitus, no entanto, morre para cards como Sheoldred’s Edict (caso não tenha outra criatura em jogo) e sweepers como Supreme Verdict e Sunfall.

Então, o que o torna atrativo para os decks de Indomitable Creativity ou Transmogrify? A mistura de proteção embutida e clock - Progenitus, na maioria dos jogos, vence a partida em dois turnos e é muito mais difícil de remover do que outras ameaças. Mas a competição por esse slot é bem grande, então vamos às comparações.

Progenitus vs. Atraxa, Grand Unifier

Loading icon

Atraxa, Grand Unifier é o grande alvo dos decks de Transmogrify no Pioneer hoje, pois demanda apenas um alvo e encontra um card cuja habilidade, normalmente, vence o jogo ou coloca seu controlador muito à frente na partida. Ela é o pacote completo: card advantage, clock eficiente, ganho de vida e sobrevive em quase qualquer combate.

A maior vantagem de Atraxa sobre Progenitus é o fato dela muitas vezes oferecer o setup para uma segunda sequência de Transmogrify caso ela seja destruída: olhar os dez cards do topo e colocar entre quatro e seis delas na sua mão é muito valor.

Progenitus não oferece nada no quesito card advantage, garantindo-se apenas em oferecer um turno a menos para ganhar partidas. Em geral, esse turno não importa muito na maioria dos jogos porque Atraxa é tão boa no que ela faz que é difícil perder a partida quando ela resolve - no pior cenário, seu controlador gasta dois recursos para ganhar cinco ou mais.

Logo, a hidra provavelmente não tem o necessário para valer slots em comparação com o anjo phyrexiano - pelo menos não no maindeck: há partidas onde Atraxa pode ser lenta demais, jogos não-interativos onde esse “turno extra” de Progenitus pode ser a diferença crucial entre vitória e derrota, garantindo-lhe um espaço como one-of no Sideboard.

Progenitus vs. Worldspine Wurm & Xenagos

Loading icon

O combo de Xenagos, God of Revels com Worldspine Wurm e Indomitable Creativity ganhou o Pro Tour Phyrexia nas mãos de Reid Duke no ano passado e, com o tempo, foi perdendo espaço e ofuscado - primeiro pelo combo de Sorin, Imperious Bloodlord com Vein Ripper e agora com Transmogrify e Atraxa, Grand Unifier, mas ele ainda é um deck sólido que faz alguns resultados ocasionais.

Ad

Em comparação direta, Progenitus tem a vantagem de requerer apenas um card: uma ficha de Fable of the Mirror-Breaker ou um Dwarven Mine é o suficiente para colocar um clock de dois turnos no oponente e demandar resposta imediata. O setup é menor e consequentemente tem menos chances de falhar já que, com o combo, é possível arriscar um. Creativity para um e acertar um Xenagos.

Por outro lado, Worldspine Wurm e Xenagos, God of Revels é um combo-kill imediato: Worldspine Wurm estará atacando como um 30/30 Trample e, se for removido, deixará três fichas em jogo. Xenagos, por outro lado, é um card morto sem o vorme e o pior draw possível, mas não é como se um draw em Progenitus fosse diferente.

A comparação entre ambos toma o lado oposto do que seria o caso para Atraxa, Grand Unifier. Progenitus oferece mais segurança para Indomitable Creativity operar com menos peças enquanto promove combo-kills menos interativos, tornando-o mais difícil de sofrer com disrupção. Entretanto, a ausência do letal imediato faz diferença em partidas menos interativas e/ou para o “falso Tempo” que o deck oferece, apesar de não impedir que Xenagos e Worldspine Wurm não estejam presentes no Sideboard ou no Maindeck com Progenitus de reserva no Sideboard.

Afinal, vale a pena usar Progenitus com Transmogrify ou Indomitable Creativity

Loading icon

Em uma primeira impressão, parece que Progenitus fica no meio-termo entre o que Worldspine Wurm e Xenagos, God of Revels oferece e as vantagens de só precisar de um slot que Atraxa, Grand Unifier possui, mas sem garantir nenhum dos benefícios óbvios que as demais opções possuem: ele não ganha imediatamente a partida e nem oferece tanto card advantage ao ponto de manter seu controlador na partida se o combo não funcionar.

Sua presença, provavelmente, ficará no Sideboard. Há jogos onde esse “turno extra” que Progenitus oferece no lugar de Atraxa faz diferença porque é uma partida menos interativa, ou onde a sua Proteção contra Tudo garante mais segurança contra as remoções e potenciais bloqueadores do oponente.

No caso de Worldspine Wurm, Progenitus garante um plano mais seguro contra partidas muito dependentes de remoções que garantem nunca ter dois alvos para Indomitable Creativity enquanto força o oponente escolher respostas que são mais eficientes contra ele em detrimento das respostas que são melhores contra Worldspine Wurm, criando um novo quebra-cabeça nos jogos 2 e 3 de uma partida contra esse arquétipo.

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!