Apresentação
Hoje iremos falar de um deck que me fez iniciar no Legacy em 2017, meu xodó até os dias atuais, amado por alguns, odiado por muitos.
Este deck é comumente conhecido como "assassino da colher", pois ganha batendo com um terreno de nome Mishra's Factory ou com Nether Spirit, mas também pode acabar fechando jogo com alguns The Rack.
Hoje irei lhes apresentar e quem sabe fazer vocês se apaixonarem (ou não) por ele. Sigamos para conhecer este deck, que teve sua evolução lenta e gradativa!
Ad
Conhecendo o Deck
Bom, vamos falar um pouco sobre como este deck era antigamente e como é hoje. Sua evolução foi lenta durante bom tempo: antes rodava em torno de fazer um Dark Ritual para um Thoughtseize + Hymn to Tourach, para minar recursos da mão de seu oponente.
Também destruía seus terrenos com Wasteland para os não-básicos e Sinkhole para os básicos, minando suas possíveis jogadas, além de fazer alguns Smallpox e depois Pox logo em seguida para jogar a vida do oponente lá para baixo. Depois, a ideia é ir fechando o jogo batendo lentamente com Mishra's Factory e Nether Spirit ou até com The Rack. Este era o jeito deste deck no princípio.
Basicamente, ele se caracteriza como um Prison deck, mas ao contrário do seu "irmão", o Mono-Red Prison, que se baseia em fazer Chalice of the Void para 1, Trinisphere ou até uma Blood Moon para lockar as jogadas do oponente, o Pox se foca num conceito pouco usual da maioria dos decks: card disadvantage. Este conceito se baseia em, ao longo do jogo, você ter menos recursos para utilizar; o que para este deck é uma "vantagem".
No entanto, com as coleções que foram sendo lançadas, o Pox foi ganhando cartas mais relevantes para esta estratégia — como, por exemplo, Liliana of the Veil e, mais para frente, Liliana, the Last Hope. Mas as que fazem mais presença hoje no deck são Karn, the Great Creator e Urza's Saga, pois lhe deram mais aberturas para fechar o jogo.
Hoje as cartas mais relevantes do deck são Karn, the Great Creator, Liliana of the Veil e Urza's Saga, pois enquanto os planeswalkers fazem o lock, Liliana faz o disruption da mão do oponente e Karn os terrenos com Liquimetal Coating, a Urza's Saga vai gerando mais recursos para você, que no caso são seus tokens de Contructo e artefatos que ela tutora ao sair de campo.
Construção do Deck
O natural da construção deste deck é o fazerem mais focado em cima de cartas que eram usadas antes (The Tabernacle at Pendrell Vale, Chains of Mephistopheles, Nether Void e The Abyss), porém dado que temos acesso a cartas mais proativas, ele pode se assemelhar um pouco mais com o Mono-Red Prison, no sentido de fechar o jogo mais rápido do que antes.
Cartas como Urza's Saga, Karn, the Great Creator + Mycosynth Lattice e Liliana of the Veil, dão o lock necessário e são cartas primordiais para finalizar o jogo.
Também auxiliam nesta estratégia cartas de disruption de mão, como Thoughtseize, Hymn to Tourach e Smallpox. Hoje já não se usa a carta Pox (que dá o nome do deck) pois ela já é relativamente ultrapassada.
Agora, para impedir o avanço de terrenos, há cartas como Wasteland e Sinkhole que fazem este papel muito bem.
Decklist Pox (8-rack)
Ad
A Decklist que iremos utilizar é do John Zug, que jogou com ela no 2K Dragon Master Games (Binghamton, NY):
Como podemos ver, este deck dá aquela primeira impressão: Ué? Não tem bicho, como que ganha?
E esta é a magia. "Ganhar no cansaço". Por isso tem muitos que o odeiam, mas alguns amam.
Obs: Baseado que hoje tem crescido muito os decks de Initiative, principalmente o Mono-White Initiative, dois cards interessantes de usar no sideboard são Tourach, Dread Cantor e Dauthi Voidwalker. Mas adapte dependendo do seu metagame.
Postura de Jogo
O plano simples do deck é: lockar o oponente e ir fechando com Constructos de Urza's Saga ou Karn, the Great Creator + Mycosynth Lattice.
Porém, como podemos ver, ele não se "protege" muito bem contra decks de bichos, o que pode dificultar um pouco.
É uma estratégia para deixar o oponente no limite de recursos, claro que você fica sem eles também, mas é mais vantajoso para você.
Mulligan
Pensando nisso, o keep deste deck é a coisa principal para você. As jogadas iniciais são as mais importantes. Por isso, ter as 7 cartas na mão sem nenhuma ação nos primeiros turnos é ruim. Mulligar será uma boa escolha.
O ideal de keep deste deck é ter 2 terrenos (idealmente sendo 1 Swamp e 1 Urza's Saga), 1 Dark Ritual, 1 Thoughtseize para ter informação do deck do oponente, 1 Hymn to Tourach para dar um dos primeiros disruptions, 1 Liliana of the Veil para ainda segurar este jogo, e se for um Keep de 7 cards, 1 Sinkhole ou Smallpox já para atrapalhar o desenvolvimento de mana do oponente.
Construindo o Sideboard
Indo para o Sideboard, podemos colocar cartas contra fast combos de grave, como Leyline of the Void e Faerie Macabre, além de que a própria Leyline vai estar em uma parte "do combo" que este deck pode acabar tendo com Helm of Obedience buscado com Karn, the Great Creator.
Cartas que podem acabar sendo bem importantes contra alguns decks do meta, como Mono-White Initiative, Death and Taxes e Elves, são Plague Engineer e Tourach, Dread Cantor, pois impossibilitam destes decks se desenvolverem um pouco.
E como mencionamos, para o Karn, the Great Creator temos que ter uma "toolbox". Além do Helm of Obedience, temos a Mycosynth Lattice para lock e finisher, Ensnaring Bridge para decks muito aggros como Elves e Goblins, Liquimetal Coating para o lock de terrenos, e Pithing Needle para os combos com Griselbrand ou Thespian's Stage.
Guia de Sideboard
VS Mono White Initiative
Como sabemos, este é um deck que cresceu muito nas ligas do MTGO (Mol) e tem crescido também no físico. Para ele temos cartas que podem ser relevantes, pois podemos agir com o combo de Leyline of the Void e Helm of Obedience.
Entra:
Ad
Sai:
VS 8-Cast
Este nos apresenta um problema que, caso fosse um Mono-Red Prison, seria o mesmo de Chalice of the Void para 1.
As jogadas mais fortes que podemos fazer muito cedo são graças à Dark Ritual acelerando o nossa mana e Thoughtseize + Hymn to Tourach. Então se estamos na draw, o ideal é abrir mão de usar os Dark Ritual e talvez Thoughtseize. Se estamos na play podemos deixar estes cards.
Entra na Draw:
Sai na Draw:
Entra na Play:
Sai na Play:
VS UR Delver
Cartas como Delver of Secrets e recentes acréscimos de Dragon's Rage Channeler e Murktide Regent sempre foram problemáticas para este deck, ainda mais quando tem também todo o aparato de free counters e dano direto para ajudar a fechar o jogo.
Além de ser um deck total de card advantage, coisa que para nós é algo que pode vir a ser problemático, apesar de nosso deck ser preparado para isso.
Entra:
Sai:
VS UB Shadow
Contra Shadow, por conta da sua estratégia ser em volta da perda de vida para finalizar com os Death's Shadow, nosso deck tem facilidade de jogar contra, apesar da mesma problemática do UR Delver, exceto que não temos dano direto e nem as Dragon's Rage Channeler para acelerar um Murktide Regent.
Entra:
Sai:
VS Depths decks
Depths decks é um caso que é fácil de jogar contra, pois Karn, the Great Creator no turno 1-2, puxando Ensnaring Bridge ou até mesmo uma Pithing Needle já ajuda bastante para continuar nossa progressão de jogo.
Mas sempre lembrando que, pós-side, o oponente pode subir Force of Vigor para lidar com estas ameaças nossas. Subimos poucas cartas para não exagerar tanto também.
Entra:
Sai:
VS Death and Taxes
Baseado no fato deste deck ser um monocolor como o nosso, e que tem ferramentas similares as nossas (Wasteland), temos uma linha do que pode ser feito em questão do que subir.
Entra:
Sai:
VS Reanimator
Combo deck de cemitério, relativamente difícil no game 1, pois terá que estourar os Smallpox muito antes do que precisa, e fazer um Hymn to Tourach se torna muito ruim, pois acelera o combo dele.
Ad
Então subimos estas cartas para o game 2 e muita reza, pois dependendo da versão, pode vir uma Iona, Shield of Emeria.
Entra:
Sai:
VS Cephalid Breakfast
Cephalid é um deck que vem crescendo bastante nos torneios, sendo um combo girando em torno de Nomads en-Kor + Cephalid Illusionist, para se auto millar e ganhar de Thassa's Oracle.
Quase mesmo pensamento contra o Reanimator, exceto que aqui os descartes não serão prejudiciais.
Entra:
Sai:
Finalizando
Bom finalizamos por aqui, com o deck que me fez iniciar neste formato. Até a próxima!
Qualquer dúvida ou sugestão, estou disponível nos comentários.
— Comentarios0
Se el primero en comentar