Magic: the Gathering

Competitive

Metagame: A Segunda Semana de Foundations nos Eventos Competitivos

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo, apresentamos as principais novidades da segunda semana de Foundations nos torneios competitivos do Magic Online!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O novo core set de Magic: The Gathering, Foundationslink outside website, teve sua segunda semana de testes nos eventos competitivos do Magic Online e torneios presenciais neste fim de semana. Enquanto alguns cards ainda tentam se adaptar a listas estabelecidas, outras já apresentam sinais de virarem staples de um ou mais formatos.

Kiora, The Rising Tide e Sire of Seven Deaths tiveram outra semana relevante no Modern, enquanto Leyline Axe foi o motivador para tentar novos combos no Pioneer. No Standard, cards como Zombify e Kaito, Cunning Infiltrator foram os maiores destaques dos Challenges.

Ad

Confira neste artigo as principais novidades da segunda semana de torneios competitivos após o lançamento em Foundations. O formato Pauper não será abordado neste artigo, pois não apresentou mudanças em relação ao que já estava nos Challenges antes do lançamento da expansão, enquanto o Legacy terá sua própria cobertura do Eternal Weekend em um artigo separado.

Standard

Impulsionados pelo reprint de Zombify, Reanimator voltou ao formato com algumas listas aparecendo nos Challenges deste fim de semana. Desta vez, as listas focam numa base Magic Symbol UMagic Symbol B para descartar Atraxa, Grand Unifier e Valgavoth, Terror Eater para devolvê-los ao campo de batalha o mais cedo possível.

Loading icon

Loading icon

Outros destaques dessa semana foram os Planeswealkers. Ajani, Caller of the Pride encontrou um lar no Azorius Aggro, onde sua combinação com Regal Bunnicorn ou qualquer outra criatura com um poder suficientemente alto pode vencer partidas repentinamente, enquanto ele interage bem com veículos e com Warden of the Inner Sky.

Loading icon

Kaito, Cunning Infiltrator começa a surgir em listas de Dimir Midrange, seja no maindeck ou no Sideboard. Na versão abaixo, o jogador Kampo inclui duas cópias do Planeswalker no maindeck, onde ele interage com Kaito, Bane of Nightmares e cresce relativamente rápido com a quantidade de ameaças evasivas da lista.

Loading icon

A maior novidade da semana, entretanto, ficou para um deck que utiliza apenas Burst Lightning como um card de Foundations: a combinação de Urabrask com Artist’s Talent estabelece uma variante de “Storm” com mágicas de dano e efeitos que compram card, e o jogador Matsukasa10 aproveitou dessa interação entre cards para chegar ao sétimo lugar do Challenge de 23 de novembro.

Loading icon

O Gruul Storm foi a lista mais intrigante e mais inovadora dos eventos e Standard neste fim de semana. Pretendo explorar seu potencial no Magic Arena nos próximos dias, então esperem um guia de deck em breve!

Pioneer

Loading icon

Leyline Axe foi o principal destaque do Pioneer neste fim de semana. Enquanto ele não fez nenhum resultado expressivo, três listas buscaram usar o artefato que entra em jogo no Turno 0 para interagir com outros cards.

Loading icon

Loading icon

Uma dessas versões o usa junto de Metalwork Colossus para reduzir seu valor de mana aos moldes de como o deck já faz com Brass Knuckles e jogar sua criatura-chave cedo. Vale ressaltar que o novo equipamento interage com criaturas grandes como o próprio Colossus para causar dano letal com um só ataque, além de interagir com as fichas criadas por Simulacrum Synthesizer.

Loading icon

A segunda variante inclui Leyline Axe para interagir com Legion Extruder e Gleeful Demolition, aumentando o potencial de turnos explosivos com Reckless Bushwhacker enquanto o equipamento pode transformar Fervent Champion e outras criaturas em ameaças.

Essa versão tem potencial, mas parece requerer mais aprimoramento. Talvez, o plano de Atarka’s Command e one-drops baratos não é exatamente onde Leyline Axe quer estar, e variantes com Fervent Champion e Legion Extruder podem aproveitar de criaturas mais impactantes na mesa.

Ad

Loading icon

Elenda, Saint of Dusk veio para ficar. Apesar de apenas com uma ou duas cópias, ela se tornou uma staple do Niv to Light e já aparece na maioria das listas do arquétipo nos Challenges deste fim de semana.

Loading icon

Sua habilidade de Hexproof from Instants praticamente a protege de todas as remoções presentes no Pioneer hoje, ou as mais importantes, e requer mágicas como Sheoldred’s Edict para lidar com ela, tornando-a uma ameaça respeitável em algumas das partidas mais populares do atual Metagame!

Modern

Loading icon

Kiora, the Rising Tide continua encontrando novos lares no Modern e se solidificando em alguns. Essa semana, além de permanecer nas variantes de Goryo’s Vengeance, Kiora também encontrou espaço no Dimir Murktide e em uma lista de Four-Color Goodstuff.

Loading icon

Loading icon

Unearth e sua interação com Abhorrent Oculus tem começado a ganhar mais destaque nas listas de Dimir Tempo desde que Kiora, the Rising Tide foi lançada ao ponto do arquétipo abdicar de Murktide Regent por mais interação com outros cards que encaixam no escopo dessa mágica, tornando-o mais resiliente contra remoções.

Loading icon

Como esperado, Sire of Seven Deaths encontrou seu lar no Tron. O slot que antes pertencia a cards como Wurmcoil Engine tem visto um acréscimo do novo Eldrazi no maindeck como um card que se encaixa perfeitamente na matemática dos terrenos de Urza enquanto sua sopa de habilidades o torna muito resiliente e difícil de remover.

Loading icon

O último card de Foundations a encontrar espaço em listas do Modern neste fim de semana foi Alesha, Who Laughs at Fate no Mardu Energy. Em um arquétipo tão agressivo e lotado de criaturas com muito valor na mesa por um custo baixo, podemos aproveitar sua habilidade a cada turno para aumentar o potencial de atrito do arquétipo.

Sua presença neste deck, entretanto, pode sofrer com as prováveis mudanças que o Modern pode passar no próximo anúncio de Banidas e Restritas programado para 16 de dezembro, já que o Boros Energy e o Mardu Energy compõem mais de 30% do Metagame e estão com um percentual de presença muito acima dos outros principais competidores do formato.

Legacy

O Legacy e o Vintage tiveram seu evento mais importante do ano neste fim de semana com o Eternal Weekend, onde 1155 jogadores competiram e este merece um artigo próprio sobre as mudanças que o formato passou e o que os resultados destes torneios falam sobre a saúde desses cenários.

Nosso escritor de Legacy, Elton Fior, fará uma análise mais aprofundada do Metagame do evento e dos decks vencedores em sua coluna semanal aqui na Cards Realm.

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!