Introdução
O trigésimo campeonato mundial de Magic: the Gathering recém acabou, consagrando Javier Dominguez como bicampeão mundial e jogador do ano! Mas não foi só isso que surgiu de novidade.
Entramos na reta final de spoilers de Magic: the Gathering Foundations, recebemos uma gama de novidades sobre como as coleções seguintes irão impactar os formatos, e tivemos uma mudança de regra de combate, sendo muito importante para o Limitado - Se não souber das mudanças, temos um excelente artigo do juiz Antonio Carlos, basta clicar aqui!
Ad
Neste artigo abordaremos as mecânicas, arquétipo, base de mana e remoções da coleção com foco para Draft, Selado e Pré-Release.
Agora vamos entender a nova coleção de Magic que promete um design mais amigável para servir de porta de entrada de novos jogadores e funcionar como base do Standard.
Foundations
Mecânicas
Nenhuma das mecânicas de Foundations são novas, sendo, em grande parte, muito comuns nos formatos construídos e já conhecidas de outras coleções do Limitado recente (principalmente se considerarmos Modern Horizon 3).
Flashback
Flashback é uma mecânica que nos permite jogar as mágicas do cemitério pelo seu custo de Flashback.
Threshold
Threshold é uma mecânica que verifica se existem 7 ou mais cartas no cemitério para conceder novos efeitos às cartas.
Assim, as cartas com essa habilidade tendem a ficar mais fortes conforme o jogo se prolonga.
Prowess
Prowess é uma mecânica na qual as criaturas ganham +1/+1 até o final do turno para cada vez que for conjurada uma mágica de não criatura. Prowess é excelente para combinar com cantrips e truques de combate, causando sempre dúvidas se o bloqueio é realmente vantajoso.
Raid
Essa é uma habilidade que gera efeitos quando você ataca no turno. Na coleção, os efeitos são desencadeados na etapa final ou quando a criatura entra em campo. É especialmente eficiente para estratégias agressivas onde queremos continuar mantendo pressão na board.
Morbid
Essa é uma habilidade que gera efeitos se alguma criatura que morreu. Na coleção, os efeitos ocorrem no início da etapa final ou quando a criatura entra em campo. É uma mêcanica muito efetiva quando combinada com a estratégia de sacrifício, gerando muito valor.
Landfall
Landfall é uma habilidade desencadeada quando um terreno entra em campo de batalha. Mágicas que colocam mais terrenos em campo no turno são muito eficientes quando combinadas com essa habilidade, além de fetchlands em geral.
Arquétipos de Foundations
Azorius Flying
Na combinação Azul e Branca temos um arquétipo que se importa com criaturas voadoras.
O que vamos procurar são criaturas com voar ou que tenham sinergias com as criaturas que voam, e assim abusar da evasão para causar o máximo de dano.
Empyrean Eagle é uma peça chave para o arquétipo, sendo uma excelente opção agressiva.
Spectral Sailor é uma excelente criatura, conseguindo causar dano no início do jogo e fornecendo card advantage nos momentos em que temos manas sobrando.
Ad
Mischievous Mystic é uma forma de aumentar a board utilizando outras criaturas que tenham efeito de comprar carta, como o Spectral Sailor ou Skyship Buccaneer e Strix Lookout.
Kykar, Zephyr Awakener é uma boa opção para combinar com as demais mágicas do baralho.
Healer's Hawk é uma forma de desequilibrar o jogo, conseguindo bons pontos de vidas no início. Já Valkyrie’s Call é uma excelente forma de conservar a board e criar muitos problemas para os oponentes.
O arquétipo ainda permite uma variante com uma pegada para os Anjos, usando o ganho de vida a seu favor!
Falando em anjos, Dazzling Angel e Exemplar of Light funcionam muito bem juntos. Giada, Font of Hope e Youthful Valkyrie são peças-chave dentro do arquétipo. E a clássica Serra Angel é uma forma de manter a pressão sobre os oponentes e conservar um defensor para proteger os pontos de vida.
Angel of Finality é um possível recurso para evitar baralhos que utilizem cemitério ou mágicas de flashback.
Sphinx of Forgotten Lore fornece ao arquétipo um reaproveitamento das mágicas, além de ser um corpo eficiente para o combate.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Orzhov Lifegain
Nas cores Preto e Branco teremos um arquétipo que se importa com o ganho de vida, desencadeando as habilidades.
Para o arquétipo vamos querer criaturas com Lifelink, ou criaturas que ganhem vida quando outras criaturas entram em campo, como Dazzling Angel, funcionando como uma engrenagem do nosso plano de jogo.
Fiendish Panda é uma excelente opção do arquétipo, aumentando seu poder e retornando outra criatura para o campo.
Elenda, Saint of Dusk, além de ser um corpo excelente em sua curva de mana, limita as remoções que podem ser utilizadas nela pela sua proteção. Não é difícil conseguir atacar algumas vezes e conseguir ativar as condições para ela ter ameaçar, se tornando um perigo ainda maior para os adversários!
Bloodthirsty Conqueror permite converter todo o dano causado no oponente em ganho de vida. (Criaturas com lifelink vão recuperar vida dobrada com o dano causado.)
Dessa forma temos uma possibilidade de combo com Marauding Blight-Priest já que a perda de vida do oponente gera ganho de vida e o ganho de vida gera perda de 1 de vida.
Exemplar of Light é uma forma de conservarmos recurso, repondo o que estamos consumindo.
Ajani’s Pridemate funciona bem com o arquétipo, podendo sair de controle e se tornar uma ameaça relevante. Se encaixarmos um Healer's Hawk no primeiro turno, temos grandes chances de já termos um 3/3 no turno 2.
Ad
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Boros Aggro
Nas cores Vermelho e Branco temos um arquétipo aggro, que irá focar em fazer criaturas de custo baixo e tentar fechar o jogo o mais breve possível
Kellan, Planar Trailblazer é um das melhores cartas para o primeiro turno, podendo ficar ainda melhor conforme temos mana disponível. Savannah Lions também é muito agressivo, junto do Healer's Hawk que permite conectar dano com mais facilidade.
Resolute Reinforcements, Prideful Parent e Searslicer Goblin são boas formas de aumentar a quantidade de criaturas no campo de batalha.
Krenko, Mob Boss, se bem protegido, pode ser capaz de super povoar a mesa, ganhando o jogo sozinho.
Dauntless Veteran aumenta o dano da board ao atacar, sendo uma boa opção para potencializar o dano das criaturas, bem como a instantânea Goblin Surprise que pode fazer 2 corpos no campo de batalha.
Heroic Reinforcements é outra boa opção de finalização de jogo, aumentando o dano de combate e disponibilidade de criaturas na mesa.
Por fim, Frenzied Goblin pode fornecer o desequilíbrio necessário, tirando o melhor bloqueador adversário. Já Swiftblade Vindicator, se combinada com os truques de combate certos, pode ganhar o jogo de forma inesperada.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Selesnya Counters
Nas cores Verde e Branco temos um arquétipo voltado para fortalecer suas criaturas e vamos buscar permanentes que coloquem marcadores +1/+1 nas nossas criaturas. Também vamos procurar criaturas que tenham efeitos relativos aos marcadores.
Treetop Snarespinner é uma excelente forma de aproveitarmos a mana sobressalente no fim de jogo, além de ser uma boa barreira - tendo um corpo bem difícil de passar por cima.
Ajani, Caller of the Pride é um planeswalker bem eficiente no arquétipo, consegue manter a mecânica ativa e sua habilidade para baixo permite fornecer evasão com Golpe Duplo, podendo ser uma forma de fechar partidas!
Vivien Reid também é uma boa opção, fornecendo vantagem de cartas e sendo capaz de retirar artefatos ou encantamentos que são mais difíceis de termos resposta. Já Good-Fortune Unicorn é mais uma forma de desenvolver o arquétipo com as demais criaturas, sendo uma peça bem relevante.
Ad
Scavenging Ooze é uma boa opção de ganho de vida e controle de cemitério, mantendo o foco no plano de jogo.
Se não for respondido, têm potencial de ganhar o jogo sozinho, sendo especialmente forte contra arquétipos com interação com cemitério ou de self mill.
Wildwood Scourge tem o design que se torna muito efetivo nos turnos iniciais e no final de jogo, se tornando uma criatura gigantesca e desequilibrando a board.
Ghalta, Primal Hunger não é só uma criatura grande, mas pode se aproveitar do crescimento de poder do arquétipo para conseguir entrar em campo mais cedo, sendo um excelente finalizador.
Tendo acesso com algumas formas de ganho de vida como Dazzling Angel, Ajani’s Pridemate é outra boa opção dentro do arquétipo.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Dimir Threshold
Nas cores Azul e Preto temos um arquétipo que irá focar no aumento do cemitério para tirar proveito da mecânica de Threshold.
Para isso, vamos precisar trabalhar como um Midrange, buscando o máximo de valor.
Kiora, the Rising Tide é o principal motivo para estar no arquétipo, sendo a melhor opção para montá-lo. Dreadwing Scavenger é outra criatura boa aqui, fornecendo seleção de cartas conforme ataca.
Faebloom Trick é uma opção para atrasar o oponente, alimentar o cemitério e desenvolver a board.
Criaturas com evasão são muito boas, permitindo conectar dano enquanto seguramos com a pressão com as demais criaturas.
Strix Lookout é outra opção de seleção de cartas na mão, eConsuming Aberration é muito forte após as trocas de recurso do meio do jogo, tirando proveito dessas situações.
No mais, vamos querer remoções para os primeiros turnos - como Stab e Witness Protection, além de Remoções definitivas como Hero’s Downfall e Bake into a Pie.
Liliana, Dreadhorde General é uma carta muito boa para o arquétipo, permitindo povoar a mesa e realizando trocas positivas.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Izzet Spells
Nas cores Azul e Vermelho temos um arquétipo que busca utilizar muitas mágicas para gerar os efeitos das nossas permanentes.
Ad
Balmor, Battlemage Captain fornece um plano de jogo agressivo, que combinado com criaturas com prowess, pode fechar o jogo bem rápido.
Cards com flashback são muito eficientes para o arquétipo, já que podem ser reutilizados em momentos à frente.
Sphinx of Forgotten Lore é o tipo de carta que o arquétipo precisa, maximizando todas as spells.
Archmage of Runes é outra forma de manter os recursos, tendo o benefício de reduzir os custos das mágicas.
Drake Hatcher, Homunculus Horde e Mischievous Mystic são peças interessantes por criarem board dentro da mecânica do baralho.
Rite of the Dragoncaller, embora seja um encantamento muito forte, tem em seu alto custo um problema para o arquétipo, devido a ser um momento do jogo onde os recursos já estão escassos. Porém, se conseguirmos conservar recursos, é uma carta decisiva.
Firebrand Archer e Firespitter Whelp são formas de causar dano direto, que se combinados com Niv-Mizzet, Visionary, podem gerar muita vantagem de cartas - mas devido ao custo do Niv, será necessário tender mais para o controle do jogo para poder utilizá-lo desta forma.
Tolarian Terror é mais uma opção agressiva do arquétipo, podendo ser colocado no jogo bem cedo após uma sequência de mágicas. Spectral Sailor é uma boa opção para garantir compras de cartas quando os recursos acabarem.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Simic Ramp
Nas cores verde e azul temos o arquétipo de ramp de mana. O objetivo aqui é aumentar a disponibilidade de mana nos primeiros turnos e conjurar mágicas pesadas antes do oponente.
Dito isso, a carta-chave do arquétipo é Llanowar Elves, permitindo já realizar mágicas de custo 3 no turno 2.
Tatyova, Benthic Druid se beneficia de quanto mais cedo conseguimos ter ela em campo, sendo importante conjurar somente se conseguir descer terreno imediatamente, para maximizar seu efeito.
Criaturas com efeitos de pagar mana são muito bem-vindas ao arquétipo, e Treetop Snarespinner e Spectral Sailor são muito eficientes nesse quesito.
Sire of Seven Deaths, Quilled Greatwurm e Koma, World-Eater são bons motivos para se estar no arquétipo, tendo muito impacto no campo. Wildwood Scourge é uma excelente forma de aproveitar a mana disponível.
Grow from the Ashes é mais uma forma de avançar a disponibilidade de mana, sendo particularmente eficiente com criaturas que tenham landfall, e Ghalta, Primal Hunger é uma ótima ameaça.
Ad
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Rakdos Raid
Nas cores preto e vermelha teremos um arquétipo voltado para a habilidade raid. Como para ativarmos a habilidade precisamos atacar, então basicamente queremos um plano de jogo agressivo e que se aproveite das mecânicas de raid.
Alesha, Who Laughs at Fate é com certeza a melhor carta para o arquétipo - todas as suas habilidades são muito significantes, permitindo bons ataques e conservar sua board.
Perforating Artist é outra criatura que queremos para a nossa estratégia, seu toque mortífero permite trocas com criaturas de custo superior, podendo significar bons ataques. Seu Raid garante uma vantagem contínua - seja de vida, cartas ou permanentes, enquanto atacarmos.
Searslicer Goblin apresenta um design muito impactante para o arquétipo, já que, com apenas uma ativação, podemos manter ataques constantes perdendo apenas o token criado, desenvolvendo a habilidade de outras criaturas e fortalecendo o nosso plano de jogo.
Battlesong Berserker pode ser uma forma de mantermos o ataque oferecendo uma evasão com o ameaçar, e Frenzied Goblin é mais uma forma de reduzirmos bloqueadores e continuarmos atacando.
Remoções pontuais de baixo custo são muito bem-vindas.
Stab, Burst Lightning e Abrade podem garantir que continuemos com a pressão. Vampire Nighthawk é uma excelente opção tanto nos jogos contra decks agressivos quanto nos jogos contra decks com bichos maiores, onde seu toque mortífero pode deixar seu oponente na dúvida sobre atacar ou não.
Krenko, Mob Boss e sua capacidade de fazer boards saírem de controle pode ser extramente benéfico para nosso plano de jogo, já que teremos mais criaturas do que oponente.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Golgari Morbid
Nas cores preto e verde, temos um arquétipo que irá olhar para a morte de criaturas, suas ou do oponente.
Assim, temos a opção de uma linha de sacrifício, nos aproveitando de criaturas que geram efeitos ao morrerem e criaturas com a mecânica morbid. Wardens of the Cycle é uma boa opção, fornecendo vida ou vantagem de cartas, de acordo com o momento de jogo.
Needletooth Pack garante que suas criaturas continuem sendo uma ameaça, se fortalecendo conforme trocas ocorrem. Vengeful Bloodwitch é uma peça interessante dentro do conceito de sacrifício, drenando o oponente e mantendo uma pressão.
Ad
Infestation Sage, Infernal Vessel e Reassembling Skeleton são opções de recursos para sacrifício que continuam fornecendo corpos na mesa.
Cartas que fazem mais de um corpo quando entram em campo também são interessantes:
Lathril, Blade of the Elves combinada com algumas remoções pode conectar boas sequências de dano, gerando muitas fichas para desenvolver o jogo. High-Society Hunter, além de ser uma criatura muito agressiva, funciona como uma engrenagem do arquétipo, comprando cartas enquanto sacrificamos criaturas.
Elvish Regrower nos permite reaproveitar os recursos já gastos, trazendo de volta peças relevantes para mantermos a mecânica em jogo. Spinner of Souls é outra forma de mantermos o funcionamento da mecânica, já que sempre irá achar criaturas.
Ravenous Amulet pode ser uma forma de conseguir desenvolver o arquétipo e fechar o jogo com dano direto.
Uma variante que pode ser explorada é utilizando Cackling Prowler para uma estratégia mais agressiva, mantendo pressão e removendo os bichos significantes para drenar os pontos de vida e usando o Morbid para fortalecer seu campo de batalha.
Snakeskin Veil e Giant Growth podem ser fundamentais para essa estratégia, assim como as remoções como Stab para o início de jogo e Hero’s Downfall para as criaturas maiores.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Gruul Power 4
Nas cores Vermelho e Verde temos um arquétipo stompy, que se importará se o poder das criaturas é quatro ou mais - dessa forma, iremos buscar criaturas acima da curva ou criaturas que tenham a interação que procuramos.
Para isso, Llanowar Elves é a melhor carta para o primeiro turno, nos permitindo já acelerar nosso jogo jogando criaturas de turno 3 e iniciando a pressão sobre o oponente. Ruby, Daring Tracker é uma outra peça interessante, avançando a disponibilidade de mana nos primeiros turnos se tornando uma peça agressiva nos turnos a frente.
Nessian Hornbeetle consegue escalar de poder todo turno se conseguirmos o setup da mecânica. Garruk’s Uprising é uma importante peça de desenvolvimento do arquétipo, garantindo recursos e quebrando contas de bloqueio ao conferir um atropelar inesperado.
Ashroot Animist combinado com Bulk up pode ter um efeito devastador, fazendo com que truques de combate sejam muito mais efetivos.
Ambush Wolf pode pegar oponentes desprevenidos, garantindo mais 4 de poder em um momento não esperado. Sylvan Scavenging, Spinner of Souls e Vivien Reid são cards interessantes para dinâmica do arquétipo, sendo opções de como manter recursos na mão.
Ad
Ghalta, Primal Hunger é uma excelente opção, com uma série de criaturas de grande poder reduzindo seu custo. Flamewake Phoenix é uma opção de pressão constante, sendo fácil trazer de volta do cemitério.
Utilizando uma estratégia mais ramp, temos Drakuseth, Maw of Flames e Etali, Primal Storm, ambos sendo finalizadores excelentes, capazes de praticamente ganhar o jogo se você conseguir atacar com qualquer um deles.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Correção de mana
Agora que passamos todos os arquétipos vamos falar das formas que temos de acessar as cores de mana.
Terrenos
Na coleção temos 10 lifelands duais, que garantem uma facilidade de acesso às cores necessárias, além de Evolving Wilds sendo outra opção para achar os terrenos necessários.
Nesta coleção não temos os terrenos que filtram mana.
Artefatos
Burnished Hart e o Solemn Simulacrum são boas opções de ramp, buscando os terrenos necessários direto para o campo de batalha.
Uma opção menos eficiente é o Campus Guide, que permite achar os terrenos da cor que precisa, colocando no topo do baralho.
Heraldic Banner, além de um potencializador das criaturas, pode ser a correção de cor que precisamos (embora muitas vezes vamos querer que ele seja da cor mais comum às criaturas do baralho.)
Outra forma de garantirmos as cores de mana necessárias é com o Goldvein Pick, podendo amplificar os danos nos primeiros turnos e garantir uma mana adicional por meio dos tesouros. Foi muito eficiente durante o Limitado de Kaldheim.
Criaturas
Na coleção, não temos nenhuma criatura que corrija cor (exceto as criaturas artefatos que já tratamos acima). Todos as criaturas que geram mana da coleção, geram nas cores que elas mesmas custam, como Llanowar Elves, Elvish Archdruid ou Ruby Daring Tracker, funcionando mais como ramps do que como correções.
Remoções
Incolor
Meteor Golem tem um custo de mana muito alto para pouco efeito, é verdade, mas às vezes é a remoção que temos e sua capacidade de lidar com qualquer permanente é extremamente relevante, tornando-o uma peça ultra versátil.
Ad
Branco
Joust Through, além de ganhar vida, consegue parar aproximadamente 69% da coleção.
Luminous Rebuke apresenta um design de redução de custo bem interessante, permitindo que a carta não seja morta contra criaturas com vigilância.
Banishing Light é uma das melhores remoções disponíveis no branco.
Cathar Commando combina uma criatura agressiva com uma solução de artefato/encantamento.
Day of Judgment é uma forma de voltar para o jogo quando o oponente queimou todos os recursos, sendo muito eficiente dentro do Limitado.
Make Your Move e Stroke of Midnight tem na versatilidade a sua principal relevância, sendo remoções que podem ser utilizadas de diversas formas.
Azul
Falando das cartas azuis, Witness Protection é uma excelente forma de “desligar” uma peça chave do arquétipo do oponente, tirando suas habilidades.
Imprisoned in the Moon basicamente desativa a peça chave do oponente em troca de fornecer um ramp - um preço aceitável a se pegar para lidar com uma criatura problemática.
Aetherize embora não seja uma remoção, é uma jogada de tempo tão relevante que funciona como se fosse; retirar de campo todas as criaturas atacantes de seu oponente pode ser decisivo para fechar o jogo, o que me faz incluir essa mágica como uma “remoção” azul.
Preto
Seeker’s Folly pode ser uma excelente opção contra arquétipos mais agressivos, lidando com aproximadamente 19% das criaturas da coleção. Sua alternativa para o descarte a torna interessante.
Eaten Alive é uma boa remoção, principalmente em arquétipos de sacrifício, exilando a criatura do adversário.
Stab é uma excelente remoção de primeiros turnos, lidando com aproximadamente 50% da coleção.
Bake into a Pie e Hero’s Downfall são remoções clássicas do preto, lidando com qualquer criatura.
Liliana, Dreadhorde General tem uma habilidade de sacrifício extremamente relevante, permitindo retirar ameaças da mesa, mesmo que tenham proteção.
Vermelho
Fiery Annihilation consegue lidar com 90% das criaturas da coleção, sendo extremamente eficiente - uma das melhores remoções disponívei na cor, principalmente por garantir o exílio da criatura.
Abrade tem uma excelente versatilidade, conseguindo atingir quase 69% do formato- uma peça muito importante para lidar com artefatos problemáticos.
Burst Lightning além de ser uma opção para fechar jogos causando 4 de dano direto, tem a possibilidade de funcionar como remoção. Com o custo do Kicker, ela consegue lidar com aproximadamente 86% das criaturas da coleção e atingindo, aproximadamente, 50% da coleção pelo seu custo original.
Ad
Goblin Negotiation pode ser convertido em criatura com o excesso de dano, criando várias tokens, e sendo uma remoção muito boa para decks que têm muita mana disponível.
Incinerating Blast, embora lide praticamente com toda a coleção, atingindo 94%, não é tão boa assim. Sua velocidade de feitiço em conjunto com o custo elevado, fazem com que não seja uma remoção boa. Sua habilidade de looting é interessante, mas seu alto custo a torna ineficiente.
Seismic Rupture e Slagstorm são formas de lidar contra decks mais agressivos, limpando a board.
Slagstorm tem a vantagem de poder causar dano direto no oponente para os casos de não ser interessante aplicar uma global contra o oponente.
Chandra, Flameshaper pode ser uma forma de desequilibrar a mesa no fim do jogo, removendo vários bloqueadores. Porém, não é tão eficiente como planeswalker devido ao seu alto custo.
Verde
No verde não vamos fugir muito do padrão de remoções da cor.
Felling Blow e Bite Down são remoções clássicas do verde, onde uma criatura causa dano a outra.
Affectionate Indrik e Bushwhack são as remoções de luta, bem eficientes por sinal, com o primeiro sendo um corpo que tende a permanecer no campo e o segundo tendo a opção de achar terrenos que faltam, caso não seja necessário como remoção.
Broken Wings é a remoção padrão verde, que lida com criaturas voadoras, encantamentos ou artefatos, sendo uma boa remoção para a coleção levando em conta termos um arquétipo inteiro de criaturas voadoras.
Reclamation Sage é o clássico 2 para 1, uma criatura que entra lidando com um encantamento ou artefato do oponente, podendo desenvolver o nosso jogo e atrasar o do adversário.
Conclusões
Foundations apresenta uma coleção interessante, com boas criaturas, remoções interessates e bons terrenos, além de não trazer nenhuma mecânica mirabolante.
O deckbuilding e como os jogadores vão explorar os baralhos vão contar muito. Todas as cores conseguem se conectar fora do arquétipo, sendo possível pequenos splashs para uma terceira cor.
Para vocês, qual arquétipo pareceu mais interessante?
Dentre os arquétipos, o Orzhov Lifegain me pareceu bem interessante, tendo um combo possível dentro da sua estratégia (que pode ser utilizado em qualquer deck que tenha preto).
Espero que tenham gostado do artigo. Qualquer dúvida, vocês podem encaminhar pelos comentários!
— Comentarios0
Se el primero en comentar