Magic: the Gathering

Deck Guide

Lost Caverns of Ixalan: Guia para Limitado, Pré-Release e Draft

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo falaramos sobre as mecânicas, remoções, fixers de mana e arquétipos da coleção com foco no Limitado.

Edit Article

Introdução

Novembro chegou e com ele temos a mais nova coleção - e agora estaremos vendo as consequências da guerra contra Phyrexia em Ixalan.

Lost Caverns of Ixalanlink outside website (LCI) é a mais nova coleção de Magic, e com os spoilers finalizados, chegou a hora de darmos o nosso parecer para os cards.

Neste artigo vamos falar sobre as mecânicas, arquétipos e seus principais cards, remoções e correções de mana disponíveis para serem utilizadas para eventos de Limitado (Pré-Release, Selado ou Draft).

Ad

Então chega de conversa e vamos para a análise da coleção!

Sobre Lost Caverns of Ixalan

Como nas coleções Ixalan e Rivals of Ixalan, The Lost Caverns of Ixalan está recheado de criaturas que seguem um mesmo tipo, como Dinossauros, Piratas, Vampiros e Merfolks, então podemos esperar criaturas consideravelmente poderosas e boas interações entre elas.

Mecânicas

Outro ponto relevante são as mecânicas da coleção. Temos a volta do explore, cards dupla-face e land cyclings, fornecendo uma melhor dinâmica para o Limitado. Além delas, temos uma série de habilidades novas que podem ser extremamente relevantes no formato.

Explore - Explorar

Explore é uma mecânica já conhecida do jogador de Magic. Quando uma criatura ativa a habilidade, você revelará o topo do baralho, caso seja um terreno, você coloca na mão, caso não seja, você bota um marcador +1/+1 na criatura e em seguida decide se o card fica no topo ou é colocado no cemitério.

É uma habilidade que te fornece card advantage ou aumento de poder da board junto a controle do topo do baralho. Além disso, a habilidade tem uma excelente sinergia com mecânicas que olham para o cemitério e reanimates.

Loading icon

Land Cycling - Reciclar terreno

Os cards com Land Cycling são formas de conseguirmos garantir o acesso nas cores necessárias, evitando que a ausência de terrenos nas cores atrapalhe o desenvolvimento do nosso jogo.

Diferente dos Land Cycling de LTR, aqui o custo passa a ser 2 para realizar seu efeito, existindo um de cada cor.

Loading icon

Craft - Construir

Craft é uma mecânica ligada a artefatos da coleção em que seus custos de ativação normalmente envolvem exilar o próprio artefato, exilar permanentes do cemitério ou do campo e pagar custos de ativação. O efeito só pode ser ativado em velocidade de feitiço.

Como todos os passos são custos de ativação, ao ativar a habilidade os cards estarão exilados, não sendo possível realizar uma remoção no momento de ativação.

Loading icon

Descend - Descer

Descend é uma mecânica que avalia quantidade de permanentes no seu cemitério. Seus efeitos são ativados de 4 formas:

Se as permanentes foram para o cemitério no turno, tendo o efeito ocorrendo na fase final (existe uma mágica que permite escolher seus dois efeitos caso tenha descido no turno.)

Se existem 4 permanentes no cemitério;

Se existem 8 permanentes no cemitério;

Efeitos potencializados de acordo com a quantidade de permanentes no cemitério.

Descend 4, Descend 8 e o Fathomless Descent (olha a quantidade total de permanentes no cemitério no momento que é utilizado.) são formas de aproveitar o valor que já existe no cemitério, potencializando mágicas que já foram feitas e a estratégia de alimentar o cemitério.

Ad

Loading icon

Discover - Descobrir

Discover é uma mecânica muito similar ao Cascade. Uma mágica com discover irá revelar cards do topo até encontrar um card não-terreno com custo de mana menor do que o nível da habilidade. Então o jogador pode escolher entre conjurar de graça o card revelado ou colocá-lo na mão. Os cards revelados serão colocados no fundo do grimório em ordem aleatória.

Loading icon

Map Token - Ficha de Mapa

Map Token são fichas de artefatos com a habilidade de pagar 1 mana, virar o mapa e sacrificar, fazendo com que a criatura alvo explore.

Além das diversas interações com artefatos, poder aumentar o poder das criaturas ou tirar terrenos do topo pode ser importante em um formato como o Limitado, onde temos momentos de equilíbrios de mesas, sendo importante essas escolhas.

Loading icon

Finality Counters - Marcadores de Finalidade

Esses marcadores surgem como uma forma de organizar o jogo com habilidades que trazem cards de volta ao campo de batalha, normalmente vindos do cemitério, e caso eles morram, são exilados. Então os Finality Counters foram criados de forma a encurtar essa descrição e tornar mais prática uma mecânica tão comum.

Para o Limitado pode ser uma forma de reaproveitarmos efeitos de criaturas ou de trazer criaturas relevantes de volta ao campo de batalha.

Loading icon

Arquétipos

Passado as mecânicas do formato, está na hora de vermos os principais arquétipos.

Azorius Artefatos

Magic Symbol WMagic Symbol U

Para a combinação branca e azul temos um arquétipo ligados a artefatos. Serão utilizados cards que se importam com outros artefatos, como Thousand Moons Smithy, Braided Net, Fabrication Foundry e Master’s Guide-Mural.

Para esse arquétipo, cards que criam tokens de artefatos e atrasam o jogo do oponente se tornam mega importantes, tendo em vista que as habilidades de Craft são voltadas para o fim do jogo.

Spring-Loaded Sawblades é uma boa opção de remoção para o arquétipo.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Orzhov Aristocrats

Magic Symbol WMagic Symbol B

Na combinação branco e preto temos o arquétipo de sacrifício, sendo importante ter combustível para alimentar a engrenagem e cards que tirem proveito da mecânica.

Vito, Fanatic of Aclazotz, Bartolomé del Presidio e Dusk Rose Reliquary são fontes que aproveitam a mecânica para realizar efeitos, enquanto Greedy Freebooter, Fanatical Offering e Broodrage Mycoid funcionam como combustíveis, fornecendo o necessário para manter a estratégia efetiva.

Ad

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Boros Aggro

Magic Symbol WMagic Symbol R

Como de praxe, a combinação branca e vermelha nos traz uma estratégia Aggro, focada em fazer o máximo de mágicas nos primeiros turnos e agredir ao máximo o oponente.

Inti, Seneschal of the Sun permite trocar terrenos extras por mais gás e agressividade na sua mesa. Quintorius Kand é uma excelente forma de manter presença de mesa e tirar vantagem de mágicas com Discover drenando vida do oponente ao mesmo tempo. Se combinarmos com Caparocti Sunborn, podemos aumentar a board enquanto punimos o oponente.

Ojer Axonil, Deepest Might e Bonehoard Dracosaur são cards extremamente fortes por si só, sendo excelentes finishers para o baralho.

Sanguine Evangelist é uma boa opção para o momento de board consolidada.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Selesnya Counters

Magic Symbol WMagic Symbol G

Para o arquétipo nas cores branca e verde temos a mecânica de marcadores.

O intuito da estratégia é utilizar criaturas que tenham habilidades desencadeadas por controlarmos criaturas com poder acima do seu poder original.

Sovereign Okinec Ahau e Kutzil, Malamet Exemplar são os cards-chave do arquétipo.

Explorer’s Cache, Ironpaw Aspirant e Jade Seedstones são formas de colocar marcadores nas suas criaturas.

Outra forma de conseguir marcadores são com criaturas com a habilidade explore, como Kinjalli's Dawnrunner, Miner’s Guidewing, Glowcap Lantern e Jadelight Spelunker.

Assim, o arquétipo é capaz de estabelecer vantagem com os cards na mesa ficando mais fortes.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Dimir Descend

Magic Symbol UMagic Symbol B

Nas cores azul e preto temos um arquétipo que vai se importar com a quantidade de cards no seu cemitério, focando nas habilidades de Descend.

Ad

The Ancient One é um dos melhores cards aqui, sendo capaz de alimentar o cemitério e depois que ativar o Descend se torna um finisher muito efetivo.

Cards de permanente que alimentem o cemitério e se reponham na mão são extremamente relevantes, como Sage of Days e Orazca Puzzle-Door.

Outros cards importantes para o arquétipo são Chupacabra Echo e Song of Stupefaction, por funcionarem como remoções de criaturas e contabilizarem futuramente para o descend quando saírem de campo.

Tarrian’s Journal é outra peça muito sinérgica, podendo manter recursos na mão enquanto o cemitério é alimentado e quando transformado, permite trazer de volta criaturas do seu cemitério.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Izzet Pirate Artifacts

Magic Symbol UMagic Symbol R

Na combinação azul e vermelha temos um arquétipo voltado para utilização de artefatos, mas diferente do Azorius que tem um foco maior na habilidade de Craft, o Izzet vai ter uma interação maior com os artefatos que entram em campo e efeitos conjuntos das criaturas tipo pirata.

Saheeli, the Sun’s Brilliance é muito eficiente para aproveitar efeitos de ETB (entrar no campo de batalha) como os de Magmatic Galleon, Idol of the Deep King ou Waylaying Pirates.

Outro card muito relevante nas cores é o Captain Storm, Cosmium Raider, se conseguir construir um baralho com uma quantidade de piratas relevante é possível construir uma estratégia que torne, cada um, uma ameaça extremamente relevante. Cards como Plundering Pirate, Breeches, Eager Pillager e Enterprising Scallywag são excelentes para aumentar a eficiência da estratégia.

Poetic Ingenuity é extremamente forte dentro do arquétipo, permitindo construir mesa e aumentar a disponibilidade de mana junto, tornando uma grande ameaça qualquer artefato conjurado.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Simic Explore

Magic Symbol UMagic Symbol G

Nas cores verde e azul temos um arquétipo voltado para mecânica Explore, potencializando os seus efeitos.

Cards como Nicanzil, Current Conductor, Deepfathom Echo, Twists and Turns e Merfolk Cave-Diver são alguns exemplos de peças que se aproveitam da mecânica.

Ad

Glowcap Lantern, Seeker of Sunlight e Subterranean Schooner são formas de manter a estratégia funcionando, garantindo assim os land drops e crescendo o poder da board.

A estratégia do arquétipo vai ser utilizar a mecânica para aumentar a board e melhorar as compras do baralho, gerando vantagens seguidas para superar o oponente.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Rakdos Descended

Magic Symbol BMagic Symbol R

Na combinação preto e vermelho temos uma interação com cards que vão para o cemitério no turno. Diferente da estratégia Dimir, que se importa com a quantidade total, o Rakdos vai olhar somente para o que foi feito durante o seu turno. Zoyowa Lava-Tongue e Molten Collapse são alguns exemplos.

Como a estratégia não é focada em quantidade de permanentes no cemitério, o baralho pode mesclar a sua forma, utilizando sacrifícios, descartes e mill para ativar as habilidades.

Outros cards relevantes para o arquétipo são Stalactite Stalker, Corpses of the Lost, Brass’s Tunnel-Grinder e Enterprising Scallywag

Child of the Volcano pode surgir como um excelente finisher caso a mecânica esteja bem encaixada.

Promising Vein e Restless Vents funcionam ativando a mecânica e corrigindo a disponibilidade de mana do baralho.

Souls of the Lost e Fanatical Offering são bons cards para serem utilizados como engrenagens do baralho.

Dead Weight é extremamente eficiente, sendo capaz de remover criaturas do oponente e funcionar como gatilho para o funcionamento do arquétipo.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Golgari Descend

Magic Symbol BMagic Symbol G

No preto e verde temos mais um arquétipo que se importa com os cards no cemitério, sendo bem parecido com a versão Dimir, porém os efeitos no Golgari são mais agressivos.

The Mycotyrant e Akawalli, the Seething Tower são alguns exemplos de como a estratégia do baralho se desenvolve. São criaturas de baixo custo que conseguem sair de controle bem rápido caso não tenham remoções para elas.

Stinging Cave Crawler é uma forma de repor os cards perdidos e Broodrage Mycoid potencializa o crescimento da board.

Ad

Echo of Dusk e Basking Capybara são peças que podem se tornar muito agressivas se estiverem acompanhadas de formas de alimentar o cemitério rápido.

Malamet Veteran é outro card que precisa ser controlado antes que saia de controle, sendo capaz de crescer sozinho ou aumentar o poder da sua mesa.

The Skullspore Nexus é um artefato que consegue entrar em jogo custando 4 ou 5 manas facilmente, e após entrar em campo, os combates passam a ser muito vantajosos, tendo em vista que o poder das suas criaturas podem ser dobrado e os cards que forem removidos deixam tokens tão fortes quanto.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Gruul Dinos Stompy

Magic Symbol RMagic Symbol G

Na combinação vermelho e verde temos um arquétipo voltado para Dinossauros, que tem como objetivo tirar proveito das habilidades de cards como Burning Sun Cavalry, Belligerent Yearling, Earthshaker Dreadmaw e Palani’s Hatcher.

Outros cards de suporte são Itzquinth, Firstborn of Gishath, Thrashing Brontodon e Hulking Raptor, oferecendo uma gama de habilidades para o baralho enquanto aumenta a board.

Bonehoard Dracosaur é uma opção extremamente eficiente conseguindo oferecer card advantage, aumentar a board e disponibilidade de mana ao mesmo tempo que é um corpo relevante com evasão. Uma das melhores criaturas disponíveis para o arquétipo.

Pugnacious Hammerskull é outra opção muito eficiente aqui, já que a grande maioria das criaturas serão dinossauros, é possível conseguir ataques limpos com frequência forçando o oponente a perder muitos pontos de vida ou criaturas.

Ghalta, Stampede Tyrant é um card extremamente decisivo, mas exige uma sequência de ramps muito bem feitos e a tendência é que quando esteja em campo, sua mão já esteja vazia, não conseguindo fazer grandes uso da habilidade dela.

Caso consiga construir um jogo conservando os recursos e descendo a Ghalta com 1 ou 2 criaturas realmente pesadas na mão, isso pode ser um fator de mudança de jogo.

Loading icon

Melhores Cards Comuns

Loading icon

Melhores Cards Incomuns

Loading icon

Correção de mana

Na coleção, além das manlands de cores aliadas favorecendo a correção, temos alguns terrenos que possibilitam um ajuste da disponibilidade de cor, como Sunken Citadel, Promising Vein, Pit of Offerings e Echoing Deeps. Além deles temos Cavern of Souls para utilizarmos em decks baseados em criaturas do mesmo tipo.

Ad

Como opção alternativa temos o Captivating Cave como filtro de mana, não sendo tão eficiente quanto as demais soluções, mas ainda sim uma alternativa para fixar uma determinada cor pendente.

Loading icon

Outra opção para fixar mana são os artefatos como Sunbird Standard e Scampering Surveyor ambos gerando uma forma de ramp para o baralho.

Compass Gnome é uma forma de garantir os land drops do próximo turno, colocando no topo do baralho os cards de terreno, funcionando muito bem na hora de desencadear uma habilidade de explore.

Loading icon

Outra solução para achar as cores que faltam são os cards do ciclo de Land Cycling que permitem buscar os terrenos de seus tipos ajustando a curva de mana ou oferecendo a correção apropriada, além de oferecerem um card de criatura relevante para o final do jogo.

Loading icon

Uma opção temporária é o Careening Mine Cart ou Buried Treasure, disponibilizando tesouros para garantir uma maior disponibilidade de mana temporária ou mesmo uma correção pontual.

Loading icon

Separando por cores, no Izzet temos o The Belligerent que cria tesouros quando ataca.

No verde, o Poison Dart Frog é o dork da coleção, sendo capaz de gerar mana de qualquer cor.

Já no vermelho, além das criaturas que criam tesouro, temos o Diamond Pick-Axe - equipamento que faz com que a criatura equipada crie tesouro quando ataca, e uma versão dele incolor foi observada no Limitado de Kaldheim, Goldvein Pick, sendo bastante efetiva.

Algumas pequenas mudanças podem definir se será menos ou mais eficiente, afinal, se por um lado o custo de equipar aumentou, por outro o equipamento se tornou indestrutível e só precisa atacar para criar o tesouro. Sua maior limitação é estar na cor vermelha, o que deve restringir seu uso.

Loading icon

Remoções

Remoções são um ponto muito relevante da coleção, aqui iremos passar algumas delas e observar as principais de cada cor

Branco

Magic Symbol W

Loading icon

Dentre as remoções disponíveis, Dusk Rose Reliquary e Get Lost são as mais fortes disponíveis no branco: baixo custo de mana, custo baixo e pouco benefício para o oponente.

Em uma coleção onde tokens de artefato são fáceis de gerar, seja na forma de tesouro, ou na forma de mapas, o custo do Dusk Rose Reliquary é bem fácil de se pagar.

Spring-Loaded Sawblades merece uma menção por ter flash e poder retornar como um veículo 5/5 de tripular 1 (com a possibilidade de ser tripulado por artefatos).

Ad

Azul

Magic Symbol U

Loading icon

No azul, além das jogadas de tempo tradicionais como bounces, mágicas para virar criaturas e anulações, temos no Eaten by Piranhas uma forma de combater mágicas com habilidades chatas em campo.

Confounding Riddle é uma boa opção de anulação para o Limitado, tendo em vista que pode ser realizada sua outra habilidade, dando uma versatilidade para o card.

Preto

Magic Symbol B

Loading icon

Malicious Eclipse é uma remoção mais apropriada para o sideboard, sendo efetiva em partidas contra decks Aggro.

Terror Tide é perfeita para ser utilizada em decks focados em Reanimate, conseguindo alimentar o cemitério nos primeiros turnos e acabando com a mesa do oponente.

Bitter Triumph pode ser uma forma de alimentar as mecânicas de Descend, sendo uma excelente remoção.

Dead Weight é outra remoção muito eficiente nos arquétipos que visam o cemitério, tendo em vista que alimenta o Descend enquanto consegue lidar com criaturas do oponente.

Vermelho

Magic Symbol R

Loading icon

Com a quantidade de artefatos disponíveis, o valor do Abrade cresce consideravelmente, além de remover 64,6% do field.

Magmatic Galleon é capaz de remover mais de 90% do field da coleção, sendo uma excelente forma de lidar com ameaças.

Triumphant Chomp é uma remoção de excelente potencial, principalmente em decks baseados em dinossauros, tendo a possibilidade de causar até 12 de dano se uma Ghalta estiver na mesa! Lembrando que com Saheeli’s Lattice é possível ter um dinossauro com um poder maior que o da Ghalta.

Outro ponto de atenção é que se no momento de solução da carta não tiverem dinossauros na mesa, o dano causado é dois. Então é importante ter muita atenção para a possibilidade de uso de remoções do oponente.

Tectonic Hazard, embora cause um dano baixo, pode ser efetivo contra decks com muitos tokens.

Calamitous Cave-In é extremamente situacional, pode funcionar como uma global muito forte, mas vai depender exclusivamente de quantas caves você foi capaz de achar, podendo ser uma excelente remoção ou um peso morto na mão.

Para Selados e Pré-Release onde a pool de cards não é selecionada, me parece extremamente situacional, gerando riscos desnecessários.

Verde

Magic Symbol G

Loading icon

No verde, as remoções seguem o padrão verde, causando dano igual o poder da criatura alvo, ou fazendo com que duas criaturas lutem, gerando alguns benefícios.

Mas as remoções de encantamento presente na coleção estão mais versáteis, como Cosmium Confluence que apresenta outras funções, permitindo ter uma remoção de encantamento no maindeck sem afetar a estratégia do baralho. Mesma coisa com o Over the Edge, com o acréscimo desta remoção conseguir atuar contra artefatos.

Ad

Conclusões

The Lost Cavern of Ixalan apresenta uma coleção bem interessante e versátil, e a ausência de terrenos duais é suprida pelo ciclo de Land Cycling e os Treasure Token.

Além disso, todos os arquétipos apresentam uma similaridade com outras cores.

Dimir tem interações com o Golgari, já que giram em torno da mecânica Descend.

Izzet combina com Azorius, tendo os artefatos como base.

Rakdos consegue ter boa combinação com o Orzhov, mesclando o plano de sacrifício com a estratégia de ter efeitos quando uma permanente vai para o cemitério no turno.

Essas são as combinações com interações mais claras, mas é possível desenvolver outras interações de uma terceira cor tendo uma cor central - só é importante lembrar de utilizar formas de corrigir mana e garantir as cores necessárias.

Acredito que essa será uma excelente coleção para draftar, tendo combinações muito versáteis e uma gameplay muito interessante.

Para você, qual arquétipo pareceu mais interessante?

Loading icon

Eu gostei bastante do Gruul Dinos.

Espero que tenham gostado do artigo!

Qualquer dúvida, vocês podem encaminhar pelos comentários.