Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon - Squirreled Away (Hazel of the Rootbloom)

, Comment regular icon1 comments

No artigo de vez, juntamente de Bloomburrow, trazemos o guia de Upgrade do deck de esquilos Squirreled Away, com Hazel of the Rootbloom como Comandante!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Bloomburrowlink outside website finalmente chegou! Temos diversos bichinhos fofinhos para o agradar diversos gostos! Pássaros, texugos, lagartos, coelhos, esquilos, e muito mais. E claro, junto do lançamento de uma coleção, não poderia faltar o produto mais aguardado pelos jogadores de Commander: os novos decks pré-construídos de Commanderlink outside website da coleção! Todos contam com diversas cartas novas e exclusivas.

Ad

E junto destes decks, claro que não deixaríamos de trazer seus upgrades! O escolhido da vez foi Squirreled Away: um deck de esquilos e fichas, com Hazel of the Rootbloom como Comandante.

Conhecendo o Deck

Decklist Squirreled Away

Loading icon

O deck é da combinação de cores Golgari Magic Symbol BMagic Symbol G, uma combinação já conhecida no Kindred de esquilos, ao considerar cartas como Chatterfang, Squirrel General, por exemplo - que já veio na lista original!

O Comandante escolhido, Hazel of the Rootbloom, traz um foco em fichas de criatura e se beneficia mais caso a ficha seja de esquilo.

A lista conta tanto com Hazel of the Rootbloom quanto como The Odd Acorn Gang como opções de Comandante, e optamos por deixar Hazel na zona de Comando para aproveitar as maneiras de criar fichas das cartas já presentes na lista original.

Ao final do artigo, como de costume, traremos uma lista alternativa com The Odd Acorn Gang como Comandante, com um foco maior em esquilos, e não apenas em fichas.

Loading icon

Hazel of the Rootbloom é um mana dork, e tem capacidade para gerar muita mana de acordo com as fichas que você controla. Como isso não se limita a um tipo específico de permanente, a criação de fichas de comida e tesouro ajudam muito nesse quesito, principalmente com cartas como Academy Manufactor ou Tireless Provisioner. Sua criação de fichas também é boa, e ainda melhor caso a ficha seja de esquilo. Aproveitaremos esta geração de mana para conjurar diversas mágicas e/ou mágicas de custo alto.

Loading icon

Upgrade e Seus Motivos

Cartas Removidas

Loading icon

A lista original conta com 38 terrenos. Ao considerar que Hazel é um mana dork, e temos diversas pedras de mana como Sol Ring, Arcane Signet, Talisman of Resilience e Golgari Signet, removemos 3 terrenos: um terreno básico de cada e Viridescent Bog.

Algumas cartas mais fracas como Wolfwillow Haven e Nested Shambler foram removidas. Como sempre, é preciso abrir espaço para os upgrades, e outras cartas que até são fortes no tema como Arasta of the Endless Web, Chittering Witch e Moonstone Eulogist também saíram. Por fim, removemos as outras restantes citadas acima.

Esquilos e mais Esquilos

Loading icon

Diversos novos esquilos saíram em Bloomburrow, mas não vieram no deck pré-construído, então decidimos adicioná-las ao nosso upgrade. Uma delas, por exemplo, é Camellia, the Seedmiser.

Camellia entra como uma luva nesta construção: tem e fornece evasão para os esquilos com Menace, cria fichas de esquilo quando fichas de comida são sacrificadas, e ainda por cima buffa os esquilos com marcadores +1/+1 em sua habilidade ativada. Devido ao Forage (ao sacrificar uma ficha de comida) desta habilidade, uma ficha de esquilo é criada antes dos marcadores serem colocados. Uma criatura tão completa destas não poderia faltar.

Ad

Loading icon

Valley Rotcaller também não poderia faltar, principalmente quando pode servir como finalizador. Ao Valley Rotcaller atacar, cada oponente perde vida e você ganha vida equivalente à quantidade de outros esquilos, morcegos, lagartos e rato que você controla - coincidentemente, a lista original conta com algumas dessas criaturas citadas além dos esquilos.

Tem potencial de causar bastante dano e garantir grande sustento ao mesmo tempo.

Loading icon

Thornvault Forager é um mana dork com ótimas habilidades: pode gerar apenas uma mana verde, gerar 2 manas de qualquer combinação com Forage, ou procurar um esquilo no deck e colocá-lo na mão. Podemos procurar Camellia, Valley Rotcaller, Chatterfang, Squirrel General, Toski, Bearer of Secrets ou qualquer criatura do deck caso Maskwood Nexus esteja em campo. É uma interação legal que abre possibilidade de tutorar qualquer criatura necessária, seja fazer mais fichas ou finalizar o jogo.

Loading icon

Por fim na questão de esquilos de Bloomburrow, adicionamos Osteomancer Adept. Seu Forage é facilmente pago com uma ficha de comida nesta construção.

Apesar do marcador de finalidade, recuperar recursos do cemitério sempre é algo a se considerar, principalmente quando se trata de cartas importantes e impactantes como Academy Manufactor, Beledros Witherbloom ou finalizadores, como o citado Valley Rotcaller e End-Raze Forerunners.

Loading icon

Em um deck Kindred é muito raro não ver Roaming Throne adicionado para fazer um leve estrago. Roaming Throne desencadeia diversos esquilos: o próprio Comandante, Valley Rotcaller, Toski, Bearer of Secrets, The Odd Acorn Gang, Camellia, the Seedmiser, além de mais outros.

É possível declarar outro tipo de criatura também caso seja necessário: dragão para criar mais fichas com Beledros Witherbloom, humano para causar mais dano com Zulaport Cutthroat, ou Javali para que as criaturas ganhem +4/+4 com End-Raze Forerunners.

Para finalizar totalmente a parte de esquilos, foi adicionado em nosso upgrade também Squirrel Mob, por ser uma criatura com potencial de ficar bem grande e causar muito dano.

Loading icon

Mais Recursos e Condições de Vitória (Combos!)

Loading icon

Esta parte é um divisor de opiniões: trouxemos para dentro da construção diversas cartas que vão realizar combos. Caso não ache necessário trazê-las para sua versão, não há problema nenhum! O importante é se divertir enquanto pilota o deck que gosta.

As cartas que abrem possibilidade de combo no deck adicionadas foram Pitiless Plunderer, Warren Soultrader, Peregrin Took e Nuka-Cola Vending Machine.

Primeiramente, o combo de Pitiless Plunderer: aos já acostumados a jogar de esquilos sabem que ele comba juntamente de Chatterfang, Squirrel General. Ambos precisam estar em campo, e 2 esquilos precisam ser sacrificados com a habilidade de Chatterfang. Ao morrerem, vão criar 2 fichas de tesouro devido ao trigger de Pitiless Plunderer, e juntamente destes tesouros haverão 2 fichas de esquilo junto.

Ad

Então ao ativar a habilidade de Chatterfang novamente ao sacrificar apenas um esquilo vai repetir o processo, e dessa forma gera mana infinita com tesouros infinitos, remoção infinita graças à habilidade de Chatterfang e criaturas morrendo infinitamente. Caso Zulaport Cutthroat, Poison-Tip Archer ou Bastion of Remembrance estejam em campo, é fim de jogo com sua vitória.

Loading icon

Há outro combo com Chatterfang: com ele em campo juntamente de Warren Soultrader e Prosperous Innkeeper, ao sacrificar uma outra criatura que não seja nenhum dos três com a habilidade de Warren Soultrader, uma ficha de tesouro será criada, juntamente de uma ficha de esquilo.

Você ganhará 1 de vida pela habilidade de Prosperous Innkeeper, e então temos acesso a fichas de tesouro infinitas, consequentemente mana infinita, e mortes infinitas.

Loading icon

Por fim, o combo de Peregrin Took com Nuka-Cola Vending Machine.

Com os dois na mesa, basta sacrificar três fichas de comida para comprar uma carta com a habilidade de Peregrin Took. Isso dispara três vezes Nuka-Cola Vending Machine, e isso cria três fichas de comida pela habilidade de Peregrin Took e três fichas de tesouro viradas. Dessa forma é possível comprar o deck todo, além de ter muitas fichas de tesouro, porém viradas em jogo.

É importante ressaltar que todas as cartas são boas no deck e funcionam independentemente do combo delas, então adicioná-las torna-se opcional como citado antes.

Loading icon

Por fim, temos cartas recursivas que funcionam muito bem com nossa linha de estratégia. Jaheira, Friend of the Forest para gerarmos ainda mais mana com nossas fichas - pode ser bem útil caso não tenhamos Hazel em campo, e Mirkwood Bats para causar dano nos oponentes na criação e no sacrifício de fichas. Mirkwood Bats também é uma forma de finalizar o jogo, seja ao pingar dano nos oponentes aos poucos, ou como motor dos combos citados anteriormente.

Loading icon

Decklist Squirreled Away com Upgrades

Loading icon

Dessa forma chegamos ao nosso resultado final! Assim ficou nossa lista atualizada de Squirreled Away. Trouxemos novas 12 cartas ao deck, que trazem consistência e principalmente potência para nossa estratégia.

Sua lista original já é bem forte para um pré-construído e aparentemente causa bastante estrago, e com estes upgrades, vai roer seus oponentes como se fosse uma noz!

Lista Alternativa com The Odd Acorn Gang

Loading icon

The Odd Acorn Gang teve sua lista dedicada como mencionado anteriormente. Há muitas semelhanças entre as duas listas, mas esta não conta com nenhum combo.

Tem uma construção diferente com um pouco mais de remoções e terrenos selecionados, como o novo Three Tree City, ótimo terreno para decks Kindred. Temos linhas nesta lista de ganhar com dano de Comandante, ou ter a maior quantidade de esquilos em campo.

Considerações Finais

Definitivamente o deck mais popular e procurado dos 4 pré-construídos! Esquilos são um tipo de Kindred bem popular há dezenas de anos, e este deck só reforça o quanto de fato são queridos pela comunidade. É um deck que aparenta ser muito divertido de ser pilotado, mesmo com a ausência de combos. Forte e divertido!

Ad

Gostou da lista? Prefere o Comandante alternativo? Sentiu falta de alguma carta? Comente o que acha!