Magic: the Gathering

Competitivo

Metagame: Uma Semana Agitada antes de Aetherdrift

, Comment regular icon0 comments

Do surgimento do Dimir Merfolks no Pioneer até a chegada de Overlord of the Balemurk ao Legacy, a semana que precede as prévias de Aetherdrift foi bem agitada nos Challenges do Magic Online. Confira os principais destaques dos torneios!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Do retorno do Golgari Midrange ao Top 8 dos torneios de Standard até o surgimento do Dimir Merfolks no Pioneer e a chegada de Overlord of the Balemurk ao Legacy, o fim de semana que precede o início das prévias de Aetherdriftlink outside website foi agitada para o Magic competitivo, com novidades em quase todos os formatos.

A expectativa, entretanto, é que as novidades cessem por um tempo devido aos spoilers da próxima coleção de Magic, prevista para sair em 14 de fevereiro e com temas que incluem veículos, artefatos e alguns dos personagens mais icônicos da história do jogo e voltarão as atenções para o potencial das futuras novidades que entrarão no cenário competitivo no próximo mês.

Ad

Confira abaixo os principais destaques desta semana nos Challenges do Magic Online!

Standard

Os decks de Bounce vieram para ficar e têm demonstrado alta representação nas taxas de vitória dos Challenges do último mês, levando jogadores a se adaptarem ao novo melhor deck. As primeiras opções vieram de arquétipos como o Selesnya Cage, que enfatizou a dificuldade do Bounce em lidar com ETBs eficientes ou o excesso de dois-por-um em estratégias agressivas, e do Azorius Oculus, que tira proveito dos descartes para conjurar Abhorrent Oculus ou outra bomba mais cedo.

Loading icon

Essa semana, houve um acréscimo de listas de Golgari Midrange no Top 8 dos Challenges com versões que parecem adaptadas para um jogo melhor contra Bounce ao usar um set completo de criaturas com quatro de resistência somado com outros cards relevantes para essa partida, como duas cópias de Maelstrom Pulse, além de Tranquil Frillback e, no Sideboard, Obstinate Baloth acompanhado de um set completo de Harvester of Misery.

Loading icon

Do outro lado do espectro, uma versão Dimir das listas de Abhorrent Oculus ganhou um dos Challenges da última semana, somando a combinação do seu card-chave com No One Left Behind e uma base de interações que o colocam em um espectro mais reativo do que a versão Azorius, e mais próximo dos antigos decks de Delver of Secrets do Legacy.

Pioneer

Listas de Dimir foram o destaque desta semana para o Pioneer, onde uma nova versão das listas de Bounce fez resultados notórios no Top 8 de dois Challenges, enquanto uma nova versão de Merfolks chamou a atenção ao mesclar um dos tipos mais clássicos de criaturas de Magic com um pacote de Ninjas.

Loading icon

O Dimir Yorion usa o pacote completo de Bounce com Stormchaser’s Talent, Fear of Isolation e This Town Ain’t Big Enough e o complementa com algumas permanentes de valor inerentes do Pioneer, como Narset, Parter of Veils e The Meathook Massacre, além das remoções e interação clássicas do formato como Thoughtseize e Fatal Push.

Yorion, Sky Nomad é uma ótima escolha se você deseja uma lista mais orientada para respostas e um plano de jogo mais longo. Talvez, até em versões mais agressivas como as do Esper Bounce, ter o Companion e uma seleção mais robusta de permanentes poderia justificar jogar com 80 cards em um deck de Tempo.

Loading icon

Tempo é uma boa definição para a nova vertente de Merfolks que surgiu em um dos Challenges do fim de semana: uma lista Dimir utilizando tritões azuis baratos e já conhecidos como Floodpits Drowner e Silvergill Adept com o pacote de Ninjutsu de Kaito, Bane of Nightmares e Moon-Circuit Hacker. Ele também complementa essa estratégia utilizando Mockingbird para copiar qualquer criatura da lista por um custo baixo, inclusive a ficha de Unholy Annex, a principal fonte de vantagem em cartas da lista.

Vale ressaltar que essa lista parece utilizar Triton Shorestalker intencionalmente: ele não é um card disponível no Magic Arena e a Wizards disse que se jogadores quisessem ver um card disponível na plataforma, bastava fazer Top 8 com ela, mas Triton Shorestalker pode ser substituído por Mist-Cloaked Herald.

Ad

Modern

Os números do Modern neste fim de semana e a representação dos decks permanece a mesma, e mudanças bruscas só devem ocorrer a partir do próximo evento de grande escala no formato.

Loading icon

O destaque dessa semana ficou para uma lista de The Rock que fez Top 8 em um dos Challenges. Ela não tem nada que vá além do apresentado em variantes de Midrange no formato, inclusive em algumas variantes que já utilizavam Agatha’s Soul Cauldron em listas Magic Symbol BMagic Symbol G de atrito, mas essa aposta em um plano de beatdown na versão mais clássica do arquétipo: com Tarmogoyf e seu irmão mais bonito, Nethergoyf, reduzindo a vida do oponente a zero enquanto remoções, descartes e interação barata mantém os planos do oponente em cheque.

E, afinal, quando foi a última vez que vimos Tarmogoyf fazer um Top 8 no Modern?

Legacy

Uma tech do Modern do último mês chegou ao Legacy. Overlord of the Balemurk sofreu um spike considerável de preço na semana passada após listas que o misturam com Aether Vial e efeitos de Blink ficarem mais populares - e agora ele começa a ter impacto em um dos formatos mais poderosos de Magic.

Loading icon

Loading icon

Em ambos os casos, temos listas buscando extrair valor do Overlord através de efeitos de Blink como Phelia, Exuberant Shepherd e Flickerwisp e um toolbox de Recruiter of the Guard, com a versão Orzhov voltada para o pacote de Stoneforge Mystic enquanto a Esper busca um jogo mais orientado para gerar valor constante com Baleful Strix e ir tão longe ao ponto de conjurar Abhorrent Oculus.

Aparentemente, ter um 5/5 por duas manas que permite recorrer a criaturas todo turno enquanto alimenta seu cemitério é uma vantagem a níveis de poder do Legacy, e será interessante ver a trajetória de Overlord of the Balemurk no Magic competitivo durante as próximas semanas.

Pauper

O destaque dessa semana no Pauper ficou para um arquétipo com aparições ocasionais no Metagame há mais de uma década, que se apresa de um formato muito agressivo ao não permitir que seu oponente ataque - ou melhor, ele permite, mas não crie expectativas de conseguir causar dano.

Loading icon

O Turbo Fog é um dos arquétipos que não mudou tanto com o power creep. Sim, ele ganhou várias ferramentas novas como Lorien Revealed, mas sua essência e meios de vencer a partida permanecem os mesmos desde Modern Horizons, inclusive sem qualquer card extra que colaborasse ativamente para o seu plano de jogo - mesmo assim, este anda é um deck que consegue ganhar Challenges, como demonstrado pelo jogador IvernOP neste fim de semana.

Loading icon

O sucesso da lista acima também colocou os holofotes em outra versão de Turbo Fog que tem ganho mais espaço nas Ligas desde o fim de 2024: uma variante majoritariamente Magic Symbol BMagic Symbol G com splashes ocasionais de outras cores e utilizando o já conhecido pacote de Deadly Dispute para manter os recursos fluindo enquanto Crypt Rats limpa a mesa quando necessário.

Essa lista, com Trespasser’s Curse de maindeck, parece muito voltada para a partida de Broodscale Combo, mas também possui as ferramentas necessárias para lidar com outros decks do Metagame do Pauper hoje.

Ad

Inclusive, ela merece pontos extras de criatividade pelo splash para Magic Symbol W no Sideboard e a inclusão de Obsidian Acolyte, cuja habilidade oferece proteção para qualquer criatura, inviabilizando o combo de Basking Broodscale e Sadistic Glee permanentemente.

Conclusão

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!