Pauper é um formato dominado por estratégias de valor e no artigo de hoje irei abordar uma versão de um dos melhores decks para gerar valor no formato e não, não estou falando do Affinity. É hora do Jund!
Sobre o Deck
Após os recentes banimentos em formatos como Modern e Legacy, muito tem se falado sobre o Pauper - principalmente pelo fato do formato não ter sofrido nenhuma alteração por parte do comitê.
Artefatos, card advantage massivo e super aggros continuam no topo do formato e por essa razão algumas versões de Jund Midrange com um plano mais focado no valor de certas cartas têm se destacado recentemente. Então resolvi testar minha própria versão de Jund utilizando foods, que são um recurso muito poderoso no Pauper.
Ad
O plano principal dessa lista é acelerar a mana com Cleansing Wildfire para poder jogar Writhing Chrysalis mais cedo enquanto extrai o máximo valor da draw engine suprema do formato que é Deadly Dispute. Para controlar o jogo é necessário controle de board e de recursos - por conta disso, o ganho de vida oferecido pelo plano de Food é muito bem-vindo aqui.
Além disso, o deck conta com criaturas de valor como Refurbished familiar, Krark-Clan Shaman e Writhing Chrysalis, que hoje são duas das melhores criaturas do formato, com a primeira servindo como um board wipe massivo que irá estabilizar a mesa em conjunto com Toxin Analysis, e a segunda permitindo que você não só coloque uma ameaça que progride no jogo como acelere mais a curva de mana.
Refurbished Familiar é uma das principais ameaças do formato atualmente, atacando os recursos do oponente com custo de mana reduzido pela afinidade e impondo um clock poderoso com evasão. Nyxborn Hydra é uma cópia única que quase sempre irá resolver o jogo com facilidade, mais uma poderosa carta vinda de MH3 para o Pauper.
O restante da lista conta com a melhor draw engine do formato, composta por Deadly Dispute + artefatos, Eviscerator’s Insight e Cleansing Wildfire, além de um pacote de remoções que irá funcionar muito bem contra as ameaças que o metagame possui.
Mulligan e Postura de Jogo
O exemplo acima ilustra uma mão inicial ótima com essa lista. A ideia é ir gerando valor com os draws e ramp enquanto constrói o jogo e controla o oponente. Elimine as ameaças iniciais e jogue seus draws no turno do oponente quando possível. Quando tiver a oportunidade, encaixe suas próprias ameaças e continue assim até ser capaz de levar a partida.
Guia de Sideboard
Vs. Kuldotha Red
Kuldotha é um dos principais decks do formato atualmente e uma das razões pela qual eu defendo o uso de foods ao invés de cartas como Ichor Wellspring, por exemplo. Ser capaz de resistir aos avanços iniciais do Red até poder limpar a board e começar a virar o jogo é extremamente importante aqui. Writhing Chrysalis é sua maior arma contra esse deck.
Side in
Side out
Vs. Mono-Blue Faeries
Mono-Blue Faeries está em alta novamente após os bons resultados que demonstrou em grandes competições recentemente. É um deck rápido e que consegue punir decks mais lentos como o nosso. O Familiar e as Galvanics podem compensar isso, e Chrysalis é uma excelente carta, mas ainda é uma match up difícil e que considero como desfavorável para o Jund.
Ad
Trabalhe sempre para manter os ninjas fora de jogo e não permita que o oponente faça valor com suas fadas, principalmente a Spellstutter Sprite.
Side in
Side out
Vs. Gruul Ramp
Aqui considero uma good match. O Gruul Ramp abre mão do plano de Land Destruction para focar em acelerar a mana e gerar valor com suas criaturas, sendo todas elas terrestres muito vulneráveis à Krark + Toxin Analysis. Espere até que o oponente tenha utilizado sua mão ao máximo, tomando sempre cuidado com seus pontos de vida e então limpe a mesa e entre com suas próprias ameaças para finalizar o jogo.
Side in
Side out
Vs. Bogles
Aqui temos mais uma match up favorável. Assim como o Gruul Ramp, o Bogles é bem suscetível ao combo Krark + Toxin Analysis e, na maioria das vezes, essa combinação será fatal e irá definir o jogo.
Pós-side ainda temos acesso a outras cartas bem úteis como Tithing Blade, Breath Weapon e os descartes, que podem ajudar a atrapalhar os planos do oponente. Não tenha medo de mulligar em busca de uma mão mais jogável.
Side in
Side out
Vs. Golgari Broodscale Combo
Broodscale Combo é sem dúvidas o deck a ser batido no formato, sendo um definidor do metagame. Nessa match up podemos considerar que o combo estará na vantagem, pois consegue gerar tanto card advantage quanto o Jund e precisa de apenas poucas cartas para vencer - e encontrá-las não é problema para esse deck.
Guarde suas interações e faça bom uso das remoções. Impeça que o oponente feche o combo a qualquer custo, pois é quase certeza que você irá perder se ele puder fazer isso livremente.
Side in
Side out
Considerações Finais
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar