Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: Ninja Affinity - Deck Tech e Guia de Sideboard

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Mesclando a base dos decks de Afinidade com o pacote de Ninjutsu comum dos decks de Faeries, o Ninja Affinity visa um plano de jogo mais orientado para o Tempo do que as versões mais tradicionais do arquétipo no Pauper.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

O Ninja Affinity mescla as mecânicas básicas de um dos arquétipos mais famosos do Pauper com uma temática de Tempo em torno de Ornithopter e Springleaf Drum para acelerar a mana e utilizar Myr Enforcer e Refurbished Familiar mais cedo, complementando-os com o pacote de Ninjutsu, comum dos decks de Faeries, para gerar vantagem em cartas.

A Decklist

Loading icon

Essa foi basicamente a mesma lista utilizada pelo jogador Ravager durante o Nacional Pauper 2025 para chegar ao Top 16 do evento.

Diferente das variantes tradicionais do Affinity, essa lista é muito mais orientada para o Tempo, com turnos mais explosivos habilitados por Springleaf Drum enquanto utilizamos Moon-Circuit Hacker e Ninja of the Deep Hours para reutilizar os ETBs das nossas criaturas. Idealmente, queremos ter um Refurbished Familiar em jogo o mais cedo possível para começar as interações com Ninjutsu com elas, mas podemos usar os outros cards para esse fim.

O restante do nosso plano de jogo segue as linhas básicas do arquétipo com Myr Enforcer e Thoughtcast. No entanto, a falta de recursividade com Blood Fountain ou de maior flexibilidade no topdeck nos deixa um pouco para trás em partidas de atrito.

Maindeck

Loading icon

O início de jogo é baseado na capacidade de sequenciar cards no primeiro e segundo turnos com Springleaf Drum.

Thraben Inspector e Novice Inspector são ótimos one-drops na play para devolver para a mão com os Ninjas, além de criar artefatos na mesa que se transformam em draws nos turnos posteriores e contam para Afinidade.

Ornithopter é secretamente o melhor e o pior card do deck. Ele permite as jogadas mais explosivas e habilita Ninjutsu nos primeiros turnos como nenhum outro card, além de permitir explodir com Myr Enforcer com mais facilidade, mas ao mesmo tempo ele é o pior topdeck que podemos ter.

Loading icon

Refurbished Familiar é a melhor criatura do Pauper hoje pela sua mescla de corpo decente para o seu custo com as concessões certas e um efeito de ETB que exaure recursos e/ou gera vantagem em cartas nos jogos mais longos. O alvo ideal para o Ninjutsu.

Myr Enforcer funciona como nosso principal clock, e com a ajuda de Ornithopter e Springleaf Drum, podemos conjurá-lo tão cedo quanto no segundo turno.

Loading icon

Ninja of the Deep Hours e Moon-Circuit Hacker dobram como mais ameaças e fonte de vantagem em cartas. Habilitamos o Ninjutsu com facilidade nessa lista com Ornithopter, mas Refurbished Familiar costuma ser nosso alvo de preferência.

Como todo deck de Affinity com azul, Thoughtcast é uma staple do arquétipo e podemos jogá-lo relativamente cedo com nossos artefatos baratos, garantindo mais recursos em partidas de atrito.

Loading icon

Thraben Charm continua sendo um dos cards mais versáteis do formato mesmo após os banimentos: como usamos mais criaturas, ela é uma remoção confiável, lida com cemitérios no maindeck contra Blue Terror e Spy Combo, e resolve encantamentos problemáticos como Makeshift Munitions.

Pelo alto número de artefatos one-drops e de custo zero, Metallic Rebuke é basicamente um Mana Leak por uma mana na nossa lista, sendo mais um dos cards que se beneficia de Ornithopter.

Falando em Ornithopter, Greatsword of Tyr é uma ótima maneira de fazer as criaturas de poder baixo terem mais presença na mesa e manter a relevância delas quando temos mana sobrando.

Relic of Progenitus é um slot flexível e pode se tornar qualquer card a depender do seu Metagame, mas outro artefato de custo um que conta para Afinidade enquanto lida com Mono Blue Terror no maindeck e dobra de valor ao comprar cards faz bastante coisa para um único card.

Loading icon

Doze terrenos artefatos desvirados garantem acesso aos nossos principais cards a partir do primeiro turno, mas nos deixam vulneráveis demais contra Gorilla Shaman. Como este é um card em baixa no atual Metagame, conseguimos manter essa configuração.

Sideboard

Loading icon

Hydroblast e Blue Elemental Blast oferecem respostas eficazes e baratas contra Mono Red Rally e Madness Burn, e seus custos baixos e versatilidade são nossa melhor saída para não perder uma partida que, normalmente, termina em quem estabelece a maior pressão mais rápido e consegue mantê-la por mais turnos.

Loading icon

Arms of Hadar é a nossa remoção contra qualquer arquétipo go wide, seja Elves, Mono Red Rally, White Weenie, ou até na mirror, onde a maioria das criaturas do oponente também possui um corpo que cai no escopo do card.

Dust to Dust como quatro cópias pode parecer um exagero no atual Metagame, mas Affinity é um arquétipo extremamente popular e muitos jogadores ainda apostam nele para Ligas, e ter quatro cópias garante uma disrupção eficaz que, nessa lista, podemos utilizar no segundo turno com alguma sorte.

Nihil Spellbomb oferece um efeito one shot contra cemitérios inteiros que pode ser guardado sem a necessidade de preservar uma mana. Além de ampliar nosso escopo de hate contra Dredge, Spy Combo e Mono Blue Terror, o card também é útil contra a maioria dos Midranges hoje.

Guia de Sideboard

Mono Blue Terror

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Madness Burn

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Mono Red Rally

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Elves

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Grixis Affinity

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Spy Combo

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Jund Wildfire

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Golgari Gardens

IN

Loading icon

OUT

Loading icon

Concluindo

Isso é tudo por hoje!

Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!