Magic: the Gathering

Review

Tribos de Magic: Piratas

, actualizado , Comment regular icon0 comments

Este artigo explora a história dos Piratas, suas aparições na Lore e alguns decks relevantes ao longo da história do Magic.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Os Piratas são criaturas poderosas dentro do Magic: the Gathering, podendo formar um excelente tribal no Commander e em alguns outros formatos, além de ter uma história muito antiga fora do jogo — que também exploraremos aqui: onde surgiram, onde obtiveram sucesso, e como ficaram famosos.

A Origem dos Piratas

Os piratas sempre foram considerados grandes criminosos — eles saqueavam outros navios, o que era chamado de pirataria, e saqueavam também as regiões costeiras, o que era chamado de pilhagem. Com essas práticas, eles obtinham poder e riquezas, conquistando outros navios e aumentando a sua frota.

Ad

Eles realmente existiram, não eram seres mitológicos nem fruto de lendas regionais; eram humanos como todos nós, e existiram por muitos anos, principalmente na Europa, sendo muito comum navios piratas vindo dos Países Baixos (Holanda), França, Inglaterra e na Dinamarca. Não se limitava a apenas essas regiões, mas esses eram os países com maiores registros da pirataria.

Origem do nome

O primeiro a dar nome aos indivíduos que faziam saques em navios e nos vilarejos próximos ao mar foi Homero, na Grécia Antiga. Os gregos começaram a praticar a pirataria contra os fenícios e os assírios desde antes de 735 a.c., mas mesmo que tenham registros antigos, os piratas ficaram muito mais populares entre os séculos XVI e XVIII, pois foi exatamente nessa época que houve um aumento muito grande na circulação de navios no Oceano Atlântico, o que trouxe uma marca social aos piratas.

Bandeira mais conhecida entre os piratas, chamada de Jolly Roger
Bandeira mais conhecida entre os piratas, chamada de Jolly Roger

Como dissemos, os piratas em sua maioria eram europeus, e atacavam principalmente os mares do Oceano Atlântico, desde a costa da Europa até o caribe, mais próximo do continente americano, já que nessa rota havia muito comércio por conta da descoberta do novo continente e da invasão de portugueses, ingleses, espanhóis e holandeses. Mercadorias valiosas, como ouro, joias, alimentos, comida, armas e até mesmo navios mais valiosos cruzavam o Atlântico. Foi nisso que os piratas viram a oportunidade de enriquecer e aumentar seu poder e sua fama.

No começo, os piratas atacavam apenas navios com ouro e prata, que levavam muitos itens da Europa para as Américas, além das riquezas que descobriam no continente americano, e levavam aos países dos colonos. Mas com a fama da pirataria, esses navios de carga mais valiosa começaram a ser acompanhados de navios de guerra como escolta, então os saqueadores migraram para qualquer outro tipo de carga que pudessem usar ou vender.

Os piratas em geral agiam por conta própria, sem serem leais a um governo ou acatar outros tipos de ordens, mas alguns recebiam ofertas para atacar cidades de outros países, com o objetivo de enfraquecer as defesas, recebendo recompensas por esses trabalhos. Claro que esse tipo de trabalho não era bem visto pela maioria dos piratas, sendo esses considerados traidores do código da pirataria.

Pirata Barba Negra
Pirata Barba Negra

O mais conhecido pirata da história, foi o inglês Edward Teach, o Barba Negra, que viveu 38 anos, sendo dois deles como o mais temido dos mares. Apesar do que muitos acreditam, ela não era um pirata violento, usando a força apenas quando era necessária, pois apenas a sua imagem já era suficiente para impor medo onde quer que ele e sua tripulação chegassem.

Um fato curioso sobre os piratas é que eles realmente enterravam os tesouros que eram fruto dos seus saques, pois o capitão, caso perdesse o seu navio pra outra embarcação, não iria ver o seu tesouro nas mãos de outro capitão — os piratas não eram assassinos frios, eles faziam prisioneiros e escravos. Também era comum que, quando um navio era tomado, seus marinheiros serviam a um novo capitão, e o antigo, se esse sobrevivesse ao saque não era morto: era jogado ao mar ou preso. Caso conseguisse voltar do mar de alguma forma, esse capitão poderia voltar onde deixou o tesouro escondido. Os tesouros, geralmente, eram enterrados em ilhas que ficavam pelo caminho dos piratas.

Ad

A história dos piratas é muito rica, não se limitando apenas às épocas e regiões citadas — claro que nessas regiões eles eram mais conhecidos e temidos, mas existiram piratas ainda no Oriente Médio, Japão, região norte da África, na Índia, e até entre os Vikings. Então se quiser se aprofundar, sugiro que pesquise sobre eles.

Piratas no cinema

A popularidade dos piratas foi tanta que grandes produções cinematográficas foram feitas baseados nas histórias e lendas, e certamente o filme mais famoso é o Piratas do Caribe, com o ator Johnny Depp.

Piratas do Caribe
Piratas do Caribe

O filme se passa na cidade de Port Royal, que se situava onde hoje é a cidade de Kingston, capital da Jamaica. Na época da trama, a cidade era posse dos espanhóis, que eram os conquistadores mais violentos e implacáveis da Europa.

A sequência teve cinco filmes e trouxe um pouco sobre os piratas, mesmo que sendo ficção, mas deixou o público mais próximo.

Outra produção que ainda é lançada e que sua história gira em torno dos piratas é a história do capitão Monkey D. Luffy, do mangá anime japonês One Piece. O mangá possui mais de mil capítulos já lançados e acompanha o pirata Luffy do Chapéu de Palha e sua tripulação em aventuras cheias de luta e emoção.

One Piece
One Piece

Os Piratas na LORE do Magic

Os piratas não fazem parte da trama principal da LORE do Magic, mas alguns deles tem alguma importância dentro de seus planos - dentre os planos, se destacam Dominária e Ixalan, e apesar de que alguns piratas tiveram certa aparição no plano de Kaladesh, são nos dois primeiros que desenvolveram boa parte de sua história.

Piratas importantes

Em Magic, os piratas são lutadores que navegam pelos mares e pelos céus e saqueiam navios e cidades portuárias, atrás de riquezas e poder. Entre as suas organizações, se destacam a Coalizão de Brazen, Os Talas e de Rishada.

Loading icon

Alguns piratas são mais notáveis em relação a outros, como Ramirez DePietro, que viveu no início dos anos -3000 AR, era um humano, com muitos anos de idade, vindo de Dominaria, e pilhava os mares de Jamuraa. Mesmo após a sua morte, ele continuou como fantasma, reunindo tripulações ainda em busca de riqueza.

Loading icon

Já em Ixalan, o pirata mais conhecido é a Almirante Beckett Brass, líder da Coalizão de Brazen, capitã do Flagelo.

Ela ganhou uma ótima reputação, pois era uma excelente lutadora com as espadas, e dominava magias de encantamento.

Seu navio possuia uma figura de bronze na proa, a qual era creditada uma magia antiga que protegia toda a tripulação; com isso, sempre encontravam e conquistavam os maiores tesouros. Seu navio era invejado por muitos outros capitães, já que muitos dos seus marinheiros desertavam tentando fazer parte da tripulação do navio com o flagelo de bronze.

Após muitos anos, A capitã se tornou Almirante e comandava uma frota de navios muito temida. Sua reputação foi tão temida, que muitos capitães abriram mão de sua liberdade em troca da segurança de navegar sob a sua bandeira.

Ad

Decklists de Piratas

A primeira coleção a trazer um pirata foi Mirage, em 1996. O subtipo comerciante passou a ser considerado pirata, também. Ao todo, atualmente são 116 criaturas piratas. A maioria são azuis, mas a cor preta e a vermelha também possui muitos desse tipo de criatura, com os mais variados efeitos.

Modern

No Modern, são ao todo 77 criaturas piratas, com destaque para Ragavan, Nimble Pilferer, que chegou ao formato pela coleção Modern Horizons 2, sendo considerada uma das melhores adições dos últimos anos e chegando a valores monetários muito elevados ainda no spoiler da coleção.

Loading icon

Atualmente, Ragavan compõe um deck UR que está no topo do metagame, conhecido como Murktide Regent.

Legacy

Já no Legacy, 115 das 116 criaturas do Magic são válidas, ficando de fora apenas Ragavan, Nimble Pilferer, carta que tornou os decks que a usavam muito mais rápidos do que já eram, jogando em praticamente todos os decks que possuiam acesso à cor vermelha. Ainda fez surgir muitos decks novos para usá-la, e em alguns casos, decks que só tinham a cor para ter acesso a quatro Ragavan — então, apesar de ter demorado um pouco mais do que deveria, esse pirata maroto foi banido pra acabar com os problemas causados ao metagame do formato.

Assim como no Modern, o Legacy nunca teve um deck de Piratas realmente relevante a ponto de ser competitivo ou ainda aparecendo como destaque em algum grande campeonato. Isso provavelmente se dá pelo fato da pouca quantidade de criaturas desse tipo disponíveis hoje.

Commander

Para o Commander são 115 piratas permitidos, e não é algo tão difícil montar um tribal, levando em conta que essas criaturas se dividem em apenas três cores, preto, azul e vermelho. O melhor de tudo é que temos disponíveis criaturas para comandante exatamente nessas cores, e um deck parece se montar quase automaticamente.

Loading icon

Com muita sinergia entre si, jogar com piratas é sempre uma boa opção. Um carta que chama atenção, principalmente para combos populares no formato, é Malcolm, Keen-Eyed Navigator.

Standard

Atualmente o Standard não conta com Piratas, mas já houveram momentos com criaturas o suficientemente boas para montar um deck inteiro. Goi apenas após o lançamento do bloco de Ixalan, pois nas duas coleções do bloco haviam ótimas opções da tribo.

Então decks na combinação de cores Izzet e Grixis apareceram em alguns torneios locais e ainda o top 8 de um PPTQ, no ano de 2018.

Loading icon

Concluindo

Os piratas, dentro e fora do jogo possuem uma grande importância, seja em decks, seja na história, seja por uma Almirante temida. Claro que sua história ao longo dos anos é muito mais longa que no Magic, entretanto podemos encontrar cartas que tem efeitos excelentes e muito sinérgicos, transformando os baralhos e deixando-os mais fortes ainda.

Como foi dito, piratas são uma incrível tribo, e é muito recompensador jogar com eles e também saber mais sobre sua rica história.

Espero que tenham gostado deste artigo! Caso queira saber mais sobre alguma tribo, deixe nos comentários!

Ad