“Compreender os outros, os outros elementos e as outras nações o ajudará a se tornar completo.”
- Iroh
Um dos personagens mais queridos da história de Avatar: The Last Airbender é Iroh, o tio de Zuko e o mestre que o acompanha durante toda a sua jornada de redenção. O personagem é tão amado pelos fãs que ganhou cinco versões nesta coleção.

Além dessas cartas, nosso querido Dragão do Oeste também está representado na carta Iroh's Demonstration.
Um personagem tão admirado pelos fãs e com tantas versões interessantes não poderia ser ignorado em nossas pautas de deck tech.
Neste artigo, você encontrará duas listas para Iroh, Grand Lotus: a primeira é focada nas Lessons e traz muitas cartas da coleção em sua lista, já a segunda foi pensada para interações de Storm, desencadeando danos infinitos com as suas mágicas.
Vamos conhecer o comandante!
Comandante: Iroh, Grand Lotus
“Já te contei como ganhei o apelido de 'O Dragão do Oeste'?”
- Iroh
Iroh foi um general da Nação do Fogo temido por todos. Conhecido pelo apelido de Dragão do Oeste, nosso dobrador era capaz de cuspir fogo e até criar relâmpagos.
Após a morte de seu filho, Iroh se apegou ao sobrinho, Zuko, e aconselhou tanto ele quanto outros membros da equipe do Avatar Aang em diferentes momentos. Nosso general aposentado era alguém que valorizava o equilíbrio dos quatro elementos e até incorporava ensinamentos de outras dobras em seu estilo de luta.
Com uma história como essa, ter a mecânica de Lessons nessa lendária é a mais adequada: mesmo sendo um guerreiro temido, Iroh foi sobretudo um mentor.

Aqui, Iroh é uma criatura Temur com Firebending 2 (ou seja, quando ele ataca, gera duas manas vermelhas
que duram até o final do combate).
Enquanto Iroh estiver no seu campo e, durante o seu turno, cada carta instantânea e feitiço que não seja uma Lesson no seu cemitério tem Flashback igual ao custo dessas mágicas. Já as Lessons têm Flashback 1.
Lista principal
Nossa lista principal está recheada de Lessons.
Iroh funciona como uma recursão para as nossas mágicas, sejam elas Lessons ou não, e lembra bastante a Kess, Dissident Mage. Podemos considerar que nesse deck nenhuma mágica será feita apenas uma vez.
Diferentemente de outros decks que costumamos comentar nas deck techs, neste geramos mais valor quando o comandante entra tardiamente no jogo para aproveitar todas as mágicas que conjuramos até aquele momento.
Buffs
Queremos aproveitar os feitiços e instantâneas para aumentar o poder das criaturas, seja com buffs ou com o famoso Prowess. Para ajudar nesta missão, temos:

Em um deck de instantâneas e feitiços, Balmor, Battlemage Captain e Bria, Riptide Rogue são duas criaturas indispensáveis que causam um verdadeiro estrago nos pontos de vida dos seus adversários.
O monge aliado, Guru Pathik, aumenta o poder de outra criatura sempre que você conjura uma Lesson, Saga ou Shrine. Para ajudá-lo nessa missão, temos as Lessons How to Start a Riot, Octopus Form, Origin of Metalbending e Overwhelming Victory, que também interagem com buffs de diferentes maneiras.

Ran and Shaw não é uma criatura que eu usaria em um deck de Dragões, mas entra como uma luva aqui e não é difícil ter as três Lessons no cemitério para criar uma ficha de cópia dessa criatura.
Além disso, ela tem a habilidade ativada que aumenta o poder dos dragões, o que é ótimo para aproveitar a mana gerada com o firebending.
Burn
Outro elemento que sempre está presente nos decks de não criaturas é o uso de cartas de burn que ajudam a queimar a vida dos oponentes.

Como o Iroh nos permite jogar as cartas do cemitério com o Flashback, separamos cartas específicas para causar dano quando conjuramos do cemitério e de fora da mão, como Burning Vengeance e Flaming Tyrannosaurus.
As criaturas, Coruscation Mage e Longshot, Rebel Bowman, são mais democráticas e causam dano sempre que você conjura uma não criatura (isso inclui até os artefatos como Sol Ring).

Para potencializar o nosso dano e aproveitar a mana do firebending, temos Fated Firepower, um encantamento com flash que aumenta o dano causado por suas fontes a oponentes e permanentes que eles controlam com base na quantidade de marcadores de fire nele.
Dobrando os efeitos

Para ajudar as nossas cartas de burn e outras interações do deck, temos a Veyran, Voice of Duality, uma criatura quase obrigatória nos decks de instantâneas e feitiços.
Draw
Mesmo sem a palavra-chave Learn, as Lessons nos ajudam com muitos draws no Commander.

Imagine como vai ser divertido conjurar essas mágicas pelo flashback de uma mana quando Iroh estiver no campo!
Além delas, há outras mágicas e interações para trazer mais recursos para você.

Com tantas interações diferentes envolvendo Lessons, podemos concluir que Iroh seria um dos professores mais populares de Strixhaven.
Recursões

Vamos dar o destaque que Toph, Hardheaded Teacher merece nessa lista!
Quando entra em campo, a nossa dobradora de terra e amiga de Iroh permite que você descarte uma carta para retornar uma instantânea ou feitiço do cemitério para a sua mão.
Toda vez que você conjurar uma mágica, independentemente do tipo dela, transformará o terreno alvo sob seu controle em uma criatura 0/0 com ímpeto e um marcador +1/+1. Se a mágica em questão for uma Lesson, serão dois marcadores no terreno.
Savvy Trader nos ajuda a reaproveitar permanentes no cemitério e também ajuda a reduzir o custo das mágicas conjuradas de fora da sua mão.
Remoções
As Lessons também oferecem um bom suporte para remover e até mesmo anular as mágicas dos oponentes. Aqui, escolhemos usar:

Fichas
Quem não gosta de povoar o campo?

As fichas criadas por Hermes, Overseer of Elpis podem ter corpo pequeno, mas o voar e a vigilância que possuem as tornam muito valiosas. Além disso, quando esses pássaros atacam você pode dar um scry 2.
Já Eris, Roar of the Storm nos ajuda a criar Dragões 4/4 com voar e prowess. Como comentamos anteriormente, o Prowess é bem interessante nesta lista.
Lista secundária
Os decks Temur são conhecidos por seus turnos explosivos, que geralmente trazem vitórias inesperadas.
No desenho, tivemos muitos momentos em que Iroh deu conselhos que guiaram as ações dos personagens para os melhores caminhos, além das cenas em que dobrou o fogo e mostrou (de forma explosiva) por que foi um general tão bem-sucedido.
Pensando nisso, nada mais justo do que uma lista alternativa voltada a Storm com esse comandante.
Considerações finais
Muitas vezes, a frequência com que lidamos com as coleções de Universes Beyond não nos permite digerir as cartas que são lançadas ou ao menos analisar as referências por trás delas.
Para a nossa sorte, Iroh foi representado da forma como merece: um mestre que se destaca mesmo com o deck mais simples, assim como uma xícara de chá preparada com amor.

Você pode montar essa lista com cartas fortes como os game changers ou apenas aproveitar a simplicidade das Lessons e outras interações lançadas na coleção. Com Iroh na torre, você certamente se divertirá.
Nos vemos no próximo artigo!












— Comentarios 0
, Reacciones 1
Se el primero en comentar