Magic: the Gathering

Review

Legacy - Nadu Breakfast: Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

Um dos decks mais tradicionais do Legacy recebeu de asas abertas uma das cartas mais poderosas de Modern Horizons 3. Ao gerar valor da base do combo do deck, Nadu, Winged Wisdom adiciona uma nova perspectiva ao arquétipo.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Apresentação

Meus consagrados amigos do Legacy! Estamos de volta com mais um Deck Tech para o nosso glorioso formato. Dessa vez, revisitaremos um arquétipo do qual já falamos no passado, mas que ganhou novas asas com a chegada de Modern Horizons 3: Cephalid Breakfast agora adotou o pássaro mais quebrado da nova expansão e se tornou um dos decks mais fortes do formato.

Loading icon

Construção do Deck

Loading icon

O Cephalid Breakfast é um dos arquétipos mais tradicionais do Legacy, herdeiro de uma longa tradição dos anos 2000 de nomear decks com nomes de cereais de café da manhã como Trix ou Fruity Pebbles.

Ad

Ao longo dos anos, a interação entre Cephalid Illusionist com algum efeito de custo 0 que dá alvo em uma criatura sua (Nomads en-Kor ou Shuko) servia para Triturar o seu deck inteiro de uma só vez e atingir alguma condição de vitória através de Dread Return ressuscitando alguém, usando Narcomoebas como combustível para o custo de Flashback. Desde Theros Beyond Death, esse alguém tem sido Thassa’s Oracle. Urza’s Saga adicionou mais redundância ao deck, além de uma saída alternativa para jogos onde o combo não era viável.

Antes de Modern Horizons 3link outside website chegar às prateleiras, o arquétipo, assim como todos os outros de combo com exceção do Scaminator, vinha sofrendo com o excesso de Grief + Reanimate e deixou de circular nos tiers de cima do formato.

Entra em cena Nadu, Winged Wisdom.

Loading icon

O deck já operava em um estilo Combo-Control, diferente do último deck que apresentamos aqui (Necro Storm) que é totalmente focado em fechar o combo já no turno 1. Com Nadu, o deck ganha outro ângulo de jogo, gerando bastante valor e tornando várias peças do Combo (Nomads en-Kor e Shuko) que geralmente não tinham muito uso fora da combinação letal em verdadeiras fábricas de cartas. Um simples Nomads en-Kor aliado ao Nadu, gera instantaneamente 4 cartas que podem virar ainda mais conforme mais criaturas entram em jogo. Assim, você pode simplesmente ganhar jogos através de uma quantidade sufocante de Card Advantage e ainda tem sempre a válvula de escape de fechar o combo caso o oponente abaixe a guarda.

Algumas cartas que costumam aparecer em listas desse arquétipo que não estão nessa aqui são Delighted Halfling, Stoneforge Mystic (e consequentemente Kaldra Compleat e Pre-War Formalwear), Trinket Mage, Uro, Titan of Nature’s Wrath, Orim’s Chant, Lórien Revealed, Prismatic Ending, Pithing Needle e Vexing Bauble.

Mulligan

Por ter essa característica de ser um Combo-Control, você não precisa seguir o mantra dos decks de Combo e mulligar agressivamente pelo combo. Com acesso às tradicionais cantrips do formato (Brainstorm e Ponder), o deck consegue manter muitas mãos sabendo que consegue fechar o combo com bastante proteção ou arrastar o jogo e fazer com que o Nadu, Winged Wisdom passe por cima de um jogo mais reativo por parte do oponente.

É bom sempre ter em mente que Urza’s Saga encontra o Shuko que comba tanto com o Cephalid para ganhar o jogo quanto com o Nadu.

Exemplos de mãos:

Loading icon

Boa mão: tem acesso ao Combo (Step Through pode ser ciclada para achar o Cephalid Illusionist ou até mesmo o Nadu, Winged Wisdom caso se entenda necessário). Tem alguma proteção via Swords to Plowshares e consegue encontrar mais gás com Ponder. A Narcomoeba é normalmente uma carta a menos, mas pode eventualmente servir para pagar por uma Force of Will ou gerar cartas com Nadu. Veredito: Keep tranquilo.

Ad

Loading icon

Essa é uma mão complicada. Por um lado, já tem, em teoria, o Combo à disposição no turno 2. Só que você já tem na mão 2 cartas que você quer no deck para serem trituradas. Teoricamente, com 1 Brainstorm, você consegue retorná-las para fechar a sua combinação vencedora (não dá para fazer a jogada de usar o Flashback de Cabal Therapy para descartar a carta da mão já que só tem 1 Therapy e você tem as 2 na mão) ou você pode acumular 4 manas para fazer o Cephalid e a Oracle no mesmo turno, com o Shuko já na mesa. Só que você nesse ponto já percebeu que são vários "Se"s para essa mão funcionar e ela não tem proteção nem cantrips. Veredito: Mulligan, embora pareça decente. Na prática, manter essa mão já é um mulligan para 5.

Loading icon

É uma mão com quase tudo, exceto uma quantidade razoável de mana. Essa mão vai depender bastante de Brainstorm achar mais terrenos, mas é bastante forte e tem a Force of Will de proteção. Veredito: Keep arriscado.

Loading icon

Essa é uma mão meio esquisita, mas tem bastante recurso para achar o que quer que você precise, embora seja fraca no quesito proteção. Particularmente resistente a descartes. Veredito: Keep na play, keep na draw se você souber que não está contra outro deck de combo.

Construindo o Sideboard

Por ser um deck com acesso tanto a cantrips quanto a Urza’s Saga, é natural que o deck diversifique suas opções de Sideboard para abranger uma vasta gama de oponentes.

Haywire Mite e Pithing Needle são boas opções para pegar na Saga. Soul-Guide Lantern está no main deck dessa lista, mas poderia ser trocada por alguma delas dependendo da sua visão de Metagame.

No side proposto, temos Flusterstorm e Pact of Negation para segurar combos adversários e Orim’s Chant (e a própria Fluster) para forçar o seu combo. Serenity continua sendo a bomba que sempre foi contra as listas de Simulacrum Synthesizer, Surgical Extraction a resposta mais eficiente contra decks de cemitério e Prismatic Ending / Brazen Borrower são um canivete suíço contra praticamente qualquer coisa que possa ser problemática.

Não listadas acima, mas comuns de serem encontradas nesse arquétipo, temos as opções de Blue Elemental Blast / Hydroblast, Carpet of Flowers, Force of Vigor, Lavinia, Azorius Renegade, Static Prison e Veil of Summer.

Sideboard

Scaminator

O risco de Grief + Reanimate pode sempre te deixar muito para trás no jogo e Psychic Frog é uma baita ameaça se não for controlada. Esse é um adversário contra o qual o Nadu costuma brilhar, ao recuperar as cartas perdidas para os descartes deles. Force of Will é um pouco tensa de se manter quando seus recursos são atacados impiedosamente.

Ad

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Grixis / Temur / Dimir Delver

O Dimir Delver é basicamente o antigo Dimir Scam com a adição de Psychic Frog, portanto une o lado Tempo (Delver of Secrets, Wasteland, Daze) aos elementos de Scam (Grief, Reanimate, Troll of Khazad-dûm). De qualquer maneira, as 3 versões do deck Aggro mais tradicional do formato são uma dor de cabeça para um deck de combo. Nadu pode fazer a diferença, tanto por recuperar recursos, quanto por ser uma boa barreira no caminho de Delver of Secrets e Dragon’s Rage Channeler.

Como é o caso contra esses decks, Force of Will perde um pouco do valor pós-side. Teferi, embora na teoria bom para forçar o combo, é uma carta frágil nesse jogo e que custa 3 manas em um mar de Wastelands e Dazes.

Entra:

Loading icon

Saem:

Loading icon

Red Stompy

Chalice of the Void pra 1 te atrasa, Trinisphere não te deixa combar por menos de 6 manas e Blood Moon não só estraga sua base de mana, como simplesmente mata as Urza’s Saga na hora. Depois do side, há ainda jogadores subindo Harsh Mentor. Ou seja, não é um adversário tranquilo. Nadu é bastante efetivo em ganhar a batalha de atrito aqui.

Pós-side, você aumenta a sua defesa contra essas permanentes problemáticas. Serenity é bastante forte contra eles. Você reduz uma Saga por ter um pouco menos de alvos e não ser tão afetado por Blood Moon e uma Swords to Plowshares porque sua função é parcialmente coberta por Prismatic Ending e Brazen Borrower.

Entram:

Loading icon

Saem:

Loading icon

Beanstalk Control

Nadu é ótimo para combater o jogo de atrito que eles se propõem a fazer e eles têm que jogar o jogo inteiro com as costas contra a parede, até porque metade do seu combo (Shuko) entra em jogo via Urza’s Saga por cima de Counters.

Entram:

Loading icon

Saem:

Loading icon

Necro Storm

Aqui o jogo basicamente se restringe ao turno 1 e se eles vão conseguir forçar o seu Combo, o que é significativamente diferente se você está na play ou na draw, porque aumenta ou diminui sua vulnerabilidade ao efeito de Chancellor of the Annex.

Pós-side, basicamente tudo que é lento ou remoção de criaturas sai para abrir espaço para mais respostas. Um detalhe interessante sobre a entrada de Surgical Extraction, especialmente nos jogos em que eles começam: ela serve como uma espécie de Counter contra Chancellor of the Annex, pois você pode simplesmente jogá-la contra qualquer alvo sem gastar mana, ela é anulada pelo Chancellor e isso abre caminho para suas Forces tentar parar o combo.

Ad

Entra:

Loading icon

Sai:

Loading icon

Finalizando

A adição de Nadu, Winged Wisdom a um arquétipo clássico nos diz que podemos ensinar truques novos a um cachorro velho. Por fazer novos usos de Shuko e Nomads en-Kor, cartas que não tinham uso fora do combo, ele faz o deck ficar ainda mais resiliente e não é impossível conceber ganhar jogos fora do combo, apenas gerando valor com o pássaro e eventualmente ganhando com ele e tokens de Urza’s Saga.

Espero que tenham gostado, um abraço alado e até a próxima!