Magic: the Gathering

Review

Spoiler Destaque: No More Lies no Standard e no Pioneer

, Comment regular icon0 comments

O primeiro dia das prévias de Murders at Karlov Manor trouxe um dos melhores counterspells de duas manas que o Standard e o Pioneer receberam em anos. No artigo de hoje, avaliamos o potencial de No More Lies para estes formatos e em quais decks o novo card pode aparecer!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

A temporada de prévias de Murders at Karlov Manorlink outside website finalmente começou!

Nas próximas semanas, os cards da nova expansão de Magic: The Gathering serão gradualmente revelados conforme o seu lançamento se aproxima, até que o site oficial do jogo entregue a galeria de imagens completa do set.

Aqui, na Cards Realm, essa temporada inicia também a temporada onde analisamos cards individuais para determinados formatos e, ao sair a edição completa, fazemos o review completa dela para os principais formatos competitivos e casuais de Magic.

Ad

Loading icon

No artigo de hoje, nos aprofundamos em No More Lies para o Standard e o Pioneer, o novo counterspell azul e branco remete em diversos pontos a um dos cards mais desejados pelos jogadores de Pioneer - Mana Leak, e pode impactar o alcance de decks de Control e Tempo para lidar com mágicas problemáticas!

No More Lies - Uma Análise

Loading icon

Com a clausura de anular uma mágica - qualquer mágica! - à menos que seu controlador pague Magic Symbol 3, No More Lies se assemelha com uma mágica que já foi uma staple do Modern e teve grande impacto nos seus tempos de Standard durante a temporada de Zendikar-Scars e Scars-Innistrad, Mana Leak.

Loading icon

Porém, se as comparações se iniciam com essa clausura, elas se encerram no momento em que olhamos para os custos de mana: com Magic Symbol WMagic Symbol U, No More Lies é notoriamente menos splashável e menos utilizável para a maioria dos arquétipos que não se encaixam nessa composição de cores, visto que seus feitos não parecem impactantes ao ponto de demandarem splashes e/ou o tornarem insubstituível no Metagame dos formatos sem acesso ao seu predecessor.

Loading icon

Nestes formatos - o Standard e o Pioneer - No More Lies compete em espaço com counterspells mais condicionais nas cores Magic Symbol WMagic Symbol U, com o mais notório sendo Make Disappear.

Enquanto o counterspell de Streets of New Capenna oferece maior flexibilidade de cores e, consequentemente, será mais utilizado no escopo geral do Metagame, No More Lies oferece uma excelente versatilidade em não precisar oferecer mais recursos para amplificar seu escopo, tornando-o um pouco mais abrangente em jogadas de Tempo e/ou na hora de anular ameaças de custo baixo.

Porém, essa matemática não é tão simples quanto apenas decidir se você quer sacrificar uma criatura para melhorar o efeito de Make Disappear, ou se vale a pena manter Magic Symbol 3 como o padrão de mana extra que o oponente precisa para resolver uma mágica-chave: em decks com mais criaturas, Make Disappear passa por cima de outros counterspells, como Dovin’s Veto, porque sua habilidade cria uma cópia do card ao invés de apenas aumentar o custo a ser pago, permitindo que uma delas resolva mesmo se a outra for anulada.

Loading icon

Por outro lado, a mágica de Murders at Karlov Manor possui uma segunda linha de texto da qual a torna um pouco mais interessante do que apenas uma cópia de Mana Leak com uma cor extra: a possibilidade de lidar com ameaças recorrentes e mágicas que forçam um dois-por-um para serem anuladas, visto que elas serão anuladas pela segunda clausura do efeito da mágica - isso amplifica o valor de No More Lies ao, por exemplo, anular Memory Deluge em uma mirror de Control, ou ao remover Dennick, Pious Apprentice com este efeito, dado que isso evitará que o oponente extraia valor destes cards posteriormente.

Ad

No More Lies no Standard

Como menciono em meu artigo sobre o Metagame do Standardlink outside website, os counterspells estão em um momento estranho no formato por conta da inserção de Cavern of Souls em Lost Caverns of Ixalanlink outside website, da qual se tornou uma staple em arquétipos de Big Mana, em especial no melhor deck do formato hoje - Domain Ramp.

Loading icon

Essa adição não tem impedido Make Disappear de jogar no Standard, até porque existe uma dúzia de arquétipos onde a mágica ainda é válida, além de efeitos dos quais uma Cavern of Souls não conseguem proteger, como Sunfall e alguns dos encantamentos mais poderosos do Metagame atual - Wedding Announcement e Virtue of Loyalty - sem contar que ainda falamos de quatro Cavern of Souls contra quatro counterspells.

Loading icon

Sua cláusula de exílio, no entanto, faz alguma diferença em um ambiente onde existem meios de recorrer a algumas das principais bombas do formato, como utilizar The Cruelty of Gix no turno seguinte a um Trumpeting Carnosaur, anular um Haughty Djinn sem dar a oportunidade dele voltar com Helping Hand, ou contra Dennick, Pious Apprentice e outras opções menos utilizadas hoje, como Tenacious Underdog - No More Lies também ganha importância se tivermos mais efeitos de recursão em edições futuras.

Loading icon

Mas e quanto aos decks que podem querer utilizar a nova mágica?

Nesse quesito, o custo de Magic Symbol WMagic Symbol U é bem mais restritivo quando pensamos na flexibilidade de mana de alguns arquétipos.

Por exemplo, o Esper Midrange possui uma base de mana gananciosa demais para conseguir garantir ter acesso a Magic Symbol WMagic Symbol U para No More Lies e Magic Symbol 1Magic Symbol B para Deep-Cavern Bat com a mesma consistência sem fazer concessões na base de mana ao amplificar o número de Raffine’s Tower ao invés de aproveitar um set de Restless Anchorage, além de muitas das suas listas também requererem Magic Symbol WMagic Symbol UMagic Symbol B para Raffine, Scheming Seer enquanto visam garantir Magic Symbol 1Magic Symbol BMagic Symbol B para fazer um follow-up entre Gix, Yawgmoth Praetor e Sheoldred, the Apocalypse, duas jogadas que recompensam uma postura mais proativa.

Loading icon

Conforme a partida se estende, fica mais fácil para o Esper utilizar No More Lies, mas entre Preacher of the Schism e Wedding Announcement, o deck ainda consegue tirar mais proveito de Make Disappear.

Este também é um problema no Azorius Soldiers, onde sua base proativa de criaturas possibilita amplificar o potencial de Make Disappear no quanto for necessário sem comprometer demais a sua estratégia, especialmente pelo uso de Resolute Reinforcements e Wedding Announcement - ambas mágicas que produzem fichas pequenas em jogo das quais podemos sacrificar se necessário.

Ad

Por outro lado, o Azorius Soldiers tem apostado em pacotes complementares de disrupção. Enquanto, hoje, ele tem sido composto por uma mistura entre Tishana’s Tidebinder e Invasion of Gobakhan, é possível que o Metagame sofra mudanças ao ponto de tornar No More Lies uma resposta mais apropriada para o Metagame. A nova mágica também pode substituir Make Disappear caso o Soldiers tome uma postura mais agressiva, onde esse espaço de uma mana a mais e um corpo extra no campo de batalha fazem uma diferença significativa.

Outras variantes, como o Azorius Midrange devem optar por No More Lies dado o quão relevante suas criaturas são para seu plano de jogo. Até uma Spyglass Siren pode fazer uma diferença enorme na hora de atacar com Subterranean Schooner ou ativar a habilidade de Warden of the Inner Sky, abrindo espaço e eficiência na base de mana para cobrir seus custos de mana sem dificuldades.

Loading icon

No More Lies é certamente mais eficiente para Control ou quando o Metagame demanda punir interações com o cemitério.

No caso do Standard, decks Control tem estado em baixa porque não conseguem jogar por cima da inevitabilidade do Domain Ramp, deixando-os de fora dos principais arquétipos competitivos hoje - mas a inserção desta mágica pode ser apenas o primeiro de alguns passos que Murders at Karlov Manor e lançamentos futuros possuem para colocar essa estratégia de volta ao Standard.

No More Lies no Pioneer

No More Lies possui um lar certeiro no Pioneer em um dos arquétipos mais populares do formato hoje, o Azorius Control.

Loading icon

Tomando a lista utilizada por Ignotus97 no Pioneer Challenge como exemplo, o Azorius Control possui alguns slots dedicados a counterspells mais condicionais, como Change the Equation e Make Disappear para responder às necessidades do atual Metagame - No More Lies pertence a estes slots e possui sua própria gama de flexibilidade também.

Loading icon

Enquanto sua disputa com Make Disappear é mais acirrada no Standard, as vantagens de No More Lies se sobrepõem no Pioneer até em arquétipos azuis e brancos com muitas criaturas, tanto pela natureza mais rápida do formato do qual valoriza jogadas de Tempo mais abrangentes como também pelo fato de que arquétipos como o Azorius Spirits ou Azorius Flash rodam tantos cards de qualidade e com funções específicas que dificilmente queremos sacrificá-las para aumentar o escopo de um counterspell.

Veja, por exemplo, na minha iteração atual do Azorius Flash.

Loading icon

Apesar de ter adotado uma postura mais agressiva no deck após Smuggler’s Copter ser desbanida do Pioneer, com a inclusão de Thraben Inspector e a redução dos valores de mana, toda criatura na lista possui algum efeito específico e, exceto pelo próprio Thraben Inspector, agregam mais valor quando estão no campo de batalha do que fora dele - logo, Make Disappear certamente perderá espaço no Azorius Flash e em outras propostas de tempo nessa combinação de cores quando No More Lies for lançada.

Ad

Loading icon

O único momento onde um deck Magic Symbol WMagic Symbol U pode desejar Make Disappear ou outro counterspell ao invés de No More Lies no Pioneer é por conta do Meta call.

Por exemplo, algumas listas utilizam duas cópias de Change the Equation no maindeck para lidar com a partida contra Abzan Amalia enquanto ele ainda possui utilidades contra Rakdos e outros arquétipos com cards vermelhos e/ou verdes, ou com valores de mana baixos.

Se o Metagame exige esta adaptação dos decks Control ou Tempo, é natural que efeitos mais condicionais sejam substituídos por peças mais certeiras contra as estratégias dominantes - mesmo quando essa postura nem sempre indica apenas uma adaptação, e sim o sintoma de um ambiente moldado por uma estratégia específica.

Conclusão

Isso é tudo por hoje.

No More Lies se apresenta como um dos cards mais impactantes para o Pioneer e possui bastante potencial em algumas estratégias do Standard, onde disputa espaço com Make Disappear por conta da abrangência de arquétipos baseados em criaturas no Metagame atual.

Em caso de dúvidas ou sugestões, fique a vontade para deixar um comentário!

Obrigado pela leitura!