Magic: the Gathering

Deck Guide

Melhores cartas de Innistrad: Voto Carmesim para Commander

, Comment regular icon0 comments

Este artigo traz uma análise da nova edição Innistradd: Crimsow Vow para Commander e os cartas mais fortes, interessantes e divertidas para as suas mesas.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Como a temporada de spoilers finalmente chegou ao fim, nada melhor para os jogadores de Commander do que ficar sabendo as cartas notáveis de Innistrad: Voto Carmesim.

Lembrando também que, como esta coleção é focada no Standard, normalmente as cartas lançadas não possuem power level balanceado para o Commander, que possui muitas cartas muito poderosas.

Todavia, a nova coleção está recheada de cartas de personagens que já apareceram anteriormente em coleções de Magic, além de cartas promissoras para nosso formato favorito!

Ad

Menções Honrosas

Loading icon

Uma carta de custo 2 com uma pegada bem interessante.

Todo turno você pode virá-lo para comprar uma carta e exilar uma carta da sua mão, e em qualquer momento você olhar as cartas exiladas por ele. Você pode pagar 6 manas para transformá-lo em Hauken's Insight, um encantamento que exila o card do topo do seu grimório na upkeep, e uma vez durante seu turno, te permite jogar um dos cards exilados por Hauken's, sem pagar o custo de mana.

Esta carta tem um grande potencial de gerar valor, enquanto criatura possibilita comprar cartas extras todo turno e tirar da mão aquilo que não quer utilizar no momento, guardando-o para quando for transformado.

Lembrando que é necessário tomar cuidado com a interação entre cartas que "blinkam" e cards dupla-face, pois se o blink der alvo no Hauken's Insight, por exemplo, ele retorna a sua face para antes da transformação (ou seja, Jacob Hauken), o que não seria nada vantajoso.

Loading icon

Esta carta é bastante adaptativa, quando em campo consegue te ajudar exatamente naquilo que você precisa, seja mais mana, cartas extras na mão, ou uma força extra no ataque contra o oponente.

Eu não vejo um deck verde ficando pior por ter essa carta, e acredito que ela valha seu espaço nesta lista justamente pela sua versatilidade na mesa.

Loading icon

O vampiro mais amado dos jogadores de Commander está de volta, e desta vez não tão jovem. Mas Edgar ainda se mantém como um bom comandante, e basicamente imortal, já que toda vez que ele morre, volta para o campo em seu belíssimo caixão, criando vampirinhos até seu sono de beleza chegar ao fim e ele voltar a ser o lorde de vampiros que sempre foi.

Loading icon

A sua noiva e capa da coleção, Olivia, roubou a cena como uma noiva deve fazer, roubando até um espaço nessas Menções Honrosas, e está bem forte.

Por seis manas é uma 3/4 voar com ímpeto e toda vez que ela ataca, reanima uma criatura e a coloca atacando junto com ela. Enquanto você possuir um vampiro lendário, a criatura estará viva.

Olivia possui um grande potencial como uma comandante Rakdos no tema de reanimate e também como uma criatura finalizadora em decks de vampiros.

Loading icon

Todos os terrenos desta coleção, assim como os da coleção anterior, são muito bons para Commander.

Eles demoram para entrar em campo desvirados, já que você precisa possuir outros dois terrenos para isto, mas com toda certeza entrarão nas listas com mais de uma cor, já que são mais formas de se ter a cor necessária.

Os decks de duas ou três cores serão beneficiados também, mas é necessário ter um bom planejamento no deck, já que possuir muitos desses terrenos pode acarretar em mãos que possuem somente eles. Para evitar isso, talvez seja preferível utilizar no máximo três deles na lista.

Melhores cartas

Analisei as cartas separadamente em cada cor, olhando as mais interessantes de cada uma das cinco cores, além das cartas Multicoloridas e incolores.

Ad

Para definir as cartas que estariam neste artigo, dei preferência a versões melhoradas de cartas já existentes ou cartas com efeitos inteiramente novos, além de novas peças que podem ser úteis e/ou mais uma cópia funcional de alguma carta.

Branco

Loading icon

Draw no branco é sempre algo muito bem-vindo e esta carta funciona muito bem nesse papel, portanto que seu deck possua criaturas o suficiente para bater com no mínimo duas criaturas todo turno até que este encantamento se transforme, serão três draws divididos ao longo de três turnos.

Isso sem mencionar que, se você não conseguir dar este draw, o encantamento cria uma ficha 1/1 para te auxiliar a conseguir no turno seguinte. Não é a melhor ferramenta de card advantage existente, mas é uma carta branca boa e acessível.

Loading icon

Esta carta é muito versátil, podendo funcionar como uma remoção momentânea de criaturas, já que alguma hora ela vai morrer, mas também pode exilar criaturas do seu cemitério e quando for morta, você terá algumas criaturas extras no campo de batalha. Como é uma criatura 1/2, não é difícil treinar duas ou três vezes antes de ser removido.

Azul

Loading icon

Um tipo de deck muito popular no Commander é Spellslinger, que possui somente criaturas que vão auxiliar na estratégia do deck. O Hullbreaker Horror definitivamente pode ser uma dessas criaturas, possuindo um corpo bom para bloquear e não podendo ser anulado, o que garante que ele entrará em campo, além de possuir lampejo, o que te permite conjurá-lo somente quando for realmente necessário.

Além de todas estas características, o monstrão ainda pode devolver mágicas e permanentes não-terreno para a mão de seus donos toda vez que você conjurar uma mágica, o que pode remover bloqueadores dos seus oponentes e impedir remoções e interações.

Loading icon

Este card é muito poderoso. Um mass-bounce por 4 manas que volta todas as permanentes que não são terrenos, exceto uma escolhida por cada jogador, já é algo poderoso. Além disso, você ainda compra carta para cada oponente que possui mais cartas que você na mão.

Além disso, Consuming Tide tem um grande potencial de segurar o jogo, enquanto te garante algumas cartas extras. Por exemplo, decks mais focados em instantâneas e feitiços normalmente vão acabar com menos cartas na mão que aqueles que desceram artefatos, encantamentos, criaturas, e planeswalkers durante a partida.

É evidente que não será sempre que esta carta irá te garantir mais cartas na mão, mas ela pode fazer isso com certa constância.

Preto

Loading icon

Mais uma grande ameaça na mesa. Quando consegue entrar, Cemetery Desecrator exila um card do cemitério e também remove uma criatura ou marcadores de uma permanente, e quando sai ele faz a mesma coisa.

Este card é um alvo ótimo de ser reanimado ou blinkado, já que isso ativa os efeitos dele ainda mais vezes. Em decks com essas estratégias, esta carta possui potencial de limpar o campo e o cemitério dos seus oponentes.

Ad

Loading icon

Mais um suporte de zumbis, e que por três manas consegue criar uma ficha toda vez que um zumbi não ficha-morre, gerando uma ficha 2/2 de zumbi, criando mais combustível para motores de sacrifícios, e isso sem custar uma quantidade gigantesca de mana ou possuir grandes limitações.

Vermelho

Loading icon

Uma roda, mas só para você, e que ainda pode te garantir cartas extras na mão, já que você compra o número de cartas que descartou neste turno e não o número de cartas que tinha na mão. Isso possibilita com que você compre mais cartas do que já tinha na mão, já que temos vermelhas como Faithless Looting, Thrill of Possibility e Cathartic Pyre, que descartam cartas para compra cartas e contam para caso você utilize a Change of Fortune depois.

Ainda existe a possibilidade de você utilizar uma roda, e depois utilizar este card, fazendo com que Change of Fortune fica ainda melhor.

Loading icon

Esta carta é semelhante a Deekah, Fractal Theorist, porém uma versão muito mais agressiva, custando uma mana a menos e criando fichas com voar e ímpeto, que só ficam até o final do turno.

É um bom suporte para decks mais voltados a fazer mágicas, sejam elas grandes ou pequenas, e as fichas podem bloquear criaturas dos oponentes ou atacar. Mais uma boa criatura para decks Spellslinger.

Verde

Loading icon

Esta carta é muito forte, 3 manas num corpo 3/4 já é muito promissor, e ele ainda tem vigilância, o que pode dificultar a vida dos oponentes.

Além disso, toda vez que Cemetery Prowler entra em campo ou ataca exila uma carta, e todas as suas mágicas custam X a menos, onde esse X é o número de tipos de card que elas compartilham com cartas exiladas pelo nosso lobinho, o que faz dele melhor ainda.

Loading icon

Essa carta nem foi lançada ainda e já acarretou em Spike em duas outras cartas que "combam" com ela. Por oito ou onze manas, o mínimo que tinha que fazer é combar.

Cultivator Colossus realmente é muito boa como finalizadora, e ideal para decks de landfall, que possuem uma maior quantidade de terrenos no grimório e queconseguirão se aproveitar mais tanto de seu ETB quanto de seu poder e resistência serem maiores.

Incolores

Loading icon

Um bom card para lidar com decks de cemitério, e mais um que possui um custo de mana acessível.

Além de poder exilar mais uma vez, Lantern também consegue lidar com mais de um oponente e ainda se repõe na mão garantindo um draw na segunda ativação, e por ser incolor pode entrar em qualquer deck que precise lidar com o cemitério.

Multicoloridas

Loading icon

Esta, definitivamente, é "A" Comandante da coleção. Mesmo tendo um custo elevado, Toxrill é tipo bombril, tem mil e uma utilidades.

Ela limpa a mesa dos oponentes e ainda quebra a paridade, pois só limpa a mesa dos oponentes, além de gerar fichas quando criaturas que seus oponentes controlam com um marcador de lesma morrem, e ainda te permite sacrificar lesmas para comprar cartas. O que mais poderíamos desejar dessa humilde lesma?

Ad

Mesmo o card tendo um custo elevado, creio que é uma ótima opção para comandante de decks UB com criaturas do tipo horror. Infelizmente ainda não possuímos Lesmas o suficiente para um tribal de gosmentas, porém pelo menos já temos o Lord delas.

Loading icon

Como se não bastasse todo o alvoroço que Alrund's Epiphany causou no Standard, eles foram lá e lançaram algo mais aterrorizante, que por três manas pode te gerar um turno extra (desde que você finalize o jogo nele).

Mais uma carta de turno extra, e uma que é uma mescla de turno extra azul e vermelho, podendo ser conjurada por três manas para um suspiro final, ou por sete manas para mais um turno extra. Alchemist's Gambit provavelmente não vai trazer tantos problemas ao Commander, mas com toda certeza garantirá um pouco mais de consistência em decks UR com mecânica de turnos extras.

Finalizando

Esta coleção trouxe algumas cartas poderosas, divertidas e interessantes, que devem trazer ainda mais estratégias e temáticas para as mesas de Commander. É bom ter reforços para alguns arquétipos, além de também fortalecer alguns tribais.

Vou ficando por aqui, até a próxima!