Magic: the Gathering

Review

Spoiler Destaque: Dauntless Dismantler no Legacy

, Comment regular icon0 comments

Por anos, Meltdown era a opção primária para explodir pilhas de artefatos a baixo custo. Agora, este feitiço tradicional pode ser encontrado incorporado em uma criatura branca! Vamos dar uma olhada no que essa adição nova de Lost Caverns of Ixalan traz ao Legacy.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Apresentação

Saudações, amigos do Legacy! Estamos em temporada de spoilers de Lost Caverns of Ixalanlink outside website e eu gostaria de falar uma singela carta que chamou minha atenção: Dauntless Dismantler!

Mais um Urso Branco… Mais ou Menos

Loading icon

Existe uma longa tradição na cor Branca de criaturas que chamamos de “Hatebears”. O nome Bear (Urso) deriva dos primordiais Grizzly Bears, a criatura original 2/2 por 2 manas.

Ad

Basicamente, toda criatura com esse custo e atributos é apelidada de Urso por causa disso. Já a parte do Hate é porque há uma infinidade de criaturas brancas com habilidades que servem para causar o caos para o oponente (irônico, vindo da cor que promove a ordem): aumentar o custo de mana das suas mágicas, evitar compra de cartas, colocar custos extras para atacar, exigir custo de manutenção de artefatos, impedir cartas de entrarem em jogo se não forem pagas integralmente, forçar seus terrenos não-básicos a entrarem em jogo virados, impedir a invocação de mais de uma mágica por turnos, colocar custos ou atrapalhar a busca de cartas no seu deck, e muitos outros efeitos.

Como originalmente a maior parte desses amiguinhos era 2/2 por 2 manas, surgiu daí o termo Hatebear para se referir a essas cartas, mesmo que não se encaixem mais nesses atributos: Thalia, Guardian of Thraben, que é possivelmente a mais famosa e influente entre todos os Hatebears, não é 2/2! Mas, semânticas à parte, o que importa é que não só a cor possui uma verdadeira miríade dessas criaturas, mas alguns dos seus decks mais importantes no Legacy são fundamentalmente baseados nelas: Death & Taxes e Boros/Mono White Initiative fazem bom uso não apenas da já citada Thalia como de outros camaradas como Spirit of the Labyrinth, Archon of Emeria, Ethersworn Canonist, Sanctum Prelate, Anointed Peacekeeper, Containment Priest, Boromir, Warden of the Tower, e até mesmo o incolor intruso Phyrexian Revoker, para citar alguns.

Chegou um membro novo para integrar essa verdadeira gangue de estraga-festas, que, mesmo sem os atributos de um Urso, tem o custo e o potencial de causar dor de cabeça suficiente para ser classificado como um Hatebear!

Enfrentando as Hordas de Artefatos

Já tem algum tempo que decks concentrados em grandes quantidades de artefatos de baixo custo se tornaram uma parte importante do metagame do Legacy, que é uma consequência da existência de Urza’s Saga. Decks como 8-Cast, Painter e, mais recentemente, Paradox Engine enchem a mesa com coisas como Lotus Petal, Mox Opal, Chalice of the Void, Seat of the Synod, Great Furnace, dentre outros. Quando esses decks estão em alta, é comum vermos os decks brancos recorrendo a Null Rod ou Kataki, War’s Wage para tentar conter a onda incolor. O problema é que essas cartas interagem de forma não-sinérgica com seus próprios artefatos, como Aether Vial, Chrome Mox, e Equipamentos. Pois bem, agora eles ganharam um grande reforço nessa batalha com o novo Humano Artífice de Ixalan.

Loading icon

A simples presença desse Urso novo já atrasa demais os planos de jogo do oponente, que não pode simplesmente emendar correntes de Mox Opal ou Mishra’s Bauble. Artefatos que entram virados não podem Improvisar um Kappa Cannoneer. Até mesmo os Tokens de Urza’s Saga não podem ser usados defensivamente. Mas embora tudo isso seja bastante útil, se a carta parasse por aqui, eu não estaria falando sobre ela. Não, ainda temos uma segunda linha de texto bastante relevante!

Ad

Loading icon

Uma das cartas favoritas para combater mesas cheias de artefatos é o feitiço vermelho Meltdown, por dois motivos: o primeiro é que, por pouca mana, ele oblitera os artefatos de custo 0 e/ou 1 – que são a maioria do que encontramos no mercado; e o segundo é que, por ser de uma época antiga, ele não contém a cláusula infame, “Artefatos não-terrenos”, que temos em cartas como Ratchet Bomb ou The Filigree Sylex. Não, Meltdown leva as Artifact Lands junto com todas as outras vítimas.

Foi grande a minha surpresa ao ver que nosso amiguinho novo, Dauntless Dismantler, também não tem essa restrição! Embora o custo seja em teoria mais restritivo do que o do feitiço original, ambos custam apenas 1 mana para limpar mesas de custo 0.

“Mas, Eltinho, você ainda precisa pagar 2 manas do bicho”! Sim, isso é um problema que em parte é contornado pela primeira habilidade da carta, já que o oponente não vai ter acesso às habilidades ativadas. Portanto, ele precisa expor os Artefatos à destruição - e como o custo do Dismantler para tudo é baixo, não é nada fora da realidade ativar sua habilidade por 1 mana e jogar outro já no mesmo turno, colocando o oponente novamente na defensiva. Seu tamanho e custo também o torna ideal para ser encontrado pelo Recruiter of the Guard e ser invocado em velocidade instantânea por Aether Vial e pegar o oponente desprevenido.

Death and Taxes

O primeiro deck que deve recrutar os serviços do Dismantler é o bom e velho Death and Taxes, tanto na versão de 60 cartas quanto na de 80. Já era comum o deck ter à sua disposição cartas para lidar com artefatos no main deck, devido à possibilidade de Recruiter of the Guard tutorar a resposta certa para o problema que aparecer, mas acredito que mais unidades possam preencher o Sideboard em resposta a metagames que demandarem essa resposta.

Loading icon

Loading icon

Boros / White Initiative

Decks de Initiative tem recorrido frequentemente à Loran of the Third Path ou Null Rod para lidar com decks de artefatos, mas ambos tropeçam em problemas: Loran é lenta e não acerta mesas cheias, e o Rod inutiliza suas Petals e Moxes. Com o Dismantler, pelo menos você usa a mana dos seus Artefatos antes de explodi-los junto com a mesa do oponente!

Loading icon

Loading icon

Concluindo

Como eu disse antes, Meltdown é uma figurinha carimbada no formato Legacy, e agora decks brancos tem acesso a algo parecido. Embora eu não acredite que o Dismantler irá revolucionar nem extinguir arquétipos, ele oferece uma ferramenta importante contra uma parte significativa do meta. Como jogador de Initiative, sei que 8-Cast é um adversário complicado e já considerei usar este feitiço vermelho no Sideboard por um tempo. O fato da Cavern of Souls protegê-lo é um ponto positivo.

Um abraço Desmantelador e até a próxima!