Magic: the Gathering

Review

Pauper: Melhores Cards de Foundations JumpStart para o formato!

, Comment regular icon0 comments

Foundations JumpStart, ou JumpStart 2025, é uma coleção paralela que será lançada junto do novo core set de Magic: The Gathering. Neste artigo, avaliamos as melhores comuns novas da edição para o Pauper!

Writer image

revu par Tabata Marques

Edit Article

Enquanto estamos no meio das prévias do novo core set de Magic, Foundations, a Wizards revelou paralelamente os cards de um produto que sai no mesmo dia da nova expansão: Foundations JumpStart, mais conhecido pela comunidade como JumpStart 2025.

Ele é uma expansão complementar onde os novos cards serão válidos apenas para formatos eternos e seus reprints são válidos em qualquer formato onde a versão original ou mais recente do card é jogável. Entre alguns reprints notórios para o Pauper, estão também alguns cards novos que podem aparecer no formato e/ou chamam a atenção pelas suas habilidades.

Ad

Neste artigo, listamos os principais cards comuns novos desse produto suplementar para o formato!

Os Melhores Cards de JumpStart 2025 para o Pauper

Loading icon

O Pauper foi agraciado esse ano com o Mono White Aggro, arquétipo que aproveita Lunarch Veteran para segurar o clock de decks como o Kuldotha Red e outras estratégias mais agressivas. Hinterland Sanctifier segue o mesmo padrão e com um ponto de resistência extra que garante que ele sobreviva contra End the Festivities, um hate comum dos Aggros vermelhos para lidar com Lunarch e as fichas de Battle Screech.

Loading icon

Revoke Demise não faz nada que Unearth já não faça por um custo muito mais baixo. Sua flexibilidade em pegar outros valores de mana e o ganho de vida no processo lhe rendem uma menção honrosa, mas sem grandes expectativas.

Loading icon

Scourge of the Undercity compete com Unexpected Fangs entre os cards que oferecem Lifelink para uma criatura. Pode valer slots por ele mesmo ser uma criatura e servir como bloqueador para mais dois pontos de vida extra contra Aggro, mas a falta de Instant-Speed retira um fator surpresa relevante e não podemos esquecer da importância de Unexpected Fangs como combat trick.

Loading icon

Hearts on Fire é um bom card. Seu flavor é maravilhoso e ele oferece um pump decente para duas criaturas por duas manas. Como não podemos escolher a mesma criatura duas vezes para receber +4/+2, ele não parece algo que queremos em Heroic ou Kiln Fiend, limitando bastante seu espaço no formato.

Loading icon

Cards com habilidades modais úteis tem sido mais frequentes no Pauper. Go Forth não é um Thraben Charm, mas é um excelente facilitador para Aggros de duas cores que tenham verde corrigirem sua mana sem pagar um custo muito alto para isso tanto em terrenos quanto em slots. Seu efeito de Combat Trick pode fazer diferença.

É o tipo de card que eu, hipoteticamente, consideraria se Stompy tivesse algum potencial de volta em variantes de duas cores como Gruul, ou se um deck de Prowess/Heroic surgisse com verde.

Loading icon

Razorgrass Invoker não faz muito para os combos de mana infinita com Basking Broodscale ou Freed from the Real que Bloodrite Invoker ou Valakut Invoker já não façam. Ele é, no entanto, um Elfo e esse arquétipo tem um histórico de gerar abudancia de mana com Priest of Titania e Quirion Ranger.

Elves já possuem Wildheart Invoker nessa categoria também e ele não é um card que costumamos ver habitualmente nas listas, então Razorgrass Invoker tem um longo caminho para percorrer para ter um lar no Pauper.

Loading icon

Cavern Harpy é uma Besta e pode se devolver para a mão de seu dono. Se, em algum momento, tivermos meios de jogá-lo de “graça” ou de desvirar permanentes sempre que ele entra em jogo para pagar seus custos de mana, Woodland Liege garante draw infinito que, eventualmente, leva até permanentes que causam dano ao oponente sempre que uma criatura entra em jogo.

Ad

Loading icon

Se o Tron ainda existisse como amplamente competitivo, independente da versão, eu diria que Shardless Outlander merece uma inclusão na lista pela mistura de ameaça com manafixing. Hoje, eu já o considero lento demais, mesmo se ele custasse cinco manas, pois compete com Troll of Khazad-dûm, então não tenho grandes expectativas para ele no formato.

Conclusão

Foundations JumpStart (ou JumpStart 2025) não é o tipo de set para ser aberto pensando nas novas staples que podem entrar para o Pauper. A maioria das novidades é muito condicional e/ou precisa da estrutura ideal para funcionar. Hinterland Sanctifier é o melhor card do set e deve ter alguma viabilidade competitiva no Metagame pela sua capacidade de desviar de End the Festivities.

Onde o set se destaca, entretanto, são nos reprints: Thoughtcast, Seat of the Synod, Vault of Whispers, Deadly Dispute, Moon-Circuit Hacker, Ninja of the Deep Hours e Faerie Seer encabeçam a maioria dos cards que são staples de Pauper e estão disponíveis em um dos pacotes, o que aumentará a disponibilidade deles no mercado e ajudará a manter o formato acessível por mais tempo.

Obrigado pela leitura!