Banimentos no Legacy
Extra, extra, meus amigos do Legacy! Escrevo este artigo imediatamente após o tão esperado anúncio de banimentos do dia 10 de novembro.
Sim, tivemos grandes mudanças no nosso formato! Então, vamos dar uma olhada no que foi embora, no que ficou e no que podemos esperar daqui em diante.

Fora Daqui, Entomb e Nadu!

No meio de muita tensão sobre os rumos do Legacy, tivemos o tão aguardado anúncio de banimentos. Havia muita especulação sobre a Wizards não mudar nada novamente ou apenas ceifar a Tamiyo, Inquisitive Student, mas dessa vez foi tomada uma ação mais firme em relação ao atual metagame: Entomb e Nadu, Winged Wisdom dão adeus ao Legacy e deixam um baita vácuo de poder.
Entomb era a carta-chave do deck mais dominante do formato e, talvez, o tutor mais forte liberado no formato. A Wizards admite que não gostaria de dar um fim à icônica carta, por se tratar de algo que traz ideias interessantes do ponto de vista de design de jogos. Porém, as tentativas de banir cartas ao seu redor ou aguardar que o metagame se ajustasse a ela não funcionaram: Dimir Reanimator ainda se manteve com resultados respeitáveis, mesmo tendo um enorme alvo na sua testa.
O grande problema, de acordo com a empresa, é que da forma como o deck é atualmente construído (algo permitido pela existência de Entomb), ele não precisa de grandes concessões para incorporar o núcleo de reanimação. Isso deixa um grande espaço para manter um segundo ângulo de ataque, transformando-se em um deck de Tempo e facilmente ignorando decks preparados para atacar o cemitério. A ideia é que, se você pretende ser um deck de “trapacear monstros grandes em jogo”, precise se comprometer com esse plano, como ocorre com decks de Show and Tell ou Natural Order.
Já a segunda vítima já vai tarde. Nadu, Winged Wisdom é um dos maiores erros de design já vistos na história do Magic. Criado para o Commander, foi banido nesse formato, no Modern e agora no Legacy. É uma carta que atrasa o andamento do jogo, cria interações confusas com inúmeras habilidades desencadeadas e demonstrava um índice de vitórias alto.
Esse desempenho era parcialmente mascarado pelo fato de o deck ser ruim de jogar no Magic Online devido à quantidade de cliques necessários para rodar todas as interações, o que muitas vezes fazia jogos “ganhos” serem perdidos por conta do relógio, especialmente nas mãos de jogadores com menos experiência no aplicativo. Com a saída dessa carta, o pássaro será apenas uma memória distante que esperamos que sirva de lição para a Wizards no design de cartas futuras.
Os Remanescentes

Quanto às outras duas principais cartas candidatas para banimento — ao menos nas intermináveis discussões online sobre o formato —, Tamiyo, Inquisitive Student e The One Ring, elas sequer foram citadas no artigo. Como a comunicação da Wizards não tem sido clara nos últimos meses, resta-nos inferir baseado no silêncio.
Tamiyo, Inquisitive Student tem sido a criatura/planeswalker mais relevante do Legacy desde que o Psychic Frog deixou o formato. Ela era peça crucial no plano Tempo do Dimir Reanimator. Nesse momento, dois dos seus principais decks foram atingidos, então há justificativa para avaliar o status da carta no metagame pós-ban. De qualquer forma, ela é presença quase universal nos decks azuis devido à sua capacidade de controlar o jogo rapidamente e à interação poderosa com Brainstorm. Por enquanto, continuará sendo uma carta indispensável para uso ou para resposta no formato.
Já o The One Ring é claramente a carta mais forte no principal deck que escapou dessa rodada de banimentos. O Forge Combo venceu e garantiu mais duas cópias no top 8 do maior torneio Legacy do ano. É evidentemente o deck que melhor consegue abusar do poder de The One Ring.
Discussões nos fóruns já apontam que o deck deve subir ao topo dos tiers. Provavelmente esse será o resultado lógico, mas, por outro lado, ele é bem mais vulnerável à preparação dos oponentes do que o Reanimator era. Isso é algo em que a Wizards pode estar confiando para manter o deck sob controle. De qualquer forma, é possível prever que a importância de Null Rod aumente ainda mais nos próximos meses.
Decks que se beneficiam

Toda rodada de banimentos gera especulação sobre quem se deu bem e quem se deu mal. Embora a confirmação só venha após os jogos em campeonatos, podemos inferir com base no espaço aberto pela saída de cartas cruciais. Vamos aos palpites sobre quem ganhou com a mudança:
Forge Combo
De cara, é o grande vencedor, pois já era um dos principais decks do formato e escapou do martelo. Além disso, tinha jogos mais complicados contra o Dimir Reanimator e a versão Midrange de Nadu. Por outro lado, precisará lidar agora com a atenção de todos mirando nos seus artefatos.
Sneak and Show
Talvez o maior ganhador do dia, já que tinha jogos desfavoráveis contra Reanimator e contra os principais decks de Nadu. É também um predador natural de Forge Combo, Dimir Tempo e demais decks Stompy. Ainda tem dificuldades contra o Izzet Tempo, mas não dá para querer o mundo inteiro.
Izzet Tempo
Bom contra Forge e Sneak and Show, o deck tinha certa dificuldade contra o Reanimator e o Nadu Midrange. Agora, tem tudo para subir ao topo da lista dos decks de Tempo.
Boros/Naya Initiative
A presença do Reanimator inibiu esses decks por muito tempo. Em um futuro com mais Forge e Sneak and Show, os decks Boros e Naya têm boas cartas para lidar com esses archetypes, como Archon of Emeria, Clarion Conqueror, Solitude e Containment Priest.
Orcish Bowmasters
Como "estraga-festas" do Legacy, Orcish Bowmasters costumava ser prejudicado pela compra de cartas gerada por Atraxa, Grand Unifier (principal alvo do Entomb) e por Nadu, Winged Wisdom ignorar sua habilidade. Agora, com cartas como Tamiyo, Inquisitive Student e The One Ring em foco, está pronto para voltar ao protagonismo.
Decks prejudicados com o ban

Obviamente, os maiores perdedores foram os decks que tiveram cartas banidas. Além desses, existem outros que podem ser prejudicados conforme o novo metagame se adapta.
Red/Eldrazi Stompy
Tanto Red Stompy quanto Eldrazi já tinham dificuldade contra Forge e Sneak and Show. É possível que um aumento em listas com Karn, the Great Creator ajude a compensar as adversidades.
Monoblue Cloudpost
Apesar de o Blue Post se beneficiar pela saída do Reanimator, ele caçava os decks de Nadu e agora terá problemas diante de Izzet Tempo e Sneak and Show, ambos beneficiados.
Lands
O deck de terrenos era um dos poucos que mantinham um índice positivo contra o Reanimator. Por outro lado, possui partidas muito ruins contra Forge Combo e Izzet Tempo (que se tornou ainda mais desafiador com a chegada de Cori-Steel Cutter).
Conclusão

Na prévia sobre essa janela, falamos que seria difícil concluir algo com base na falta de mudanças em junho. Dessa vez, embora a direção específica ainda não esteja clara, podemos ter uma noção dos rumos do formato. O banimento de Entomb, carta considerada intocável por anos, indica um pensamento mais cuidadoso sobre a saúde do Legacy. Além disso, incluir Nadu, Winged Wisdom na lista é outra boa decisão, já que era uma carta problemática em diversos formatos.
Apesar de ressalvas sobre a permanência de Tamiyo, Inquisitive Student e The One Ring, o formato agora tem mais espaço para respirar. Resta-nos torcer para que novos ventos circulem no Legacy. Encerro minha análise por aqui.
Um abraço sem asas nem tumbas e até a próxima!












— Commenti 0
, Reazioni 1
Diventa il primo a commentare