Magic: the Gathering

경쟁력있는

Entendendo a mudança no combate com a chegada de MTG Foundations - Chama o Juiz!

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, o juiz Antonio Faillace ajuda a entender a mudança de regra no combate, válida a partir da nova edição MtG: Foundations!

Writer image

에 의해 검토 Tabata Marques

Edit Article

Olá, pessoal!

Esse último fim de semana foi extremamente movimentado no mundo do Magic, seja pelo anúncio das edições que serão lançadas em 2025link outside website, ou pelo pelo mundial vencido brilhantemente pela segunda vez por Javier Dominguezlink outside website.

No meio de todo esse movimento, tivemos também uma mudança de Regra, que será válida a partir dos eventos de lançamento de Foundationslink outside website.

Ad

Vamos entender qual é essa mudança?

Jogadores de MtG quando novas regras são anunciadas
Jogadores de MtG quando novas regras são anunciadas

Calma, calma! O céu com certeza não está caindo em nossas cabeças, e a mudança, além de tornar algumas coisas mais simples, remove algo que sinceramente ocorria uma vez a cada 100+ jogos!

Vou explicar primeiro em termos “técnicos”, e depois detalhar e dar alguns exemplos para ficar bem claro!

Entendendo a mudança no combate

Vamos lá: a mudança de regra é a REMOÇÃO da ordem de bloqueadores/atacantes para assinalar dano. É um procedimento que ocorre dentro da fase de combate, somente quando uma criatura atacante é bloqueada por mais de uma criatura (ou, em cenários muito raros, quando um bloqueador consegue bloquear vários atacantes).

Quando isso ocorre, o jogador atacante, antes de receber prioridade, precisava determinar qual a ordem em que as criaturas bloqueadoras receberão dano - ou seja, antes de o dano ser causado, o atacante já precisava “pré-determinar” como queria causar dano nas criaturas bloqueadoras.

Era um passo que, como observado pelo próprio Rules Manager, Matt Tabak, trazia uma complexidade desnecessária para o combate, e privilegiava imensamente o jogador defensor.

Como funciona a nova regra

Agora, não existe mais essa necessidade de “pré-ordenar” os bloqueadores. Se a criatura atacante for bloqueada por mais de uma criatura, quando o jogo for para a etapa de dano de combate, o jogador atacante distribuirá livremente o dano entre os bloqueadores.

É só isso! Muito simples, não é?

Vamos dar alguns exemplos para fixar e entender no que essa mudança implica:

Alguns exemplos

Cenário 1

Você ataca com uma criatura 3/3 sem habilidades. Seu oponente bloqueia com uma criatura 2/2 sem habilidades. NADA MUDOU AQUI. Sua criatura causa 3 de dano e recebe 2 de dano da bloqueadora. A 2/2 morre, a sua 3/3 permanece viva com 2 de dano.

Cenário 2

Você ataca com uma 4/4 sem habilidades. Seu oponente bloqueia com DUAS criaturas 2/2, sem habilidades (vamos chamar de A e B).

Pela regra antiga, você (o atacante) colocaria as criaturas A e B em ordem para receber dano quando o jogo avançasse para a etapa de dano de combate. Porém, como existe uma etapa antes do dano, o seu oponente poderia usar um Giant Growth, dando +3/+3 para a criatura A, que, portanto, viraria uma 5/5. Na hora do dano, a 5/5 receberia 4 de dano da sua, ficando viva, e nenhum dano seria causado em B (já que não tinha dano suficiente para “ultrapassar” a resistência de A).

Resultado final: sua 4/4 morre, e ambas as 2/2 do oponente vivem.

Pela regra nova, toda a parte de pré-determinar uma ordem deixa de existir. Continua existindo a etapa de bloqueadores, antes da etapa de dano, para seu oponente usar o Giant Growth e transformar “A” numa 5/5, porém na hora do dano você pode simplesmente distribuir dano e matar “B” (que ainda é 2/2).

Resultado final: sua 4/4 morre, mas você consegue matar uma das 2/2 do oponente.

Ad

Cenário 3

Você ataca com uma 4/4 sem habilidades. Seu oponente bloqueia com uma 2/2 sem habilidades e uma 2/2 com a habilidade “quando morre, compre um card”.

Na hora do dano, digamos que você não quer de jeito nenhum que seu oponente compre o card extra pela criatura morrer. Você pode atribuir todos os 4 de dano na 2/2 sem habilidades.

Resultado final: sua 4/4 morre, a 2/2 sem habilidades do oponente morre, mas a outra 2/2 fica viva e seu oponente não compra um card.

Cenário 4

Você ataca com uma 4/4 sem habilidades. Seu oponente bloqueia com duas criaturas 2/4 sem habilidades.

Na hora do dano, ao invés de atribuir os 4 da sua criatura em apenas uma das bloqueadoras, você opta por dividir 2 de dano em cada uma. Após o combate, na sua segunda fase principal, você conjura Pyroclasm, e aí consegue matar as 2 criaturas do oponente (já que ambas eram 2/4 com 2 de dano recebidos no combate). *Resultado final: sua 4/4 morre em combate, mas graças aos 2 de dano divididos nos bloqueadores, seu Pyroclasm mata as 2/4 no pós-combate”.

Concluindo

Vamos primeiro ao óbvio: SIM, a regra nova privilegia o jogador atacante.

Como explicado pelo Rules Manager, “a possibilidade de bloquear em grupo já dá muita força ao jogador defensor em muitos cenários, e com essa mudança, passamos um pouco de força aos atacantes”.

Além, também, da questão sobre a regra anterior, de determinar uma “ordem de dano”, não ser muita intuitiva e criar uma complexidade desnecessária ao combate.

Nos formatos construídos, essa mudança não deve fazer enormes diferenças, já que cenários envolvendo múltiplos bloqueadores e truques de combate não costumam ser frequentes.

Contudo, é nos formatos Limitados (Selado e Draft) que essa mudança deve surtir mais efeitos, já que frequentemente ocorrem situações de ambos os lados terem várias criaturas e, justamente, ninguém ter incentivo para atacar, já que o bloqueio múltiplo fornecia muita vantagem ao jogador defensor.

Em suma: a mudança aplicada pela Wizards visa dinamizar o jogo, retirando do jogo uma parte não-intuitiva e que privilegiava imensamente o “não-ataque”, em prol de uma regra mais intuitiva e que permite mais vantagem ao atacante, incentivando a busca pela iniciativa no tempo do jogo.

E você, o que achou da mudança? Ficou com alguma dúvida ainda sobre a regra? Você também acha que Formar Bando agora pode ter chance de ser competitivo?

Deixe seu comentário e compartilhe com a gente!