Magic: the Gathering

Card Highlight

Spoiler Destaque MH3: Kozilek’s Unsealing no Legacy

, Comment regular icon0 comments

Modern Horizons 3 está bem aí, e chegou a hora de desvendar os segredos de Kozilek! Kozilek's Unsealing é um encantamento da nova edição com o potencial de comprar muitas cartas e sabemos que isso atrai a atenção de muitos jogadores. Vamos dar uma analisada na carta!

Writer image

에 의해 검토 Tabata Marques

Edit Article

Apresentação

Saudaçõescompanheiros do Legacy! Seguimos com mais um destaque de Modern Horizons 3link outside website com potencial de bagunçar o nosso formato: Kozilek’s Unsealing!

Após a chegada de um Encantamento capaz de comprar várias cartas – Up the Beanstalk – tornar-se uma peça importante do formato, eis que nos deparamos com uma carta que nos lembra a escalada ao Pé-de-feijão, mas com um potencial de compra ainda mais alto.

Loading icon

Ad

Ascensão dos Eldrazi

Quem vem acompanhando a divulgação dos spoilers de MH3 já pode perceber que os Eldrazi são uma parte bem importante da edição, com o retorno de versões dos Titãs Kozilek e Ulamog, com direito a até mesmo uma versão fundida de ambos – Ulalek, Fused Atrocity – além de contar de mecânicas ligadas às monstruosidades incolores como Annihilator, Mana Incolor, Habilidades Desencadeadas na conjuração de mágicas, Devoid e Tokens de Eldrazi Spawn.

Pois bem, nosso Encantamento em destaque hoje faz uso dessas duas últimas mecânicas. E muito mais!

Mas vamos dar uma olhada no Encantamento em si. Por se tratar de uma carta capaz de gerar valor a partir de cartas que nominalmente tem um custo mais alto do que aquele que de fato será pago em mana, a comparação com o já citado Up the Beanstalk é inevitável. Curiosamente, embora ambas caíam como uma luva em decks Azuis, mas elas não servem para pagar o custo alternativo de Force of Will – não se esqueçam que apesar do mana Azul, Kozilek’s Unsealing é incolor por ter Devoid.

Por falar em Force of Will, aqui temos uma diferença crucial entre as duas: enquanto a habilidade do Pé-de-feijão desencadeia de qualquer mágica, já a da carta nova, apenas de criaturas. Além disso, Unsealing só gera cartas e não fichas de Eldrazi Spawn a partir do custo 7. Mas quando gera… wow, temos um verdadeiro motor esperando para explodir.

Se tem algo que Up the Beanstalk mostrou (e The One Ring em certo nível) e Kozilek’s Unsealing busca expandir, é que apesar do alto nível de poder do formato, Legacy ainda tem uma carência de ganhos repetidos de Card Advantage de baixo custo. Por não gerar recursos a partir de Leyline Binding e Lórien Revealed, Kozilek’s Unsealing tem que procurar outro caminho para encontrar seu lugar no formato.

Felizmente, esse caminho não só já está pavimentado, como a estrada ainda irá ganhar novas sinalizações com a nova edição.

Loading icon

Comprando Cartas por Diversão e Lucro

A chegada de Simulacrum Synthesizer no Legacy já provocou uma busca por Artefatos de custo mais elevado que possam ser conjurados a custo reduzido e coincidentemente - vários desses Artefatos são também criaturas, com habilidades como Affinity ou Improvise, e isso se encaixa na proposta de {Kozilek’s Unsealing}. Já até tivemos um spoiler que se encaixa nessa proposta: Frogmyr Enforcer.

Loading icon

Além disso, criaturas com Evoke como Subtlety ou Mulldrifter, embora não sejam o suficiente para gerar cartas, são o suficiente para desencadear a primeira parte do Encantamento e criar Tokens de Eldrazi Spawn. Entra em cena o novo Eldrazi Nulldrifter, que se Evocado com Unsealing em jogo, gera um ganho massivo de 5 cartas. Isso começa a nos indicar onde Kozilek’s Unsealing pode encontrar espaço.

Abrindo a Caixa de Segredos de Kozilek

Eu, particularmente, vejo dois jeitos de se jogar com Kozilek’s Unsealing: o primeiro é usá-la como um gerador de valor gradual, de maneira semelhante a Up the Beanstalk, eventualmente sufocando o oponente em Card Advantage, em um arquétipo no estilo do 8-cast.

Ad

A outra é simplesmente chutando o balde e usando a carta como um verdadeiro motor de combo, tentando engatar uma sequência de criaturas a custo 0 e cavando através do seu deck até chegar a uma condição de vitória, seja um Grapeshot com uma contagem letal de Storm, seja com a habilidade desencadeada de Thassa’s Oracle em um deck vazio.

As listas que eu montei abaixo são apenas uma ideia para ser construída em cima, já que ainda não temos a totalidade do spoiler da edição - e é extremamente provável que esses decks recebam ainda mais suporte nas cartas restantes da expansão.

Loading icon

Acredito que o primeiro deck a testar o novo Encantamento vai ser alguma versão de 8-cast (ou seria melhor chamar de 4-cast?). A ideia aqui é encaixar Frogmyr Enforcer e Sojourner’s Companion de 0 manas e Thought Monitor por que geram cartas com Kozilek’s Unsealing ou Tokens de Construct com Simulacrum Synthesizer – de preferência ambos.

É bom ressaltar que a nova carta, Frogmyr Enforcer, oferece a opção de ser baixada como um Prototype por 4 manas (a Mana Vermelha pode ser obtida com Mox Opal ou Lotus Petal: essa versão ainda desencadeia a habilidade do Synthesizer, mas para o Unsealing, ela gera apenas o Token de Eldrazi Spawn e ao invés de comprar cartas).

Sink into Stupor supre a função de Otawara, Soaring City de ser um terreno capaz de lidar com cartas problemáticas, mas tem a vantagem de ser mais uma carta capaz de abastecer Force of Will

Loading icon

Loading icon

Outro deck que pode buscar ganhar valor na combinação entre Kozilek’s Unsealing e Nulldrifter é o bom e velho deck de Cloudpost. Nesse deck, o novo Eldrazi serve tanto Evocado quando baixado honestamente (tão honestamente quanto um deck que faz 200 manas pode ser), gerando um festival de cartas.

Além disso, o arquétipo já utiliza naturalmente Eldrazis que se encaixam nas demandas do novo Encantamento. Uma atualização que o deck deve se interessar é substituir a Pithing Needle de main deck, uma resposta para basicamente evitar que Wasteland acabe com seu dia, mas extremamente limitada nos jogos nos quais esse terrível terreno não está envolvido, pela extremamente mais versátil Disruptor Flute, uma carta que tem usos até mesmo contra decks sem habilidades ativadas, pelo simples fato de taxar em 3 manas alguma carta-chave do seu adversário.

Loading icon

Loading icon

Terminando aqui, eu fiz uma coisa que há anos eu não fazia: construir um deck novo sem ter uma base prévia. A ideia foi sugerida pelo Ben Bleiwiss da Star City e eu fui montando a partir disso.

O objetivo aqui é fazer o Encantamento o quanto antes e a partir daí sair comprando feito um maníaco com seus bichos de 7 manas que custam 0 ou 1, jogando mais Lotus Petal, Mox Opal e Chrome Mox para gerar mana e eventualmente fazer um segundo Unsealing para garantir que o gás nunca acabe.

Uma hora, seu deck não tem mais cartas e Thassa’s Oracle faz o que ela faz: ganha o jogo.

Ad

Existe também um plano B: alguns decks do formato simplesmente não respondem bem a bichos 4/4 que custam 0 manas. Vai funcionar? Não faço a menor ideia, mas o plano é sólido e a ideia deve ser ainda lapidada por mais mentes.

Concluindo

Kozilek’s Unsealing é uma carta com muito potencial. Se o seu destino é como mais um motor de Card Avantage ou se ela vai ser a peça central de um mais deck de combo quebrado do formato, teremos que esperar o lançamento para saber. Até lá, só podemos especular.

Um abraço Desprovido de cores, espero que tenham gostado e até a próxima!