Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: Mono Blue Snacker Terror - Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon1 comments

No artigo de hoje irei falar sobre uma versão de Mono U Terror utilizando Sneaky Snacker ao invés de Delver of Secrets para abusar da recursão que essa carta pode trazer ao deck.

Edit Article

Sobre o Deck

O Mono Blue Terror é um dos decks mais jogados do formato Pauper atualmente e um dos mais bem sucedidos. A estratégia do deck é simples: encher o cemitério de instantâneas e feitiços para poder fazer Tolarian Terror e Cryptic Serpent por um custo mínimo o mais rápido possível. Para isso utilizaremos muitas cantrips, principalmente cartas de self-mill como Mental Note.

Loading icon

Tradicionalmente essa versão de Terror Deck foca na cor azul e na sua rapidez, punindo oponente com mágicas de baixo custo e jogando sempre em volta das jogadas ameaças. Delver of Secrets entra nessa lista tanto como uma ameaça inicial como um clock de fim de jogo que pode aplicar dano letal com muita facilidade se permanecer na mesa.

Ad

Loading icon

Porém, já há um tempo sinto que Delver é uma criatura que não tem tanta sinergia com o plano de self-mill e que depende muito de outros fatores para se tornar uma ameaça (o famoso Delver que nunca flipa ou que flipa e morre logo em seguida), perdendo boa parte de seu brilho.

Com isso em mente, além da paixão que criei pela recente adição do formato, Sneaky Snacker, criei uma nova versão do deck substituindo Delver pela fadinha.

Loading icon

Com Snacker na lista, nosso plano de self-mill agora pode extrair algum valor das criaturas que forem parar no cemitério - w para controlar melhor as cartas que colocamos lá, troquei Mental Note por Careful Study, que sinto trazer uma consistência maior à essa versão sem Delver.

Loading icon

A grande diferença da Snacker para o Delver é que ela consegue ter uma presença tão forte quanto a dele na mesa com o bônus de poder retornar do cemitério para o campo de batalha toda vez que você comprar sua terceira carta em um único turno, o que adiciona uma recursão muito importante para o deck, permitindo que você acesse um novo plano de jogo que pode servir muito bem em situações onde todas as suas criaturas foram mortas.

A lista continua sensível à grave hate, mas jogar em volta disso sempre foi uma obrigação de qualquer amante de Tolarian Terror. Com Snacker, você poderá pressionar os hates do oponente para abrir caminho para as serpentes - o que não era possível antes com Delver, que morria sem possibilidade de retornar e muitas vezes sem sequer causar dano.

Outra vantagem da fada é que por ser uma criatura da cor preta, Snuff Out não surte efeito nela, o que a torna uma excelente arma contra decks pretos, não somente por esse fato como também por tornar possível uma fuga dos efeitos de édito, já que você pode trazer a Snacker do cemitério em resposta a um édito e proteger suas Serpentes.

Ponder se mostra uma opção mais sólida atualmente do que Consider, já que permite manipular melhor o topo do grimório. Boomerang é uma carta interessante no metagame atual para lidar com o grande número de estratégias vulneráveis ao bom e velho bounce na land, como Affinity com suas tap lands e Gruul Ponza que muitas vezes inicia com land + Wild Growth ou Utopia Sprawl.

Deem Inferior é uma tech nova na lista e que tem se demonstrado bem interessante por ter um efeito mais duradouro do Snap, apesar de perder no quesito velocidade. Sleep of the Dead é outra nova tech que têm aparecido nas listas, podendo ser usada para abrir caminho para o letal.

Mulligan e Postura de Jogo

Como todo deck azul, você não precisa temer o mulligan. As melhores mãos do Mono U precisam de cantrips para construir o plano de jogo e criaturas para jogar assim que for possível.

Loading icon

Tome o cuidado de fazer suas jogadas no turno do oponente e sempre em resposta às ações dele. Evite passar um turno sem mana aberta. O Pauper atual é um formato rápido e cheio de atrito, quase sempre passar um turno sem mana pode significar derrota.

Ad

Guia de Sideboard

Loading icon

Vs. Glee Combo

Glee se tornou o deck a ser vencido no formato, superando até mesmo o Affinity em popularidade. É um deck difícil de lidar, pois há muitas versões e maneiras de se jogar com ele, todas consistentes e bem fortes. Neste artigo irei tomar como exemplo o Jund Glee, que é a versão mais midrange do deck e também a que mais tenho visto na Pauper League do Magic Online.

Nessa match up você irá seguir o plano tradicional: focar em alimentar o cemitério e acelerar o plano das serpentes. Priorize anular as mágicas-chave do oponente e tome cuidado com Writhing Chrysalis que é uma carta absurdamente poderosa contra Terror. O oponente joga mais lento e você deve explorar as janelas que encontrara para impor um clock rápido e eficiente.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Vs. Kuldotha Red

Essa é uma match up bem equilibrada, ambos os decks tem capacidade de pressionar o outro. O Mono-Red consegue ser mais explosivo, mas uma Tolarian Terror bem cedo consegue estabilizar a mesa.

Preocupe-se com Kuldotha Rebirth e Goblin Bushwhacker, e tome cuidado com mãos sem anulações.

Pós-side você terá acesso às melhores cartas possíveis contra esse deck: Hydroblast e Blue Elemental Blast conseguem mitigar bastante os primeiros turnos do Red, que é quando este oponente mais pressiona, e uma Echoing Truth bem encaixada pode salvar o jogo.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Vs. Grixis Affinity

Contra Affinity o plano é atacar as lands, principalmente as viradas, nos primeiros turnos e atrapalhar o plano de jogo do oponente. Dois ou três Bounces seguidos podem lockar completamente o oponente, abrindo espaço para que você possa desenvolver seu jogo.

Cuidado com o combo de Krark-Clan Shaman + Toxin Analysis, que pode simplesmente limpar toda a sua board e preocupe-se com Kenku Artificer, que ainda é uma criatura bem forte contra o Mono-U.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Vs. Gruul Ponza

Essa match up é bem equilibrada e se você não tomar cuidado, pode perder o controle do jogo facilmente. Spell Pierce é uma das melhores cartas que você pode querer, podendo anular os LD’s do oponente e interagir com outras mágicas importantes como Malevolent Rumble e Wild Growth.

Boomerang também é excelente, permitindo que você jogue o mesmo jogo do oponente devolvendo lands para a mão, de preferência as que estejam encantadas com ramp. Priorize as mãos com bastante anulações e não passe o turno sem respostas para as ações do oponente.

Ad

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Vs. Bogles

Bogles é um deck que têm feito bons resultados nos Challenges e costuma se aproveitar bastante do metagame quando os decks com éditos estão mais em baixa. Malevolent Rumble deu uma consistência maior ao arquétipo e é um dos motivos pelo qual o deck ainda continua presente mesmo que não tenha uma match up tão boa contra Affinity e Glee.

Nessa partida você deve se preocupar com as auras mais importantes como Ethereal Armor, Armadillo Cloak e Ancestral Mask, e pode seguir o plano de Boomerang, que é uma carta bem útil contra esse deck, podendo inclusive executar o mesmo papel que possui contra o Gruul.

Side in

Loading icon

Side out

Loading icon

Considerações Finais

Mono Blue Terror é um dos melhores decks do formato e uma opção sólida para os amantes da cor azul. O deck é rápido e pode adotar variadas posturas dependendo da match up. Delver of Secrets é uma excelente carta, mas acredito que Sneaky Snacker é uma opção melhor atualmente e espero que este artigo incentive outros jogadores a testar e aprimorar essa versão.

Finalizo aqui mais um artigo. Deixe seus elogios, sugestões e/ou críticas nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima.