São raros os momentos em que uma expansão oferece, quase sozinha, a estrutura necessária para um arquétipo novo com uma das suas principais mecânicas surgir no Standard, mas aconteceu com Avatar: The Last Airbender: Allies, um dos temas do set, se tornou um arquétipo notoriamente competitivo no Standard, mesclando diversos cards com efeitos eficazes e sinergias capazes de pressionar o oponente turno após outro.
A Decklist
Essa lista segue o padrão que tem sido adotado na primeira semana de Avatar no Standard. Algumas variantes estão utilizando Appa, Steadfast Guardian, outras incluíram Mai, Scornful Striker ou Boiling Rock Rioter no maindeck, e algumas até optaram por cortar o splash de vermelho para Wartime Protestors.
Particularmente, estou confiante no maindeck dessa lista porque acredito que Protestors é um card essencial para jogos em que precisamos explodir enquanto Hakoda, Selfless Commander é um excelente complemento para Aang, at the Crossroads no quesito de vantagem em cartas, enquanto também é mais eficaz em proteger nossas criaturas de sweepers e remoções.
O que mais me incomoda, no entanto, é o Sideboard. Acredito que existem opções mais eficazes do que Allies at Last em lidar com criaturas, enquanto as limitações do tipo Aliado interferem diretamente na capacidade de criar um leque mais robusto de opções entre interação de mesa e hate direcionado.
Maindeck

Earthen Ally é, normalmente, um 3/2 por , o que é um corpo bem decente para o formato quando queremos ser agressivos. Sua habilidade de Earthbending é um bom mana sink para jogos mais longos, principalmente junto de Great Divide Guide.
Earth Kingdom Protectors protege qualquer aliado de remoções pontuais, essencial para lidar com as principais criaturas da lista, em especial as que podem gerar valor de longo prazo.

South Pole Voyager possui função dupla: ele garante ganho de vida contra os demais Aggros enquanto também é nossa principal fonte de vantagem em cartas com nossas criaturas.
Great Divide Guide tem um corpo decente e transforma todo Aliado em Ramp e manafixing, possibilitando turnos mais explosivos como, por exemplo, conjurar Aang, at the Crossroads no terceiro turno.
Earth King’s Lieutenant é nosso principal meio de ampliar o poder das nossas criaturas, e também aumenta o próprio poder com cada aliado que entrar em jogo posteriormente, tornando-o uma ameaça de médio prazo com Invasion Reinforcements e Aang, at the Crossroads.
Invasion Reinforcements interage com os cards acima para gerar draws com um único recurso, ou garantir duas manas extras no turno seguinte, possibilitando também turnos mais explosivos com Earth King’s Lieutenant.

As bombas.
Katara, the Fearless não faz nada por conta própria, mas qualquer aliado em jogo com ela se torna uma bomba: dois marcadores com Earth King’s Lieutenant, dois Airbending com Aang, Swift Savior que podem tirar bloqueadores do caminho, ou dois mini-Collected Company com Aang, at the Crossroads são o suficiente para garantir a ela dois slots no maindeck.
Aang, Swift Savior é o card mais flexível da lista: resolve sweepers por um turno, tira atacantes ou bloqueadores do caminho, tem um corpo com evasão e é extremamente decente como ameaça por conta própria se pressionarmos o oponente com outros cards antes, e seu lado transformando é fácil de habilitar em um arquétipo com tantas criaturas.
Wartime Protestors é o principal motivo para o splash de : garantir Haste para qualquer Aliado é uma combinação notoriamente explosiva com Aang, at the Crossroads, mas funciona com praticamente qualquer criatura da lista.
Hakoda, Selfless Commander garante vantagem em cartas e proteção no mesmo slot. Seu corpo não é o mais impressionante, mas os recursos extras que ele oferece são essenciais.
Aang, at the Crossroads é nossa principal bomba. O card oferece um mini-Collected Company quando entra, e se uma criatura for destruída enquanto ele estiver em jogo, Aang se transforma em uma criatura maior e com o potencial de transformar terrenos em ameaças todo turno.

Starting Town, Cavern of Souls, Secluded Courtyard e Jasmine Dragon Tea Shop oferecem versatilidade no acesso às cores que permitem ao arquétipo jogar com criaturas com valores de mana tão diversos. O novo terreno de Avatar também é um eficiente mana sink em jogos mais longos.
Stomping Ground, Godless Shrine e Breeding Pool complementam Multiversal Passage no quesito manafixing: branco e verde são as cores mais comuns entre os nossos cards, principalmente no início do jogo, e enquanto carecemos de Temple Garden, buscamos meios de acessar outras cores enquanto temos maior acesso às cores primárias.
Sideboard

Mai, Scornful Striker pune nossos oponentes por usar muitas mágicas de não-criatura enquanto é uma criatura barata que complementa nosso plano de jogo agressivo. Ideal nos jogos de Control, Prowess e pode funcionar para “lockar” o combo de Omniscience se o oponente não tiver um Bounce imediato para lidar com ela.
Apesar de não ser um Aliado, Voice of Victory protege nossas jogadas de interação de pilha e remoções no nosso turno.

Boiling Rock Rioter é a melhor ferramenta contra Reanimator e outros decks baseados em cemitério para o Allies. Além de estar no tipo de criatura certo, ele funciona com qualquer criatura e também se transforma em ferramenta de recursão nas partidas de atrito, já que pode reutilizar os Aliados exilados com ele.
Allies at Last oferece uma remoção barata contra quase todas as criaturas do formato, e como é raro termos problemas em manter nossa posição de mesa ao ponto de se tornar um card nulo nas partidas em que entra.
Guia de Sideboard
Dimir Midrange
IN

OUT

Simic Counters
IN

OUT

Jeskai Control
IN

OUT

Reanimator
IN

+OUT*

Orzhov Bounce
IN

OUT

Simic Omniscience
IN

OUT

Jeskai Artifacts
IN

OUT

Allies
IN

OUT

Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment