Sobre os Lobisomens
Uma tribo pela qual muitos fãs tem carinho, mas que não recebe tanta ação assim é a dos Lobisomens. Conhecidos por sua habilidade única de se transformar de humanos em grandes feras, a tribo é capaz de gerar a sensação de evolução e crescimento durante o jogo, o que é capaz de ativar certos mecanismos de recompensa na mente de jogadores, os recompensando por crescer suas criaturas. Essa transformação imita o ciclo de dia e noite, os levando a se tornarem mais fortes e mais difíceis de lidar com o passar dos turnos.
Ad
Para aqueles que jogam contra, o buraco fica mais embaixo, também. Uma vez que ambos os jogadores podem desencadear as transformações dessas criaturas, não é muito difícil colocar oponentes em cheque, fazendo-os gastar mágicas que normalmente eles não usariam naquela hora apenas para destransformar lobisomens ou evitar a transformação deles.
Os lobisomens surgiram na primeira Innistrad e são geralmente vistos como criaturas ágeis e agressivas, com habilidades que os ajudam a infligir dano rapidamente ao oponente. Alguns também têm habilidades de proteção ou regeneração, o que pode torná-los ainda mais difíceis de eliminar.
E mesmo assim, durante anos, nunca tivemos um Comandante para a tribo. O mais perto que tivemos era Ulrich of the Krallenhorde, uma criatura lendária que É um lobisomem, mas não interage diretamente com a tribo. Assim, não importava se seu deck era cheio de peludinhos ou se era só de criaturas verdes e vermelhas.
Mas tudo isso mudou em Innistrad: Midnight Hunt, com a chegada do comandante do baralho de hoje.
Tovolar, seu Comandante
Tovolar, Dire Overlord é um lobisomem lendário nas cores verde e vermelho. Apesar do verde ter sim uma facilidade na compra de cards, o vermelho não tem, e com isso, Tovolar consegue fornecer ao jogador que o controla uma grande quantidade de cartas através de dano de combate direto de lobos e lobisomens, que é o que esse deck faz de melhor.
Já seu lado lobisomem tem a habilidade de funcionar como uma Kessig Wolf Run apenas para lobos e lobisomens, mas sem precisar virar o comandante, dando atropelar e um aumento no ataque para quantos alvos válidos você quiser
Além de funcionar como um grande motor de compra, ele também pode transformar suas criaturas em lobisomem alterando o próprio ciclo do dia e noite, o que pode dar a você uma vantagem significativa em uma partida.
Agora, sobre isso de ciclo de dia e noite...
Como funciona o Ciclo de Dia e Noite
Dia e noite é uma mecânica que surgiu na dupla mais recentes de sets de Innistrad, Midnight Hunt e Crimson Vow. Apesar de ter diversas utilidades, como em The Celestus, a mecânica foi feita primariamente para ajudar com a tribo dos Lobisomens.
Antigamente, as transformações dessas criaturas tinham a ver com o número de mágicas conjuradas no turno passado. Se no último turno nenhuma mágica foi conjurada, a criatura sai do “modo” humano para o fera. Caso duas ou mais mágicas fossem conjuradas no turno enquanto a criatura estava em seu modo fera ela voltava a ser humana.
Hoje em dia temos acesso a tecnologia de Dia e Noite, que funciona de forma extremamente similar. Se no último turno nenhuma mágica foi conjurada, torna-se noite no início do próximo turno e caso duas ou mais mágicas forem conjuradas torna-se dia de novo.
A grande pegada disso é: Os novos lobisomens tem as mecânicas daybound e nightbound, que determina a face que está ativa dependendo do “horário do dia” naquele turno. Com isso, lobisomens podem entrar em campo diretamente no seu estado feral ao invés de terem que entrar como humanos e requerer as condições certas para se transformar, enquanto seus irmãos de alcatéia já estão em sua melhor forma.
Ad
Infelizmente, essas habilidades não foram introduzidas em lobisomens antigos na forma de errata no texto prévio deles. Então, quando usamos lobisomens das visitas anteriores a Innistrad, eles continuam entrando como humanos, mesmo durante a noite.
O Deck
O deck que iremos avaliar ficou assim:
Lobisomens
Normalmente, quando eu escrevo artigos de Commander, separo os cards por utilidades e papéis que eles costumam cumprir. Nesse caso, esse baralho é simples. Lobisomens. Eles compreendem a maior parte das criaturas, e até mesmo nossos Planeswalkers!
Uma das minhas favoritas aqui é Howlpack Piper, capaz de colocar uma criatura da sua mão em campo, não importa o quanto ela custe, por apenas duas manas. E claro, se for um lobo ou lobisomem, o flautista desvira, te permitindo colocar quantos peludinhos você quiser. Seu lado lobo, também, tem uma poderosa habilidade, a qual é capaz de selecionar uma criatura dentre as cartas do seu topo para a sua mão.
Avabruck Caretaker é outro card que muito importa nesse deck, dando marcadores +1/+1 em suas criaturas durante o início da etapa de combate. Seu lado fera, Hollowhenge Huntmaster, além de ter essa habilidade, também é capaz de conferir a suas outras permanentes a habilidade de Hexproof.
Huntmaster of the Fells, um card que já rodou legal no Modern, também está aqui, criando tokens, ganhando vida e causando dano. Ulrich of the Krallenhorde, antigo comandante de preferência para lobisomens, também. Ulrich não só cresce suas criaturas quando vira para o lado humano, como também é capaz de remover criaturas oponentes quando vira para o modo fera.
E entre todos esses lobisomens temos Werewolf Pack Leader, o único que não tem duas faces e não destransforma. Além disso, ele pode comprar cards.
Temos muitos lobisomens diferentes nesse deck, e poderíamos ficar o dia inteiro conversando sobre suas interações, em busca de melhor cobri-las. Mas temos outras cartas para falar sobre.
Tokens de Lobo
Além dos lobisomens que já temos no deck, contamos também com um subtema na forma de alguns geradores de Tokens de criatura do tipo Lobo, algumas até mesmo interagindo com os próprios lobisomens.
Um enorme destaque aqui para Hollowhenge Overlord, capaz de duplicar o seu número de criaturas em campo graças a sua habilidade de criar uma ficha para cada outro lobo ou lobisomem que já exista previamente no campo. E o melhor, essa habilidade funciona a cada upkeep.
Ad
Master of the Wild Hunt permite usar seus lobos como remoção e Cult of the Waxing Moon consegue dar ainda mais um motivo para que você queira a transformação de seus humanos em lobisomens. Por fim, também temos Nightpack Ambusher que fabrica lobos em pequenas doses.
Lordes
Para encerrar o assunto de lobos e lobisomens, temos alguns lordes no deck que interagem justamente com essas criaturas, aumentando suas capacidades e dando aquele grau em nossas criaturas.
O mais interessante e útil deles é o Immerwolf, capaz de frear a transformação de nossos lobisomens e os confinar a apenas ao lado selvagem do card, impedindo-o de trocar de modo. Isso funciona com todos os lobisomens que não tenham o tipo humano, sem exceção, abrangendo até mesmo aqueles que usam de ciclos de dia e noite para se transformar. Caso estejamos no ciclo diurno e Immerwolf saia de campo, os lobisomens não transformados que dependam dessa mecânica mudam de forma imediatamente, e os que não dependem continuam como estão.
Mayor of Avabruck funciona de um jeito bem legal, onde dependendo da sua face virada para cima um tipo de criatura ganhe bônus. Para a nossa sorte, como a mecânica para virar e desvirar os lobisomens é parecida, então, normalmente ele irá dar o bônus para o lado em que a maioria está virado. Além disso, outros humanos, lobisomens e lobos, também acabam recebendo o bônus.
Caso também resolvemos considerar lordes criaturas que dão uma habilidade específica para a tribo dos lobisomens, sem o envolvimento de um aumento nas estatísticas das criaturas, temos cards como Untamed Pup, capazes de dar atropelar a todos os nossos peludinhos.
No fim, o deck é montado com uma boa sinergia, permitindo que lobos e lobisomens consigam crescer o máximo possível e seu campo seja cada vez mais estável.
Arlinn, a Planeswalker
Usamos no deck as duas versões da Planeswalker Arlinn Kord. Tanto ela quanto Arlinn, the Pack's Hope // Arlinn, the Moon's Fury interagem bem com outras criaturas.
Aumentam as características de seus bichos, dão marcadores, geram um emblema que permite criaturas serem viradas para dar dano em alvos e até mesmo, no caso da Arlinn, se transforma em um lobisomem 5/5.
É incrível o quanto essa planinauta se encaixa bem com nossos planos e, principalmente, com flavor.
Outras Cartas
Sem dúvida, uma das cartas que mais me chama atenção quando o assunto é combate é Unnatural Growth, dobrar o poder de nossas criaturas em um deck tão agressivo e com tantas possibilidades de atacantes pode criar uma situação bem opressora.
Nada que não possa ser agravado com a presença de cards como… Aggravated Assault! Múltiplas fases de combate interagem muito bem com Unnatural Growth, que irão dobrar o ataque de nossas criaturas no começo de cada uma.
Ad
Junto com cartas como Rage Reflection que dão golpe duplo e qualquer outro meio de dar atropelar para suas criaturas, seus lobisomens irão ser capazes de golpes letais.
Dolmen Gate consegue garantir que suas hordas da noite não levem dano durante ataques, te permitindo botar bastante pressão em jogo e forçar oponentes a trocas cada vez mais desvantajosas, te dando muita presença de campo.
Como o grande grosso do deck é composto de lobisomens com as mais diferentes funções e cartas que interagem com eles, no fim sobra pouco espaço para outros cards e interações, mas ainda assim, os cards que ajudam a rechear esse deck são capazes de uma pancada forte, que tudo o que queremos.
Versão Budget
Abaixo postaremos uma versão budget do deck, mais acessível.
Considerações finais
Lobisomens são uma tribo forte, mas que infelizmente perde popularidade por alguns motivos de logística. Já foi argumentado que nunca conseguimos um Commander pré-construído com eles devido à possibilidade de jogadores abrirem a caixa do baralho recém comprado e usarem o deck sem shields, o que marcaria as cartas.
Isso, infelizmente, fez com que os lobinhos não ganhassem um deck nem mesmo em Midnight Hunt, coleção feita para homenageá-los. Há também aqueles que discutam sobre o quão mais caro seja produzir cards dupla face, mas com a crescente popularização dos mesmos em novas coleções essas ideias caem por terra cada vez mais.
Ainda assim, no artigo de hoje foi entregue um belo exemplo de como montar um deck bem legal com essa tribo e espero que todos tenham gostado. Até o próximo!
— 评论0
成为第一个发表评论的人