Avatar está batendo na porta. A última expansão de Magic: The Gathering de 2025 traz consigo o famoso universo da animação da Nickelodeon com personagens icônicos como Aang, Katara, Zuko, Toph e Sokka, além de mecânicas inspiradas nas famosas dobras da série.
No Timeless, a expansão pode revolucionar o formato. A adição de Force of Negation traz equilíbrio ao Metagame, mas foi longe de ser a única novidade: Entomb pode trazer o Reanimator consistentemente para o formato, Dark Depths habilita novos arquétipos, e cards como Mystical Tutor ampliam a consistência tanto dos combos quanto dos potenciais decks de Tempo que se tornam a resposta para eles.
Mas essa expansão trouxe um problema: ainda não está perfeitamente claro quais cards de Avatar entrarão no Magic Arena. Enquanto os Borderless Source Material são garantidos e alguns cards de JumpStart também, outras opções como os cards do Commander Bundle ainda são incertas.
Para fins de clareza, avaliamos as possibilidades de todos os cards em todos os lançamentos de Avatar que possuem alguma chance de aparecer no Magic Arena, mesmo que sua legalidade no Timeless ou na plataforma digital ainda não tenha sido definida.
Branco

Teferi’s Protection pode funcionar como um meio de evitar potenciais hit-kills e combos que ganhem a partida imediatamente, como Goblin Charbelcher, mas não faz muito contra Thassa’s Oracle ou Approach of the Second Sun.
Pode servir em algum momento no Sideboard, mas não parece estarmos num cenário onde esse card será relevante.

Não tenho certeza se há espaço para Enlightened Tutor no Timeless hoje (e nem se ele vai entrar no formato), mas não podemos negligenciar o potencial de um tutor de uma mana para buscar The One Ring, Goblin Charbelcher, entre outros. Sem contar a possibilidade de adicionar um “toolbox” para arquétipos mais voltados para artefatos como Affinity pelo leve custo de um splash de .
Azul

Os decks de Cori-Steel Cutter com Emry, Lurker of the Loch não têm recebido tanta atenção no Timeless e talvez sejam até justos demais, mas Boomerang Basics é uma ferramenta importante para essa estratégia no Modern e acredito existirem aplicações similares para ele no Timeless como uma ferramenta contra hates específicos que também possibilita reutilizar Mox Amber / Mox Opal.

O Timeless vive em um meio termo entre Modern e Legacy com legalidade de coisas que são restritas até no Vintage, e a utilidade de Wan Shi Tong, Librarian no formato se assemelha bastante ao dele no Legacy porque Strip Mine é um dos terrenos mais jogados, e assim como no formato de mesa, jogadores tendem a deixar Fetch Lands para os momentos em que mais precisam, sob o risco de perder um terreno se a estourarem rápido demais, ou também pelo potencial de “anular” a ativação do terreno.
Seu desafio, entretanto, é que o azul não é uma das cores mais quentes do formato sem estar em uma base de combo como Show and Tell, o que pode mudar com o reprint de Force of Negation. O Flash também importa nessa equação pelo mesmo motivo.
Wan Shi Tong também possibilita guardar o Mana Drain, ver o que o oponente faz e então conjurá-lo, e mesmo que um 1/1 com Flying e Vigilance não faça muito, o potencial dele de crescer e gerar draws extras com um efeito tão comum no formato pode, em partes, ser comparado com Orcish Bowmasters, exceto pelas restrições de custos e subtipo lendário que não permite empilhar cópias na mesa.

O card mais importante da expansão para o Timeless.
Force of Negation oferece finalmente um meio eficaz de interagir com arquétipos de combo e/ou jogadas explosivas, enquanto permite ser proativo e ainda ter recursos para lidar com o turno do oponente, abrindo uma série de possibilidades em como interagir com combos no Metagame.
De decks como Dimir Frog até variantes de Reanimator e talvez até como válvula de segurança em listas de Show and Tell, sem contar a possibilidade de outros decks de Tempo ou até Control nascerem, FoN oferece para o Timeless algo que o formato carecia desde sua origem, e abre espaço para maior diversidade de arquétipos no médio prazo, visto que, assim como Force of Will, o card servirá como uma barreira contra estratégias injustas.

Standstill possuía um arquétipo definido no Legacy em tempos passados, utilizando Mishra’s Factory para pressionar o oponente enquanto forçava uma mágica dele para comprar três cards. A estratégia ficou obsoleta com os anos e o encantamento aparece como peça de Sideboard em algumas poucas listas no formato.
Com a ausência de Urza’s Saga no Timeless e a velocidade geral do formato, é difícil imaginar o encantamento tendo espaço no Metagame, mas as peças estão lá entre Shark Typhoon e até alguma combinação de Dark Depths com Thespian’s Stage utilizando efeitos como Expedition Map ou Urza’s Cave.

Mystical Tutor para Show and Tell ou para Entomb / Reanimate ou até Whir of Invention é parte da prova dos riscos que este card pode trazer para o Timeless, e também devemos considerar as possibilidades reativas do card em encontrar uma Force of Negation ou Mana Drain com o trigger de Psychic Frog na pilha, ou como um meio de utilizar Brainstorm com mais eficiência no médio prazo.
Parece uma ferramenta de combo? Sim, mas também parece o tipo de card que pode, no longo prazo, ajudar a criar novas versões de Control que hoje são inexistentes no formato caso outras ferramentas — como Sensei’s Divining Top e Counterbalance — sejam lançadas no próximo ano.
Preto

Mai, Scornful Striker pode merecer slots de Sideboard se, em algum momento, o formato tiver arquétipos de spellslinger mais consistentes, mas que tenham dificuldade em achar respostas para uma criatura antes de sequenciar suas mágicas.

Recém-banido do Legacy, Entomb chega ao Timeless onde pode se juntar com Grief, Reanimate, Mystical Tutor e Psychic Frog para criar sua própria versão de Reanimator no formato, enquanto se beneficia também de Force of Negation para se proteger dos demais combos.
Apesar da falta de Archon of Cruelty, cards como Troll of Khazad-dûm podem também funcionar se quisermos agregar mais consistência utilizando Persist, enquanto Reanimate cuida dos alvos primários como Atraxa, Grand Unifier.
Potencial staple ou, pelo menos, será popular durante algumas semanas por conta do hype que jogar com tantos cards banidos pode oferecer.
Vermelho

Firebender Ascension merece menção honrosa por ganhar marcadores facilmente com Voice of Victory e Gut, True Soul Zealot no Boros Energy, mas parece mais um card win more do que algo que o arquétipo precisa hoje.

Price of Freedom é uma opção eficiente de Sideboard contra terrenos e artefatos que se repõem na mão do dono e se beneficiam da baixa usabilidade de terrenos básicos em muitas listas. Apesar do nível de poder relativamente baixo para o Timeless, merece menção pela versatilidade.

Redirect Lightning tem algumas funções contra combos específicos, visto que ele pode mudar o alvo de alguma mágica ou habilidade-chave.
Por exemplo, podemos usar Goblin Charbelcher contra o oponente, ou alterar o alvo de Reanimate para uma criatura sub-otimizada ao invés de uma bomba como Atraxa, Grand Unifier, além de desviar uma mágica importante de Counterspell ou Mana Drain.
Potencial staple para o Sideboard, mas só verá jogo no maindeck caso o Metagame demande muito essa categoria de card.

Zhao, the Moon Slayer é um card mais fácil de conjurar no primeiro turno vindo de uma Chrome Mox do que Magus of the Moon ou Blood Moon, e podemos usar uma Strip Mine para pagar o custo incolor, obrigando o oponente a jogar um terreno virado que podemos usar Mine para destruir no turno seguinte.
O problema é que existem alguns arquétipos que não se importam se terrenos entrarem virados caso Zhao não seja conjurado no início do jogo: um Deathrite Shaman ou Chrome Mox já são suficientes para anular a negação de recursos que ele oferece e manter a progressão da partida para o oponente, tornando-o um card um tanto limitado para o Timeless.
Verde

Badgermole Cub possui interações com Strip Mine e outros terrenos que podem ser sacrificados enquanto transforma Deathrite Shaman em um ramp mais eficiente. Pode merecer testes nos decks de Golgari Midrange/Jund se quisermos investir ainda mais no potencial de Ramp + Mine Lock.

Green Sun’s Zenith vê pouco ou nenhum jogo no Timeless e Worldly Tutor tem dificuldades de encontrar espaço no Legacy porque Zenith costuma ser um card melhor por colocar a criatura escolhida direto em jogo.
Pode merecer alguns testes e até é possível imaginar arquétipos como Sneak & Show querendo mais consistência em encontrar Emrakul, The Aeons’ Torn, ou até ser utilizado para complementar Eladamri’s Call, Birthing Ritual e outros cards em decks baseados em criaturas.
Multicolorido

Eladamri’s Call custa uma mana a mais para colocar a criatura diretamente na mão ao invés do topo. Talvez isso faça diferença em alguns arquétipos baseados em criaturas e/ou em decks com Nadu, Winged Wisdom se um dia tivermos Nomads en-kor ou criatura semelhante, mas hoje, acredito que Worldly Tutor ainda seria uma opção mais eficiente para a maioria dos arquétipos pelo requerimento de cores menor.
Artefatos

Se Sol Ring entrar no Timeless, esqueça o Metagame como você o conhece. O formato inteiro mudará para muito além do que é possível imaginar quando todo deck possui acesso a um artefato que acelera mana sem nenhum custo adicional, especialmente com quatro cópias.
Honestamente, torço para que sua inclusão no client do Magic Arena seja um bug ou um card não utilizável no Timeless.

Meteor Sword é um potencial alvo para Stoneforge Mystic como um Vindicate dividido em dois turnos, e pode ser blinkado com Phelia, Exuberant Shepherd para ter uma remoção recorrente na mesa.
Terrenos

Assim como Badgermole Cub, Ba Sing Se possui interações com Strip Mine enquanto também funciona como “Ramp” junto das Fetch Lands e uma condição de vitória lenta.
No momento, não existe um “Lands Control” no formato como há no Legacy e ainda faltam peças relevantes para estabelecer esse arquétipo, mas o novo terreno é uma opção de condição de vitória ao lado de Wrenn and Six conforme esse arquétipo se forma.

Potencial habilitador de novos arquétipos. Dark Depths foi um dos nossos destaques para o Timeless durante as prévias de Avatar.
Seja com Primeval Titan, Wrenn and Six, ou com uma versão de Turbo Depths utilizando Vampire Hexmage, Grief e outros cards, existem muitas possibilidades para o terreno, e ele provavelmente será uma staple do formato no futuro próximo.
Concluindo
Isso é tudo por hoje!
Em caso de dúvidas, fique à vontade para deixar um comentário!
Obrigado pela leitura!












— 评论 0
, 反应 1
成为第一个发表评论的人