Introdução
Em um dos meus artigos recentes eu escrevi sobre OTJ e quais cartas poderiam ver jogo no formato Standard. Você pode conferi-lo clicando aqui. Hoje, como já é tradição, irei falar sobre alguns decks Standard utilizando as novas cartas!
Outlaws of Thunder Junction chega ao formato que em breve estará sob os holofotes no próximo Por Tour - que ocorrerá ainda este mês. Até lá, os jogadores precisam testar a coleção ao máximo e preparar seus decks para a competição.
Ad
Algumas listas já começaram a aparecer fazendo resultados com as novas cartas no Magic Online e no Arena e separei algumas que chamaram minha atenção.
Cinco Listas Standard com OTJ
Boros Pia
Boros Pia fez seu sucesso no Pioneer, mas não chegou a emplacar no Standard. Porém, OTJ trouxe algumas novas ferramentas que podem dar uma oportunidade para essa estratégia.
O formato irá se beneficiar muito com a presença das Fast Lands, principalmente os decks aggro como o Boros Pia. Além disso, o Pia poderá fazer bom uso da mecânica de Plot, gerando muito valor com cartas como Stingerback Terror. Slickshot Show-Off é outra criatura que traz sinergia ao deck e que funciona como um ótimo agressor.
A estratégia do deck é conjurar mágicas do exílio e abusar da habilidade de Pia Nalaar, Consul of Revival e agressivar bastante o oponente. Para isso você irá contar com as criaturas com Plot e mágicas de valor como Reckless Impulse e Wrenn’s Resolve.
5C Legends
Eu falei sobre essa versão do Legends em outro artigo e como ela poderia aparecer mais no formato. A coleção tem uma boa seleção de lendas que caem como uma luva nessa estratégia.
Tinybones, the Pickpocket é um drop um que incomoda e que pode extrair valor dos recursos no cemitério do oponente. Honest Rutstein traz uma recursão que funciona muito bem no deck, além de reduzir o valor de mana das suas criaturas.
Bonny Pall, Clearcutter é uma bomba em dobro que irá colocar dois corpos gigantescos na mesa, além de gerar card advantage com seus ataques. Os encantamentos, Vraska Joins Up e Annie Joins Up, se encaixam perfeitamente bem nessa lista, aumentando ainda mais o valor gerado pelas suas lendas.
Esper Aggro
Esper é o melhor arquétipo do formato e com OTJ o deck ganha uma nova cara, se tornando mais parecido com sua versão Legends, numa build mais focada nas criaturas.
Duelist of the Mind é simplesmente um par quase que perfeito com Raffine, Scheming Seer, gerando duplo e até mesmo triplo valor se tiver a chance, enquanto oprime o oponente com seu clock absurdo. Harvester of Misery é uma adição boa a lista, servindo como um hate com pernas contra decks aggro e podendo pressionar bastante o oponente.
Ainda acho que a versão mais midrange do deck, com os encantamentos, manterá sua força no formato, mas essa versão mais agressiva já têm cravado alguns resultados e traz uma cara nova para o deck.
Mono Red Aggro
O Mono-Red Aggro ainda é um deck presente no formato, mas perdeu um pouco do espaço que teve no passado. Com OTJ e a chegada de Slickshot Show-Off o deck pode voltar a disputar com mais força.
A grande diferença de Slickshot para outras criaturas com haste que o deck pode utilizar é o fato de que a nova carta funciona muito melhor no deck, sendo capaz de agressivar opressivamente da mesma maneira que Monastery Swiftspear e sendo até superior a ela em algumas situações por conta da sua evasão.
Ad
Imagine a mão acima como exemplo. Nesse caso é possível finalizar o jogo no turno três se em um dos draws você encontrar uma terceira land, o que já mostra o quão opressor a nova carta pode ser nessa build.
Temur Lands
Temur Lands é um dos meus decks favoritos no Standard atualmente e OTJ pode ajudar o deck a se tornar ainda melhor. Você pode conferir uma análise mais aprofundada dessa estratégia em meu artigo aqui, mas de forma resumida, o Temur Lands é um deck Combo/Control que busca acelerar a curva de mana o máximo possível com cartas como Aftermath Analyst e Virtue of Strength para fechar o jogo com um gigantesco Worldsoul’s Rage.
O deck vinha em uma crescente boa desde seu surgimento no metagame, mas acaba sendo bem suscetível à grave hate. Porém, OTJ pode trazer uma outra linha de jogo para o deck com novas cartas sem que perca sua identidade.
Bonny Pall, Clearcutter casa muito bem com essa estratégia já que o plano principal do deck é rampar muito. Goldvein Hydra proporciona uma linha de jogo diferente, permitindo colocar uma ameaça grande na mesa que, caso seja removida, irá gerar valor mesmo assim, sendo uma ótima peça contra outros control, agressivando enquanto você prepara o terreno para o plano principal.
Bristly Bill, Spine-Sower cai na mesma ideia, trazendo mais uma sinergia para o deck e permitindo uma linha de jogo alternativa.
Conclusão
Outlaws of Thunder Junction é uma coleção com grande potencial que já causou algum impacto no formato, mas que ainda tem muito a mostrar e deve ter seu grande momento no Pro Tour.
Todos os decks que apresentei aqui são competitivos e são ótimas opções para se aventurar no formato que se forma com OTJ.
Mais um artigo finalizado, esperam que tenham gostado. Deixe suas dúvidas, sugestões e críticas nos comentários e tentarei responder a todos. Até a próxima.
— commentaires0
Soyez le premier à commenter