Salve galera, tudo bom? Eu sou Tiago Fuguete, e o deck de hoje é o Fractius, e apesar de ter jogado com uma lista na versão Bant, eu vou começar falando do geral ou principalmente da versão GW.
Sobre o Slivers / Fractius
Como sabemos, o Fractius é a única tribo com 3 lords diferentes no Pauper, onde se usarmos 4 cópias de cada, teremos 12 lords no deck e isso é muito forte, pois facilmente conseguimos deixar nossas criaturas 3/3, 4/4 ou ainda mais.
São 2 lords na cor verde e 1 lord na cor branca.
Ad
Uma das coisas que mais gosto nos Fractius é que ele não tem a habilidade para eles mesmos e sim ajudam a todos, distribuindo as habilidades pra todos. Isso é muito bom porque juntos, possuem muitas coisas que podem fazer, como: adicionar mana, ter vigilância, causar marcador de infect, ter flanquear, voar, flash, virar para causar dano, regenerar, entre outras habilidades. Aí vai do seu gosto usar uma cor além do verde e branco do deck, dependendo das habilidade sque busca.
Nessa lista, optei por usar o Winged Sliver que é da cor azul, para poder dar evasão e ter uma forma de lidar com criaturas com voar dos meus oponentes.
Um diferencial no nosso deck são as quantidades de draw: são 8, sendo 4 Winding Way e 4 Lead the Stampede, que pra um deck aggro não é muito comum. Isso nos dá uma consistência maior de poder descarregar a mão e comprar mais cartas, além de poder continuar colocando pressão no oponente.
Outras opções possíveis
Ainda sobre o deck, quero deixar algumas opções sem ser verde e branco que normalmente são bastante usados. Como disse, eu acabei usando azul, mas tem alguns legais também no preto e no vermelho:
Claro que vamos falar um pouco sobre essas opções.
Bladeback Sliver, começando com um dos mais usados na época que tínhamos muito Tron e decks com lock de pular sua fase de combate, a habilidade deste Fractius fazia com que todos causassem dano mesmo sem atacar — resolvendo boa parte do problema.
Hunter Sliver é ótimo como remoção — não só ele como todos os outros que você tiver em jogo, já que todos terão a habilidade de provocar as criaturas dos oponentes, obrigando-os a bloquear e perder toda a board para termos caminho livre para vitória.
Striking Sliver é muito legal se no seu metagame houver muitos decks de bichinhos. Apesar dos Fractius ficarem fortes com os lords, se o meta estiver tendo muito atrito a iniciativa pode ser importante.
Já o Crypt Sliver não é uma opção que vejo jogando sempre, mas acho muito legal sua habilidade de poder salvar seus amiguinhos Fractius. Ótimo para um meta com muitas remoções.
Mulligan e Postura de Jogo
Quando falamos que queremos jogar com um deck de 2, 3 ou até 4 cores e sendo aggro, já nos dá uma sensação de ficar com um deck muito lento e com uma base de mana ruim. Mas acho que esse é o único aggro que não deve sofrer tanto com isso, e os motivos são claros:
Motivo 1: A base de mana do Pauper vem melhorando a cada edição, e as Thriving lands como Thriving Grove e Thriving Heath e agora também com a chegada dos portões Citadel Gate e Manor Gate ajudam muito a corrigir a cor que estiver faltando no deck.
E é claro, o Motivo 2 é o Gemhide Sliver, que faz com todos os Fractius gerem mana de qualquer cor, o que além de corrigir uma cor que estiver faltando, ainda acelera o número de mágicas que conseguimos fazer em um turno.
Ad
Tudo isso eu disse pra poder explicar que não costumamos mulligar muito com esse deck, mesmo sendo de 2 ou mais cores, e caso seja necessário o mulligan, ainda assim temos cartas de draw para ficar bem no jogo.
Nossa postura é como a de qualquer deck aggro: fazer várias criaturas fortes e atacar o amiguinho. E nesse momento, com a quantidade de lords, quase sempre conseguimos fugir da globais do formato como Electrickery, Fiery Cannonade, Breath weapon e agora também Arms of Hadar.
Gameplay
Sideboard contra as Principais Matchs
vs. Burn
Como sempre, jogar contra Burn é sempre um sufoco e aqui não é diferente: temos que tentar ser o mais rápido possível e conseguir matar antes de morrer. Parece óbvio, mas realmente é assim no G1, onde não temos nenhum ganho de vida.
Após o side pode ficar mais fácil com a entrada de Weather the Storm, que resolvendo, pode decidir o jogo.
Side in:
Side out:
vs. Affinity
Temos aqui uma partida que considero boa pra gente. Apesar de achar o Affinity um ótimo deck ele está um pouco lento para colocar criaturas na mesa e de remoção tem 4 Galvanic Blast e o Makeshift Munitions, que se a gente tiver 2 ou 3 lords não será tão bom assim.
No pós-side nos não temos muita resposta, mas temos Masked Vandal que foi uma adição muito boa para o deck, já que pode exilar os terrenos indestrutíveis do Affinity e ainda é um Fractius pra ficar na mesa.
Side in:
Side out:
vs. Ux Fadas
Essa é uma partida até difícil de explicar, sendo muito boa e muito ruim ao mesmo tempo: tudo dependerá de uma carta chamada Spellstutter Sprite, saber quantas nosso oponente vai fazer na gente, e também depende de quem começa, para saber quem tem o turno 2 primeiro.
Mas no geral também vai depender um pouco do tempo que vamos dar para o Ux, pois temos que agressivar rápido e forçá-lo a fazer jogadas ruins.
No geral, seja UB ou UR, temos que fazer bastante criaturas, entre elas lords, para não tomar global e causar sufoco no oponente.
De side pedimos ajuda a uma outra tribo e usamos um Elfo, Scattershot Archer, já que na minha lista não estou usando Spinneret Sliver que faz todos terem alcance para bloquear bem as fadas.
Mais uma coisa que nos ajuda aqui é conseguir colocar em jogo o Quick Sliver, pra conseguirmos fazer todos com flash.
Side in:
Side out:
vs. UB Initiative
Aqui temos uma match horrível pra gente, normalmente queremos ser rápidos e colocar muitas criaturas na board e aqui é o que mais queremos e precisamos, mesmo.
O deck do nosso oponente basicamente quer fazer criaturas com uma boa defesa, ficar passando pela dungeon e gerar valor e para conseguirmos essa dungeon também vamos ter que causar dano no oponente e não perder as criaturas, o que é bastante complicado.
Ad
Nosso deck nem tem interação com o oponente, mas no side tentaremos ter um jogo melhor.
Side in:
Side out:
vs. Fractius
E chegamos na mirror mais estranha de se jogar; até deixo uma pergunta, você já jogou ou já viu essa mirror?
É o famoso jogo de compadre, aonde fica um ajudando o outro, pois quase todas as habilidades dos Fractius são passadas para todos os outros, incluindo os do oponente. O único que ajuda apenas a gente é o Predatory Sliver, que faz toda diferença na partida.
Essa match muitas vezes fica travada e quem achar mais cards de draw para ter mais criaturas na mesa acaba ganhando em 1 ataque.
Para o side não temos nada... sim, é estranho, mas sinto que tirar criaturas para colocar algo do side não vai adiantar, então bons draws é a diferença aqui.
Palavras Finais
Finalizando mais um artigo e quero dizer que é um deck muito legal de se jogar, pega muito oponente de surpresa e é um deck bom, divertido — e é claro, recomendo que jogue com ele.
Qualquer dúvida ou sugestão é só deixar aqui nos comentários, que volto para conversarmos sobre!
Muito obrigado e espero que tenha gostado da leitura.
— 评论0
成为第一个发表评论的人