Magic: the Gathering

Review

Review Commander: Melhores Cartas de Assassin's Creed

, Comment regular icon0 comments

Assassin's Creed finalmente está entre nós! E no artigo de hoje, mostraremos o Review da coleção com as melhores cartas para o Commander!

Writer image

审核人 Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Universes Beyond nos trouxe uma franquia bem querida pelo público: Assassin's Creedlink outside website! Nesta coleção nova temos dezenas de cartas novas com mecânicas novas que com certeza farão presença no tão amado Commander. E hoje traremos o Review destas novas cartas para o formato!

Vale ressaltar alguns pontos: esta coleção não teve cartas comuns, e também estamos considerando apenas lançamentos, e não reprints. E também mostraremos as cartas para o formato mesão: o EDH clássico e divertido. Sem mais delongas, vamos lá!

Ad

Branco

Incomum

Loading icon

Finalmente temos em mãos a carta branca do ciclo de qualquer número presente no deck. Templar Knight. Uma carta que pode proporcionar decks bem divertidos e, claro, com a presença de Thrumming Stone - artefato este buscado pela própria habilidade de Templar Knight.

Outras cartas como Akroma's Memorial, The Great Henge, Graaz, Unstoppable Juggernaut, Avacyn's Memorial, Bolas's Citadel ou até mesmo The One Ring podem ser buscadas. O tempo nos mostrará construções divertidas de Templar Knight.

Loading icon

Haystack é um ótimo artefato defensivo que pode facilmente encaixar-se em diversas construções. Salvar uma criatura sua, seja o Comandante ou outra tão importante quanto por apenas duas manas é ótimo, ainda mais quando este efeito pode ser usado diversas e diversas vezes. Seu baixo custo também colabora bastante para otimizar seu uso.

Raras

Loading icon

Caduceus, Staff of Hermes é um ótimo equipamento que se adequa muito bem em um formato onde a vida inicial é mais que 30 - requisito este para a criatura equipada ter +5/+5, indestrutível e ter dano causado a ela prevenido, além do vínculo com a vida. Pouco custo, sendo apenas 3 manas, e 2 manas brancas para equipar.

O arquétipo de equipamentos e outros tipos de decks como os de ganhar vida podem fazer muito bom uso deste artefato.

Loading icon

Mais uma destruição global nunca é demais no formato, e What Must Be Done encaixa-se nessa afirmação. O fato de ser modal a destaca, por tanto ser uma destruição global de criaturas e artefatos quanto um reanimate de permanentes históricas. Isso abre espaço para reanimar criaturas lendárias importantes como o Comandante, artefatos e Sagas.

Azul

Incomum

Loading icon

Loyal Inventor é um tutor de artefatos bem interessante. Claro, não é um Fabricate, porém por ser uma criatura, pode ser blinkado e/ou reanimado, e assim consequentemente usar mais seu efeito de ETB para tutorar um artefato. Geralmente decks que precisam tutorar artefatos na cor azul tem como facilmente comprar cartas, então mesmo que o artefato vá para o topo do deck, não vem a ser um problema.

Pode facilmente entrar em diversos arquétipos, e até mesmo combos budget.

Loading icon

Assassin Gauntlet entra em nosso review por custar 3 manas e virar todas as criaturas de um oponente alvo. Este efeito é bem forte, principalmente por custar pouco. De bônus, temos um equipamento que buffa uma criatura e nos dá o efeito de loot: comprar uma carta e descartar outra. Não consigo pensar em um arquétipo que faria muito bom uso de Assassin Gauntlet, mas ainda sim é uma boa carta.

Loading icon

Eagle Vision traz uma nova mecânica dentro deste novo set, e é o Freerunning: você pode conjurar a carta pelo custo de Freerunning se um assassino ou Comandante deu dano de combate neste turno. Diversos Comandantes na cor azul conseguem causar dano de combate de maneira rápida e fácil, e ter acesso a uma carta que compra 3 cartas por apenas 2 manas é bastante vantajoso. Decks como Yuriko, the Tiger's Shadow e semelhantes podem usar facilmente Eagle Vision.

Ad

Raras

Loading icon

Uma das cartas mais fortes lançadas no set para o formato: Desynchronization. Quase um mini Cyclonic Rift que mantém apenas permanentes históricas - ou seja, permanentes lendárias, sagas e artefatos. Pode facilmente entrar em decks de artefatos para voltar para a mão criaturas atacantes como fichas e manter suas permanentes, decks de sagas como de Tom Bombadil e ser até uma condição de vitória em um deck de Jodah, the Unifier ao tirar todos os bloqueadores do caminho. Carta com grande potencial no Commander.

Loading icon

Crystal Skull, Isu Spyglass é uma pedra de mana que permite conjurações de terrenos históricos e mágicas históricas a partir do topo do deck. Novamente, é possível ver esta carta em decks de artefato como Sharuum, the Hegemon e Breya, Etherium Shaper, por exemplo.

Seu efeito por si só de olhar o topo e conjurar a partir dali já é bom, com o bônus de adicionar uma mana azul faz ser melhor ainda.

Míticas

Loading icon

E claro, o grande Leonardo da Vinci não poderia ficar de fora deste review. O icônico artista é dono de um exército de tópteros com cartas como Darksteel Forge e Portal to Phyrexia por exemplo. Ótimo e divertido Comandante que tem potencial de ser bem popular, além de fazer cartas como Cybermen Squadron e Graaz, Unstoppable Juggernaut virarem tópteros.

Preto

Incomum

Loading icon

Restart Sequence segue a mesma lógica de Eagle Vision. Aproveita-se muito mais da carta pelo custo de Freerunning, principalmente de um reanimate de apenas 2 manas. Claro, temos muitas outras opções no formato e até melhores, porém tal como mencionado com Eagle Vision, em construções mais budget pode ser interessante - fora que redundância em alguns casos no Commander acaba por ser bem-vindo.

Míticas

Loading icon

Com certeza uma das cartas com mais capacidade de ser popular no Commander deste set: Ezio Auditore da Firenze. Custo baixíssimo para um ótimo Comandante tipal de Assassinos, principalmente por fazer mágicas de assassinos custarem apenas 2 manas pretas graças ao Freerunning.

Será possível ver Ezio trabalhar com cartas como Ramses, Assassin Lord e Virtus, the Veiled, para conseguir executar os oponentes com mais facilidade, além de elegância. Fora a quantidade absurda de assassinos novos dentro do set. Um Comandante com bastante potencial no formato e que aparenta ser divertido de se pilotar.

Vermelho

Incomum

Loading icon

Na cor vermelha provavelmente pode-se assumir que conjurar cartas com Freerunning será mais fácil. Com isto em mente, um combate extra com fase principal extra por apenas três manas é muito forte, e esta é a proposta de Overpowering Attack. Apenas as criaturas que atacaram são desviradas, mas não deixa de ser um destaque por ser um turno de combate extra por apenas 3 manas caso seja conjurado pelo Freerunning.

Ad

Diversos decks conseguem facilmente conjurar Overpowering Attack pelo custo de Freerunning e fazer um belo estrago com esta nova carta.

Loading icon

Por apenas uma única mana, conceder ímpeto, +1/+0 e Iniciativa para uma criatura é uma proposta bem interessante, e é isso que Hidden Footblade nos oferece. E mais, tudo isto ainda em velocidade instantânea, pelo artefato ter flash.

É um bom equipamento ofensivo, e até mesmo defensivo, pela Iniciativa ser uma forma de evitar que a criatura equipada morra por apenas uma mana. Arquétipos de equipamento e outras construções monored podem ver espaço para esta carta.

Loading icon

A cor vermelha é conhecida por ter compras de carta punitivas: é quase sempre preciso descartar uma carta para comprar outras. Porém, no vermelho temos os conhecidos "impulsive draws": cartas que exilam o topo do deck e nos permitem jogar essas cartas no mesmo turno ou até mesmo em um próximo. E Monastery Raid proporciona esses impulsive draws, sendo 2 pelo seu custo normal, ou até X cartas pelo seu custo de Freerunning. Decks monored ou que precisam de vantagem em cartas podem tranquilamente usar Monastery Raid.

Raras

Loading icon

Provavelmente The Spear of Leonidas aparecerá apenas em decks Boros de equipamento, mas isso não faz a carta não ser boa. Seus 3 efeitos são interessantes, e vão ser usados conforme a necessidade: é possível ser agressivo e dar Golpe Duplo para a criatura equipada, ser defensivo e criar um cavalo 3/2 para ser bloqueador, ou ser recursivo e descartar duas cartas para comprar novas 2. Considerando todos esses modos, The Spear of Leonidas aparece em nosso review.

Verde

Incomum

Loading icon

Diversas cartas com Freerunning foram mencionadas, e Viewpoint Synchronization não ficaria de fora. Afinal, por três manas e rampar 2 terrenos básicos para o campo e um para a mão é um ótimo tipo de ramp. Um Cultivate ou Kodama's Reach bem buffado.

Porém, é preciso lembrar que custa apenas 3 manas em seu custo de Freerunning, então não é em todo deck em que tal façanha será possível. Mas por não ser algo difícil de fazer e ser bem proveitoso, Viewpoint Synchronization é mencionado e pode ter certo destaque no Commander.

Raras

Loading icon

Aos amantes de toque mortífero: parabéns por finalmente encontrarem uma Comandante! Aveline de Grandpré chega para potencializar decks com esta palavra-chave, que antes tinham certa dificuldade em encontrar um Comandante para fazer uso. Com certeza abre espaço para Fynn, the Fangbearer, Hooded Blightfang e diversas outras cartas.

Multicoloridas

Incomum

Loading icon

Definitivamente não esperava que a carta que tiraria indestrutível, proteção, manto, resistência à magia e salvaguarda, tudo de uma vez só, viria em Assassin's Creed.

Shay Cormac faz tudo isso e ainda pode ganhar marcadores +1/+1 graças à sua outra habilidade da qual interage com marcadores de Bounty. Por custar pouca mana e remover todas essas palavras chave de criaturas dos oponentes, pode ser bem popular no Commander.

Ad

Loading icon

A primeira vista, Shao Jun me parece ser um Comandante bem forte com capacidade de combo com certa facilidade. Sua habilidade de virar 2 artefatos para pingar 1 de dano em cada oponente é um finalizador na zona de Comando, principalmente pelo fato de não ter velocidade de limitação. Tem potencial de aparecer em construções mais competitivas por conta disto.

Raras

Loading icon

Decks de Sagas contam com ótimos Comandantes: Tom Bombadil, Narci, Fable Singer, e agora Sigurd, Jarl of Ravensthorpe. Doctor Who nos trouxe diversas boas cartas das quais interagem com permanentes históricas e Sagas na combinação de cores Naya, e agora Assassin's Creed nos trouxe um ótimo Comandante para o arquétipo nesta combinação de cores específica.

Ser custo 3, ter 3 palavras-chave e ser 3/3 já o tornava bom, suas outras habilidades o tornam melhor ainda. Ansioso para ver decks de Saga em ação com Sigurd.

Loading icon

Bayek of Siwa tem potencial de ser um ótimo finalizador em decks de criaturas lendárias, como de Jodah, the Unifier ou Shanid, Sleepers' Scourge, por exemplo. Sua habilidade de Disguise pode fazer inclusive essa finalização vir de surpresa e bem protegida devido ao Salvaguarda 2 da criatura disfarçada enquanto virada para baixo. Grande potencial em diversos decks de criaturas lendárias.

Loading icon

E por falar em decks de criaturas lendárias, Bayek of Siwa encaixa-se facilmente em um deck de Havi, the All-Father. A combinação de cores Naya finalmente recebe seu Deus, com um tema interessante de interação entre criaturas lendárias. Possui potencial de ser um divertido e diferente deck reanimate de criaturas lendárias.

Míticas

Loading icon

Kassandra, Eagle Bearer é uma das cartas que vai aparecer em quase todo deck de equipamentos por aí. Além de tutorar The Spear of Leonidas diretamente para o campo de batalha, é uma potencial fornecedora de compra de cartas. Ao considerar que a carta que ela busca pode dar Golpe Duplo para a criatura equipada e consequentemente serem duas cartas compradas, pode-se dizer que Kassandra é uma ótima adição ao arquétipo.

Loading icon

E mais uma figura histórica adicionada no universo de Magic: Cleopatra, Exiled Pharaoh. Apesar de seus efeitos interagirem apenas em criaturas lendárias, vale ressaltar a compra de cartas ser para cada marcador na criatura lendária que morrer. Ou seja, caso tenham 10 marcadores +1/+1, serão 10 cartas compradas. Como diversos decks de marcadores +1/+1 tem a combinação Golgari, Cleopatra pode ser uma boa adição para uma compra violenta de cartas.

Loading icon

Edward Kenway é uma menção honrosa, já que interage com assassinos, piratas e veículos. Também por ser mais um Comandante que tem potencial de turnos infinitos com Time Sieve. Fora isso, parece ser divertido construir um deck de piratas, assassinos e veículos para fazer proveito de suas habilidades.

Ad

Incolores

Incomum

Loading icon

Cartas que permitem as criaturas de não serem bloqueadas como Whispersilk Cloak garantem dano, e em certas situações, até mesmo o jogo. Brotherhood Regalia é uma nova adição para decks que usam este tipo de carta. Tem baixo custo, protege a criatura com Salvaguarda 2 e ainda custa apenas 1 mana para equipar caso o alvo seja uma criatura lendária. Carta simples com grande potencial no formato.

Loading icon

Smoke Bomb pode pegar todos de surpresa por dar Manto a todas as criaturas. Ainda tem o bônus de fazer uma criatura não ser bloqueada logo após. Uma carta com flavor e design incrível, e que pode ser bem popular no Commander, por ser uma proteção geral as criaturas por 3 manas incolores: ou seja, cabe em qualquer deck.

Raras

Loading icon

Excalibur, Sword of Eden pode facilmente custar 0 dependendo do deck em que está. +10/+0 e vigilância é um efeito e tanto por artefato que será conjurado por pouca ou nenhuma mana. Importante ressaltar que só pode ser equipada em criaturas lendárias, porém isto pode ser burlado por cartas com efeito de anexar direto um equipamento em uma criatura qualquer.

Decks históricos e de equipamento podem fazer bom uso de Excalibur.

Loading icon

The Animus é um artefato interessante, principalmente por exilar criaturas lendárias com um marcador de memória. Esse marcador garante que a criatura exilada ainda possa ser usada por The Animus, mesmo se The Animus ser destruído e voltar ao campo de batalha novamente. É possível atrapalhar os oponentes ao remover suas criaturas lendárias de seus respectivos cemitérios, evitando assim serem reanimados.

E seu efeito de copiar as criaturas exiladas também é bem forte, principalmente se exilarmos criaturas problemáticas como Elesh Norn, Grand Cenobite, Jin-Gitaxias, Core Augur ou semelhantes.

Míticas

Loading icon

E por falar em reanimates, temos Yggdrasil, Rebirth Engine. Um artefato bem forte, com bastante potencial em diversas construções do arquétipo reanimate. Seu ETB exila apenas as criaturas de seu cemitério - dessa forma exila apenas o necessário para seu uso e não tira outros recursos. Por 4 manas volta uma das criaturas exiladas com ímpeto de volta ao campo de batalha.

Será possível ver o uso de cartas que desviram permanentes para melhor uso de Yggdrasil junto dela para otimizar seu uso. Artefato com potencial de ser popular por ser bem forte como adição ao Commander.

Loading icon

Decks de roubar permanentes alheias ficarão bem felizes com a adição de Staff of Eden, Vault's Key. Além de reanimar uma permanente lendária de seu cemitério ou de qualquer outro cemitério, compra uma carta para cada permanente que não seja sua que você controla ao ativar sua habilidade.

Decks como Etali, Primal Conqueror, Gonti, Canny Acquisitor ou Don Andres, the Renegade farão bom uso de Staff of Eden.

Ad

Loading icon

A primeira vista, não achei que Apple of Eden, Isu Relic fosse tão forte assim. Porém, após perceber que é um artefato que tira completamente a mão de um oponente, e mesmo sem jogar nenhuma carta exilada com Apple of Eden pode ser praticamente uma condição de vitória, mudei de opinião.

É um artefato que pode garantir que um oponente específico não interaja com você durante um turno inteiro, e caso algo exilado seja interessante, é possível conjurar e tirar aquela carta do oponente. É um artefato com potencial gigante no formato, até mesmo para jogos mais competitivos, no intuito de tirar um combo de um oponente, ou tirar a mão do oponente no intuito de garantir seu próprio combo.

Loading icon

Como menção honrosa temos The Capitoline Triad, o deus incolor. Outra carta com grandes chances de ser conjurada por pouca ou nenhuma mana, e ainda por cima a primeira carta não-planeswalker que faz emblema. E dependendo de como o deck é construído, ter este emblema não é difícil.

Por exemplo, se exilarmos um Metalwork Colossus, um Ancient Stone Idol e quaisquer outros artefatos que somem mais 9 manas, já é possível obter o emblema de The Capitoline Triad. E ter todas as criaturas com poder e resistência base 9/9 é algo que seus oponentes definitivamente não irã querer.

Considerações Finais

Apesar da coleção não contar com comuns, vai ser uma grande adição ao Commander, como sempre. Diversas novas cartas e mecânicas a serem exploradas e dezenas de novos Comandantes para novas ideias para diversificar o formato sempre o farão ainda mais legal! O Commander é um formato que só tem a ganhar com cada coleção adicionada ao universo de Magic.

Sentiu falta de alguma carta? Tiraria alguma carta do review? Compartilhe sua opinião!