Apresentação
E aí pessoal, beleza? Eltinho aqui com mais um Deck Tech de Legacy!
Conforme eu falei no artigo passado, Delver of Secrets ainda é o rei do formato, mas a sua carta mais famosa já não é mais tão unânime quanto antes. Não me entendam errado, a versão com o mago-inseto é o principal deck do Legacy. Só que desde o lançamento de Ruas de Nova Capenna, uma nova versão do deck, mais Midrange e menos explosiva, abrindo mão do Delver em troca de Ledger Shredder começou a ganhar força e sobre essa heresia que eu vou falar nesse artigo.
Ad
Gostaria de deixar um alô para Thiago Freire, jogador do circuito Legacy brasiliense (Eternal Challenge) que fez top 8 com uma versão desse deck no último evento principal da 14ª temporada do circuito.
A lista que usarei de referência no artigo segue abaixo.
Sobre o Deck
Não perderei muito tempo aqui falando sobre o Delver original, já que não faltam artigos, listas e vídeos a respeito, mas vou focar mais nas diferenças dessa versão.
A primeira é que ela é bem menos centrada no ganho de Tempo da opção Delver, Wasteland, Daze de backup, mas é mais focada em gerar valor e card advantage do que as listas tradicionais. Na verdade, até o advento de Expressive Iteration, Delver nunca teve um mecanismo de ganho de cartas, já que as trocas eram feitas na base de 1 pra 1 (Brainstorm, Ponder, Lightning Bolt) ou com perda de cartas (Force of Will, Force of Negation), se valendo do Tempo conquistado para pressionar o suficiente para uma vitória. Young Pyromancer oferecia uma alternativa através de tokens.
Ao cortar os números de cards de Tempo, a segunda diferença da nova lista é que ela busca maximizar a velocidade a qual cicla através do deck, com a adição de Mishra’s Bauble e Ledger Shredder (lembre-se que a habilidade também desencadeia nas mágicas do seu oponente também) às tradicionais cantrips de 1 mana e Dragon’s Rage Channeler — uma carta que também se beneficia da presença de um artefato que vai fácil para o cemitério.
E já que eu falei de card advantage, o deck se permite recuperar um pouco de gás com Predict — fácil de preparar com Brainstorm, Ponder, Dragon’s Rage Channeler ou Mishra’s Bauble — ou usando uma fetch land para encontrar Mystic Sanctuary. Todo esse fluxo de cartas permite a esse deck fazer Murktide Regent ainda mais rápido do que a lista regular.
Mulligan
Com a quantidade elevada de cartas que ciclam através do seu deck, é perfeitamente normal manter mãos com poucos terrenos, mas o ideal é que você tenha acesso rápido a Channeler ou Shredder para colocar pressão enquanto prepara o cemitério para a chegada do Murktide Regent.
Na draw, é importante dar preferência a mãos com Force of Will para não ser surpreendido por decks de turno 1 fortes, como alguns Combos ou Prisons. Se você tiver Shredder e Bauble na mão inicial, não faça o artefato no primeiro turno — é melhor guardar para fazer no segundo turno para já ativar a habilidade do pássaro.
Construção do Deck
Quanto à construção do deck, não faz muita diferença quais fetch lands você vai usar, desde que sejam todas azuis. Algumas listas optam por uma segunda Island para não ficar tão vulneráveis a Blood Moon, o ajuste pode ser cortando ou uma fetch ou a Steam Vents, embora isso reduza a consistência do Dragon’s Rage Channeler no primeiro turno. Algumas listas também optam por subir a quantidade de Wasteland, seja rodando 19 terrenos ou substituindo uma fetch.
Ad
Devido à facilidade com a qual esse deck consegue Delírio, não tem sido incomum encontrar listas substituindo alguns (às vezes todos) os Lightning Bolt por Unholy Heat. Os Pyroblast/Red Elemental Blast do main deck são uma reação à elevada quantidade de decks azuis no formato. Como esse deck consegue se livrar facilmente de cartas mortas (Shredder, Brainstorm, Predict), o custo de usá-las acaba não sendo tão grande ao se enfrentar decks onde essas cartas são mortas. Também é comum encontrar listas com mais Daze, Thought Scour e até mesmo Sailors' Bane fazendo a função de Murktides extras.
Sideboard Guide
O sideboard sugerido busca atender a um Metagame mais amplo, mas não é incomum encontrar listas com Abrade, Court of Cunning, Court of Ire, End the Festivities, Energy Flux, Grafdigger’s Cage, Hullbreacher, Izzet Staticaster, Narset, Parter of Veils, Rough//Tumble, Shattering Spree, Submerge e Vapor Snag. Vamos então ao sideboard guide:
UR Delver/Mirror
O jogo contra o mirror/quase mirror é uma batalha de atrito, onde você e o oponente passam vários turnos trocando cartas na base de 1 pra 1 e quem conseguir forçar e manter uma ameaça na mesa acaba levando a partida. Contra as listas com Delver, você possui mais ferramentas para conseguir a vantagem de cartas, mas é sempre importante manter Pyroblast (e a recursão com fetch para Mystic Sanctuary para lidar com Murktide Regent).
Pós side, FoW não é ideal num mundo de atrito e Daze acaba sendo muito fácil de jogar em volta. Counterbalance se resolver vai dificultar todo o fluxo de jogo do seu oponente.
Entra:
Sai:
Burn
Aqui você tem mais dificuldade de ir para a corrida devido à ausência de Delver, então seu objetivo é segurar as ameaças do oponente enquanto constrói um cemitério para um Murktide Regent que acabe com o jogo em poucos ataques.
Além disso, muito cuidado para não se expor demais contra Price of Progress, segure esses terrenos na mão ou até mesmo use suas Wasteland em você mesmo se isso te salvar de 4 pontos extras de dano. Counterbalance é capaz de ganhar por si só.
Entra:
Sai:
Death and Taxes
Esse é um adversário difícil e você não tem nada muito específico contra esse arquétipo. É importante colocar logo uma presença de mesa e manter Stoneforge Mystic fora da mesa, pois tanto Batterskull quanto Kaldra Compleat são extremamente problemáticos. Thalia, Guardian of Thraben também atrapalha demais seu deck.
Entra:
Sai:
Blue Control (Grixis/Jeskai/Bant/4C)
Assim como nos artigos passados, os demais decks azuis de controle estão agrupados aqui. Você tem mais dificuldade em pressionar sem a presença de Delver of Secrets, mas é bem capaz de encaixar um Regent rapidamente e esse monstro ignora muito das remoções que eles usam.
Ad
Contra Planeswalkers, você ainda quer uma certa quantidade de Lightning Bolt. Se o jogo se estender, Price of Progress pode matar de uma só vez e Maddening Hex coloca pressão demais sobre decks reativos.
Contra listas com interações de cemitério:
Entra:
Sai:
Contra listas com mais planeswalkers:
Entra:
Sai:
Red Prison
O jogo pode ser bem difícil se você não tiver uma contramágica e eles encaixarem algum lock no turno 1. Até mesmo Blood Moon atrapalha bastante.
Se eles estiverem usando Unlicensed Hearse, não vai ser fácil ativar o Delírio do Channeler ou ter combustível suficiente para o Delve do Regent. Mas se você resolver esse problema, eles basicamente não tem respostas para o Dragão.
Pós-side, você adiciona mais resposta para os elementos de Prison e é importante mulligar para achar esses counters.
Entra:
Sai:
Oops, All Spells
Semelhante ao adversário acima: se você não tiver contramágicas na sua mão inicial, você perdeu. Eles vão ter que tentar forçar o combo com descartes e Pact of Negation, mas com a sua quantidade de cartas que ciclam pelo deck, é bem capaz que você encontre counters de backup.
Pós-side, é comum eles usarem Memory’s Journey para tentar jogar em volta de Surgical Extraction, mas um Predict bem encaixado pode acabar com esse plano também.
Entra:
Sai:
8-Cast
Urza’s Saga oferece uma resposta para Murktide Regent através de Aether Spellbomb e Chalice of the Void para 1 é brutal, mas você tem muitas respostas para os maiores problemas que eles podem apresentar e cicla muito mais rápido pelo seu deck.
Pós side, você vai com tudo atrás de Meltdown e tem Pyroblast para tentar evitar que Kappa Cannoneer resolva.
Entra:
Sai:
Finalizando
É isso por enquanto, espero que tenham gostado! Um abraço e até a próxima.
— 评论0
成为第一个发表评论的人