Magic: the Gathering

Review

Imoti, a Cascavel Cascateante para seu Commander

, محدث , Comment regular icon0 comments

Aqui aprendemos a usar a habilidade cascata e vemos ideias de como buildar um commander barato, mas com criaturas ENORMES, baseada na nova comandante de Commander Legends: Imoti, Celebrant of Bounty.

Writer image

تمت مراجعته من قبل Tabata Marques

Edit Article

Se você tiver um barril de boa qualidade e de uma madeira legal, como mogno, por exemplo, fica fácil descer as Cataratas do Niágara com ele. Pica-Pau já fazia isso no meu episódio favorito do desenho, assim como muitas pessoas antes dele. Hoje em dia essa prática é proibida, mas para nossa sorte, o Magic oferece uma opção igualmente válida de se pegar carona em uma formação hidrográfica.

No artigo de hoje exploraremos uma estratégia de jogo que a primeira vista parece caótica e faz jogadores que ainda não a entenderam completamente pensar que trata-se de uma experiência totalmente aleatória e sem controle, mas que, na verdade, é uma ciência muito exata. Estamos falando da Cascata, e da nova comandante que o jogo nos deu,Imoti, Celebrant of Bounty.

Ad

Loading icon

Como, infelizmente, Commanders Tribais de Nagas Druídas ainda não são uma estratégia viável de jogo, podemos ir direto ao ponto com a Imoti. Assim como o Sol, ao qual nossa Terra Plana gira ao redor, a habilidade de Cascata é o ponto central ao qual o deck irá girar em torno. Imoti, por si só, já tem a habilidade cascata em seu texto, isso é, uma habilidade que permite que você revele cartas do topo do seu deck até encontrar um card de custo de mana convertido menor do que o com a habilidade de cascata, e que não seja um terreno, e então permite que este card encontrado seja conjurado sem pagar seu custo. Os demais cards são embaralhados aleatóriamente e colocados no fundo do deck.

A Imoti já dispõe de um custo de mana cinco, o que permite que você consiga por para jogo diversas cartas de custo quatro ou menos gratuitamente. Mas o motivo dela chamar atenção como comandante é sua segunda habilidade. Graças a ela, mágicas com o custo de mana convertido igual ou superior a 6 também ganham cascata. Ou seja, seu Nezahal, Primal Tide de custo 7 vai entrar cascateando atrás de uma mágica de custo 6 ou menor.

Loading icon

Se não bastasse isso, Cascata é uma habilidade cumulativa e criaturas podem ter múltiplas instâncias dela permitindo que elas ativem individualmente, diferente de Double Strike, por exemplo, que ter duas dessa habilidade não vai fazer a criatura bater quatro vezes. Sendo assim, se você tiver sua Imoti em campo e conjurar um Maelstrom Colossus, que tem custo de mana 8 e “Cascata”, ele passa a ter “Cascata, Cascata” e ativar duas vezes seguidas, te permitindo conjurar duas mágicas de custo 7 ou menos.

Completando ainda mais essa habilidade da Imoti, a gente cai em uma implicação técnica que a melhora vertiginosamente, mas para isso vamos ter que compreender profundamente tanto a palavra-chave Cascata como a segunda habilidade dessa criatura. Como dito, esta habilidade é ativada quando se conjura uma mágica, dar um Show and Tell para uma criatura com a habilidade não fará essa ativação, uma vez que esse card faz a criatura ser colocada no campo, e não conjurada. Prosseguindo no texto da habilidade, vemos também que as mágicas reveladas pela mecânica são levadas primeiro ao exílio, de onde elas então são conjuradas, mesmo que a custo zero e de fora da mão do jogador.

Loading icon

“Conjurado” é uma palavra que está sendo mencionada repetidamente aqui por causa da segunda habilidade de Imoti, que é ativada mediante a conjuração, e uma vez que, mágicas reveladas com ela são conjuradas, irá criar uma série de ativações da habilidade. Então, com Imoti em campo, mediante a conjuração de um Pathrazer of Ulamog pode acabar revelando um Ulamog, the Ceaseless Hunger, que será conjurado com uma instância de Cascata em seu efeito, que poderá revelar um Dig Through Time, que também terá a habilidade adicionada ao seu texto, e por ai vai, até chegar em um card de custo de mana abaixo de 6. Lembrando também, que, como já mencionado, qualquer carta que já tenha Cascata vai ganhar mais uma ativação, assim proliferando suas conjurações de forma exagerada e rendendo diversos “Meu Deus” a cada nova ativação da habilidade.

Ad

Antes de falarmos dos decks que podemos montar com a garota, vamos só resolver uma última dúvida sobre a habilidade Cascata que acontecerá constantemente com marinheiros de primeira viagem pilotando o deck. Para isso, afirmo que; a única coisa que muda o custo de mana convertido de uma carta na pilha é quando a mágica tem um X em seu custo. Assim, mesmo que uma Stonecoil Serpent tenha um custo convertido de 0 na mão, no campo e em todos os lugares, na pilha seu custo de mana é igual a quantidade que foi gasta nela. Supondo que sete manas foram gastas, não só o custo da Stonecoil é 7 na pilha, como também, pode ativar Cascata, caso Imoti esteja em campo.

Em todas as outras situações, ao menos que uma carta diga o contrário, o custo de mana convertido das cartas vai ser o impresso nelas. Supondo que você tenha perdido a Imoti uma vez no jogo e irá jogar ela da zona de comando custando dois a mais, mesmo que você tenha gasto sete manas seu custo de mana convertido ainda é 5, fazendo com que ela busque apenas por cartas de custo 4 ou menor. Isso também vale para situações inversas. Caso você tenha um card que diminui custos, como por exemplo um Arcane Melee que diminui em dois o custo de mágicas instântaneas e feitiços, e então conjure uma Overflowing Insight, mesmo que você tenha pago apenas cinco manas por ela, ela ainda tem o custo convertido de 7, permitindo ela se tornar elegível para a habilidade de Cascata da Imoti, que ocorrerá normalmente.

Então devemos lembrar sempre, que ao menos que a carta tenha X em seu custo, seu custo na pilha não se altera mediante ao tanto de mana pago para conjura-la. Ignorar essa regra não só vai causar uma forma sub-ótima de montar e pilotar o deck, como também pode causar um desentendimento entre os jogadores e a até a perpetuação de maus-hábitos em um grupo.

Agora vamos para o principal da construção da sua Ferrari de papelão caro, as peças que irão compor ela. Como toda criatura lendária temos um dilema, usar a Imoti como comandante ou como uma das noventa e nove cartas de seu deck? Infelizmente, nesse caso não temos uma solução tão simples. Obviamente, por ser um artigo focado no card, ele é todo articulado na ideia de que usaremos ele como comandante, mas é bom salientar o que você ganha abdicando dela no posto principal para inclui-la de forma normal no deck. A resposta principal é uma maior gama de cores. Imoti é a a comandante de Cascata com a menor identidade já lançada até agora, enquanto o único outro, Yidris, Maelstrom Wielder, possui o dobro de cores disponíveis. Com acesso a vermelho e preto, além do azul e verde, um deck de Yidris consegue acesso a mais ferramentas para lidar com oponentes. Um ótimo exemplo é a remoção direta de criaturas. Entretanto, as qualidades providenciadas pela identidade de cores de Imoti já são de extrema importância no commander. Com ela temos ramp, destruição de encantamentos e artefatos, e as criaturas poderosas do verde, assim como o controle de board e de deck trazido pelo azul. E claro, ambas as cores são as que possuem as melhores qualidades de draw do jogo.

Ad

Loading icon

Ela não precisa ser usada necessariamente em um deck de Cascata, também. Decks de Big Mana, que por um acaso muito corriqueiramente usam azul e verde, ou até mesmo decks Temur de Spell Slinger, se beneficiariam e muito. O meu exemplo aqui é o Kalamax, the Stormsire, que com essa garota em campo, copiaria a primeira mágica de cada turno, com cascata e tudo.

Seja com decks de Cascata, ou não, usar a Imoti como uma das noventa e nove cartas do deck é igual aquela revista de anime antiga com um pôster foda do Gohan, você pode não estar procurando por ela, mas assim que achar vai ter vontade de colocar ela no campo para todo mundo ver. A simples presença dela na mesa é capaz de acelerar horrores qualquer deck que a use, sendo uma boa adição para qualquer deck nas cores que lidem com cartas grandes e estejam sem nada para adicionar.

Ao contrário do que muitos imaginam, Cascata não é um sub-arquétipo de Caos. Se você tá pilotando seu deckzinho Temur de Kalamax e cascateia algo com ele, você só vai ter acesso a cards que se apliquem as seguintes condições; não sejam terrenos, tenham custo de mana convertido inferior ao card com cascata e, o mais importante, estejam no seu deck. Você cascateando com uma Imoti que estava entre as noventa e nove pode muito facilmente achar um Vow of Flight. Você colocou ele em seu deck e você sabe que seu custo permite ele ser buscado pela cascata da criatura. Foi uma opção premeditada dentre as diversas probabilidades oferecidas. Não existe jeito de você fazer isso e achar uma cópia de Bruxa Espreitadora que você tava usando de marca páginas na sua cópia de Harry Potter e a Ordem da Fênix e permaneceu lá dentro quando você emprestou pro seu primo.

Dessa forma, o deck de Imoti deve ser confeccionado com o maior cuidado de forma a melhor utilizar essa habilidade. Premeditando cada curva de forma a fazer cascatas longas. Os cards também devem ser escolhidos de forma a serem úteis ao longo do jogo, no máximo de etapas possíveis, para que a Cascata sirva. Uma Heroic Intervention, por exemplo, é uma ótima carta situacional, mas, muitas vezes, quando revelada na cascata vai ser um mal uso da habilidade, e a carta será jogada para o fundo do deck sem ser conjurada. Já um Sakura-Tribe Elder, por exemplo, tem o mesmo custo convertido, mas ajuda no começo e meio do jogo rampando, e mesmo que seja resultado de uma cascata mais para o fim do mesmo, você ainda pode usa-lo para bloquear e rampar mais um pouquinho, além de filtrar o deck e melhorar ligeiramente seus draws no fim do jogo.

Loading icon

Outra ótima ideia é o Thunderous Snapper, que te dá compras de carta ao conjurar cards de custo cinco ou maior, o que se aplica perfeitamente a comandante e as cartas as quais ela confere a habilidade de cascata, assim, te dobrando sua vantagem em cartas para cada mágica conjurada. E se você quiser deixar tudo isso ainda mais favorável para o seu lado, Gilanra, Caller of Wirewood, é um elfo que não só gera mana, mas que te dá draw quando essa mana é usada para a conjuração de uma mágica de custo seis ou maior. Fazendo com que cartas de alto custo rendam uma cascata e duas compras quando esses três estão na mesa, mas ainda assim, fazendo maravilhas quando uma dessas peças esteja sozinha.

Ad

Loading icon

Outra ótima ideia para esse deck é o uso de cartas como Dig Trough Time, Primeval Protector e Ghalta, Primal Hunger que podem ser conjurados por um custo mais barato através de certas condições, mas que mesmo assim vão para a pilha com seu custo integral, melhorando a cascata. Assim como cards que já possuam uma instância de cascata, como, por exemplo, Maelstrom Colossus, e é claro, Apex Devastator, que com Imoti em campo, cascateará cinco vezes, com chance de cada uma dessas ativações gerar mais e mais cascatinhas.

Com essas ideias primárias, o deck fica mais ou menos assim, baseado em uma lista de Big Mana que encontrei no EDHRec do user Asheler e que eu mudei algumas coisas, dando um foco na sinergia de cartas de custo mais alto e também, que barateei um pouco o custo monetário dele;

Loading icon

Uma das minhas escolhas favoritas dessa build é Thryx, the Sudden Storm. Esse card pode não atender os requisitos da Imoti para gerar card advantage, mas ele por si só já dá uma qualidade de vida boa para o deck. Além de ser facilmente achado por cascata, e ter Flash, permitindo que ele se proteja de removal em sorcery speed e de descartes ao mesmo tempo, ele ainda cria a proteção contra anulações para suas mágicas maiores, trazendo mais segurança para suas jogadas. Para trazer mais segurança ainda, temos Brinelin, the Moon Kraken, que assim como os já citados cards que dão draw para mágicas de custo 6 ou maior, ele volta uma permanente não terreno, para a mão do dono, o que pode criar disrupção no campo do oponente ou retornar cards seus que foram roubados.

Esse não é um deck tech, mas vejam, quando montado um Big Mana em torno da ideia de “quando é conjurada uma mágica de custo X ou maior, Y acontece” e dar suporte a esse tipo de carta, como por exemplo Fierce Empath, que te deixa tutorar uma carta de custo seis ou maior direto para sua mão, ou com o já citado Thryx, que protege essas carta de serem anuladas, quando unidas a um ramp para o qual muitas mágicas do deck contribuem, como por exemplo, Beanstalk Giant que funciona como ramp E criatura capaz de cascatear posteriormente, é possível criar uma build muito estável e forte para Imoti, Celebrante da Generosidade, principalmente somado com o suporte para azul e verde que o jogo tem recebido ultimamente.

Um deck de cascata protagonizado por Imoti, como foi mostrado aqui, não tem nada a perder perante qualquer outro deck do commander, pelo contrário. Quanto mais próximo do fim do jogo, essa carta que era para ser supostamente uma incomum, mostra cada vez mais valor e se torna cada vez mais uma ameaça para o estado do jogo, mostrando-se assim, uma ideia que merece ser estudada e aperfeiçoada.

Agora, com a liscença de vocês, está passando um documentário sobre o Tatu Canastra na TV, que eu não posso perder.