Magic: the Gathering

Opinion

Cópias: 22 cartas para usar em seu deck!

, Comment regular icon0 comments

Vamos por cópias em seu deck? Confira as 22 cartas que separamos para dar aquele upgrade no seu deck!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

O Magic: the Gathering possui uma enorme variedade de mágicas, e isso garante aos jogadores o suporte necessário para explorar diferentes temáticas em seus decks.

Basta pensar nos jogadores que sempre demonstram ansiedade para montar novos decks de Commander com criaturas lendárias que acabaram de sair ou nos impactos que novas cartas trazem para os formatos competitivos para encontrar exemplos disso.

Cartas de cópias são opções para todos os decks, mesmo que não sejam focados apenas nessa mecânica, e permitem que você reaproveite o efeito de uma mágica ou tenha mais uma daquela permanente importante no campo.

Ad

Neste artigo, falaremos sobre 22 cartas de cópias para usar em seu deck, explorando diferentes tipos, como:

- Cópia de criatura;

- Cópia de instantânea ou feitiço;

- Cópia de permanente.

Para selecionar as cartas deste artigo, analisamos a versatilidade, o custo, a recursividade e sua posição no ranking do EDHRec. Esperamos que essa lista ajude a potencializar suas jogadas e te apresente novas opções de cartas para o seu deck.

Sem mais delongas, vamos conhecer cartas que copiam para usar em seu deck!

Cópias de Instantâneas e Feitiços

Copiar feitiços e/ou mágicas instantâneas permite que você acerte mais de um alvo com a mágica que foi conjurada, como um Shock ou um Faithless Looting, por exemplo.

Loading icon

Imagine que o oponente está dando alvo em sua criatura vermelha com um Path to Exile, mas você tem Flare of Duplication na mão, podendo sacrificar aquela criatura e copiando o Path to Exile para usá-lo contra o seu oponente.

Além de ser engraçada, a interação que essa carta traz para o jogo pode virar as mágicas dos oponentes contra eles.

Mais do que copiar a instantânea ou o feitiço alvo, Narset's Reversal devolve aquela mágica para a mão do oponente e permite que você escolha novos alvos para a cópia. Essa mágica pode ser conjurada para copiar um Brainstorm, Cultivate ou até mesmo um Demonic Tutor, tudo depende do que será mais vantajoso para o seu jogo e do que o oponente usa no deck.

Outra carta que pode ser usada para se aproveitar das mágicas que o oponente conjura é o Twincast. Inclusive, ela pode ser usada para copiar o Counterspell do adversário e usar a cópia para anular o original.

Por ser uma criatura, Dualcaster Mage é peça em diversas opções de combos que podem estar em seu decklink outside website.

Exemplo de combo com essa criatura:

Loading icon

Com as duas cartas na mão, você irá:

1. Conjurar Molten Duplication dando alvo a uma criatura ou artefato;

2. Enquanto o feitiço estiver na pilha, você irá conjurar o Dualcaster Mage;

3. Dar o alvo da habilidade de ETB de Dualcaster Mage em Molten Duplication para copiar o próprio Dualcaster;

4. Repitir o processo quantas vezes desejar para conseguir fichas infinitas, infinitos efeitos de entrada no campo e infinitos marcadores de Storm.

Twinning Staff é, na verdade, um potencializador para efeitos que copiam as suas mágicas. Contudo, não podemos ignorar que ela também possui um efeito para copiar instantânea ou feitiço alvo que você controla, e por esse motivo o artefato está neste tópico.

Cópia de Criatura

Loading icon

O único ponto negativo de Sublime Epiphany é a dificuldade para ter as seis manas disponíveis para usá-la no turno dos oponentes. Porém, quando ignoramos esse detalhe, conseguimos apreciar tudo o que essa carta faz (e não é pouca coisa!).

Ad

Essa mágica serve como anula para mágicas e/ou habilidades ativadas, pode devolver uma permanente não-terreno para a mão do dono (o famoso "bounce"), ajuda no draw e, o que verdadeiramente importa para este texto, cria uma ficha de cópia da criatura alvo que você controla.

Para criar cópias de criaturas que tiram o supertipo “Lendária” das cartas (contornando assim o sacrifício que você faria ao criar uma cópia), temos opções como Double Major, que copia a mágica de criatura alvo que você controla, Helm of the Host, um artefato que cria cópias não-lendárias da criatura equipada (muito conhecido pelos combos com Aurelia, the Warleader), e Kiki-Jiki, Mirror Breaker, um Goblin bastante conhecido e muito caótico (e também comba com o Helm).

Feldon of the Third Path é um recurso bem recebido nos decks Mono Red Magic Symbol r, pois cria cópias com ímpeto das criaturas em seu cemitério. Mesmo que a cópia seja sacrificada na próxima etapa final, ele permite que você “reanime” criaturas importantes para seu jogo que não estão mais em campo.

E o melhor é que Feldon não exila as criaturas que fez cópias.

Cópia de Artefato

Essa lista é menor que as outras, mas não é menos potente!

Loading icon

Drafna, Founder of Lat-Nam é uma criatura lendária com habilidade ativada para copiar uma mágica de artefato sob seu controle. Com essa habilidade, é possível ter, por exemplo, uma cópia de Lightning Greaves ou mesmo de Portal to Phyrexia.

O ponto negativo é o alto custo para ativar essa habilidade.

Quando você conjura uma mágica de criatura, o Oltec Matterweaver cria uma cópia do artefato alvo que você controla. Essa carta é tão genericamente boa que pode ser usada em diferentes decks.

Múltiplos alvos de cópia

Diferente das mágicas que copiam apenas instantâneas, feitiços ou criaturas, existem opções que conseguem copiar diferentes alvos. Essas são as estrelas deste tópico!

Loading icon

Por ser uma carta de raridade incomum, Return the Favor é o tipo de instantânea que não chama atenção na coleção. Contudo, essa mágica com Spree pode mudar o alvo de uma mágica ou habilidade e consegue copiar instantânea, feitiço, habilidade ativada ou desencadeada, permitindo que você escolha os novos alvos da cópia.

See Double é uma carta capaz de copiar uma mágica ou até mesmo uma criatura, mas não pode ser copiada. Isso a torna mais equilibrada e trava possíveis combos, como no exemplo de interação entre Dualcaster Mage e Molten Duplication que comentamos anteriormente.

Para combinar com o flavor, Three Steps Ahead possui três modos. Essa carta pode ser usada para anular uma mágica, copiar um artefato ou criatura sob seu controle, ou para comprar duas cartas e descartar uma.

Loading icon

O praetor azul, Jin-Gitaxias, Progress Tyrant, é uma carta que ninguém gosta de enfrentar. Além de anular gratuitamente a primeira mágica de artefato, instantânea ou feitiço que os oponentes conjuram, Jin-Gitaxias também copia as suas mágicas de artefato, instantânea e feitiços.

Ad

O encantamento Court of Vantress interage com uma mecânica que os jogadores de Commander gostam muito: o Monarca. No começo da sua manutenção, poderá escolher um artefato ou encantamento, caso você seja o Monarca, poderá copiá-lo. Se não for, pode fazer com que o Court of Vantress se torne uma cópia daquela permanente, com a exceção de manter essa habilidade.

O detalhe mais divertido dessa carta: ela não diz que o alvo precisa estar sob seu controle. Logo, você pode copiar artefatos ou encantamentos dos oponentes e usá-los contra eles.

Considerações finais

Como você deve ter percebido, não faltam opções para copiar mágicas em Magic: the Gathering.

Existem decks focados nessas mágicas, mas elas são tão genericamente interessantes que você pode usá-las como suporte em decks com outros focos para otimizá-los.

Por exemplo, Jin-Gitaxias, Progress Tyrant encaixa em decks de artefatos, mas pode compor um deck com foco em controle ou até mesmo um deck de Stax, como os decks de Commander de Grand Arbiter Augustin IV.

E para os fãs de combos, muitas dessas cartas podem ser usadas. Você pode fazer uma pesquisa aprofundada sobre combos na aba de combos aqui da CardsRealmlink outside website.

Gostou do artigo e quer ver mais temas como esse? Mande a sua sugestão para a gente nos comentários. Estamos sempre atentos e adoramos as pautas propostas pela comunidade!

Esperamos que você tire proveito das dicas de cartas neste artigo e consiga dar aquele upgrade no seu deck.

Até o próximo texto!