Magic: the Gathering

Deck Guide

Pauper: Mono Blue Fadas - Deck Tech e Guia de Sideboard

, Comment regular icon0 comments

O metagame do Pauper mudou bastante desde a chegada de Commander Legends. No artigo de hoje, vou falar sobre um deck que mencionei no meu primeiro artigo, o Mono Blue Fadas. Também vou analisar a versão atualizada dele e lhes mostrar um plano de sideboard.

Edit Article

Sobre o Deck

Em meu primeiro artigo publicado na Cards Realm, falei sobre o Mono Blue Tempo e citei uma versão que ainda usava Delver of Secrets. De lá para cá, este arquétipo mudou bastante e se dividiu em duas versões: Mono Blue Faeries e Mono Blue Delver.

Enquanto a versão Delver quer jogar Tolarian Terror e Cryptic Serpent quanto antes e tem uma estratégia que foca mais no cemitério, o Mono Blue Fadas abandonou o Delver e abraçou completamente as Fadas e Ninjas.

Loading icon

Ad

Há ainda outras duas versões do Fadas no Pauper: o UB Magic Symbol UMagic Symbol B Fadas e o UR Magic Symbol UMagic Symbol R Fadas. Ambos têm um plano mais midrange, com Monarcas e remoções eficientes.

A grande diferença do Mono Blue para os outros dois decks acima é o fator velocidade. O Mono Blue consegue jogar unidades na curva muito mais rápido, já que não depende de outras cores, mas não tem remoções tão eficientes.

Snap é uma carta muito interessante, que inclusive pode gerar jogadas diferenciadas, mas um bounce nem sempre é suficiente. Assim, este deck tem mais criaturas e um total de oito Ninjas - para gerar o máximo de card advantage possível.

Loading icon

Os Ninjas são o motor principal deste deck - sem eles, esta estratégia perde muito valor. Por esse motivo, você deve protegê-los a todo custo e usar o Ninjutsu na hora certa.

Um Ninja no turno dois pode ser muito forte, mas em um formato com tantas remoções poderosas, um Ninja no turno dois com um plano de backup é muito melhor. É aí que entram as nossas anulações, uma das melhores características dos decks de Fadas (principalmente no Mono Blue).

Loading icon

Spell Pierce e Dispel são excelentes para proteger seu primeiro Ninja. Counterspell é a melhor mágica de anulação deste formato, e consegue responder praticamente tudo - mas a melhor ferramenta de controle que este deck tem é a Spellstutter Sprite.

Loading icon

Este deck se chama Fadas justamente por causa dela. Com Faerie Seer, que filtrará o topo do seu deck, Faerie Miscreant, que te dará card advantage, e a recente Snaremaster Sprite, a Stutter anulará mágicas que custam mana equivalente ao número de Fadas que você controla, além de ser o melhor alvo para Ninjutsu neste deck. Isso te permitirá reusá-la da forma que achar melhor. Snap é outra carta que interage muito bem com a Spellstutter, já que lhe permite reusá-la através do seu bounce.

Brinebarrow Intruder é uma das novidades neste deck, e não estava nesta lista quando escrevi meu último artigo. É uma adição muito importante nos permite mudar o curso dos nossos jogos ou garantir um Ninja no próximo turno, se conjurar Brinebarrow na end step do oponente.

Snaremaster Sprite também é nova, essa bem mais recente. Ela te permitirá desabilitar um bloqueador do oponente, o que abrirá o caminho para um Ninja. Além disso, também é uma Fada, o que significa que serve como alvo para Ninjutsu devido à sua evasão, e vai interagir com a Spellstutter.

Mulligan e Postura de Jogo

Loading icon

Como este é um deck Tempo, você poderá jogar com poucas lands, mas tenha cuidado com mãos com só uma land e tente garantir os land drops que precisa para jogar suas mágicas. Faerie Seer ou Faerie Miscreant no turno 1 preparando um Ninja no turno 2 é um bom começo, mas tenha sempre em mente que proteger suas criaturas é importante.

Ad

Evite mãos com muitos Ninjas e poucas maneiras de colocá-los na mesa com o Ninjutsu, ou mãos sem card advantage algum. Suas criaturas são frágeis e você dificilmente será o agressor. Jogue sempre em resposta ao oponente, punindo seus erros e acumulando valor.

Sideboard

Loading icon

Preparei um sideboard que foca bem no metagame atual, com base nos resultados dos últimos torneios no Magic Online e em minha experiência própria pilotando este deck no tabletop.

Como as Fadas estão, de novo, cada vez mais populares, e já que o Dimir Fadas é a principal versão deste arquétipo, resolvi adicionar uma cópia de Stormbound Geist no side. Essa carta já viu muito jogo no passado e era muito importante nas mirrors de Fadas, além de ser mais uma criatura com Flying que exige duas remoções para ser eliminada da mesa e consegue roubar o Monarca.

Nullify estava em algumas listas que conseguiram um 5-0 na Pauper League do Magic Online; resolvi testar pela sua versatilidade. Ela consegue responder desde um All That Glitters até um Murmuring Mystic, e, para ser sincero, acabou conquistando um espaço na minha lista. O resultado tem sido bem divertido.

Vs. Azorius Affinity

Este é o deck mais popular do momento. Novice Inspector elevou o hype do Affinity às alturas novamente, mas acredito que essa matchup seja bem favorável para as Fadas. Certifique-se de se manter sempre um passo a frente do seu oponente, e jogue em volta das suas maiores ameaças: Myr Enforcer e All That Glitters.

Seu oponente não terá formas de lidar com suas criaturas, principalmente as com Voar. Então, siga o seu plano de jogo e garanta seus Ninjutsus. Snap e Spellstutter Sprite são as protagonistas nesse jogo.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Mono-Red Kuldotha

Considero essa matchup um pouco desfavorável. Mesmo após o banimento de Monastery Swiftspear, o Mono-Red ainda é uma força inegável no Pauper, e é um dos melhores aggros do metagame. Os turnos explosivos desse deck são devastadores e podem finalizar os jogos facilmente.

Ter várias criaturas que não bloqueiam bem é um problema, mas é aí que entra Brinebarrow Intruder. Ela te dará espaço para trabalhar durante os ataques do oponente, e quem sabe irá reverter o jogo ao seu favor.

Cuidado com burns: tenha sempre uma resposta e use bem suas Spellstutters.

Pós-side, você conseguirá se preparar bastante, mas seja cauteloso: algumas listas de Red têm usado Makeshift Munitions, que é uma carta simplesmente absurda contra Fadas.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Dimir Faeries

Essa match é bem difícil por dois motivos: Snuff Out e board wipes. O Dimir Fadas é a “versão melhorada” do Mono Blue. Ambos são diferentes, é claro, e cada um tem seus pontos fortes e fracos, mas, quando colocados um contra o outro, eu confesso que aposto no UB Magic Symbol UMagic Symbol B.

Ad

Snuff Out é a melhor remoção do Pauper, além de poder lidar com quase qualquer ameaça simplesmente de graça. O plano do Monarca é outro fator problemático nesta match, já que permite que seu oponente atropele você completamente desde que ele consiga manter o controle sob a coroa.

Sua estratégia será focar em velocidade e eficiência: atropele seu oponente com criaturas, foque nas suas Fadas e jogue em volta de remoções globais e do Monarca. O UB Magic Symbol UMagic Symbol B é um pouco mais lento que o Mono Blue, e isso é uma vantagem.

Dispel e Spellstutter Sprite são fundamentais nessa match.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Golgari Initiative

O Golgari é basicamente um tribal de remoções que joga em volta do valor da Dianteira e Monarca. Considero essa matchup equilibrada com uma leve vantagem para o Fadas devido ao fator velocidade. O Golgari é mais lento, com muitas lands viradas, e se tapa muito nos turnos iniciais.

Snuff Out novamente é uma carta bem forte nesta matchup e quase sempre estará acompanhada de Spinning Darkness, sua prima mais fraquinha - mas incrivelmente eficiente contra as Fadas. Foque no plano dos Ninjas, e sempre tenha um backup.

Cuidado com Crypt Rats e outros board wipes. Roubar Monarca ou Dianteira é bem mais efetivo neste confronto, já que seu oponente terá mais dificuldade para recuperar essas habilidades porque tem poucas criaturas.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Boros Synthesizer

Essa é uma das piores bad matchups deste deck. O Boros tem muitas criaturas com Flying e todas elas têm um corpo maior que as Fadas - eles conseguem até mesmo bloquear os Ninjas com tranquilidade. Este deck tem isso tudo, mais vários burns, e, novamente, Makeshift Munitions.

Há ainda algumas versões que usam All That Glitters e até mesmo o pacote Goblin Bushwhacker + Kuldotha Rebirth, que tornam esse deck uma verdadeira ameaça. Foque em um plano mais control, aproveite ao máximo suas Spellstutters, e force seu oponente a gastar seus recursos para retomar as rédeas da partida.

Cuidado com os board wipes e Pyroblast que surgirão pós-side.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Conclusão

Mono Blue Faeries é um dos meus decks favoritos porque ele reúne várias características que eu amo em Magic: The Gathering. Acredito que é uma boa opção no Pauper caso você prefira jogar um deck diferente que ainda é uma lista competitiva e está preparada para o metagame.

Deixe suas dúvidas, sugestões ou críticas nos comentários.

Até a próxima!