Magic: the Gathering

Review

Review Commander: Melhores Cartas de Duskmourn: House of Horror

, updated , Comment regular icon0 comments

A casa dos Horrores chegou! Duskmourn: House of Horror chegou, e junto da coleção nova, trouxemos o Review das melhores cartas da edição nova para o formato mais amado do momento: o Commander!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Introdução

O lançamento de Duskmourn: House of Horrorlink outside website está próximo de nós! Uma coleção de terror com diversas novas cartas e mecânicas incríveis para agregar no universo de Magic: The Gathering. E claro, com toda nova coleção, não poderia faltar nosso Review Commander!

Trouxemos as melhores cartas para o formato, separadas por cor e raridade, como de costume. Escondam-se e tomem cuidado, pois iremos para a Casa dos Horrores!

Mecânicas de Duskmourn

Ad

As mecânicas da coleção podem ser estudadas neste artigolink outside website do nosso juiz Antônio Faillace, que as explica em detalhes.

Branco

Comum

Loading icon

Por apenas duas manas, remove de vez um artefato, encantamento, ou criatura de poder 4 ou mais: esta é Exorcise. Apesar de ser um Feitiço, ser uma remoção com toda essa gama de opções a deixa bem viável, principalmente por custar pouca mana.

Incomum

Loading icon

Unwanted Remake pode ser uma remoção a competir fortemente com Swords to Plowshares e Path to Exile no Commander. Seus "concorrentes" conseguem remover de fato ao exilar criaturas por apenas uma mana, mas por ser uma Mágica Instantânea e destruir uma criatura com eficiência, Unwanted Remake tem bastante espaço no formato.

Seu drawback aparece junto da mecânica de Manifest Dread, e caso seja uma criatura, pode ser vantagem para o oponente. Porém, uma remoção no começo do jogo e forçar um Manifest Dread pode tirar duas cartas do oponente de uma vez só, ao considerarmos a outra carta perdida para o cemitério. Ótima remoção para o formato.

Raro

Loading icon

A mecânica de Rooms baseia-se em conjurar o lado desejado, e Destrancar o outro ao pagar o custo de mana, e dessa forma desencadeia algum efeito imediato ou estático.

Dazzling Theater // Prop Room tem dois lados ótimos: Dazzling Theater faz as mágicas de Criatura terem Convocar - facilitador este ótimo para diversos arquétipos de Deck com grande quantidade de criaturas. Já o outro lado, Prop Room, desvira todas suas criaturas em cada etapa de desvirar de cada jogador.

Decks com mecânicas de gerar muita mana, habilidades ativadas ao virar criaturas ou até mesmo com possibilidade de Lampejo podem tirar muito proveito dos dois lados deste encantamento somados. Muitas construções podem facilmente adicionar Dazzling Theater // Prop Room nelas.

Loading icon

Duskmourn trouxe o ciclo de criaturas do tipo Glimmer, que ao morrer, tornam-se um encantamento com a mesma habilidade enquanto criaturas. Enduring Innocence é uma ótima fonte de compra de cartas para diversos tipos de construções: Swarm, Tokens, pequenas criaturas, enfim.

Bem versátil e pode proporcionar compras de carta inclusive em turnos de oponentes, caso seja possível a criação de criaturas fora do próprio turno.

Loading icon

Eerie é outra mecânica adicionada em Duskmourn - toda vez que um encantamento entra em campo ou quando um Room é totalmente Destrancado, Eerie desencadeia. E neste caso, com Ghostly Dancers é possível criar uma grande quantidade de fichas de criatura espírito 3/1 com voar.

Decks do arquétipo Enchantress são bem comuns no Commander, e sua grande maioria conta com a cor branca, então Ghostly Dancers é uma ótima adição nestas construções. Isso sem contar seu ETB recursivo de voltar um encantamento para a mão do cemitério, ou de Destrancar um Room trancado - em decks com Rooms de custo alto, pode Destrancar facilmente o outro lado apenas por 5 manas.

Ad

Loading icon

Uma remoção global de apenas 3 manas chama atenção no formato. Claro, contamos com remoções mais baratas ainda como Blasphemous Act ou Vanquish the Horde, mas quanto mais remoções globais, melhor!

Split Up pode destruir todas as criaturas viradas ou desviradas por apenas 3 manas, e isso abre espaço para diversos truques: atacar com todas as criaturas, decks com convocar, mana dorks, e por aí vai. Pode ser bem explorado no Commander.

Loading icon

Toby, Beastie Befriender cria uma ficha de besta 4/4 em seu ETB, e essa ficha não é lendária - ou seja, caso seja blinkado, pode criar diversas fichas de besta. Além disso, dá a evasão de voar para todas as fichas de criatura caso você controle 4 ou mais fichas de criatura. Entra facilmente em decks de Token Swarm por esta evasão e facilitar o dano nos oponentes.

Mítico

Loading icon

E por falar em construções de Tokens, Dollmaker's Shop // Porcelain Gallery não ficaria de fora do nosso review. O lado Dollmaker's Shop cria fichas de brinquedo. Pode parecer um efeito um pouco fraco, mas no Commander é possível criar até 3 fichas de brinquedo ao atacar todos os oponentes.

Por outro lado, Porcelain Gallery faz as criaturas terem poder e resistência base igual ao número de criaturas que você controla. Isso abre alas para deixar decks Swarm ainda mais fortes, principalmente caso usem cartas como Scute Swarm ou Field of the Dead. Carta interessantíssima para o formato.

Azul

Raro

Loading icon

Do ciclo de Glimmers, Enduring Curiosity. Basicamente um Bident of Thassa ou Reconnaissance Mission, porém com a vantagem de ter lampejo - ou seja, pode ser jogado como bloqueador, e ao morrer continua com seu efeito de compra de cartas. Ótima carta que entra em diversos tipos de construções baseadas em diversas criaturas.

Loading icon

Entity Tracker abre alas para decks de encantamento com azul. Geralmente esse efeito de ETB de encantamentos que compram cartas é bem característico da cor verde ou branca, mas dessa vez Entity Tracker entrega este mesmo efeito na cor azul, com diferencial de desencadear também quando um Room for Destrancado. Entra facilmente em decks Bant, Azorius e derivados que mexem com encantamentos.

Loading icon

Duskmourn trouxe diversas novas Leylines - encantamentos que entram direto em campo caso estejam em sua mão inicial. Trouxemos apenas os mais interessantes para o Commander, e Leyline of Transformation foi escolhido para nossa review. Para decks Kindred, Leyline of Transformation pode ser um ótimo auxílio, principalmente se há diversas criaturas que não sejam do tipo principal.

Há diversas outras construções de múltiplos tipos, e Leyline of Transformation pode aflorar a imaginação daqueles que constroem decks desse tipo.

Loading icon

Uma carta interessantíssima da qual já até teve diversos combos mesmo antes de lançar: Marina Vendrell's Grimoire. Semelhante a Lich's Mastery, porém com características da cor azul, Marina Vendrell's Grimoire faz de tudo e mais um pouco: compra cartas em seu ETB caso tenha sido conjurada, tira o limite de cartas na mão, evita de perder o jogo, e compra cartas ao ganhar vida.

Ad

Tudo isto por 6 manas é entregar tudo e mais um pouco, mesmo com seu efeito de descartar cartas equivalente a vida perdida. Apesar de ter o risco de perder o jogo ao não ter cartas na mão, é uma carta que vale o risco, principalmente ao ser peça de diversos combos diferentes.

Loading icon

The Mindskinner vai ser um Comandante popular e divertido na comunidade. Uma criatura 10/1 imbloqueável que faz todas as fontes de dano se tornarem em Triturar é no mínimo interessante e divertido. Já deve ter diversas construções de The Mindskinner, seja focada em triturar, ou até mesmo em tirar sua habilidade e torná-lo em um Voltron bem agressivo.

Loading icon

Silent Hallcreeper é uma carta diferente e bem interessante. Pode facilmente ser um clone de apenas 2 manas, além de buffar-se com marcadores e comprar uma carta no processo. Entra em diversas construções de clones, decks rápidos ou de criaturas imbloqueáveis com efeitos diversos - como ninjas, por exemplo.

Pode ser aproveitado para comprar cartas, tornar-se uma cópia de um ninja e depois voltá-lo para a mão com ninjutsu e ser usado de novo. Veremos a criatividade dos jogadores com Silent Hallcreeper daqui para frente.

Loading icon

Central Elevator // Promising Stairs entra em nosso review exclusivamente para os novos Decks de Room que surgirão com uma Comandante mostrada posteriormente.

Pode ser uma condição de vitória com o lado Promising Stairs, ou tutorar um Room que seja útil naquele momento com o lado Central Elevator. Para esse novo arquétipo de Deck, é uma carta imprescindível na construção.

Mítico

Loading icon

E por falar em Room, temos também Mirror Room // Fractured Realm. O lado Mirror Room cria uma ficha de cópia de qualquer criatura que você controla - ou seja, ótimo efeito por pouca mana para aproveitar novamente efeitos de ETB. E por falar em ETB, o lado Fractured Realm traz mais uma carta que desencadeia efeitos uma vez adicional, como Panharmonicon, por exemplo.

Esse tipo de redundância é ótima no Commander, e quanto mais, melhor!

Preto

Incomum

Loading icon

Withering Torment é uma remoção de encantamento pontual em velocidade instantânea na cor preta. Finalmente a cor preta ganhou uma Mágica Instantânea que remove encantamentos de jeito pontual, com bônus de destruir uma criatura caso queira.

Por 3 manas é um valor justo, principalmente se considerarmos que existe Feed the Swarm - faz basicamente o mesmo por apenas 2 manas, porém em velocidade de feitiço. Apesar de ambos perderem vida no processo, é um preço baixo a pagar-se pela cor preta finalmente ter mais opções de remoção pontual de encantamento.

Raro

Loading icon

Demonic Counsel é quase um Demonic Tutor, com diferença de que para tutorar qualquer carta é preciso ter o Delirium ativo. É bem fácil ter o Delirium ativo no Commander, o que torna Demonic Counsel mais um tutor para a lista de tutores do formato. Ao considerarmos ser da cor preta, mesmo que seja respondida com um exílio de cemitério em velocidade instantânea, tutorar um demônio nesta cor não é algo necessariamente ruim por termos diversas opções de demônios no Commander.

Ad

Loading icon

Doomsday Excruciator pode ser um finalizador bem forte no formato. Por 6 manas diminui todos os decks para apenas 6 cartas, e dessa forma coloca uma pressão bem grande nos oponentes. É possível que já existam diversos combos com Doomsday Excruciator, mas é possível facilmente Triturar o deck dos oponentes em algumas construções e simplesmente fazê-los perder por Deck Over. Pode aparecer bastante daqui para frente no formato, e proporcionar jogadas no mínimo engraçadas.

Loading icon

O glimmer preto é uma simpática cobrinha: Enduring Tenacity. Semelhante a diversos efeitos já existentes no formato, Enduring Tenacity pode ser até mesmo uma condição de vitória em decks de Lifegain ou Aristocratas. Seu efeito de glimmer a torna melhor ainda, por ser facilmente sacrificada e voltar como encantamento para manter seu efeito.

Mítico

Loading icon

Funeral Room // Awakening Hall é bem versátil no formato e entra em diversos arquétipos, principalmente Aristocratas, pelo seu lado Funeral Room. Por 3 manas temos um efeito de Zulaport Cutthroat em forma de encantamento, e em seu outro lado Awakening Hall temos um efeito de Rise of the Dark Realms.

Uma das vantagens de encantamentos Room é justamente Destrancar o outro lado trancado quando bem entendermos em velocidade de Feitiço, e neste caso é possível apenas esperar todos os cemitérios encherem para Destrancar o lado Awakening Hall.

Loading icon

Dos mesmos criadores de The Meathook Massacre, veio aí: Meathook Massacre II. Sua continuação acabou por ser tão boa quanto senão melhor ao depender do ponto de vista. Mesmo que não seja jogado em nenhum valor no X, seu efeito de reanimar criaturas, sejam nossas ou dos oponentes é muito forte no formato.

Apesar dos marcadores de Finalidade, aproveitar o ETB de criaturas novamente ao sacrificá-las é muito forte no Commander. Pode ver jogo facilmente no formato.

Loading icon

O vilão da edição aparece em nosso review: Valgavoth, Terror Eater. Pode ser tanto Comandante quanto uma das 99, e entra facilmente em diversos tipos de deck: monoblack, reanimate, lifegain e derivados.

Valgavoth, Terror Eater é um gravehate que rouba cartas dos oponentes que permite a conjuração com vida no lugar de mana, e seu Lifelink facilita este processo, ainda mais por ser uma criatura 9/9. Tem um Ward relativamente difícil de se evadir ao depender da partida, e pode roubar cartas muito importantes e versáteis dos oponentes.

Loading icon

Overlord of the Balemurk é de um ciclo de Overlords que Duskmourn trouxe, com um de cada cor. Trouxemos apenas os mais relevantes para o formato, e Overlord of the Balemurk é um deles. Na cor preta, é comum temos recursão de voltar criaturas para a mão ou diretamente para o campo, e neste caso temos como voltar qualquer criatura não-Avatar ou planeswalker do cemitério para a mão com Overlord of the Balemurk.

Ad

Seu Impending faz demorar um pouco para funcionar, mas caso queira aproveitar seu efeito no ataque, basta conjurá-lo diretamente como criatura. Pode facilmente ter espaço no Commander.

Vermelho

Incomum

Loading icon

Norin, Swift Survivalist está de volta em Duskmourn! Uma grande surpresa da aparição do tão amado covarde. Norin, Swift Survivalist traz grandes possibilidades de jogadas: desencadear habilidades a partir do exílio, ou desencadear novamente ETB's de criaturas bloqueadas.

É interessante ressaltar que Norin, Swift Survivalist pode fazer os oponentes ponderarem no bloqueio, justamente por dar aba para as criaturas bloqueadas serem conjuradas novamente.

Loading icon

Untimely Malfunction é uma carta incrível com diversos efeitos ótimos, com possibilidade de andar junto ou até mesmo de substituir cartas como Abrade. Destruir um artefato, trocar o alvo de uma mágica ou habilidade e fazer até duas criaturas não bloquearem neste turno: estas são as possibilidades que esta carta proporciona, e todos os efeitos são bons.

É quase um Charm vermelho. Tem potencial de ser muito popular e versátil no Commander.

Raro

Loading icon

Waltz of Rage é quase uma Chandra's Ignition. Apesar de dar dano apenas em criaturas, abre possibilidades com o efeito de exilar cartas do topo para cada criatura sua que morrer desta maneira, e principalmente de deixar estas cartas serem jogadas até o final do próximo turno. Pode funcionar como motor de exílio em determinados decks, além de ser uma boa remoção global na cor vermelha.

Loading icon

Enduring Courage chegou para aposentar Ogre Battledriver. Tem literalmente o mesmo efeito, mesmo custo, com o diferencial de voltar para o campo como encantamento caso morra. Este power creep foi bem direto e reto. Brincadeiras a parte, decks que usam Ogre Battledriver vão usar Enduring Courage, pois a redundância do Commander nunca é demais, porém é claro o quão melhor é Enduring Courage no formato.

Loading icon

Fear of Missing Out é um ótimo motor de combates extras. Apesar de depender de Delirium para de fato fornecer um combate extra, como dito antes, deixar o Delirium ativo não é uma tarefa difícil no Commander. E como bônus, oferece uma compra de carta em seu ETB na troca de um descarte.

Vale lembrar que Fear of Missing Out desvira apenas uma criatura, e em seguida oferece um combate extra. Diversos decks Voltron podem se aproveitar de Fear of Missing Out.

Loading icon

Leyline of Resonance pode ser muito bem aproveitado em construções como Feather, the Redeemed e derivados. Temos infinitas possibilidades com Leyline of Resonance, como com Karn's Temporal Sundering ao dar alvo em uma criatura que você controla. O limite é a imaginação com Leyline of Resonance no Commander.

Loading icon

Cursed Recording tem um grande espaço no Commander, mesmo com o risco de tomar 20 de dano ao atingir 7 marcadores. Copiar Mágicas Instantâneas e Feitiços de maneira fácil e efetiva sem limitação de velocidade por apenas 4 manas é um grande facilitador no formato, principalmente em decks Spellslinger.

Ad

Ter diversos turnos extras ou copiar diversas mágicas grandes com Cursed Recording é algo bem fácil de se fazer no Commander.

Mítico

Loading icon

Charred Foyer // Warped Space tem dois lados interessantes, porém para o Commander o lado Warped Space é muito mais efetivo do que Charred Foyer.

Charred Foyer traz uma boa vantagem em cartas, principalmente por não limitar a usar apenas uma dessas duas cartas. Já Warped Space proporciona conjurações de graça a partir do exílio, sejam cartas exiladas com Charred Froyer ou com outros efeitos de outras cartas, o que normalmente será mais fácil com decks que usam com Warped Space.

Tem muito potencial no formato ao considerarmos o arquétipo de exílio.

Loading icon

Apesar de parecer nichado, Screaming Nemesis tem um grande potencial no Commander. Poucas são as cartas que impedem o ganho de vida, mas pouquíssimas são as cartas que impedem o ganho de vida de maneira definitiva no formato, e Screaming Nemesis é uma delas.

Em diversas construções é bem fácil de fazer Screaming Nemesis atingir todos seus oponentes, e dessa forma garantir que a vida de cada um deles seja apenas aquela. Carta fortíssima para o formato.

Loading icon

Inferno Titan ganha um primo: Overlord of the Boilerbilges. Seja por seu custo de Impending ou seu custo normal, pode facilmente fazer estrago em diversas construções, principalmente se for copiado. Overlord of the Boilerbilges é uma ótima remoção em decks monored, e em outros arquétipos também.

Verde

Incomum

Loading icon

Cathartic Parting pode parecer uma carta fraca, mas é bem simples e direta. Lida muito bem com encantamentos ou artefatos indestrutíveis ao embaralhá-los de volta no deck, com o bônus de voltar até 4 cartas do seu cemitério de volta para o deck. Pode não ser tão popular no formato, mas não deixa de ter seu destaque em nosso review.

Loading icon

Insidious Fungus é bem interessante. Apesar de termos diversas outras opções mais efetivas no formato, não deixa de ser uma ótima remoção pontual, com o bônus de ter a possibilidade de ser um pequeno ramp com bônus de comprar uma carta.

Raro

Loading icon

Enduring Vitality é o glimmer verde, com efeito semelhante ao de Cryptolith Rite. Fazer todas suas criaturas tornar-se em mana dorks é bem forte em diversos decks, principalmente nos de Tokens e Swarm.

Por ser um glimmer e voltar como encantamento ao morrer, o deixa mais forte ainda. Será muito bem-vindo ao Commander.

Loading icon

Hedge Shredder é um veículo bem interessante e forte para o Commander. Diversos decks de Self-mill com foco em terrenos podem usá-lo facilmente para rampar freneticamente, principalmente se somado de cartas como Altar of Dementia. Tem grande potencial de ser popular.

Loading icon

Kona, Rescue Beastie é uma carta muito forte para o formato. Ao não nos limitarmos apenas na cor verde e expandirmos para tudo que for possível, colocar qualquer permanente em campo de maneira absurdamente fácil como com a habilidade de Survival é um efeito muito forte.

Ad

É muito simples virar uma criatura sem precisar atacar, como com o citado Enduring Vitality para gerar mana, ou outras diversas cartas que fazem o mesmo. Kona, Rescue Beastie tem muito potencial no Commander em basicamente construções de todas as cores.

Loading icon

Twitching Doll é uma pedra de mana bem interessante. Custa apenas 2 manas, gera uma mana de qualquer cor, e pode criar diversas fichas de aranha 2/2 com alcance. Pode facilmente substituir sinetes ou pedras de mana como Fellwar Stone ou Mind Stone ao depender da construção por seu efeito de criar fichas de aranha.

Mesmo que seja em velocidade de Feitiço, não pagar mana alguma para este efeito o torna melhor ainda.

Mítico

Loading icon

Tyvar, the Pummeler perdeu sua centelha e retorna como uma forte e interessante criatura lendária. Protege-se facilmente ao virar outra criatura para ganhar indestrutível, e tem capacidade de buffar as criaturas com muito poder graças à sua habilidade ativada. Direto e reto como em sua personalidade, Tyvar, the Pummeler tem grande potencial no formato, mesmo que não dê evasão em sua habilidade ativada - o que já seria pedir demais.

Loading icon

Overlord of the Hauntwoods é o overlord verde, e criar terrenos ao entrar em campo ou atacar é um efeito extremamente forte. Consegue ser facilmente encaixado em diversas construções por criar uma ficha de terreno de todos os tipos básicos, e pode ser muito bem aproveitado tanto no Impending por 3 manas quanto em sua conjuração de criatura por 5 manas. Criatura muito forte que tem muito espaço para ser popular no Commander.

Loading icon

Mesmo com uma habilidade de nicho, Hauntwoods Shrieker entra em diversos arquétipos do Commander. Manifest, Morph, Manifest Dread e Cloak - por apenas 2 manas faz uma criatura ser voltada para cima, e temos diversos Comandantes que trabalham com criaturas viradas para baixo. Virar criaturas para cima por um custo tão baixo para desencadearem suas habilidades é algo bem forte para estes arquétipos.

Loading icon

Walk-In Closet // Forgotten Cellar tem dois efeitos muito bons. O lado Walk-In Closet pode reaproveitar terrenos do cemitério, sejam eles terrenos normais ou Fetch Lands para melhor aproveitamento.

Já o lado Forgotten Cellar é basicamente um Past In Flames para qualquer tipo de carta em seu cemitério. Isso pode abrir possibilidades de todo tipo de jogada em basicamente todo tipo de Deck - spellslinger, criaturas, planeswalker, qualquer tipo de carta vai ser jogável a partir do cemitério quando esta Room for Destrancada. Ótima e forte carta para o formato.

Multicolorida

Incomum

Loading icon

Arabella, Abandoned Doll tem potencial de ser uma Comandante forte e divertida. Bem completa - dá dano em todos os oponentes, ganha vida e depende de criaturas com poder 2 ou menos. Tem potencial de ser uma Comandante de um deck de pequenas criaturas para atropelar os oponentes aos poucos, mostrando a raiva da boneca abandonada!

Ad

Loading icon

Como dito antes, Delirium pode ser facilmente ativo no Commander. Com isto em mente, Drag to the Roots traz uma remoção de qualquer permanente não-terreno por apenas 2 manas. Mesmo que não atinja o Delirium, continua sendo uma remoção razoável para o formato.

Raro

Loading icon

Restricted Office // Lecture Hall é muito versátil. Do lado Restricted Office, é uma remoção global. Do lado Lecture Hall, protege suas outras permanentes com Hexproof. Pode facilmente ser usada para lidar com grandes criaturas dos oponentes em um momento, e posteriormente pode proteger e bem suas outras permanentes.

Essa é a vantagem de encantamentos Room: Destrancar o outro lado quando bem entender em velocidade de feitiço, e esta carta entrega muito bem esta mecânica para o Commander.

Loading icon

Outra carta com possibilidade de ser um Comandante legal e divertido: The Jolly Balloon Man. Um humano palhaço que cria cópias de criatura, com exceção de serem balões 1/1 com voar e ímpeto. Basicamente uma Jaxis, the Troublemaker com branco. Pode ser bem popular, forte e divertido no Commander!

Loading icon

E temos a protagonista dos Decks de Room: Marina Vendrell. Traz uma ótima vantagem de cartas em seu ETB - o deck é sumariamente de encantamentos, então pode trazer muitos encantamentos de uma vez só para a mão. E seu segundo efeito é muito bom: Trava ou Destrava um Room. Mesmo com velocidade de Sorcery, o fato de Trancar Rooms novamente é muito interessante para desencadear efeitos novamente. Temos muitas opções de virar e desvirar permanentes, e definitivamente serão usadas junto de Marina Vendrell em um divertido deck de Rooms!

Loading icon

Victor, Valgavoth's Seneschal é outro ótimo candidato a Comandante. Seu Eerie tem diferentes efeitos a cada vez que desencadeia, e no terceiro reanima uma criatura. Pode ser um ótimo Comandante para uma mistura de Reanimate, encantamentos e alguns Rooms, sem perder tanto a linha de raciocínio.

Vale lembrar que seus efeitos param de desencadear após o terceiro efeito, então é bom saber administrar seu Eerie.

Loading icon

Winter, Misanthropic Guide é uma carta interessante e que pode ser o desespero dos oponentes. Winter, Misanthropic Guide diminui o limite das mãos dos oponentes em relação ao tanto de tipos de cartas em seu cemitério, e ao depender da quantidade, o limite pode ser 0. Protege-se bem com seu Ward 2.

Porém, é facilmente burlado com cartas com Reliquary Tower ou Thought Vessel, mas mesmo assim não deixa de ser bem interessante.

Mítico

Loading icon

Niko, Light of Hope finalmente traz uso para as fichas de Shard. Pode ser um ótimo Comandante do arquétipo blink para criar mais e mais fichas de Shard, fora outras cartas que criam estas fichas. Sua habilidade de transformar Shards em uma criatura pode ser bem explorada com diversos tipos de criatura que desencadeiam efeitos no combate, ou apenas para ter o blink da criatura exilada.

Ad

Artefato

Raro

Loading icon

Marvin, Murderous Mimic tem enorme potencial combocêntrico. Criatura que faz jus ao medo que causa, pode facilmente jogar em formatos até mais competitivos do Commander, dada a velocidade de decks incolores. Muito forte e pode ser facilmente Comandante ou entrar nas 99, como peça de combo.

Loading icon

Ghost Vacuum é um ótimo gravehate por pouquíssima mana, e que dá sentido para as cartas exiladas a longo prazo. Vale ressaltar que exila qualquer carta, e não apenas cartas de criatura, mesmo aproveitando-se apenas de cartas de criatura em sua habilidade ativada. Encaixa-se tranquilamente em qualquer deck que deseja lidar com cemitério de maneira eficaz.

Terreno

Raro

Loading icon

Este ciclo de terrenos Verge é muito bom para o Commander. Traz mais diversidade na base de mana de basicamente qualquer deck, entram em pé - o que ajuda e muito na curva de mana, e facilmente geram qualquer uma das duas cores que se propõe a gerar. Espero sinceramente que tragam o restante do ciclo, para que todos tenham acesso a literalmente qualquer deck em qualquer combinação de cores.

Loading icon

Por fim, temos aquiValgavoth's Lair. O segundo terreno-encantamento lançado em Magic, pode entrar em qualquer deck de arquétipo Enchantress para desencadear Eerie ou Constellation facilmente - com o bônus de escolher qualquer cor ao entrar em campo de batalha para arrumar sua curva de mana.

Considerações Finais

Particularmente, esperava um plano um pouco mais aterrorizante em Duskmourn. Ainda tem uma estética incrível, mesmo não sendo tão assustador quanto parecia em seus previews. Foi uma coleção bem focada em encantamentos, e trouxe cartas incríveis para o Commander.

Gostou do Review? Sentiu falta de alguma carta? Compartilhe sua opinião!