Magic: the Gathering

Review

Deck Tech Commander: Jetmir, Nexus of Revels

, Comment regular icon0 comments

A animação das festas dos Cabaretti são refletidas em um deck agressivo e explosivo, comandado pelo chefe da família: Jetmir, Nexus of Revels. Confira nosso deck tech e junte-se à festa!

Writer image

revised by Tabata Marques

Edit Article

Sobre o Comandante

Os Cabaretti são uma das famílias mais populares de Nova Capenna. Suas festas exuberantes foram crescendo com o tempo — passando de pequenos festivais druídicos que os ajudavam a se conectar com a terra — até sua frequência e tamanho aumentarem a ponto de virarem as festas mais badaladas do plano.

Jetmir, Nexus of Revels é o chefe da família Cabaretti e, através do uso de magia antiga, tem a capacidade de influenciar as massas. Essa sua característica se encaixa muito bem com as habilidades de sua carta:

Ad

Loading icon

Quanto mais criaturas Jetmir, Nexus of Revels tiver acesso, mas ele exerce seu poder e mais poderosas elas ficam!

As habilidades de Jetmir são estáticas, ou seja, contanto que ele esteja na zona apropriada para os efeitos ocorrerem (neste caso, no campo de batalha), sua habilidade está sempre ativa. Isso pode gerar algumas estratégias interessantes, onde podemos controlar a quantidade de criaturas que temos em campo para conferir novas habilidades a todas elas e pegar nossos adversários de surpresa.

Lista sugerida

A lista abaixo foi sugerida baseada na estratégia apresentada nesta Deck Tech. De acordo com a ferramenta para cálculo de nível de poder do decklink outside website, esta lista teria um poder de 7.

Loading icon

Sobre o deck

A principal ideia do deck é lotar a mesa de criaturas, invocando o anfitrião da festa - Jetmir, Nexus of Revels - quando quisermos dar um fim ao jogo. Aqui o tamanho das criaturas não importa e sim a quantidade. Se temos um exército de criaturas 0/1, quando Jetmir entrar elas podem se tornar um exército de 3/1 com atropelar, vigilância e golpe duplo.

Para crescer em números, contamos com criaturas e encantamentos que criam novos tokens recorrentemente, o que nos permite construir uma presença de campo forte e que se recupera relativamente bem de efeitos de cólera.

Loading icon

Todas as cartas com interações com os oponentes também são pensadas para aumentar ainda mais nossos números. Artifact Mutation, Aura Mutation e Generous Gift geram fichas ao destruir os alvos em questão. Em momentos oportunos, podem até mesmo serem usados nas nossas próprias permanentes caso as fichas extras criadas possam nos levar à vitória.

E para adicionar o fator "explosão" ao deck, efeitos que dão ímpeto para nossas criaturas nos concedem um fator decisivo, garantindo o controle de quando podemos finalizar a partida.

Agora que você conheceu a estratégia, vamos detalhar exatamente quais são as cartas que podem nos ajudar a colocá-la em prática.

Os convidados de honra

Os convidados de honra são aqueles que estão sempre trazendo novos acompanhantes e constantemente introduzindo novos seres às festas dos Cabaretti. Em outras palavras, são as criaturas que criam fichas sempre que atacam.

Loading icon

O lado positivo das fichas serem gerados ao atacar, é que você pode pegar um oponente desavisado de surpresa. O número de criaturas na mesa vai aumentar e possivelmente um novo efeito de Jetmir, Nexus of Revels vai ser aplicado sobre elas, tornando tudo mais interessante.

Uma carta de destaque neste meio é a Nacatl War-Pride.

Loading icon

Através de sua habilidade, podemos colocar várias fichas na mesa ao mesmo tempo, tudo dependendo da quantidade de criaturas controladas pelos seus oponentes e quem você decide atacar.

Ad

A habilidade de Nacatl War-Pride de precisar ser bloqueada e por apenas uma criatura abre espaço para que você consiga atacar com segurança com qualquer outra criatura que você controle, agregando imensamente na agressividade do deck.

O fato delas precisarem ser bloqueadas não é um problema, pois tem grande sinergia com as habilidades de Jetmir, Nexus of Revels.

O interessante é que o deck foge do arquétipo tribal, evitando o foco nos felinos e expandindo o alcance para toda e qualquer criatura que tenha sinergia com a estratégia.

Os Regulares

Eles sabem exatamente quando vai ter uma festa dos Cabaretti e não perdem uma sequer. O grupo de cartas abaixo vai estar sempre colocando fichas no seu campo de batalha sem precisar de uma condição especial para isso: se a permanente está em jogo, fichas estão sendo geradas.

Loading icon

Essas são suas principais peças para se recuperar de efeitos de cólera e remoções. São excelentes para colocar pressão nos adversários, pois caso se acumulem, você estará montando um pequeno exército a cada turno que se repõe constantemente.

Os Promoters

Uma festa não é realmente uma festa se não tiver ninguém lá. E por mais figurinhas marcadas que os Cabaretti tenham no seu meio, é esperado que os convites sejam enviados para todo o plano, fazendo com que o anúncio da festa alcance o maior número de seres possíveis. Segundo Jetmir: quanto mais, melhor.

Para ajudar na divulgação, temos um grupo especial responsável por trazer estes seres para a festança dos Cabaretti:

Loading icon

Os “promoters” colocam fichas em jogo mediante diversas condições. Arasta of the Endless Web, Howling Moon e Dragonlair Spider nos ajudam a aumentar a mesa através da ação dos nossos adversários, enquanto as cartas com Aterragem podem ser abusadas com os efeitos de aceleração de mana do deck, assim como gerar uma combinação especial com Kodama of the East Tree (explicada com mais detalhes nas próximas seções).

A festa não pode parar

Não basta ter uma festa lotada se ninguém tá se divertindo. Como manter toda essa gente entretida?

Fazer dezenas e mais dezenas de fichas é bom, mas em uma partida de Commander, onde você nunca sabe se você terá um próximo turno, o ideal é otimizar o uso dos seus recursos o quanto antes. Graças à cor vermelha, isso não é um grande problema para este deck:

Loading icon

As cartas dizem por si só, mas aqui vai um ponto interessante: quando pensamos em permanentes, visualizamos elas no campo de batalha. Jogando com este deck, porém, não é recomendado que você jogue múltiplas permanentes que concedam ímpeto. Tudo bem que ter uma redundância é legal para evitar que um oponente destrua uma de suas fontes, mas em um formato com tanta remoção global, descer uma por vez é o mais recomendado. Algum oponente destruiu seu encantamento? Sem problema, joga o outro que está na sua mão.

Ad

Você também pode seguir uma outra linha de jogo, onde você só joga esse tipo de carta quando quiser finalizar a partida — garantindo aquela imprevisibilidade aos seus oponentes e pegando todos de surpresa. Essa linha de jogo combina muito bem com os efeitos que colocam fichas na mesa durante o seu turno.

Ímpeto é bom? Sim! Mas o que é melhor que ímpeto? Que tal dar +3/+3 para toda criatura que entrar no seu campo de batalha? Com o Mago da Força Primordial a festa não vai parar MESMO.

Com um motor te gerando fichas e uma carta que dê ímpeto a elas, esta carta, por si só pode servir como finalizador. Se juntarmos a habilidade dele com as de Jetmir, Nexus of Revels, as coisas melhoram ainda mais.

Loading icon

Os VIPs — Cards mais Ilustres do Deck

Esta seção foi criada especialmente para falarmos dos convidados mais ilustres do deck:

Loading icon

Phabine, Boss’s Confidant foi revelada recentemente nos spoilers de Nova Capenna e já mostrou que veio para buscar seu lugar junto a Jetmir, Nexus of Revels. As habilidades de Phabine, Boss’s Confidant são uma soma da ideia geral deste deck: gerar fichas e conceder ímpeto a elas. Isso vem com uma pequena desvantagem, que é fazer seus oponentes comprarem cartas. Você saberá exatamente o que cada oponente comprou, porém, pode usar isso para a sua vantagem nos turnos seguintes.

O papel de Kodama of the East Tree é um dos mais importantes no deck. Podemos considerá-lo, inclusive, como o braço direito de Jetmir aqui. O efeito de geração de fichas deste deck abusa da habilidade de Kodama of the East Tree.

Como tudo o que importa é uma permanente entrar no campo de batalha sobre o seu controle (independente se é ficha ou não), Kodama of the East Tree é uma máquina de aceleração de mana. Cada ficha que entrar enquanto ele estiver em campo possui custo de mana convertido 0, o que permite que você jogue um terreno da sua mão. E como se isso por si só já não fosse bom, temos um combo justamente envolvendo essa interação.

Linhas de combo

Kodama of the East Tree é uma peça essencial para todos os combos que serão descritos, para as demais peças temos uma certa flexibilidade.

Tudo gira em torno das famosas “Bounce Lands”, os terrenos de Ravnica em que você precisa devolver um terreno para a mão ao jogá-los. O combo funciona com qualquer um dos três:

Loading icon

A outra peça é qualquer permanente com efeito de Aterragem que coloque uma ficha em jogo:

Loading icon

Pegando uma de cada para ilustrar o combo:

Loading icon

1. Com Kodama of the East Tree e Felidar Retreat em jogo, jogue qualquer terreno.

2. A habilidade de Felidar Retreat irá desencadear. Coloque uma ficha em jogo.

3. A ficha fará a habilidade de Kodama of the East Tree desencadear, te permitindo colocar uma permanente com custo de mana convertido 0. Coloque a Gleba Gruul em jogo.

Ad

4. Será preciso devolver um terreno para a mão. Devolva a própria Gleba Gruul.

5. Retorne ao passo 2.

Uma vez que você chegue ao passo 5, você já está apto a tomar um atalho (contanto que todos seus oponentes tenham entendido o processo do combo e que nenhum deles tenha algo que possa pará-lo). Você pode indicar quantas fichas gostaria de fazer no total e prosseguir com o jogo.

Linhas de jogo

Apesar da estratégia do deck parecer bem básica, lotando a mesa e bater com tudo, o deck pode ser pilotado de diversas formas, baseado nos recursos que você tiver disponível no momento.

Muitas, muitas fichas

Essa linha de jogo se baseia no uso dos seguintes encantamentos:

Loading icon

Com um (ou mais) deles em campo a ideia é sobrepujar os oponentes com a quantidade de fichas geradas. Dar ímpeto ou não a elas não chega a ser relevante. A pressão que a quantidade de fichas impõe (com a iminente chegada de Jetmir para torná-las muito mais poderosas) é mais que suficiente.

Midrange

É possível jogar um pouco mais travado, seguindo a linha de um Midrange Control. Nesse cenário, usamos as fichas que possuímos para segurar o jogo até termos na mão uma forma de virar a mesa. Isso pode ser possível através das cartas:

Loading icon

Todas são mágicas instantâneas, permitindo que você possa usá-las no passe para finalizar a partida na volta. Dada a aceleração de mana do deck, uma mesa com algumas poucas criaturas pode triplicar ou quadruplicar em números facilmente.

Ímpeto pela vitória

Ter uma fonte que conceda ímpeto às suas criaturas em jogo já é o suficiente para seguirmos esta linha de jogo. Aqui o foco é ser o mais agressivo possível. Bata com as fichas 1/1, otimize o uso de mana nos seus turnos e traga Jetmir para a mesa o quanto antes.

No caso de uma mesa travada (oponentes com bloqueadores robustos), não desperdice suas fichas: aguarde até que Jetmir esteja na mesa e tente, no mínimo, trocar com alguma criatura do oponente. Cartas como Nacatl War-Pride, Triumph of the Hordes e Overwhelming Stampede podem ajudar a retomar a pressão na mesa.

Foco no combo

Se o seu foco é inteiramente no combo proporcionado por Kodama of the East Tree, você pode fazer um investimento em tutores, o que certamente vai turbinar o deck, mas também elevará o preço:

Loading icon

Ou seguir a linha estratégica do deck e obter uma vantagem de cartas com:

Loading icon

Ao jogar orientado para o combo, a otimização de recursos é de extrema importância, uma vez que a partida pode se estender e o ideal é que você mantenha uma mão robusta. Ficar sem cartas na mão e depender do topo é o pior cenário aqui.

Versão Budget

A lista sugerida possui algumas cartas de preço elevado. É possível substituir todas elas. Nesse caso, o deck desvia para um modelo mais defensivo.

Ad

Como estas cartas são responsáveis, principalmente, por aumentar exponencialmente nossa quantidade de fichas, trocamos elas por cartas que nos ajudam a preservar as nossas fichas, desta forma não ficamos muito para trás caso um oponente use algum efeito de cólera.

As sugestões são:

- Unbreakable Formation no lugar de Doubling Season.

- Rootborn Defenses no lugar de Parallel Lives.

- Akroma's Will no lugar de Anointed Procession.

- Dauntless Escort no lugar de Primal Vigor.

- Falconer Adept no lugar de Brimaz, King of Oreskos.

- Overrun no lugar de Triumph of the Hordes.

Para qualquer dúvida, sugestão ou caso precise substituir mais alguma carta da lista sugerida e não sabe o que colocar no lugar, deixe um comentário! Bons jogos a todos e nos vemos em Nova Capenna!