Sobre o Deck
Glee Combo é um dos melhores decks do formato Pauper atualmente, sendo de longe o melhor combo do formato e permitindo diversas builds em torno da dupla Sadistic Glee + Basking Broodscale.
Considerando as versões Jund e Golgari, o deck soma uma grande fatia do metagame em praticamente todos os grandes eventos recentes, colocando duas cópias no top 8 do último Pauper Qualifier do Magic Online.
Após o lançamento de Modern Horizons 3, o deck passou por uma fase de dominância absoluta nas Ligas e Challenges e conforme o metagame foi se adaptando, a presença do Glee diminuiu.
Ad
Apesar de ainda ser um dos decks mais populares e bem sucedidos do formato, o Glee possui suas bad matches e, com o recente lançamento de Duskmourn e a explosão do Mono-Red com Clockwork Percussionist, o deck agora se encontra em um momento mais frágil devido a sua vulnerabilidade contra o Red Aggro.
Com isso em mente, desenvolvi uma versão do Glee que visa melhorar não só o jogo contra Kuldotha, mas se adaptar ao novo metagame, sendo capaz de combater também os predadores do Mono-Red que ressurgiram com a nova ascensão do deck.
O Glee Food utiliza toda a base Golgari tradicional do combo, com a draw engine de artefatos + Deadly Dispute e as outras mágicas de card advantage, mas adiciona a mecânica de food ao deck, com peças como Lembas e Cauldron Familiar, que terão um papel crucial em algumas match ups, além de nos proporcionarem mais recursão.
A mecânica de food não só facilita o jogo contra o Mono-Red, como também melhora a draw engine do deck, além de ser muito boa para filtrar o topo e possibilitar algumas win conditions absurdas, como habilitar o combo de mana infinita do Basking Broodscale + Sadistic Glee com um segundo Glee encantando Evolution Witness e um Candy Trail na mesa ou na mão que, a partir daí, pode ser sacrificado para ganhar 3 de vida e comprar um card e então ser colocado de volta na mão com a Witness em um loop infinito de vida e draws, permitindo que você compre todo seu deck até encontrar Nadier’s Nightblade ou mesmo conjurando tudo que tem na mão caso encontre o Energy Refractor. Outra possibilidade de vitória é encantar Gingerbrute com um segundo Glee enquanto tem o combo ativo, gerando assim dano infinito e imbloqueável com a habilidade do biscoito.
Heaped Harvest é uma carta recente no formato, mas que só começou a ver mais jogo recentemente em algumas poucas listas. Um artefato de custo 3 na cor verde pode não parecer tão interessante, ainda mais considerando que a curva de mana normal do Glee é mais suave, mas a habilidade de rampar e a sinergia incrível que gera com Cauldron Familiar é o que faz essa carta necessária em nossa build, permitindo que você corrija a mana para facilitar ainda mais a utilização de outra carta, Writhing Chrysalis. Chrysalis é uma das cartas mais jogadas do formato e uma criatura incrivelmente forte, sendo capaz de lidar muito bem com fly e defender a maioria das ameaças com facilidade. O splash para o vermelho também permite trabalhar melhor o side.
Mulligan e Postura de Jogo
A mão acima parece interessante, já que tem card advantage e as melhores peças do combo, mas você terá que contar com um artefato no draw, ou algo que sirva de combustível para Fanatical Offering. Dependendo do oponente pode ser uma mão arriscada demais.
Ad
A mão acima é mais suave e sinérgica, permitindo um início mais seguro, onde você pode desenvolver seu jogo mais livremente até reunir o que precisa. Um keep bem mais sólido.
Guia de Sideboard
Vs.Kuldotha Red
A match up que me incentivou a criar essa versão do deck. Contra Kuldotha você precisará contra com o máximo de ganho de vida possível e barreiras que possam bloquear o dano causado pelas criaturas do oponente.
O g1 é bem mais complicado que o g2, já que o temido turno 3 com Kuldotha Rebirth + Goblin Bushwhacker é uma constante ameaça. Chrylasis é excelente e o Familiar consegue segurar o jogo bastante.
Nessa match você se comporta mais como um deck control do que um combo, e irá controlar a partida através do valor gerado pelos draws e ganho de vida.
Side in
Side out
Vs.Grixis Affinity
Affinity é um deck que sempre é uma ameaça, mesmo que não apareça tanto quanto outros. O grande problema aqui é a velocidade com que o deck desenvolve seu jogo e Krark-Clan Shaman, uma criatura que pode tornar a partida completamente miserável para o Glee. No g2 teremos acesso a bons hates, mas tenha sempre em mente que Krark é fim de jogo em quase qualquer situação.
Side in
Side out
Vs. Turbo Fog
Considero essa uma super good match. Uma nova versão de Fog começou a surgir devido à crescente de aggros no formato, fazendo uso de cartas como Crypt Rats e a base de mana com Gates. Porém, o oponente não tem muitas maneiras de parar o combo, e acaba com muitas aberturas.
Seja a versão tradicional ou a versão Golgari, tudo que você precisa fazer é construir bem o seu plano de jogo e forçar o oponente a se defender e criar uma abertura para ser finalizado com o combo. O maior problema aqui talvez seja Standard Bearer, que aparece em algumas listas na versão Golgari, mas isso você pode lidar muito bem.
Side in
Versão Golgari Fog:
Side out
Versão Simic Fog:
Side out
Vs. Mono Blue Terror
Counterspell e afins são sempre difíceis de lidar, ainda mais acompanhados de criaturas poderosas como Delver of Secrets e Tolarian Terror. O Mono-U Terror é uma das piores match ups para o Glee, mas com Chrysalis e uma ajuda do side pode se tornar um jogo menos complicado. Jogue em volta das anulações e tome muito cuidado com o clock dos Delvers, que podem te matar bem rápido.
Side in
Ad
Side out
Vs. Glee Combo
A Mirror pode ser uma das partidas mais divertidas e interessantes de se jogar e acho muito importante saber como se comportar nessa match. Seja a versão Jund ou Golgari, você precisa ter em mente que se trata de uma corrida para ver quem habilita o combo primeiro ao mesmo tempo em que terá que se preocupar com as interações do oponente.
Side in
Versão Jund Glee:
Side out
Versão Golgari Glee:
Side out
Considerações Finais
Finalizo aqui mais um artigo. Deixe suas dúvidas, sugestões, críticas e/ou elogios nos comentários.
Obrigado pela leitura e até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment