Olá, pessoal!
Após tratar nos últimos artigos de várias novidades trazidas por Modern Horizons 2 (e não fiquem muito confortáveis na cadeira, pois em um mês já chega Forgotten Realms com mais novidades!), essa semana vou falar sobre um assunto que gera muita dúvida em torneios IRL: cards alterados e cards proxy, podem ou não serem usados? Quais são as “restrições” de uso? Vamos então entender como isso está nas regras.
O nosso velho conhecido, MTR (“Magic Tournament Rules”, pra quem esqueceu), tem duas partes que tratam especificamente desse tema, e veja só que coincidência! Estão praticamente lado a lado, nos itens 3.3 e 3.4 do documento.
Ad
Essa parte do MTR trata da legalidade de cards em qualquer evento, e também quais as condições para que um juiz-mor emita uma “proxy” para um participante. Uma proxy, para quem não sabe, é um card feito em substituição a outro, que por algum motivo não poderá ser usado diretamente no baralho da pessoa - mas ainda deve estar disponível para demonstrar que o card é de fato parte do deck, e para uso em jogo (quando sair da mão ou do deck e for para uma zona “pública”: o Campo, o Cemitério ou o Exílio).
Sobre proxies, é importante entender que jogadores NÃO tem permissão para fazer proxies. Elas são feitas pelos juízes-mor dos eventos, mediante uma de três possibilidades:
1. O card foi danificado acidentalmente no decorrer do evento (cards danificados por negligência do próprio dono ou já adquiridos com danos NÃO devem receber uma proxy);
2. O card possui algum defeito (físico ou de impressão), ESPECIFICAMENTE quando se trata de um torneio em formato Limitado (ou seja, Selado ou Draft);
3. O card só existe em formato foil, não sendo possível substituir por produto não-foil;
Nos pontos 1 e 2, a preocupação é preservar a integridade dos cards dos participantes (sem, contudo, isentar as pessoas da responsabilidade de cuidar bem dos próprios cards) e também não prejudicar a jogabilidade ou uso de um card em um deck por um “defeito de fabricação”, por assim dizer.
No ponto 3, uma curiosidade: a carta Kess, Dissident Mage, antes de ser reimpressa em Modern Horizons 1 existia apenas na versão foil contida no deck Commander 2017. O tratamento foil da época fazia com que a carta apresentasse as famosas “dobras”, e como ainda não existia a versão de MH1 (que só foi impressa em 2019), e a carta estava sendo usada em decks do formato Legacy, foi necessário abrir essa exceção para uso de proxy aos jogadores que tinham a Kess em seus decks.
Sobre cards alterados, é inegável que é muito divertido, bonito e diferente alguém ter um card único, de destaque. É mais um elemento da série de coisas que tornam o Magic mais do que só o jogo em si, pois existe toda uma experiência envolvendo a arte, o design de cards, combinação de cores, etc. A preocupação do documento, no caso, é apenas esclarecer que cards alterados não podem conter imagens/palavras ofensivas, tornar irreconhecível a arte original, ou conter ajuda estratégica. Faz sentido, certo? Afinal, imagina se você pudesse usar um Meddling Mage e escrevesse em cima da carta as melhores “opções” para você nomear!
O documento também destaca que quaisquer modificações artísticas não devem ocultar ou alterar o nome E o custo de mana da carta. É importante tomar esse cuidado, principalmente quando você “encomenda” uma alteração a alguém, caso você pretenda usar o card no futuro em um evento.
Ad
Outro cuidado que precisa ser tomado é de que os cards alterados não fiquem “perceptíveis” mesmo quando dentro de um sleeve. Muitas vezes as camadas de tinta aplicadas no card podem afetar a espessura dele, e com isso fica fácil de se identificar onde está, mesmo no meio de um deck com outras cartas e sleeves iguais.
Na dúvida, consulte sempre algum juiz do evento - o próprio MTR diz que a palavra final sobre o uso de cards alterados sempre será do juiz-mor, então não tenha receio de procurar preventivamente a pessoa responsável e consultá-la sobre eventuais cards alterados que tenha consigo, e que você acredite que têm risco de desrespeitar o que está disposto nessa regra. Lembre-se também que caso o card realmente tenha algum problema e não possa ser usado, é responsabilidade do dono encontrar um substituto para usar no evento (ou, se não puder ou não quiser, trocar a carta por um dos cinco terrenos básicos à sua escolha, pelo resto do torneio).
Bem, era isso que eu tinha para trazer a vocês hoje!
Muito obrigado, e até a próxima!
P.S: todas as imagens de cards alterados do artigo foram retiradas do MtgAlters no reddit.
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar