Introdução
E aí pessoal, como vão?
Enfim chegamos a tão esperada época de expansão do Modern e com ela temos Modern Horizons 3 (MH3) com muitas expectativas em cima das suas cartas para os formatos eternos.
Mas a pergunta que não quer calar é: como funciona no Limitado?
Neste artigo vamos falar sobre as mecânicas, arquétipos e seus principais cards, remoções e correções de mana disponíveis para serem utilizadas para eventos de limitados (Pré-Release, Selado ou Draft).
Ad
Modern Horizons 3
MH3 traz de volta algumas temáticas já vistas em algumas coleções, como os Eldrazis no bloco de Zendikar e a mecânica de energia, visto no bloco de Kaladesh.
Além destas, temos referências de muitas outras mecânicas já vistas em coleções passadas.
Mecânicas
Falaremos brevemente sobre algumas das mecânicas mais significativas. Caso queira se aprofundar nas demais mecânicas da coleção, segue o artigo da WOTC sobre a coleção.
Annihilator
Uma das mecânicas com marca dos Eldrazi, Annihilator segue sempre acompanhado de um índice que indica a quantidade de permanentes que devem ser sacrificadas pelo jogador defensor quando essa criatura o ataca. Normalmente, essa habilidade é acompanhada de criaturas de custo elevado.
Emerge
Outra mecânica associada aos eldrazis, Emerge, tende a ser a mecânica mais interessante de ser explorada, permitindo que o custo de criaturas grandes sejam reduzidos através de sacrifício de outras criaturas. Assim podemos explorar a sinergia de sacrifício com redução de custo de uma criatura de custo elevado, aumentando o poder da mesa.
Energy
Direto de Kaladesh, energy é uma mecânica que permite potencializar mágicas, desencadear efeitos ou ativar efeitos quando pagamos custo de energy. Quando combinada com outros cards que fornecem “combustível” para os custos, permitindo várias ativações.
É normal cards que utilizem energy, serem capazes de retroalimentar o efeito, adicionado mais energy ao seu contador antes de realizar o efeito.
Principais Arquétipos
Azorius Energy
Nas cores azul e branca temos um arquétipo focado em energia com uma linha mais tempo, visando segurar o desenvolvimento do oponente nos primeiros turnos para conseguir desenvolver o jogo no turno 4 para frente.
Bespoke Battlewagon é uma excelente forma de manter o abastecimento de energia do arquétipo, podendo se tornar um corpo relevante para o fim de jogo. Depth Defiler, além de ser um bom block, também retira de campo a maior ameaça do oponente e em casos de partidas mais controladas, permite melhorar sua mão.
Hope-Ender Coatl fornece um counter no topo de curva, criando pressão enquanto tira uma ameaça.
Já cards como Roil Cartographer e Guide of Souls são muito fortes dentro do arquétipo, já que alimentam a quantidade de energia disponível e fazem uso delas.
Emissary of Soulfire, Riddle Gate Gargoyle e Voltstorm Angel são excelentes opções de consumo de energia.
Wrath of the Skies pode ajudar a decidir o jogo retirando os blockers de custo baixo e aumentando a disponibilidade de energia.
Ad
Static Prison é uma remoção com um excelente custo, porém é necessário se atentar a disponibilidade de energia e a possibilidade do retorno da permanente exilada.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Orzhov Modfied Aristocrats
Nas cores branco e preto temos um arquétipo que irá se importar com o sacrifício das suas criaturas, porém nessa coleção o arquétipo visa que também sejam modificadas.
Não basta termos o setup de sacrifício, precisamos de formas de modificar as criaturas. Para isso, vamos preferir utilizar cards que coloquem marcadores, como Envoy of the Ancestors, equipamentos que tenham a habilidade arma-viva, como Drossclaw e criaturas com habilidade de agraciar, como Indebted Spirit. Esse tipo de card permite que tenhamos criaturas modificadas sem quebrarmos o balanço entre mágicas de criaturas e de não criaturas.
Além desses, iremos buscar cards que tenham habilidade desencadeada quando as criaturas modificadas morrem ou que tenham efeitos quando as criaturas são sacrificadas, como Guardian of the Forgotten, Muster the Departed. O ideal é conseguirmos cards que atendam mais de um desses setups ao mesmo tempo, como Ondu Knotmaster ou Obstinate Gargoyle. Outra opção são cards que coloquem mais de um corpo, de forma a manter o combustível de sacrifício - tendo Marionette Apprentice como exemplo.
Wurmcoil Larva ao morrer deixa dois corpos, sendo uma excelente opção para sacrifício.
Retrofitted Transmogrant nos fornece uma forma de manter o arquétipo ativo, gerando valor sem precisar de outras formas para modificar a criatura.
Shilgengar, Sire of Famine, além de ser uma criatura extremamente forte, é muito eficiente dentro do arquétipo, fornecendo tokens de sangue para ciclar a mão e melhorar a qualidade dos cards ou acumular tudo para retomar todo o seu cemitério de uma vez.
Lembrando que essas criaturas retornam com marcador de finalidade e, portanto, serão consideradas modificadas.
Warren Soultrader é uma opção para corrigir sua curva de mana ou rampar dentro do arquétipo.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Ad
Boros Energy Aggro
Nas cores vermelho e branco temos um arquétipo aggro que vai buscar queimar as energias para otimizar os ataques. O plano de jogo vai ser o clássico: criaturas de custo baixo e potencializar o dano com truques de combates e dano direto.
Então cards como Conduit Goblin, Smelted Chargebug ou Voltstorm Angel são excelentes formas de se aproveitar dessa estratégia.
Aether Revolt pode ser uma forma de fechar jogos, tendo em vista que o dano direto pode ser uma solução para o fim de jogo quando as opções de ataque já não são tão boas.
Phyrexian Ironworks é um excelente recurso para manter a pressão na mesa.
Scurry of Gremlins é outro card muito eficiente para fechar partidas.
Com a possibilidade de Fetch lands no formato, Reckless Pyrosurfer se torna uma arma extremamente agressiva após um ou 2 turnos de setup preparando um ataque crescendo as demais criaturas suas no campo.
Phlage, Titan of Fire’s Fury é um excelente finisher para o baralho, já que o arquétipo tende a forçar o adversário a matar suas criaturas com o intuito de proteger seus pontos de vida.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Selesnya Modified
No verde e branco temos um arquétipo focado em melhorar as suas criaturas, gerando uma superioridade da board através de auras, equipamentos ou marcadores.
Aqui vamos querer cards de criaturas que incluem marcadores em outras criaturas ou que tenham efeitos com criaturas modificadas. Também nos interessam equipamentos, com preferência para os que tenham a habilidade Arma viva, além de auras.
Criaturas com Agraciar também serão úteis. Temperamental Oozewagg é um exemplo dos efeitos, combinando o adaptar com efeito para todas as criaturas modificadas.
Golden-Tail Trainer é um facilitador dentro do arquétipo, facilitando a utilização de equipamentos e auras. sendo capaz de fazer com que os custos fiquem cada vez menores conforme seu poder for crescendo.
Diferente do tradicional plano de superpopular a mesa e crescer todos com marcadores, em MH3 as opções são menos plurais, não permitindo um aumento global do poder da mesa.
Por não termos tanta opção, será necessário utilizarmos cards que reponham os recursos como Pearl-Ear, Imperial Advisor e Rosecot Knight. Também é necessário protegermos a criatura que vamos colocar a maior parte dos recursos, Lion Umbra e Dog Umbra são essenciais para a estratégia.
Faithful Watchdog e Nyxborn Hydra são boas criaturas para o arquétipo, já entrando em campo modificadas.
Branching Evolution quando combinado com cards com foco em marcadores como as criaturas com adaptar, pode fazer com que a board saia de controle, sendo necessário somente proteger as peças-chave.
Ad
Signature Slam é uma excelente remoção no arquétipo, não dependendo exclusivamente de uma criatura para fazer efeito.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Dimir Midrange Third Draw
Nas cores azul e preta temos um arquétipo midrange que desencadeia efeitos ao comprar a terceira carta do turno.
Horrid Shadowspinner é uma boa opção para o arquétipo, sendo capaz de ativar os efeitos em seu turno de ataque.
Outra opção é o Psychic Frog que pode conseguir comprar algumas cartas nos primeiros turnos, já que indicar um bloqueador pode significar perder uma criatura no início do jogo, tendo em vista que, enquanto temos cards na mão, conseguimos crescer nosso atacante.
Sendo capaz de repor as cartas gastas, é uma carta com um impacto interessante no early game do arquétipo.
Mindless Conscription encaixa muito bem no arquétipo, aproveitando as compras para fortalecer ou criar corpos no campo.
Kami of Jealous Thirst permite uma ativação da sua habilidade gratuita dentro do arquétipo, facilitando os momentos de jogo travado.
Outro ponto relevante são os cards que compram cartas efetivamente, e o mais impactante deles é, sem dúvida, a Necrodominance: se resolvida no início do jogo, dificilmente você perderá se ela não for imediatamente respondida, sendo capaz de sufocar o oponente em card advantage.
Brainsurge, Deep Analysis e Tune the Narrative são boas opções de compras de cards.
Serum Visionary e Tempest Harvester são opções de corpos que ativam o arquétipo.
Roil Cartographer é mais uma excelente opção, permitindo um acúmulo de energia para ser explorado posteriormente, além de ter um bom corpo para segurar ataques.
As demais linhas de jogo do arquétipo são utilizando remoções eficientes, como Breathe Your Last, jogadas de valor como Hope-Ender Coatl e Depth Defiler.
Wurmcoil Larva também surge como uma boa opção para atrasar o oponente.
K’rrik, Son of Yawgmoth é uma boa opção para o arquétipo, em momentos que o oponente já está controlado, pode fornecer um ganho de vida fundamental.
Dreamtide Whale é uma forma de fechar o jogo, conseguindo encaixar setups para proliferar os marcadores de Vanishing.
Outra linha de jogo é a utilização dos eldrazis como finalizadores. Nulldrifter, Twisted Riddlekeeper são excelentes opções para encerrar o jogo. Emrakul’s Messenger é uma forma de aumentar a disponibilidade de mana, para colocarmos as cartas decisivas na partida.
Ad
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Izzet Energy Spells
Nas cores azul e vermelha temos um arquétipo focado em conjurar diversas mágicas potencializando seus efeitos com energia.
Aqui vamos procurar criaturas que utilizem energia para desencadear ou ativar habilidades, criaturas que desencadeiam habilidades a partir de mágicas de não criaturas ou compra de cartas.
Ashling, Flame Dancer é muito forte dentro do arquétipo, não sendo difícil ativar sua habilidade três vezes, causando dano na board dos seus oponentes, controlando o jogo contra aqueles decks mais agressivos.
Ral, Monsoon Mage permite um redutor de custo, podendo voltar como um planeswalker podendo gerar card advantage e remover algo do oponente.
Aether Revolt é uma das principais peças do baralho, permitindo transformar qualquer forma de ganho de energia em remoção ou burn, sendo fundamental para o bom andamento do arquétipo. Com o jogo controlado tende a funcionar como finalizador, causando dano direto no oponente.
Izzet Generatorium potencializa o ganho de energia, aumentando a disponibilidade necessária para aplicar os efeitos, com a vantagem de gerar card advantage durante os consumos.
Roil Cartographer é um card que entra cedo na partida, permite um ganho de energia simplesmente por atingir land drop e consegue consumir bem a energia transformando em card advantage.
Tune the Narrative é a cantrip fundamental para o arquétipo, mantendo o fluxo de mágicas e permitindo o aumento de energia disponível, sendo particularmente forte se o Aether Revolt estiver em campo.
Phyrexian Ironworks é uma forma de aproveitar bem as energias adquiridas, convertendo em corpos no campo de batalha.
Amphibian Downpour tem a capacidade de ser muito bem aproveitada quando combinada com mágicas leves do arquétipo, permitindo afetar mais de uma criatura do oponente através do seu storm.
Dreamtide Whale pode ser outro finalizador do arquétipo, podendo ter seu tempo na mesa estendido pelas diversas mágicas do arquétipo.
Galvanic Discharge tem seu poder maximizado dentro do arquétipo, sendo necessário bastante atenção ao seu momento de uso já que toda energia é importante e consumir menos que o necessário seria perder uma remoção e consumir demais pode significar atrasar efeitos futuros. Muito importante ter atenção para possíveis truques de combate.
Cyclops Superconductor é uma opção aggro dentro do arquétipo conseguindo aproveitar ao máximo as cantrips utilizadas.
Melhores Cards Comuns
Ad
Melhores Cards Incomuns
Simic Eldrazi Ramp
Nas cores azul e verde temos um arquétipo focado em aumentar a quantidade de mana disponível para finalizar o jogo com cards custo 7 ou mais.
Aqui queremos fazer cards como Emrakul, the World Anew, Kozilek, the Broken Reality ou Ulamog, the Defiler.
Para executarmos o nosso plano precisamos de fontes que geram mana, como Nightshade Dryad, Snapping Voidcraw ou Worn Powerstone.
Path of Annihilation nos ajuda a avançar nossa mana, criando mais criaturas e permitindo que todos os eldrazis passem a gerar qualquer cor de mana.
Para o arquétipo também são importantes os terrenos que geram mana incolor, Nesting Grounds, Urza’s Cave e Snow-Covered Wastes que são as mais comuns, são escolhas interessantes.
Outra opção é utilizar Planar Genesis, que nos permite avançar os terrenos nos turnos iniciais do jogo. Nadu, Winged Wisdom, além de um ser um excelente corpo preservando sua vida, pode fornecer um aumento nos terrenos, quando nossas criaturas forem alvos de mágicas ou habilidades, sendo bem difícil estratégias agressivas pressionarem nosso plano de jogo.
Sage of the Unknowable também pode ser uma opção de mana viável e menos disputada em drafts (lembrando que mágicas com desprovido são mágicas incolores.)
Assim, nosso plano vai visar cards que aumentem a nossa disponibilidade de mana no início do jogo e que consigam segurar o ímpeto de oponentes mais agressivos.
Mais um bom card de início de jogo é o Hope-Ender Coatl segurando a pressão dos oponentes e criando um corpo para trocas, entrando em uma curva onde normalmente não deixamos mana disponível para pagar o custo da anulação.
Basking Broodscale e Eldrazi Repurposer são opções de corpos relevantes que podem segurar oponentes mais agressivos, e botar pressão contra oponentes com uma estratégia mais lenta, fazendo isso enquanto aumentam nossa disponibilidade de mana com os tokens eldrazis.
Twisted Riddlekeeper permite que com um pequeno setup nos turnos 2 e 3 ele já entre no turno 4 pelo custo de Emerge, fazendo com que as criaturas do oponente sejam viradas e tenham marcador de atordoamento nelas. Com isso, nosso jogo já está desenvolvido e a tendência é que consigamos seguir encaixando as peças mais pesadas.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Ad
Rakdos Affinity
Nas cores preto e vermelho temos um arquétipo voltado para artefatos.
Nesse arquétipo vamos querer criaturas artefatos, equipamentos com habilidade arma viva, criaturas com afinidade por artefatos e qualquer outro efeito que considere a quantidade de artefatos em campo.
Cranial Ram é uma peça com um potencial muito explosivo no arquétipo - feito um setup, ela tem capacidade para transformar qualquer criatura em um agressor relevante.
Imskir, Iron-Eater permite repor a mão além de ser um corpo bem significativo em campo capaz de entrar no turno quatro.
Arcbound Condor pode ser utilizado como remoção para criaturas do oponente, sendo uma criatura com evasão com um corpo 3/3, Além disso, o Modular garante que outra criatura artefato irá receber os marcadores, caso seja destruído.
Etherium Pteramander é um card com um design muito forte no arquétipo, como nosso objetivo é fazer vários artefatos, o custo de adaptar é facilmente reduzido, sendo provável que até o turno 4 já tenhamos ativado e aumentado a pressão sobre o oponente.
Marionette Apprentice, além de possibilitar a entrada de outro artefato, possibilita temas de sacrifícios para o arquétipo ou faz com que as trocas causem dano ao oponente.
Refurbished Familiar, Frogmyr Enforcer e Furnace Hellkite são peças que queremos no arquétipo possibilitando entrar em campo por um custo muito abaixo.
Herigast, Erupting Nullkite é um card que pode se beneficiar, utilizando a redução de custo de cards pesados para entrar mais cedo em jogo.
Warren Soultrader pode ser uma forma de corrigir a mana quando necessário e manter artefatos na mesa.
Pyretic Rebirth é uma excelente remoção, permitindo aproveitar um card do cemitério e usando seu custo de mana para tirar algo do campo de batalha.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Golgari Adapt
Nas cores verde e preta teremos uma mecânica de adaptar interagindo com criaturas modificadas, e Cursed Wombat e Expanding Ooze são exemplos do que queremos no arquétipo.
Wight of the Reliquary melhora com o passar dos turnos e trocas forem ocorrendo, sendo bem forte para o final do jogo após o cemitério estar bem alimentado.
Retrofitted Transmogrant possibilita temas de sacrifício dentro do preto, além de ter a possibilidade de voltar para o campo no final do jogo.
Wither and Bloom funciona como remoção e adiciona marcador +1/+1 cumprindo duas funções.
Basking Broodscale cria corpos que podem ser utilizados para ramp dentro da temática do arquétipo. podendo acelerar o jogo.
Ad
Branching Evolution permite duplicar os marcadores de adaptar, fazendo com que a estratégia se torne mais agressiva e difícil de lidar.
Revitalizing Repast permite uma proteção das criaturas, evitando a perda de peças-chave do arquétipo.
K’rrik, Son of Yawgmoth e Nyxborn Hydra são capazes de sair do controle muito rápido dentro do arquétipo, sendo cards muito fortes.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Gruul Eldrazi Devoid
Na combinação de cores vermelho e verde, temos um arquétipo focado em fazer eldrazis e agredir - o plano de jogo consiste em interações entre criaturas incolores. Cards como Titans’ Vanguard ou Writhing Chrysalis são relevantes para o arquétipo.
Glaring Fleshraker é uma boa opção para gerar tokens de eldrazi que podem gerar mana incolor quando necessário, assim alimentando o arquétipo.
Como teremos um foco nos Eldrazis, Eldrazi Linebreaker é uma opção extremamente agressiva.
Spawn-Gang Commander é uma forma de converter eldrazis em dano direto.
Basking Broodscale combinado com Titans’ Vanguard permite criar todo turno, um token de Eldrazi.
Wumpus Aberration é uma criatura com status bem acima da curva, que dentro do arquétipo não deve apresentar dificuldades em ser feita com mana incolor.
Embora o arquétipo tenha uma pegada mais agressiva, sem precisar passar da curva 5, é possível seguir para um caminho mais ramp, utilizando Eldrazis de custo 7 para cima.
Para esse plano, devemos utilizar os tokens de eldrazi para gerar mana incolor e assim pagar os custos destes eldrazis.
Idol of False Gods tem potencial de ser um finalizador extremamente eficiente no arquétipo, conseguindo gerar marcadores de forma bem rápida se retro alimentando.
Melhores Cards Comuns
Melhores Cards Incomuns
Correção de mana
Terrenos
No formato existe um ciclo de terrenos incomuns modais, que podem permitir correção de mana, embora pela raridade sejam mais complexos de estarem disponíveis, são opções.
Ad
Além destes, temos também as fetch lands de cores aliadas, não apresentam a mesma eficiência dos formatos construídos, mas auxiliam no ajuste de curva.
Outra forma de correção de mana que temos entre os terrenos são os ciclos de Paisagens (Landscape) compondo dez combinações de três cores, buscando terrenos básicos de acordo com a combinação ao qual faz parte e colocando em campo virado.
Artefatos
Na coleção inteira, temos apenas Solar Transformer para realizar a correção de mana entre os artefatos. Neste caso, o próprio artefato garante sua alimentação por 3 ativações, sendo necessário ter mais energia para novas ativações. Sem utilizar energia ele ainda é capaz de gerar incolor, sendo um ponto relevante na coleção, já que alguns eldrazis exigem mana incolor para o seu custo.
Criaturas
Temos algumas opções para gerar manas para mágicas incolor, como Snapping Voidcraw e os Spawn Token, por exemplo. Mas corrigindo cor temos apenas uma criatura no verde, Nightshade Dryad.Para ter a correção através de tesouros, podemos utilizar o Warren Soultrader.
Remoções
Remoções são um ponto muito relevante da coleção. Aqui iremos passar algumas delas e observar as principais de cada cor:
Incolor
Null Elemental Blast atinge apenas 15% do formato, não sendo uma remoção tão eficiente dentro do formato, sendo mais aconselhável o sideboard.
Branco
Ajani Fells the Godsire é capaz de lidar com aproximadamente 40% das criaturas do field, podendo ser maior o número já que temos criaturas que algumas delas dependem do quanto foi pago de mana no momento da conjuração.
Dog Umbra tem em sua versatilidade o seu melhor ponto, podendo ser utilizado como proteção para nossas criaturas ou como um pacifismo para criatura do oponente.
Expel the Unworthy tem seu alcance em 60% das criaturas da coleção. Então mesmo sem o kicker, ainda é muito eficiente.
Static Prison é uma remoção muito eficiente, mas que devemos tomar cuidado com a quantidade de energia disponível a fim de evitar que criaturas relevantes voltem a campo.
Wrath of the Skies é uma global versátil podendo conservar sua melhor criatura na mesa, em situações de muitos bloqueadores do oponente.
Azul
Utter Insignificance é uma remoção definitiva no azul, embora seja necessário cinco manas com mana incolor disponível, é algo pouco usual para cor, então é uma forma de evitar que volte para o jogo algo problemático.
Ad
Amphibian Downpour é outra carta relevante, permitindo modificar mais de uma criatura se for utilizada da maneira correta devido ao storm.
Embora tenhamos Flusterstorm no formato, devido às características do Limitado em ser um modelo de jogo de criaturas, é pouco provável que o counter tenha bons alvos.
já Strix Serenade se apresenta como um counter de custo baixíssimo perfeito para segurar a principal ameaça do oponente.
Preto
Na cor preta, Breathe Your Last é a remoção definitiva do formato, e Fell the Profane pode ocupar o espaço de um terreno, sendo mais uma opção de remoção.
Lethal Throwdown surge como uma boa opção para arquétipos de sacrifício e Wither and Bloom atinge cerca de 66% do field, sendo uma excelente opção de início de jogo.
Toxic Deluge é uma excelente forma de retomar para o jogo garantindo que toda a board do oponente será removida.
Vermelho
Galvanic Discharge é uma remoção que sem um setup de aumento na reserva de energia atinge cerca de 66% causando 3 de dano.
Meltdown é um card de sideboard, sendo especialmente eficaz contra decks de artefatos.
Fanged Flames e Ghostfire Slice tem o mesmo alcance, atingindo cerca de 82% das criaturas da coleção. Ghostfire Slice tem a vantagem de poder ser utilizada como burn, fechando jogos quando o oponente não espera.
Verde
No verde não temos grandes remoções.
Collective Resistance apresenta a vantagem de podermos utilizar todos os modos, podendo adaptar de acordo com o momento.
Signature Slam além de ser instantânea considera todas as criaturas modificadas, não correndo o risco de não causar dano porque uma criatura foi removida.
Conclusões
MH3 apresenta um excelente power level, muitas combinações entre as mecânicas, podendo proporcionar um selado de alto nível.
Para vocês, qual arquétipo pareceu mais interessante?
Confesso que para mim, os Eldrazis vão dominar o formato - emerge com affinity me parece uma forma muito rápida de reduzir custos e ter uma criatura de custo 9 na mesa no turno 5 sobrando mana.
Dito isso, achei a versão Gruul dos Eldrazis mais interessante por ser mais ativa.
Espero que tenham gostado do artigo
Qualquer dúvida vocês podem encaminhar pelos comentários. Nos vemos no próximo artigo!
— Comentarios0
Se el primero en comentar