Magic: the Gathering

Review

Legacy: As Melhores Cartas de Duskmourn Para o Formato

, Comment regular icon0 comments

Das profundezas da mansão de Duskmourn, novos terrores surgem para assolar o Legacy. O que será que nos aguarda? Vamos analisar a nova expansão de Magic sob o prisma do nosso formato ancestral!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Meus queridos amigos do Legacy, estou de volta de minhas merecidas férias! A Patagônia é um lugar maravilhoso, mas não é esse o assunto de hoje. Hoje a coisa é bem mais sinistra… Vamos avaliar o que Duskmourn: House of Horrorlink outside website, a mais nova expansão de Magic, traz de interessante ao Legacy.

O set possui 276 cartas regulares (incluindo os 5 terrenos básicos e 6 reprints), 40 cartas novas nos decks de Commander e mais uma infinidade de Promos e artes e frames alternativas, e é baseada em várias obras de horror, como filmes Slasher e histórias de mansões assombradas. Definitivamente um grande distanciamento da fofura que foi Bloomburrow!

Ad

Mecânicas de Duskmourn

As mecânicas da coleção podem ser estudadas neste artigolink outside website do nosso juiz Antônio Faillace, que as explica em detalhes.

Melhores cartas de Duskmourn para o Legacy

Branco

Dollmaker’s Shop // Porcelain Gallery

Loading icon

Em decks agressivos que conseguem encher rapidamente a mesa, a primeira metade dessa Room ajuda a aumentar a pressão enquanto a ameaça de abrir a segunda metade deve fazer o oponente ter cautela, pois é capaz de acabar com o jogo na hora (assim como umCraterhoof Behemoth faria).

Enduring Innocence

Loading icon

Essa inocente ovelha pode resolver um problema de decks de Aether Vial, que é ficar sem gás. Ela permite comprar cartas no seu turno e, através do Vial, no turno do oponente. Embora a sua primeira vida seja frágil, sua forma ressuscitada é bem mais difícil de ser removida e continua a manter o fluxo de cartas constante.

Split Up

Loading icon

Efeitos de remoção global de criaturas no Legacy costumam não ver jogo quando custam 4 ou mais manas, portanto quando uma opção de 3 manas aparece (Toxic Deluge e The Battle of Bywater são alguns exemplos), é bom ficar atento.

Split Up oferece opções até de eliminar criaturas adversárias enquanto deixa as suas vivas. O custo é algo que pode fazer esse Feitiço encontrar um lar no formato.

Splitskin Doll

Loading icon

Oi? Uma criatura branca que compra cartas? Na pior das hipóteses, você filtra a compra sendo obrigado a descartar uma carta, mas decks como Death & Taxes possuem criaturas em quantidade suficiente para evitar esse drawback. O corpo também é mais relevante do que de uma criatura semelhante, como Elvish Visionary. Achei bem interessante.

Azul

Abhorrent Oculus

Loading icon

Outra carta cuja comparação é com cartas com Delve, como Murktide Regent ou Ethereal Forager, ou com aquelas descontadas por Feitiços/Instantâneas no seu cemitério, como Sailor’s Bane. Se não for removido de forma instantânea no turno que entra em jogo, o Oculus já gera card advantage através de Manifest Dread. 3 manas pode ser um pouco demais, porém ter só 1 Azul no custo ajuda a abrir possibilidade em decks com Sol Lands.

Particularmente malvado se você consegue Manifestar um Phyrexian Dreadnought.

Floodpits Drowner

Loading icon

A carta que me vem à mente quando vejo Drowner é Gilded Drake – uma resposta azul contra monstros do oponente. Embora o Drake seja mais brutal quando resolvido, Drowner é mais flexível, até mesmo contra outros decks, e tem uma janela maior para ser encaixado devido à habilidade Flash.

Marina Vendrell’s Grimoire

Loading icon

Essa carta cheira a combo, de uma maneira semelhante a Necrodominance. Aliada a Nourishing Shoal, você pode comprar uma enxurrada de cartas. Embora só gere o ganho inicial de cartas através do custo de 6 manas, outras maneiras de acelerar o Grimoire em jogo já habilitam as combinações com efeitos de ganhar vida.

Ad

The Tale of Tamiyo

Loading icon

Com a preparação certa – Brainstorm, Ponder, Brainsurge – Tale of Tamiyo pode gerar uma quantidade enorme de valor enquanto abastece seu cemitério para mais uma rodada futura de recursão futura. Consigo ver espaço em decks de Uro, Titan of Nature’s Wrath.

Preto

Ancient Cellarspawn

Loading icon

É uma carta que chama a atenção pelos bons cenários que pode gerar – fazer uma Force of Will e arremessar 5 na face do oponente, Soul Spike para 11 de perda de vida. Só que não vejo um lar para essa carta e um potencial grande aliado, Grief, acabou de ser enviado para a fazendinha das cartas banidas.

Metamorphosis Fanatic

Loading icon

Fanatic é talvez uma das cartas com maior hype da expansão, mas na minha opinião, é uma carta superestimada. No cenário ideal, você termina o turno com um 4/4 e um monstrão ressuscitado com Lifelink. Só que esse cenário ideal depende de tanta preparação, que é bem mais simples se ater ao bom e velho Entomb + Reanimate ou Animate Dead.

Vermelho

Cursed Recording

Loading icon

Só consigo pensar nessa carta como um backup para os decks de Burn para ganhar valor extra para os danos finais, embora 4 manas seja uma infinidade para esse arquétipo.

Enduring Courage

Loading icon

Há aqui um potencial enorme de dano aliado a criaturas como Goblin Rabblemaster ou Legion Warboss, mas 4 manas, sendo 2 Vermelhas, complica a vida desse nosso amigo canino.

Screaming Nemesis

Loading icon

A frase “pelo resto do jogo” chama demais a atenção. Mas além de não ser fácil de ativar a condição, não há muitos decks que tenham interesse nessa habilidade. Acho que vai aparecer no sideboard dos decks de Burn.

Razorkin Needlehead

Loading icon

“Mãe, me compra um Orcish Bowmasters?”

“Lá em casa já tem”

Em casa: Razorkin Needlehead.

Piadas à parte, Needlehead pune a principal mecânica do jogo e pode ser uma opção para decks agressivos que por algum motivo não possam usar os Orcs. Mas parece improvável.

Verde

Formless Genesis

Loading icon

Temos aqui uma condição de vitória alternativa para o Lands, uma que é imune a Wasteland, ao contrário de Dark Depths e uma que você não tem problema algum em triturar para pagar o Dredge de Life from the Loam.

Hedge Shredder

Loading icon

Aliado a Hedron Crab, Shredder pode colocar uma quantidade obscena de Terrenos de uma só vez em jogo. Isso pode abrir caminho para um deck que queira ganhar o jogo via Card Advantage ou para decks que tenha a intenção de ganhar via combo, seja através de Valakut, the Molten Pinnacle ou de terrenos Desert como Bristling Backwoods ou Sunscorched Desert.

Walk-In Closet // Forgotten Cellar

Loading icon

Em decks com acesso à mana Verde, parece ser um upgrade em relação a Crucible of Worlds, primeiro porque é mais difícil lidar com Encatamentos do que Artefatos, e segundo porque ele oferece uma opção de valor em jogos de atrito.

Ad

Dourado

Kaito, Bane of Nightmares

Loading icon

Naturalmente, Kaito deve ser testado em decks de Ninja. 3 manas é bastante, mas uma vez em jogo, a carta é bastante forte e tem sinergia com o deck. Não vejo outros arquétipos interessados.

Peer Past the Veil

Loading icon

Gruul Initiative é um deck na ascendente do meta atual e pode fazer bom uso de um reabastecimento fornecido por essa carta. O deck tem acesso a quase todos os tipos de cartas para obter maior valor dessa, surpreendente para esse efeito, Mágica Instantânea.

The Jolly Balloon Man

Loading icon

Confesso que tenho visões de Balões que desencadeiam a habilidade de Take the Initiative. The Jolly Balloon Man está nas cores certas do Boros Initiative e tem boa sinergia não só com as cartas-chave desse deck, mas também com cartas como Solitude, Tokens de Fable of the Mirror-breaker e Broadside Bombardiers, além de ser um Humano para obter vantagem de Cavern of Souls. Já está na minha lista de futuros testes.

Artefato

Ghost Vacuum

Loading icon

Temos aqui uma versão light de Unlicensed Hearse: custa metade da mana por metade do efeito e também oferece uma opção de vitória no late game. Decks que não se importam com seus próprios Chalice of the Void e/ou não tem a vantagem de ter Sol Lands podem ver Vacuum como uma alternativa válida de hate de cemitério.

Marvin, Murderous Mimic

Loading icon

Esse cosplay de Chucky, o Boneco Assassino, implora para ganhar a habilidade ativada de Phyrexian Devourer. Ou algum combo com Pili-Pala.

Concluindo

Assim como Bloomburrow (e sets voltado para o Standard, no geral), Duskmourn não adiciona muita coisa ao Legacy e, com exceção de talvez Hedge Shredder e Marina Vendrell’s Grimoire, não deve criar nenhum arquétipo novo.

Porém, tem, sim, algumas coisas interessantes para alguns arquétipos menos mainstream como Ninjas, Burn e, para minha atual tristeza, Boros Initiative. Split Up e Splitskin Doll levam meu voto de sleeper (cartas sem muito destaque, mas que acabam se mostrando mais fortes do que o avaliado inicialmente) da edição e Ghost Vacuum é parecida o suficiente com Unlicensed Hearse a um custo bem eficiente de mana para ver jogo como opção de hate de cemitério para alguns decks.

Essa análise das trevas acaba por aqui. Um abraço diabólico e até a próxima!