Sobre o Deck
Dimir Terror é um deck que confia em interações de baixo custo, card advantage e o plano principal que envolve alimentar o cemitério para poder conjurar várias criaturas 5/5 de uma única vez, impondo um clock poderoso que finaliza o jogo em poucos turnos.
Para realizar esse plano e acelerar as criaturas 5/5 contamos com uma grande quantidade de cantrips, incluindo Mental Note e Thought Scour, que irão trabalhar através de auto-mill para facilitar o plano de jogo. Brainstorm complementa esse plano, permitindo que você possa controlar melhor o que joga no cemitério.
Ad
Para proteger o plano do deck e interagir com o oponente, o Dimir Terror também conta com uma boa quantidade de anulações, que são uma marca dos decks azuis, além das melhores remoções do formato.
Além das 5/5, o Dimir também conta com Fallaji Archaeologist, uma criatura que traz uma boa sinergia para a lista e que pode também ser um bom block.
Mulligan e Postura de Jogo
Esse deck, assim como a maioria dos decks azuis, consegue trabalhar bem com poucas lands 0 desde que tenha boas ferramentas de card advantage e manipulação de topo de grimório. As melhores mãos iniciais te darão essas ferramentas e irão possibilitar que você possa estabilizar o jogo o mais rápido possível de forma segura.
Evite utilizar os automills às cegas e tente sempre extrair o máximo de informação possível do grimório antes de despejar cartas no cemitério. Evite mãos com muitas criaturas ou nenhuma cantrip de custo e seja cuidadoso: muitas vezes você se verá atuando como um deck control, e essa é a maneira mais segura de se jogar com esse deck.
Sideboard Guide
Vs. Kuldotha Red
O plano contra Kuldotha é bem claro: Você precisa estabilizar a mesa com uma criatura 5/5 o mais rápido possível, de preferência um Terror, que se protege bem melhor do que Gurmag.
Unexpected Fangs em uma 5/5 é mais que suficiente para garantir o jogo, mas todo cuidado é pouco. Kuldotha é um deck altamente explosivo e redundante, e é capaz de causar um dano massivo em pouco tempo.
Side in
Side out
Vs. Grixis Affinity
Mais uma match up complexa. Affinity pode acabar sendo pressionado por um tempo, mas o deck é capaz de gerar muito mais valor que o Dimir - e eventualmente, essa conta acaba pesando em favor do Grixis, que conta não só com criaturas capazes de deter os avanços do Terror, como o Kenku Artificer, e também possui uma excelente engine contra criaturas de todos os tamanhos através do combo Krark-Clan Shaman + Toxin Analysis, que burla completamente a proteção das suas criaturas e é de difícil interação.
Conserve seus recursos, jogue sempre em volta das ações do oponente e aproveite bem as janelas de oportunidade.
Side in
Side out
Pós-side, eu dificilmente volto com 60 cartas. 61 cartas pode parecer arriscado, mas nessa match eu prefiro pecar pelo excesso do que pela falta de recursos.
Ad
Vs. Glee Combo
Atualmente considerado o melhor deck do formato, o Glee é um desafio para os Ux por ser um combo consistente (possível no turno 3) e que pode ser colocado em diversas builds, o que dificulta uma interação mais assertiva por parte do oponente.
O plano aqui é impedir o combo de acontecer enquanto você rapidamente constrói uma presença de mesa. Snuff Out é excelente contra Writhing Chrysalis, que é bastante presente no Jund Glee, ao mesmo tempo em que é uma das melhores remoções contra o combo.
Tome cuidado com as disrupções do oponente e suas proteções, que normalmente aparecem em peso, e prefira mãos iniciais capazes de colocar duas ou três 5/5 de uma vez na mesa.
Side in
Side out
Vs. Mono Blue Terror
Mono-Blue Terror é uma match um tanto quanto difícil e considero uma bad match up por algumas razões. Delver é uma carta extremamente punitiva quando bem encaixada. Dois Delvers conseguem impor um clock absurdo, e em várias situações, uma remoção perdida nessa criatura pode ser mais maléfico do que benéfico.
O Mono-U também possui mais anulações do que o Dimir e consegue jogar mais rapidamente. Algumas versões preferem Sneaky Snacker ao invés do Delver, o que piora ainda mais a situação, já que a fada não toma Snuff Out e precisa ser exilada para deixar de ser um problema.
As remoções do Dimir mais uma vez o colocam em uma posição um pouco mais favorável, mas ainda sim, é uma match up que deve ser muito bem trabalhada.
Side in
Side out
Vs. Mono-White Aggro
Essa é outra match up bem complicada. O Mono-White adquiriu uma das cartas mais poderosas do formato atualmente e que oferece tudo que o deck precisa contra o Dimir Terror: Thraben Charm. Essa instantânea pode ser uma remoção ou uma peça de grave hate, duas coisas que oferecem perigo para o Dimir Terror. Combinando isso com a forte presença de mesa e controle de dano do White Aggro, temos aqui uma das match ups mais difíceis para o Dimir.
Por sorte, nem tudo está perdido. Jogar com um deck dependente de cemitério requer que o jogador se torne capaz de se precaver contra hates. As criaturas do oponente podem ser removidas e mesmo uma mesa lotada de criaturas pode ser limpa por completo com a ajuda de wipes. A cor azul ajuda muito aqui a controlar o jogo.
Side in
Side out
Considerações Finais
Dimir Terror é um deck que se destaca no metagame atual devido à sua velocidade e consistência, principalmente sendo um dos principais predadores de Kuldotha por conta de seu potencial de ganhar bastante vida e controlar o jogo. As remoções da cor preta trazem uma versatilidade e adaptabilidade maior ao deck, diferente das suas outras versões, e, apesar de ter pontos fracos, é um deck que recompensa muito o jogador que souber pilotá-lo.
Ad
Chegando ao fim de mais um artigo. Deixe suas dúvidas, críticas e/ou sugestões nos comentários. Obrigado pela leitura e até a próxima!
— Comentarios0
Se el primero en comentar