Magic: the Gathering

Deck Guide

Reforçando o Precon - Creative Energy (Satya, Aetherflux Genius)

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, traremos um guia de upgrades do deck Creative Energy, um dos quatro decks pré-construídos de Modern Horizons III, com Satya, Aetherflux Genius como Comandante!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Modern Horizons 3link outside website finalmente está entre nós! E junto deles, os jogadores de Commander tiveram uma incrível surpresa: apesar da coleção ser voltada para Modern, junto dela tivemos 4 novos decks de Commander Pré-construídoslink outside website!

E claro, juntamente de novos decks pré-construídos, não poderia faltar nosso guia de upgrade. E o escolhido da vez é o deck Creative Energy: um arquétipo focado em marcadores de energia, com Satya, Aetherflux Genius como Comandante!

Ad

Conhecendo o Deck

Decklist Creative Energy

Loading icon

O deck é da combinação de cores Jeskai Magic Symbol U Magic Symbol R Magic Symbol W, uma ótima combinação para um arquétipo de energia, principalmente se considerarmos que, há não muito tempo, tivemos o deck de Dr. Madison Li como pré-construído de Falloutlink outside website, também com temática de energia. Isso nos traz uma boa variedade de cartas para este upgrade.

A lista original tem tanto Satya, Aetherflux Genius quanto Cayth, Famed Mechanist como opções de Comandante. Usaremos Satya para focar na geração de energia, e deixaremos Cayth para uma construção alternativa ao final do artigo, focada em sua habilidade de Fabricate 1 para as outras criaturas não-ficha e blinkar criaturas para criar ainda mais fichas.

Loading icon

Satya acaba por ser um melhor gerador de marcadores de energia, e também sua habilidade de copiar criaturas é bem forte e será melhor explorada. Traremos o possível de cartas para dentro de nossa construção para ajudar em sua habilidade: gerar ainda mais marcadores de energia para manter a cópia que Satya faz em campo, e assim ganhar a partir desta geração de criaturas e valor.

Loading icon

Upgrade e Seus Motivos

Cartas Removidas

Loading icon

Apesar de uma quantidade razoável de pedras saírem, é para um bem maior. A maioria das pedras tinha 3 de custo, e outras eram arriscadas, como Midnight Clock e Coveted Jewel.

Outras criaturas não tão interessantes assim para a proposta do deck também saíram, como Myr Battlesphere, Silverquill Lecturer, Angel of Invention dentre outros mostrados acima.

Trocamos as cartas removidas por outras mais responsivas e outras que auxiliam a geração de marcadores de energia do deck, além de inclui mais compras de cartas e interagir melhor com o campo de batalha dos oponentes. Removemos também 4 terrenos básicos, por 38 terrenos ser demais. Mas não se preocupem: mantemos 35 terrenos na lista final, e mais um MDFC.

Gerando mais energia

Loading icon

A começar por gerar mais marcadores de energia para nossa estratégia, trouxemos criaturas como Guide of Souls e Brotherhood Scribe. Guide of Souls traz um pouco de ganho de vida, e assim garante um pouco mais de sustento, ao considerar que Satya sempre vai copiar uma criatura ao atacar. O interessante de Guide of Souls também é conceder evasão e buffar nossas criaturas ao pagar 3 de energia para dar 2 marcadores +1/+1 e marcador de voar para uma criatura atacante.

Ad

Brotherhood Scribe consegue facilmente atingir seu Metalcraft para gerar uma energia, além de conseguir buffar as criaturas para cada vez que ganharmos energia separadamente.

Loading icon

A mencionada anteriormente Dr. Madison Li não poderia ficar de fora, ao considerarmos a grande quantidade de artefatos no deck. Seu ganho de energia nos ajudará muito, junto de todas suas outras habilidades - evasão com atropelar, ímpeto para jogadas mais agressivas, compra de cartas para sustento ao longo da partida e até mesmo um reanimate de artefatos importantes, como Aetherworks Marvel, Aether Refinery ou Bespoke Battlewagon.

Loading icon

Ainda em Fallout, temos The Motherlode, Excavator. Hoje em dia no Commander sempre há pelo menos um jogador de 2 ou mais cores, o que resulta em um jogador com muitos terrenos não básicos. Assim, The Motherlode torna-se uma grande fonte de energia. Isso sem contar sua segunda habilidade, que pode destruir terrenos problemáticos do formato: Cavern of Souls, Cabal Coffers, Reliquary Tower dentre outros, e concede um certo tipo de evasão - afinal, apenas criaturas voadoras poderão bloquear.

Loading icon

Behemoth of Vault 0 funciona muito bem como alvo da habilidade de Satya, já que vai gerar 4 de energia em seu ETB, além de ser uma fonte de destruição de permanentes não-terreno dos oponentes, ao ser sacrificado pela própria habilidade do Comandante. Ser um 6/6 com atropelar é um belo de um bônus além de encaixar bem na mecânica de nossa construção.

Por fim, de Fallout, adicionamos Helios One, que também pode destruir permanentes não-terreno além de ganhar energia, e Electrosiphon. Apesar de ser a única anulação do deck, pode ser usada em um momento decisivo para evitar uma mágica problemática, ou para anular mágicas de custo grande, como Blasphemous Act, e ganhar muita energia.

Loading icon

Agora, vamos falar sobre uma das senão a principal condição de vitória de Creative Energy: Aether Revolt. A carta com nome da coleção que nos trouxe os marcadores de energia "conduz" o dano das energias para qualquer alvo. Sua habilidade de Revolt é um bônus de dano e acaba até por ser irrelevante, comparado com o dano conduzido ao ganhar energias.

Caso Aether Refinery esteja em campo e você conjure ou copie uma Aethertide Whale, são 12 de dano em qualquer alvo. É possível ainda dobrar este dano com cartas que mostraremos em Respostas e Sinergias.

Loading icon

Como rápida compra de cartas, temos Tune the Narrative e Rush of Inspiration - uma boa MDFC para este deck em específico. Cartas de compra de cartas de baixo custo sempre são bem-vindas, e essas duas ajudarão quando perdemos o gás em determinadas situações.

Por fim, temos Wrath of the Skies, como remoção emergencial e geração de energia. Apesar do deck contar com ótimas remoções como Austere Command e Farewell, ter uma a mais não fará mal, principalmente com a possibilidade de remover permanentes de custo baixo ao pagar pouca energia.

Ad

Loading icon

Respostas e Sinergias

Loading icon

Obviamente precisamos trazer Panharmonicon para dentro da lista. Com cartas como Aethertide Whale, Combustible Gearhulk, Filigree Racer dentre todas as outras criaturas e/ou artefatos com ETB, Panharmonicon traz ainda mais geração de energia para o deck. Inclusive, esta carta é a peça que faz os 12 de danos mencionados anteriormente tornarem-se 24.

Loading icon

Como respostas, temos apenas duas cartas: Generous Gift e Cyclonic Rift. Temos Generous Gift para lidar com alguma permanente problemática em velocidade instantânea, e Cyclonic Rift para ser um possível finalizador caso estivermos com um bom campo, ou um último suspiro, se usado de maneira defensiva.

Por fim, trouxemos também Unwinding Clock. Como temos cartas como Aether Refinery, Aetherworks Marvel, Bespoke Battlewagon e Conversion Apparatus, tem potencial de ser um grande aliado para o desenvolver da mecânica do deck.

Loading icon

Decklist Creative Energy com Upgrades

Loading icon

E com poucas atualizações, assim ficou nossa lista com upgrades! Foi um total de 15 mudanças, todos com grande potencial de fazer o deck Creative Energy ter mais fôlego e força para desenvolver seu jogo e mecânica. É bem diferente do deck de energia de Fallout, com um foco maior em energias e consequentemente maiores possibilidades.

Lista Alternativa com Cayth, Famed Mechanist

Loading icon

Como dito anteriormente, temos uma lista de Cayth, Famed Mechanist totalmente focada na criação de fichas, com intenção de causar dano com estas fichas com cartas como Impact Tremors, Purphoros, God of the Forge, Warleader's Call e semelhantes

Temos duplicadores de ficha como Mondrak, Glory Dominus e Ojer Taq, Deepest Foundation. E por fim, contamos com cartas para acionar os ETB's como Panharmonicon, Brago, King Eternal, Elesh Norn, Mother of Machines e Nahiri's Resolve.

Considerações Finais

Satya é um ótimo Comandante com uma boa proposta, e Cayth também não fica atrás. São duas ótimas opções de Comandantes, e ambos abrem espaço para muitas construções: ETB, fichas, cópias, energia, o limite é a imaginação daquele que construir essas listas!

E você, gostou do guia? Prefere Cayth? Ou até mesmo os Eldrazi? Diga o que acha!