Magic: the Gathering

Review

Legacy: Review de Foundations para o formato!

, actualizado , Comment regular icon0 comments

Foundations é a nova edição base lançada pela Wizards. Embora focada em estabilizar o ambiente do Standard, jogadores de Legacy também podem explorar o que é útil por lá, não é mesmo?

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Retorno ao Básico

Saudações, minha querida comunidade do Legacy! Quando eu comecei a jogar Magic lá no distante 1996, existia um set básico chamado 4ª Edição. Era uma edição que reimprimia várias cartas de coleções anteriores para servir de base para novos jogadores. E assim tivemos várias outras dessas – 5ª, 6ª, 7ª... – que eventualmente viraram o Core Set, dessa vez com uma mistura de cartas novas e reimpressões – M10, M11, M12 – que foi descontinuado em 2015, retomado em 2019 e descontinuado novamente em 2022.

Ad

Esse ano, com a intenção de fortalecer o formato Standard com um novo sistema de rotação, a Wizards decidiu introduzir, novamente, um set de cartas novas e antigas para servir tanto de porta de entrada como criar uma base para os jogadores nos próximos anos, já que a edição ficará no formato Standard até 2029.

Entra em cena Magic Foundations! E já que temos cartas novas, é bom dar uma olhada no que pode jogar no Legacy!

Mecânicas

Não há mecânicas novas em Foudations, porém tivemos os retornos de algumas bem tradicionais como Flashback, Kicker, Landfall, Morbid, Prowess, Raid e Threshold. Ocorreu também uma mudança na maneira de distribuir o dano de combate. As alterações podem ser vistas neste artigolink outside website do juíz Antonio Faillace.

Branco

Arahbo, the First Fang

Loading icon

O trio de Ajani, Nacatl Pariah, Guide of Souls e Ocelot Pride tem mostrado as caras (e as garras) em alguns decks do Legacy. Arahbo oferece um lord para a tribo que interage com qualquer uma das três peças. Estamos vendo surgir um novo deck Kindred?

Crystal Barricade

Loading icon

Mais um hatebear (criaturas de 2 manas que interferem com o plano de jogo do oponente) para o Branco, essa barreira é uma verdadeira dor de cabeça para decks focados em dano direto.

Helpful Hunter

Loading icon

Ah, pronto! Agora, o Branco compra cartas! Elvish Visionary é uma carta-chave em decks de Elfos, então não dá para desconsiderar uma versão sua em outra cor.

Raise the Past

Loading icon

Esse é um efeito muito poderoso, especialmente se você levar em conta que a grande maioria das criaturas do formato custa 2 ou menos. Pode ser uma maneira do Death & Taxes reconstruir toda a sua mesa de uma vez ou alguém com mais espírito inventor do que eu desenvolver um combo em cima.

Azul

Archmage of Runes

Loading icon

5 manas é muito mana no Legacy, mas essa carta é tanto um motor de mana quanto de cartas em um único pacote. O efeito é facilmente abusável e pode gerar um deck à sua volta.

Kiora, the Rising Tide

Loading icon

Kiora pode jogar no Merfolk, ainda que demande que o deck use Fetch lands para facilitar o seu Threshold. Vindo de maneira instantânea via Aether Vial, se ativa, ela gera mesas bem grandes.

Preto

Abyssal Harvester

Loading icon

Apesar do corpo frágil, se essa carta chegar a ver uma fase de Desvirar, ele se transforma em uma máquina de trazer coisas de volta dos mortos. Ainda bem que Grief está banida!

Zul Ashur, Lich Lord

Loading icon

Não é o mais popular dos decks Kindred, mas decks de Zumbi têm seus adeptos, buscando combinar Gravecrawler com Warren Soultrader para inúmeras ativações, associando-os a vários efeitos que drenam a vida do seu oponente. Zul ajuda a recursar as peças desse quebra-cabeça.

Ad

Vermelho

Boltwave

Loading icon

Eu falei dessa carta no último artigo. É uma inclusão óbvia no deck de Burn, mas somente lá. Você pode ler mais detalhes clicando aquilink outside website!

General Kreat, the Boltbringer

Loading icon

Custo de 2 manas incolores e 1 colorido para uma criatura sempre chama a atenção dos Stompy vermelhos, especialmente uma que pode jogar bem com os amiguinhos Goblins: Goblin Rabblemaster, Legion Warboss e Broadside Bombardiers.

Ivora, Insatiable Heir

Loading icon

Como ela já gera o Blood Token só de entrar em jogo, Ivora parece interessante, especialmente em conjunção com Anje’s Ravager.

Kellan, Planar Trailblazer

Loading icon

Não, não é Ragavan, Nimble Pilferer. É uma criatura agressiva com potencial de usar mana excedente e gerar Card Advantage, mas a competição é muito ferrenha no formato.

Rite of the Dragoncaller

Loading icon

6 manas e não faz nada quando entra em jogo, sem chance no Legacy, certo? Olha, normalmente eu também acharia isso, mas essa carta é um baita finalizador para decks Control, capaz de facilmente gerar mesa após mesa muito facilmente num formato com Brainstorm, Ponder e Force of Will.

Verde

Scythecat Cub

Loading icon

Aliado a Fetch Lands, Cub pode sair de controle rapidamente. Não sei se há uma casa para ele no momento, mas é muito fácil gerar marcadores com ele.

Artefato

Scrawling Crawler

Loading icon

O que me interessa aqui não é nem a habilidade de compra, mas a possibilidade de ser uma condição de vitória em decks de Time Spiral e outras compras coletivas de cartas, uma que passa por cima de respostas comuns a esse deck como Stifle.

Incolor

Sire of Seven Deaths

Loading icon

Parece ser uma opção de pressão para decks como Cloudpost Ramp – bate forte, recupera vida e é difícil de ser removida. É mais fácil de fazer do que os Titãs Eldrazi, mas não afeta a mesa imediatamente.

Terreno

Loading icon

Stalking Stones sofreu Power Creep! Ok, infelizmente essa aqui também não tem potencial para o Legacy, mas fica aqui o abraço para a relíquia do passado.

Concluindo

Já falei algumas vezes (e tudo indica que continue com o mesmo texto para outros sets futuros) que sets voltados para o Standard raramente adicionam muitas opções ao Legacy. Assim, num que busca ser uma edição de entrada para novos jogadores, o nível de poder parece ser um pouco mais fraco que a média e, consequentemente, não há muito que nós do Legacy possamos aproveitar.

Raise the Past é para mim a carta com maior potencial de gerar algum impacto, Boltwave é uma inclusão automática em um deck budget e Archmage of Runes basicamente comba sozinha com efeitos de desvirar terrenos.

Espero que tenham gostado dessa avaliação, um abraço fundacional e até a próxima!

Ad