Magic: the Gathering

Deck Guide

Standard: Atraxa Ramp (5C Control) - Deck Tech e Sideboard Guide

, Comment regular icon1 comments

Um novo metagame está se formando no Standard com a chegada de Wilds of Eldraine. No artigo de hoje, irei falar sobre o 5C Control, discutindo a lista escolhida, postura de jogo, e guia de sideboard para as principais match-ups.

Edit Article

Sobre o Deck

O Atraxa Ramp, ou 5C Control, é um dos melhores decks do Standard já faz algum tempo. Recentemente, em Wilds of Eldrainelink outside website, a lista ganhou uma atualização com Up the Beanstalk. Essa carta traz uma nova fonte de card advantage para o deck e adiciona ainda mais valor para as mágicas mais pesadas, principalmente Leyline Binding, que muitas vezes será conjurada por apenas uma mana.

Loading icon

Ramp

Como todo deck ramp, você precisará de mágicas para acelerar a sua curva e poder jogar suas mágicas mais pesadas com tranquilidade.

Ad

Loading icon

Topiary Stomper é uma criatura que se torna mais relevante quando você atinge sete terrenos na mesa, ao mesmo tempo que ele próprio acelera esse plano. Com dois Stompers atacando pelo seu lado, você poderá colocar uma pressão absurda no oponente, com potencial de finalizar o jogo rapidamente sem uma interação.

A batalha atua da mesma forma, acelerando ainda mais a curva e podendo servir como um corpo 4/4 com Vigilância, assim como o Stomper, mais tarde.

Remoções

O deck conta com uma boa variedade de remoções - a maioria sendo encantamentos. Durante meus testes com o deck, testei uma versão que usava a remoções pretas e algumas cartas novas, mas senti que a base de mana ficou um pouco difícil e o deck tendia a necessitar de mais do mulligan, por isso optei manter as remoções mais tradicionais.

Loading icon

Leyline Binding é uma das melhores remoções do deck, principalmente após a adição de Up the Beanstalk, gerando valor e podendo remover qualquer permanente que não seja terreno.

Ossification é versátil o suficiente para estar no deck e The Kami War é uma cópia única que quando surge pode salvar o jogo com suas habilidades. Sunfall é a global do deck, e é muito relevante pela sua habilidade de deixar uma ameaça para trás.

Ameaças

Loading icon

Atraxa, Grand Unifier é a wincon principal, mas também é uma fonte de grande valor no deck, reabastecendo seus recursos e mudando o rumo do jogo mesmo que ela não fique viva para um ataque. Herd Migration é outra forma extremamente eficiente de fechar jogos, principalmente se o oponente não tem remoções globais, além de poder buscar uma land e gerar alguma vida extra nos estágios iniciais do jogo.

Archangel of Wrath é uma carta muito importante porque pode tanto agressivar o oponente como remover alguma ameaça do outro lado da mesa, e também pode ser usada para transformar Invasion of Zendikar. O Lifegain é muito importante com essa carta.

Elesh Norn, Mother of Machines é uma carta que passei a usar devido as mirrors, porque, além de ser uma criatura ameaçadora também pode travar completamente o jogo do oponente ao mesmo tempo que melhora o seu. Thrun, Breaker of Silence é uma carta obrigatória contra Controls e Midranges e pode muitas vezes fechar jogos sozinho.

Mulligan e Postura de Jogo

Como este é um deck ramp, conforme já detalhei na apresentação, você irá trabalhar seus land drops e mágicas de ramp para poder jogar suas mágicas pesadas na mesa. Porém, a estratégia também é conhecida como 5C Control (ou 4C Control, dependendo da versão, mas basicamente são os mesmos decks) e, assim, você deve ter em mente que a postura principal é mais reativa, guardando as respostas, interagindo com as ameaças do oponente, até que finalmente você tenha o controle do jogo e possa jogar suas bombas.

Ad

Uma mão inicial ideal para esse deck deve ter remoções, ramp e alguma outra carta de valor, conforme o exemplo a seguir.

Loading icon

Como a remoção mais eficiente do deck, Leyline precisa de um set up de lands adequado para que o potencial máximo da carta seja atingido, então observe bem os tipos básicos de lands que você possui e se poderá ativar o Domain com facilidade.

Up the Beanstalk é outra carta muito boa na mão inicial, mas que muitas vezes pode não ser tão útil em uma mão sem remoções ou ameaças. Cuidado com mãos que tenham menos de três lands e mãos gananciosas demais.

Lembre-se de sempre jogar as lands viradas primeiro e, de preferência, jogar alguma que possa gerar mana branca. Não esqueça que Ossification precisa de lands básicas para poder ser usada.

Guia de Sideboard

Loading icon

O side que tenho utilizado me parece bem balanceado para o metagame atual, podendo direcionar o deck conforme a necessidade para o plano desejado.

Tranquil Frillback é uma carta que adicionei pela versatilidade que se mostrou uma boa opção em vários jogos. Chrome-Host Seedshark ajuda bastante contra decks control, assim como a segunda cópia de Thrun, Breaker of Silence.

The Wandering Emperor é outra carta que gosto bastante e que serve bem contra o novo Golgari Midrange. Temporary Lockdown é uma carta excepcional contra Aggros, assim como Sunset Revelry.

Lithomantic Barrage vem para ajudar mais especificamente contra Azorius Soldiers, Esper Midrange e decks parecidos, enquanto Negate e Disdainful Stroke melhoram o plano control do deck.

A seguir abordarei meu plano de side contra cinco matchups importantes.

Vs. Mono-Red Aggro

Este é o deck mais popular no Standard do Magic Online. Não cheguei a enfrentar tantos no Arena, mas a abordagem é a mesma. Você precisa garantir os land drops e o acesso a remoções.

Archangel of Wrath pode virar o jogo completamente, e quase sempre garante a vitória. As remoções são especialmente efetivas aqui, pois o vermelho não tem como lidar com encantamentos. Recicle os Herd Migration e sobreviva até ser capaz de estabilizar a mesa.

No pós-side, Revelry e Thrillback melhoram o jogo. Cuidado com as mãos gananciosas, pois o Mono-Red pode fechar jogos muito rápido.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Golgari Midrange

Esse deck tem se mostrado uma grande ameaça. Com criaturas poderosas e muito recurso, o Golgari sempre proporciona jogos tensos.

Use suas remoções com sabedoria e priorize eliminar criaturas que geram muito valor para o oponente, como Mosswood Dreadknight ou Glissa Sunslayer. As globais serão bem importantes aqui.

Ad

Liliana of the Veil e Nissa, Ascended Animist são cartas muito problemáticas. Você deve se livrar delas sempre que possível.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Esper Midrange

Esper segue sendo uma das combinações mais poderosas do formato. A versão Midrange é realmente problemática de lidar, pois reúne cartas extremamente poderosas no formato e consegue interagir com praticamente tudo.

Nesse jogo, você precisará jogar em volta das anulações e tomar um cuidado especial com as ameaças Voadoras. Faerie Mastermind é uma carta absurda de forte, principalmente quando temos Up the Beanstalk na mesa, que acaba por gerar valor extra para o oponente e pode nos colocar em uma situação complicada.

Pós-side, o oponente trará mais anulações e Duress, o que pode atrapalhar ainda mais o jogo do 4C.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. 5C Cascade

Cascade é um mais um deck novo que surgiu com a chegada de Wilds of Eldraine que se comporta de maneira semelhante ao 4C Control, mas que se aproxima mais de uma estratégia combo.

O deck gira em torno de Invasion of Alara, uma carta que permite que você conjure mágicas em Cascata desde que tenham valor de mana igual ou inferior a quatro. Com esse efeito de Cascata, o oponente pode acessar a Aventura de Bramble Familiar sem pagar seu custo e com isso trazer do cemitério um Cemetery Desecrator, zerar os marcadores da Battle e conjurar Awaken the Maelstrom no mesmo turno. É uma jogada bem absurda, mas nosso deck tem as ferramentas para lidar com isso.

Um simples Sunfall pode virar o jogo, mesmo após o combo acontecer. Cuidado, pois algumas listas de Cascade usam Elesh Norn, Mother of Machines e, como comentei antes, essa carta desliga nosso deck completamente, tornando o jogo extremamente difícil. Tenha em mente que o mesmo vale para o oponente caso você consiga manter a sua Elesh Norn em jogo.

Siga o plano control e coloque suas ameaças na mesa, que tudo correrá bem.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Vs. Dimir Faeries

Dimir Faeries é outra novidade do metagame, se mostrando uma estratégia resiliente com bastante potencial. Normalmente, decks Tempo são difíceis de lidar, mas com a mão certa e sorte nos draws, nosso deck consegue passar por esse obstáculo.

Sunfall é a sua carta mais importante, porque pode limpar a mesa e virar o jogo. Use-a no momento certo e sempre jogue em volta das anulações.

Entra

Loading icon

Sai

Loading icon

Ad

Conclusão

4C Control é um dos melhores decks do formato e Up the Beanstalk colocou o deck em um novo patamar. Se você procura uma boa opção para se aventurar no Standard e gosta de jogar mágicas poderosas, então esse é o deck que você procura.

Mais um artigo chegando ao fim. Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários e tentarei responder todos. Até a próxima!