Magic: the Gathering

Review

Modern Horizons 3: Mecânicas e Novas Nomenclaturas de MH3!

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo, o juiz Antonio Faillace explicará sobre as mudanças de nome em duas mecânicas de Modern Horizons 3 - “Estirpe” e “Armadura de Sombra”, além de falar sobre as novas mecânicas do set.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Olá, pessoal!

Modern Horizons 3link outside website está chegando!!! A próxima edição de Magic promete balançar os formatos e trazer muitas estratégias novas, além de vários reprints antigos que passarão a ter validade no formato Modern.

Vamos falar então das mecânicas da edição e entender algumas mudanças?

Mecânicas Novas em MH?

Modern Horizons 3 (ou, pra encurtar, “MH3”) trará diversas cartas novas e também antigas para o formato, mas como já adiantado pela Wizards, a edição não trará nenhuma mecânica “nova” (ou, melhor dizendo, “inédita”).

Ad

Claro, algumas mecânicas serão desenvolvidas ou terão um uso diferenciado de como apareceram da primeira vez, mas as regras em si que envolvem tais mecânicas não deverão sofrer alterações.

Mecânicas que mudaram de nome em MH

Ao longo dos últimos anos, uma preocupação da Wizards of the Coast tem sido tornar o Magic um jogo acessível e receptivo a todos, inclusive na questão da representatividade.

Nesse sentido, como explicado pelo Head Designer, Mark Rosewater, houve uma preocupação da Wizards em adequar alguns termos do jogo para melhor refletir usos culturais de determinadas expressões - inclusive, no assunto que falaremos agora, a nomenclatura de algumas palavras-chave de regra do jogo.

"Tribal" passa a ser "Estirpe" e “Armadura de Totem” passa a ser “Armadura de Sombra”

A mecânica “Tribal” (também tribal, em inglês) foi renomeada para “Estirpe” (ou Kindred, em inglês); e a mecânica “Armadura de Totem” (Totem Armor, em inglês) foi renomeada para “Armadura de Sombra” (Umbra Armor, em inglês).

Basicamente, as duas mudanças de nome não significam qualquer alteração nas regras envolvendo as mecânicas/habilidades. Ambas continuam funcionando da mesma forma, qual seja:

Image content of the Website

Sobre como Kindred funciona

“Estirpe” é uma palavra-chave que indica uma ligação da carta em questão com algum “tipo de criatura”. Cartas que procuram por sinergias relacionadas a tipo, mas não necessariamente com criaturas, podem se coordenar com cartas da Estirpe adequada.

Por exemplo, uma carta que diga “procure em seu baralho por uma carta do tipo Elfo e coloque em sua mão”, não indica necessariamente que a carta tem que ser uma criatura. Se você tiver qualquer carta no seu deck com a habilidade “Estirpe - Elfo”, ela poderá ser buscada e colocada em sua mão.

Sobre como Umbra Armor funciona

Image content of the Website

“Armadura de Sombra” é uma palavra-chave contida em determinadas auras, ou seja, cartas que encantarão criaturas, comumente oferecendo algum bônus ou habilidades para elas. Se uma criatura encantada com uma aura que possui “Armadura de Sombra” seria destruída - seja por dano ou por uma mágica/efeito que diga “destrói” - você pode destruir a aura com “Armadura de Sombra” e salvar a criatura.

Perceba, contudo, que “Armadura de Sombra” não protege contra efeitos que exilam a criatura, nem protege contra sacrifício de criatura - a palavra-chave é específica para efeitos que usem o termo “destruir”.

Finalizando

Cabe lembrar, também, que essas mudanças serão aplicadas retroativamente nas cartas já existentes, ou seja, o texto oficial das cartas (aquele contido na base de dados “Gatherer”) passará a usar os termos “Estirpe” e “Armadura de Totem”.

Reiterando: não há mudança na forma como as mecânicas funcionam - é uma mudança apenas de nomenclatura.

E era isso que eu tinha para apresentar a vocês hoje!

Ad

Continuem curtindo a nova edição e um bom pré-lançamento para todos nós!

Abraço e até a próxima!