Você sabia que além de garantir muitos terrenos no seu campo, o verde pode te ajudar a remover permanentes problemáticas que os seus adversários controlam?
Conhecida por ter a melhor variedade de mágicas para ramp do Magic e algumas das criaturas mais clássicas, como a Birds of Paradise, o verde é uma cor que consegue fazer de tudo um pouco de maneira consistente e isso inclui ter remoções pontuais.
Se você é do time que acha que a única maneira para um monogreen resolver um obstáculo é tirando o adversário que o controla, vai encontrar algumas novidades interessantes aqui.
Ad
Neste artigo separamos 10 remoções pontuais verdes para te ajudar a montar e/ou melhorar o seu deck de Commander usando as melhores cartas de suporte que a cor tem a oferecer.
Como sempre, antes de entrar no top vamos explicar brevemente quais critérios de seleção foram usados para selecionar as cartas que o compõe.
Como escolhemos as top 10 remoções pontuais verdes
Para montar esse top, analisamos o custo de mana da mágica, velocidade para conjurar, versatilidade e o quão popular ela é no EDHRec (afinal, a voz do povo é a voz de Deus).
Na Color Pie, o verde é a cor mais associada à natureza e talvez por isso sejam poucas as cartas dessa cor que destroem seres vivos. É mais comum encontrarmos opções como Broken Wings, que destrói apenas criaturas com voar, ou opções que forçam uma luta entre as criaturas como Kogla, the Titan Ape.
No geral o verde remove muito bem encantamentos e artefatos, mas existem alternativas capazes de remover qualquer permanente e demos preferência para essas nas posições mais altas do top.
Sem mais delongas, vamos ao nosso top!
Top 10 remoções pontuais verdes para seu deck
10. Atraxa's Fall
Uma opção budget de remoção pontual, porém bastante versátil, é Atraxa's Fall!
Esse feitiço pode destruir uma criatura com voar, um artefato, um encantamento ou uma batalha que esteja oferecendo perigo para você.
9. Masked Vandal
Masked Vandal é uma dessas criaturas comuns que ficam abandonadas no bulk sem receber muita importância, até o dia que alguém a lê com atenção e pensa “ok, isso pode funcionar MUITO bem”.
Quando esse morfoloide entra, você pode exilar um card de criatura do seu cemitério e se fizer isso, você exila o artefato ou encantamento alvo que seu adversário controla.
Após resolver o efeito, Masked Vandal fica em campo para que você use como precisar.
A habilidade de ser de todos os tipos de criatura pode gerar valor a longo prazo também. Por exemplo, um Masked Vandal dentro do deck da Voja, Jaws of the Conclave conta para o efeito da comandante como um Elfo (para marcadores +1/+1) e como um Lobo (para comprar uma carta a mais).
8. Broken Bond
O feitiço Broken Bond é um daqueles slots que sempre valem a pena. Por duas manas você destrói o artefato ou encantamento alvo e coloca um terreno da sua mão direto no campo.
Essa é uma carta simples, mas bem eficiente no Commander, onde artefatos e encantamentos são muito comuns e terrenos extras são sempre bem-vindos.
7. Collective Resistance
Collective Resistance é uma instantânea com a habilidade de Escalar (ou Escalate, em inglês) - essa habilidade permite que você escolha um ou mais modos desde que pague um valor de mana por cada modo escolhido além do primeiro.
No caso dessa mágica, cada outro modo custa uma mana a mais. Vale ressaltar que se alguma carta permitir que você conjure Collective Resistance de graça, você ainda terá que pagar os custos de Escalar se escolher mais de um modo.
Ad
Podemos encarar essa mágica como uma remoção para artefato e/ou encantamento e/ou uma proteção para a criatura alvo, tudo isso por quatro manas (duas da mágica somadas as duas do Escalar para os outros dois modos).
A versatilidade de Collective Resistance garantiu muitos pontos e a carta entrou nesse top 10 remoções!
6. Druid of Purification
Quer algo mais verde do que uma criatura que entra quebrando artefatos e encantamentos que você não controla e ainda representa um druida purificando o terreno?
O Druid of Purification não dá alvos. Essa criatura entra em campo e permite que cada jogador escolha um artefato ou encantamento que você não controla e depois os que forem escolhidos são destruídos.
A parte negativa dessa carta é o poder de escolha, pois seus oponentes podem optar por não escolher uma permanente ou combinar para votar em uma que já tenha sido escolhida. Mas de qualquer maneira, ao conjurar (ou blinkar) o Druid of Purification você vai garantir que ao menos o que você quer tirar seja destruído.
5. Terastodon
Mais verde que o Druid of Purification, só mesmo o Terastodon!
Essa criatura custa muita mana e por isso está na quinta posição do top, mas o efeito e o corpo 9/9 no campo são incríveis. Dificilmente você vai se sentir triste após jogar um Terastodon.
Esse glorioso elefante entra destruindo até três permanentes que não sejam de criatura, ou seja, terrenos como Maze's End podem ser removidos por ele. Depois, para cada permanente colocada num cemitério dessa forma, o controlador cria uma ficha de Elefante 3/3.
Efeito resolvido, você fica com esse maravilhoso 9/9 para proteger o campo da fúria dos adversários. Só vitórias!
4. Boseiju, Who Endures
A habilidade do Canalizar (ou Channel, em inglês) de Boseiju, Who Endures é tão bacana que não poderia ficar de fora desse top.
A habilidade custa uma mana genérica a menos para ser ativada para cada criatura lendária que você controla, ou seja, você consegue reduzir para pagar uma mana verde e descartar a Boseiju, Who Endures da mão para destruir um artefato, encantamento ou terreno não básico como Maze's End, Urborg, Tomb of Yawgmoth, Field of the Dead e Yavimaya, Cradle of Growth!
Em troca, o oponente que teve a permanente destruída pode procurar no deck por um terreno básico e colocá-lo no campo.
Caso você não queira usar como remoção, Boseiju, Who Endures ainda é um terreno e pode gerar mana normalmente quando estiver em seu campo.
3. Primal Command
Como falamos no começo deste artigo, quanto mais versátil for a carta, mais pontos ela ganha para o top de remoções verdes. Logo, não tinha como Primal Command ficar de fora do nosso top 3!
Esse feitiço possui quatro modos, mas você pode escolher dois.
Dentre eles, você pode por uma permanente não criatura no topo do deck do dono para removê-la temporariamente do jogo e, sem seguida, pode fazer com que o jogador embaralhe o cemitério no deck, por exemplo.
Ad
Se precisar, Primal Command também funciona como um tutor que busca a carta de criatura para a sua mão e em momentos de desespero, essa carta pode fazer com que você ou outro jogador ganhe 7 pontos de vida.
Essa é uma daquelas cartas que o slot vale muito e uma das poucas no verde que consegue tirar ameaças com Indestrutível, como um Darksteel Forge.
Com Primal Command você escolhe o efeito com base na sua necessidade.
2. Archdruid's Charm
Mais uma carta bastante versátil interessante para qualquer deck verde é Archdruid's Charm.
Essa mágica instantânea serve como remoção pontual, pois exila o artefato ou encantamento alvo. Porém, se você preferir, Archdruid's Charm é um tutor que busca um terreno (básico ou não) ou uma criatura.
Dependendo do poder da criatura que você controla, com a habilidade de colocar marcadores pode ser também uma remoção, já que você pode fazer com que a sua criatura cause uma quantidade igual ao próprio poder na criatura que outro jogador controla.
1. Beast Within
Uma das remoções mais clássicas, Beast Within está em primeiro lugar no top 10 remoções pontuais verdes para seu deck!
Essa mágica instantânea pode destruir qualquer permanente alvo, sem restrições. O controlador daquela permanente cria uma ficha de Besta 3/3.
Beast Within destrói tudo o que você quiser e pode ser usada em resposta no turno dos oponentes. Com tanto potencial, dar uma ficha de criatura 3/3 não é tão assustador assim.
Considerações Finais
No Magic: the Gathering, cada cor tem uma personalidade e um alinhamento. Mesmo que se mantenham fiéis às origens, como o verde e sua conexão com a natureza, as cores evoluem a cada coleção e novas mecânicas, cartas e “correções” de fraquezas saem. O verde não é uma exceção.
A cor conta com diversas cartas interessantes para draw e uma lista bem variada de remoções que trazem equilíbrio pro jogo.
Muitas remoções legais ficaram de fora desse top, mas você pode deixar nos comentários suas sugestões para os próximos e compartilhar as remoções verdes que estão mais presentes em seus decks.
Nos vemos no próximo artigo. Tchau, tchau!
— Comentarios0
Se el primero en comentar