Magic: the Gathering

Deck Guide

Deck Tech Commander: Anafenza, Kin-Tree Spirit Card Draw

, Comment regular icon0 comments

Este artigo surge para desmistificar que os baralhos brancos não compram cartas. O passado não pode estar mais distante, hoje a mana branca tem inúmeros recursos para gerar compras, sejam diretas ou indiretas. Acompanhe este White Winnie que compra muito com a comandante Anafenza, Kin-Tree Spirit!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

"A cor Branca não compra cartas": esta afirmação sempre permeou a comunidade de Magic: The Gathering. A roda das cores (color pie) mudou muito ao longo dos anos e podemos afirmar que é possível criar baralhos brancos com uma vantagem de cartas consistente.

Nesta Deck Tech, vamos desenvolver o baralho branco com muita compra de cartas.

Comandante

Algumas das principais características da filosofia da mana branca são a cooperação, lealdade, honra e caridade. Compreendendo isso, podemos verificar que seus benefícios estão relacionados a organização e estrutura.

Ad

Anafenza, uma valente Khan que lidera seu exército da frente de batalha, teve seu destino mudado com o retorno dos Dragões em Tarkir. Defendendo a honra e as crenças nos antepassados, ela encontrou uma morte prematura ao manter firme sua lealdade ao clã e recusa em adorar Dromoka - Retornando como um espírito ancestral para inspirar os jovens guerreiros na luta contra a tirania.

Loading icon

Anafenza, Kin-Tree Spirit é uma criatura que entra discretamente no jogo seu corpo lembra o saudoso White Knight e sua habilidade representa o ideal da mana branca fortalecer e proteger os mais fracos.

A mecânica de Revigorar é perfeita para este fim, adicionando marcadores a criatura com menor resistência de seu controlador sempre que uma nova criatura (não ficha) entra em jogo.

Lista Anafenza, Kin-Tree Spirit

Loading icon

Este baralho apresenta uma estratégia linear - jogar criaturas todos os turnos e avançar sobre os oponentes desde os primeiros turnos. A curva de mana é bastante baixa: estamos falando de mais da metade das cartas nas curvas Magic Symbol 1 e Magic Symbol 2.

Mantemos a predominância de terrenos básicos, assim podemos jogar com um número reduzido de mana disponível sem prejudicar a cadência de nossas jogadas.

Estratégias

Nosso baralho é um baralho focado em combate então ampliar nossas criaturas é nossa prioridade e realizamos isso por meio de marcadores, estes marcadores também são combustível para desencadear habilidades diversas como remoções e compra de cartas como veremos a seguir

Aceleradores

Loading icon

O branco é uma das cores com maior capacidade de mana por meio de terrenos, sendo a única capaz de buscar tantas cartas quanto. A maior diferença é que na identidade da cor Magic Symbol W equilibramos nosso campo com o dos oponentes - logo, quanto mais eles correm, mais nós crescemos.

Escolhemos criaturas capazes de buscar planícies e alguns redutores de custo também, na forma de criatura, para aumentar as sinergias com a Comandante - Crescendo em diferentes aspectos simultaneamente (marcadores, criaturas, mana disponível, compra de cartas, etc).

Compra de Cartas

Como comprar cartas jogando com branco
Como comprar cartas jogando com branco

As compras no branco são cada vez mais eficientes, embora sempre apresentem alguma condição, gatilho ou limitações de uso. Nem por isso deixam de ser eficientes, corrigindo a maior fraqueza dos baralhos Aggro: a perda de gás ao longo da partida ou ainda a dificuldade em recuperar, recursos após uma limpeza de mesa.

Loading icon

Ad

Aqui apresentamos excelentes opções para orçamentos maiores. Esper Sentinel é uma Staple absoluta em todos os baralhos que tem acesso a Magic Symbol W, já Archivist of Oghma na minha opinião merece uma medalha de prata.

Bennie Bracks, Zoologist e Battle Angels of Tyr são adições poderosas em baralhos capazes de gerar fichas.

Loading icon

Nossas escolhas foram diferentes baseadas em sinergias com a comandante, Dusk Legion Duelist, Towashi Guide-Bot e Sanctuary Warden interagem com marcadores e garantem muitas compras adicionais. Sua vantagem é muito expressiva caso não sejam movidos rapidamente.

Image content of the Website
Image content of the Website

Os ETBs (Enters the battlefield) Welcoming Vampire, Rumor Gatherer, Folk Hero, Bygone Bishop e Mentor of the Meek funcionam de forma semelhante gerando valor a cada nova criatura que adicionamos ao campo de batalha, repondo nossa mão e garantindo o desenvolvimento futuro, interações e proteções.

Zenith Chronicler garante ao menos uma compra extra por turno, semelhante a Esper Sentinel, ainda que isso pareça insano. Já Platoon Dispenser tem sua condição praticamente nula, uma vez que estamos jogando com um baralho baseado no volume de criaturas no campo de batalha.

Equipamentos por muito tempo foram a maneira encontrada para driblar a falta de compras na identidade de cor, e hoje são boas formas de redundância. Assim, optamos por Glimmer Lens, Mask of Memory e Rogue's Gloves.

Vamos pensar um pouco: ao usar tantas cartas de compras dependentes de circunstâncias específicas pode parecer que iremos comprar pouco, mas quando temos diversas sinergias diferentes que desencadeiam uma nas outras, você terá muita consistência e a cada jogada serão cada vez mais compras cumulativas, assim criando uma curva cada vez maior de crescimento do jogo.

Sinergias e Amplificadores

Loading icon

Ad

Uma grande parte deste baralho é dedicada às sinergias entre marcadores. Mas este é um baralho de marcadores?

A resposta é: não inicialmente.

Quando este baralho foi concebido, foi pensado para ser um White Winnie que explorasse ao máximo a habilidade da comandante, sem a obrigação de escolher as melhores cartas da categoria.

O conceito de White Winnie vem desde os primórdios de Magic e até os dias de hoje é um modelo de baralho muito popular. Seu pináculo foi no campeonato Worlds 1996, na cidade de Seattle, rompendo a hegemonia estabelecida no periodo conhecido como Black Summer.

As criaturas hoje são muito melhores que os antigos White Knight, Savannah Lions, Order of Leitbur e os marcadores são muito mais eficientes que as antífonas. Deste modo conseguimos uma série de sinergias divertidas e eficientes, adotando cartas que contemplem os subtemas soldados, marcadores, conventículos, revigorar, treinamento, entre outras.

Interações e remoções

Loading icon

Desde o início de Magic, a cor branca Magic Symbol W tem à disposição algumas das melhores cartas de remoção de todo jogo, sendo fácil adaptar e escolher um conjunto robusto nos mais diversos orçamentos.

Devido a escolha de tornar o baralho o mais amigável possível do ponto de vista financeiro, utilizamos cartas subestimadas como Condemn, Declaration in Stone e Oblation e outras que são unanimidade, tais como Cathar Commando e Austere Command.

Cartas como Mass Calcify são bem-vindas, para este baralho escolhemos Ravnica at War, que à medida que baralhos multicoloridos estão tornando-se cada vez mais predominantes nas mesas, vai ganhando destaque como uma das melhores cóleras do formato.

Loading icon

Constable of the Realm é uma criatura brutal neste baralho, controlando a mesa rapidamente à medida que acertamos a distribuição dos marcadores, podendo ser uma ferramenta política interessante ao passo que ao aprisionarmos peças de valor de diferentes jogadores. Sua capacidade de exilar qualquer permanente não-terreno permite muita versatilidade e truques de combate surpreendentes.

Lista Anafenza, Kin-Tree Spirit Aprimorada

Loading icon

Aqui apresentamos a lista com algumas alterações sutis, ideal para aqueles que desejam lapidar o baralho aos poucos. Começaria por Boromir, Warden of the Tower e Guardian Scalelord - esta carta não deixa de me surpreender com sua eficiência e versatilidade.

Redemption Choir é basicamente um Sun Titan na curva Magic Symbol 4. Alternativamente Luminous Broodmoth pode ser incrível.

Ad

Na próxima curva temos encantamentos poderosos, Virtue of Loyalty e Cathars' Crusade podem entrar facilmente em orçamentos maiores, e nestas condições Herald of War é um redutor de custos de mana poderoso.

Conclusão

Desde 2008, a roda das cores vem mudando e tornando o jogo cada vez mais interessante, ainda que os balanceamentos para tornar o jogo mais animador para novos jogadores tenha removido características importantes de várias cores - sei que é frustrante ser pego despreparado por uma Jokulhaups quando seu oponente prendeu um Shivan Dragon imenso em uma Tawnos's Coffin, ainda que sinta saudade de cartas como Balance, Equipoise entre outras.

Me atrai a ideia de diferentes tipos de compras condicionais, diretas, impulsivas, loots, etc., ampliando a competitividade de todos os arquétipos, sem a necessidade de adicionar cores somente para comprar cartas.

Obrigado pela leitura e bons jogos! Qualquer dúvida, estou à disposição nos comentários!