Introdução
Agressividade e sinergia explorados ao máximo! Theoden, King of Rohan é um comandante Boros () que busca a vitória através da sinergia Tipal da tribo de humanos.
Tendo um corpo 2/3, Theoden, King of Rohan possui a habilidade desencadeada de conferir Golpe Duplo (o que faz com que a criatura cause o dano duas vezes, sendo o primeiro dano feito com iniciativa e o segundo na etapa normal de dano) toda vez que uma criatura do tipo humano (ele incluso) entra no campo de batalha sob seu controle.
Ad
O foco da Deck Tech será abusar desta habilidade e atropelar nossos inimigos com quantidade e/ou potência.
Caso queira saber sobre a habilidade Golpe Duplo com mais detalhes, clique aqui.
Sobre o Deck
A postura principal do deck será agressiva desde o primeiro momento, buscando encher o campo com criaturas e atacar os oponentes desde o começo da partida.
Buscamos finalizar o jogo o mais rápido possível através de dano de combate através da sinergia gerada por suas diversas criaturas ou por alguma capaz de finalizar o jogo sozinha (a famosa bomba)!
O Comandante
Como é de se esperar, nosso comandante possui um destaque enorme na estratégia que utilizamos.
Apesar de funcionar como uma peça de potencialização para nossas criaturas, Theoden, King of Rohan é capaz de aumentar a quantidade de dano aplicada por elas de forma completamente explosiva, sendo o principal finalizador da nossa estratégia.
Pacotes do deck
Principais Cartas
Incorporando ao máximo a ideia de quantidade no campo de batalha, Adeline, Resplendent Cathar é capaz de criar uma ficha do tipo humano para cada oponente no momento do ataque (sendo mais efetiva para quanto mais oponentes você possuir) que entram atacando estes respectivos oponentes.
Além de conferir seu ataque igual ao número de criaturas que você controla, este combo de habilidades tornam Adeline, Resplendent Cathar uma bomba relógio desde cedo, já conferindo muitos corpos para a estratégia e sendo desde o começo um corpo enorme que, junto ao nosso comandante, quase sempre terá Golpe Duplo.
Sendo um lorde excepcional, Coppercoat Vanguard é uma peça responsável por aumentar danos, enquanto confere proteção para os humanos em geral. Ele cobre dois aspectos importantes de uma vez só, acelerando nosso objetivo e protegendo nossas principais criaturas.
Proteção
Sendo possivelmente o ponto mais delicado da estratégia utilizada por nós, remoções pontuais e globais tendem a ser nossos maiores dificultadores na busca pela vitória. Por isso, é de extrema importância termos algumas formas de nos proteger.
Sendo umas das principais formas de proteção que o deck possui, estas cartas são responsáveis por agir em diferentes aspectos durante o jogo - seja aplicando taxas ou punições ao inimigo como Thalia, Guardian of Thraben e Coppercoat Vanguard ou salvando as criaturas de remoções em massa com Boromir, Warden of the tower ou Legion's Initiative.
São elas que garantem consistência a resiliência, nos protegendo de remoções e interações do oponente.
Remoções
Apesar de não ser o foco de nossa estratégia, eventualmente precisaremos nos livrar de alguma peça problemática no campo de batalha inimigo - seja para liberar o caminho ou para evitar que sejamos obliterados pelos oponentes enquanto não assumimos uma posição mais ameaçadora no jogo.
Ad
Enquanto Path to Exile e Swords to Plowshares são cartas capazes de lidar até mesmo com criaturas indestrutíveis que os oponentes controlam, Abrade consegue remover artefatos também e Chaos Warp se livra de qualquer permanente que esteja nos travando, sendo um pacote de remoções pontuais excepcionalmente efetivo.
Já o Austere Command puxa essa efetividade ao máximo, podendo ser uma carta de efeito global que afeta apenas aos adversários, caso seja aplicada da maneira mais proveitosa ou um limpa o campo geral, caso seja um momento de desespero.
Geração de Tokens
Não menos importante do que nos proteger e impactar no campo dos oponentes, é possuir um volume significativo em nosso campo. Optar por gerar tokens é a solução mais prática e poderosa que temos à disposição, devido a ótima sinergia com Theoden e com a tribo dos humanos.
Seja gerando criaturas e consequentemente efeitos do comandante pontualmente por turno com Cemetery Protector, ou causando uma explosão de quantidade com Horn of Gondor, estas cartas representam uma enorme parcela de nosso poder de vitória. São elas que garantem que tenhamos corpos ativamente no campo de batalha, e possibilitando aplicar pressão sobre os oponentes a todo momento.
Potencializadores e Finalizadores
Apesar de geralmente conseguirmos sobressair sobre os oponentes através da quantidade, nossas criaturas podem nem sempre ser grandes o suficiente para causar o dano letal aos inimigos. Para ajudar nessa função, temos algumas peças que agem como grandes finalizadores no deck:
Estas são algumas das principais formas de finalizarmos o jogo a nosso favor, transformando as criaturas pequenas em bombas gigantescas. Cartas como Elesh Norn, Grand Cenobite aumentam nosso poder enquanto diminuem o dos adversários, enquanto Aurelia, the Warleader nos confere mais de uma fase de combate, nos garantindo ótimas janelas de finalização do jogo.
Comprando Cartas
O aspecto mais fraco de decks focados na agressividade geralmente é a capacidade de comprar cartas, sendo importante dedicar uma parte da construção do deck para sanar isso.
Sendo a carta mais cara da lista, Esper Sentinel é também uma fortíssima fonte de vantagem e sinergia na nossa estratégia, e ser um humano (o que a este ponto já deve ter se mostrado absurdamente relevante) faz com que a carta interaja com as outras estratégias do deck, ao mesmo tempo que nos dá a possibilidade de comprar cartas a cada magia de não-criatura conjurada pela primeira vez por um oponente, caso não pague a taxa.
Abrangendo a questão de sinergia, tal qual o Sentinel, Mentor of the Meek é uma peça capaz de transformar cada outra criatura com poder 2 ou menor que entra em nosso campo de batalha em vantagem de cartas.
Ad
Ambas as cartas nos recompensam por jogar criaturas e funcionam similar ao Mentor of the Meek, porém neste caso, não é necessário gastar de mana, apesar de só ativarem seus efeitos uma vez por turno.
Como se comportar durante o jogo
Como começamos a partida?
Nossa estratégia possui um arquétipo agressivo que se baseia na sinergia constante entre as criaturas.
Desde o começo do jogo é importante buscar mãos que consigam, da maneira mais rápida possível, estabelecer uma ameaça no campo de batalha desde a curva de mana 2 ou 3.
Será sempre necessário uma boa leitura sobre sua mão inicial e decisão de mantê-la ou não.
Como trilhamos a vitória?
Nossa forma de vitória é baseada em causar dano aos oponentes, o que pode se apresentar um desafio contra certos decks que envolvem mais controle de mesa e remoções.
O segredo para se sair bem durante a partida é saber o momento e o oponente em quem você deve agressivar primeiro, equilibrando a agressividade e as jogadas de recurso na sua mesa.
Versão budget de Theoden
Sabendo do custo das cartas que listamos acima, também consideramos algumas opções mais em conta para uma versão “budget” do deck.
Logo de cara é perceptível a saída do Esper Sentinel e de Adeline, Resplendent Cathar, que são cartas de absoluto potencial em nossa lista principal, e isso se deve estritamente ao nosso orçamento.
Mas não se deixe enganar, apesar de ter alguns aspectos mais lentos se comparados à lista original, como a vantagem de draw e a agressividade de algumas cartas, as bases são quase idênticas, igualmente explorando a agressividade de Theoden e garantindo a continuidade de acesso a cartas na mão.
Na versão budget, temos o foco maior na vitória por números com o auxílio de peças como Dictate of Heliod, o que torna uma remoção global o pior pesadelo aqui, por possuir um pouco menos de formas de garantir recursos. Saber a hora é a chave!
Considerações Finais
Theoden, King of Rohan é realmente uma bomba que chegou no set de Senhor dos Anéis: Contos da Terra Média e traz consigo as melhores qualidades da sua combinação de cores, junto de um efeito poderosíssimo para as criaturas do tipo humano.
Um deck poderoso e assustador desde o começo do jogo, quando masterizado, com certeza fará um estrago nas mesas que cair.
Espero que tenha se divertido e te vejo no próximo artigo!
— Comentarios0
Se el primero en comentar