“Meu nome é Miguel O'Hara. Sou o único Homem-Aranha desta dimensão. Pelo menos eu era. Mas não sou como os outros. Nem sempre gosto do que tenho que fazer, mas sei que tenho que ser eu a fazê-lo. Já desisti de muita coisa para parar agora.”
- Miguel O'Hara, o Spider-Man 2099
Diretamente do ano de 2099, Miguel O’Hara, vulgo Spider-Man 2099, é a estrela do nosso guia de deck Commander de hoje!
Apresentado como parte da coleção de Universes Beyond: Spider-Man, essa criatura lendária chama a atenção por não entrar no seu campo durante o primeiro, segundo ou terceiro turnos do jogo.
Neste artigo, vamos trazer duas listas para Commander dele, sendo a primeira focada em conjurar mágicas do exílio e buffs diversos para Miguel, e a segunda com cartas para acompanhar o topo e “prever” suas jogadas futuras.
Agora, vamos conhecer o nosso comandante!
Comandante: Spider-Man 2099
Essa criatura lendária Izzet tem uma habilidade do futuro (literalmente) que chamou muita atenção desde que seu spoiler saiu, pois Spider-Man 2099 não pode ser conjurado no primeiro, segundo ou terceiro turno do jogo. Ele só pode sair da zona de comando do quarto turno em diante.

E isso faz sentido!
Pois, se não fosse dessa forma, nosso herói futurista seria um comandante extremamente forte e desbalanceado. Agora, vamos voltar para as habilidades dele.
Com golpe duplo e vigilância, ele tem uma habilidade passiva que é desencadeada no começo da fase final, fazendo com que você cause dano a qualquer alvo igual ao poder dele, desde que tenha conjurado ou jogado um terreno de fora da mão neste turno.
Por este motivo, nesta lista principal vamos focar em aumentar o poder dele e conjurar o máximo de mágicas de fora da mão que conseguirmos.
Lista principal
A nossa lista principal está assim:
A estratégia é usar diversas mágicas que interagem com o exílio, foretell e até mesmo plot para que o comandante consiga causar dano na etapa final. Também separamos muitas cartas para crescer o poder do Spider-Man 2099, por consequência aumentando também o seu burn.
Agora vamos conhecer os principais elementos para que nossa estratégia funcione!
Conjurando de fora da mão
Como comentamos anteriormente, para que o Spider-Man 2099 dê seu dano na fase final, é necessário que você jogue um terreno ou conjure ao menos uma mágica de fora da sua mão no turno.
Já que sozinho ele não possui habilidades que façam isso, vamos trazer muitas cartas que ajudem a conjurar cartas de fora da mão.
A melhor parte: a maioria delas tem funções além dessa, como buffs para o comandante!

Se você sempre quis experimentar mecânicas como foretell e plot, acaba de encontrar o deck ideal para se divertir.
Vamos começar falando sobre o nosso multifuncional Bonehoard Dracosaur. Com um efeito de começo de manutenção, ele exila as cartas do topo para que você jogue naquele turno e cria fichas de acordo com o que foi exilado (terreno ou não terreno).
Ele é um ótimo amigo de outras criaturas que exilam o topo, como Etali, Primal Storm, Cait Sith, Fortune Teller, Fblthp, Lost on the Range, Inti, Seneschal of the Sun, Laelia, the Blade Reforged, Professional Face-Breaker e Wild-Magic Sorcerer, que dá cascata para a sua primeira mágica conjurada do exílio a cada turno.
Outra criatura de destaque é Urabrask, Heretic Praetor, uma temida versão do praetor phyrexiano lançada em Nova Capenna. Além de exilar a carta do topo do seu deck na manutenção e permitir que você a jogue no turno, ele faz com que os oponentes exilem as cartas do topo dos respectivos decks ao invés de comprá-las.
Para nós, conjurar do exílio é uma vantagem, mas pensando que nem todo deck se beneficia disso, seus oponentes podem perder peças valiosas por causa dessa criatura.

Falando em exilar o topo dos oponentes, vamos destacar os divertidos Plargg and Nassari. Essa criatura exila o topo de cada jogador no começo da sua manutenção até exilar uma carta de terreno.
Um oponente escolhe uma carta de não terreno exilada dessa forma e você pode conjurar até duas dentre as outras mágicas exiladas sem pagar os seus custos de mana.
Essa habilidade se aproveita, sem pagar os custos, de mágicas vindas direto do topo dos seus oponentes. Além disso, mesmo a carta que não for conjurada é exilada, impedindo que o oponente a utilize.
Para diminuir o custo das mágicas que você conjura de fora da mão, temos Sage of the Beyond, um espírito que promete nos ajudar bastante com essa lista.
Bohn, Beguiling Balladeer

Nosso querido bardo possui uma habilidade bastante única que o torna particularmente especial nesta lista: ele faz com que cada mágica na sua mão tenha foretell.
Caso você não esteja familiarizado com a mecânica, o foretell permite que você pague duas manas para exilar uma carta da sua mão virada para baixo. Em um turno posterior, você pode conjurar a mágica que foi profetizada.
Além disso, Bohn nos ajuda a atiçar as criaturas dos oponentes, o que pode salvar o nosso campo das criaturas mais ameaçadoras.
Queimando a vida dos oponentes
Temos uma peça de burn na torre, mas é impossível não adicionar algumas cartas para incrementar o dano.

Passionate Archaeologist é outra estrela da nossa lista. Enquanto esse encantamento e o comandante estiverem em campo, para cada mágica conjurada do exílio, o Spider-Man 2099 causará dano igual ao valor de mana dela no oponente alvo.
Esse deck conta com muitas cartas de buffs que podem aumentar consideravelmente o poder do Miguel, por isso, Kediss, Emberclaw Familiar também encontrou o seu lugar. Basta atacar o oponente que você sabe que não vai defender o nosso aranha e pronto: todos os outros também sofrem dano.
Buffs, proteções e evasões
Mesmo com as mágicas conjuradas do exílio e o burn, o dano de comandante segue como uma possibilidade forte para a vitória com esse deck.
Se porventura impedirem o Senhor O’hara de atacar, aumentar o poder dele ainda nos ajuda com o burn da etapa final. Algumas cartas que vão dar aquele up no poder do comandante são:

O Spider-Man 2099 causa igual ao poder, logo, adicionar a “vínculo com a vida” nele é muito vantajoso. Escolhemos Witch's Clinic, Shadowspear e Basilisk Collar. Inclusive, o toque mortífero do Collar torna fatal qualquer dano de Miguel O’hara nas criaturas dos oponentes.
No quesito “aumentar MUITO o poder”, nossos destaques vão para Blackblade Reforged, Excalibur, Sword of Eden e Wrecking Ball Arm, que também nos dá uma evasão muito bem-vinda.
Não podemos esquecer das proteções! Aqui entram Commander's Plate, Champion's Helm, Sword of Feast and Famine, Sword of Forge and Frontier e Sword of Once and Future.
Lista secundária
Mostre para os seus oponentes o quão engraçado é jogar com “cartas do futuro” com essa lista, pensada para o Spider-Man do ano de 2099!
Brincadeiras à parte, trocamos as cartas de exílio por cartas que te permitem ver o topo do deck e até mesmo conjurar mágicas que estejam lá, como:

Um deck que brinca com o futuro não estaria completo sem o counterspell de nome mais engraçado do Magic.

Nesta lista, nossa estratégia é semelhante à principal: vamos garantir ao menos uma mágica conjurada de fora da mão a cada turno para ajudar o Spider-Man 2099. Contudo, essa lista traz mais peças de controle, como Counterspell, mágicas fortes, como Mystic Remora para draw.
Conclusões finais
Spider-Man 2099 não é um deck simples de montar, mas o esforço vale a recompensa.
Nosso comandante que “vem do futuro” é uma Izzet forte e divertida, que abre possibilidades além do clássico Spellslinger da combinação, tornando-o um deck agressivo e diferente.
Você montou um deck de Spider-Man? Comente para nós qual o seu comandante e o que achou das lendas dessa coleção (principalmente o Spider-Man 2099).
Nos vemos no próximo artigo!













— Comentarios 0
, Reacciones 1
Se el primero en comentar